Arquivo de Discípula Livre - Blog https://blog.cristolibertador.com/arte-e-cultura/discipula-livre/ Comunidade de Aliança Cristo Libertador Fri, 26 Apr 2024 17:18:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://blog.cristolibertador.com/2023/wp-content/uploads/2023/03/favicon.png Arquivo de Discípula Livre - Blog https://blog.cristolibertador.com/arte-e-cultura/discipula-livre/ 32 32 O PRELÚDIO DA CRUZ https://blog.cristolibertador.com/o-preludio-da-cruz/ https://blog.cristolibertador.com/o-preludio-da-cruz/#respond Fri, 26 Apr 2024 17:18:19 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3445 “Todo aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Lc 9,62 Nos últimos meses este grande prelúdio da cruz tem acompanhado as minhas orações. E para quem ainda não sabe ou não se lembra a palavra “prelúdio” tem como significado “o primeiro passo para […]

O post O PRELÚDIO DA CRUZ apareceu primeiro em Blog.

]]>
“Todo aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Lc 9,62

Nos últimos meses este grande prelúdio da cruz tem acompanhado as minhas orações. E para quem ainda não sabe ou não se lembra a palavra “prelúdio” tem como significado “o primeiro passo para determinado desfecho”.

De fato, olho para os “prelúdios” anunciados por Deus como uma grande graça, é como ver a pequena nuvem e através dela ver o sinal do que está por vir. Os prelúdios são como uma suave voz que ecoa dizendo “Ele vem!”.

 

DÁ-ME OLHOS PARA VER

As escrituras explicam exatamente como um fiel a Deus pode e deve ouvi-lo. E na verdade, você pode iniciar essa leitura e terminá-la dizendo “eu não vejo nada disso”, porém a pergunta que já te antecipo é: Onde você está? Um discípulo que está em comunhão com seu carisma e sua missão se antecipa e se atenta aos sinais de Deus.

Se as distrações têm roubado de ti a sensibilidade espiritual do tempo presente é hora de redobrar a atenção e pedir o auxílio ao Espírito Santo de Deus. A cruz física em si, comunica diversas coisas e dentre elas algumas percepções totalmente pessoais, afinal cada um aqui possui a sua própria cruz e sabe o que tem feito ou não para carregá-la.

 

ANO DA CRUZ

Comunitariamente temos nos aproximado do ano dedicado ao Deus filho e como um prelúdio já anunciado, a cruz será a nossa resposta, o nosso caminho e certamente o nosso consolo. Sem ela, não conseguiremos assumir a totalidade da vontade de Deus para nós neste próximo ano.

Portanto, entendamos de uma vez por todas que nossas cruzes deverão ser carregadas, expostas e erguidas como um grande sinal da nossa libertação. Como o Cristo, abraçar a cruz e beijá-la é corresponder ao mover de Deus dizendo: “eu estou aqui, vi os teus sinais e correspondo a ti com a minha oferta.”

Em minhas orações, a palavra de Deus tem sido clara e ressoada em alto e bom tom: “Quem não subir para o calvário, INFELIZMENTE ficará igual aos discípulos medrosos e fariseus acusadores, ambos se escondem e se afundam em sua própria inferioridade. E uma vez que a Cruz é erguida e exposta, não dá para pregar outro crucificado nela!”

 

AFUNDADOS NO DESPRAZER

O tempo de Deus não é hoje, é AGORA! Ouço e entendo essas palavras de Deus como um grande prelúdio de urgência. Afinal, por anos comungamos deste carisma e se ele foi instrumento de libertação na vida de tantas pessoas, porque não seria na nossa?

Talvez, a grande resposta para isso seja a sua vontade, se você não quer ser livre, infelizmente não há o que o carisma possa fazer, você já deu a sentença e o Senhor não ferirá a sua liberdade.

Porém, o preço a se pagar por escolher ser escravo é viver afundado em sua própria escravidão, inveja e desprazer. Eu olho a vida pela janela e me afundo no desgosto em ver as cruzes dos meus irmãos sendo erguidas como um grande sinal de libertação e vida, enquanto a minha esmaga a mim mesmo. Que vida penosa!

 

EVANGELHO DE FARISEUS

Como uma resposta de libertação, que não mais escolhemos viver um evangelho de fariseus, que a todo custo prioriza seu próprio umbigo como senhor e deus salvador.

Um fariseu cria raízes para si, um apóstolo, discípulo e evangelista cria raízes no céu, para que seus frutos recaiam sobre a humanidade. Uma árvore invertida, os frutos não caem e morrem em sua própria terra e raiz, mas quando maduros os frutos caem e alimentam uma nação por toda a eternidade.

Pois esses são frutos de sabedoria e os frutos da sabedoria são eternos, nada se esgota diante dela e ninguém cresce mais do que ela. Pois a sabedoria finca suas raízes no céu e Deus derrama as suas palavras conforme quer, como quer e para quem quiser.

Porque não ouço? Porque não vejo? E como não comungo? Talvez as minhas raízes estejam fincadas demais na terra do meu egoísmo, e como um fariseu os meus braços só se erguem para mim mesmo!

Que não vivamos mais como um fariseu! A sabedoria salva, que possamos ser salvos e livres por ela! Dá-me olhos, ouvidos e sentidos atentos, para que mesmo que ela passe como uma leve brisa eu possa agarrar até que em mim ela tudo converta.

Deixar de ser fariseu para ser um apóstolo! Sem romantismo e mais verdade!

Diante das durezas e securas, que a minha confiança em Ti jorre água até mesmo das pedras, para que somente em ti eu possa me alimentar e erguer bem alto a minha cruz, o meu sinal de libertação e vida!

O post O PRELÚDIO DA CRUZ apareceu primeiro em Blog.

]]>
https://blog.cristolibertador.com/o-preludio-da-cruz/feed/ 0
Na escada da Consagração, o que tem te tirado o fôlego? https://blog.cristolibertador.com/na-escada-da-consagracao-o-que-tem-te-tirado-o-folego/ Mon, 30 Oct 2023 14:04:10 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3189 A pergunta que intitula este texto, por alguns meses serviu de reflexão para mim. Em uma das minhas orações, eu tinha a visualização de estar subindo uma escada rumo a consagração, onde os primeiros degraus firmavam meus pés alegremente e ao longo do subir faltando poucos degraus para a consagração sentia pessoas a me puxarem […]

O post Na escada da Consagração, o que tem te tirado o fôlego? apareceu primeiro em Blog.

]]>
A pergunta que intitula este texto, por alguns meses serviu de reflexão para mim. Em uma das minhas orações, eu tinha a visualização de estar subindo uma escada rumo a consagração, onde os primeiros degraus firmavam meus pés alegremente e ao longo do subir faltando poucos degraus para a consagração sentia pessoas a me puxarem para baixo e me impedirem de chegar no meu real objetivo.

 

DECISÃO

Te trago aqui a reflexão: o que tem te tirado do caminho? Na escada da sua consagração o que tem te deixado inerte, paralisado e a mercê dos seus medos?

Você tem subido essa escada com apegos, bagagens? Que vozes são essas que cegam teus olhos para o alto e te fazem regredir?

Essas perguntas podem ter diversas respostas. E se você acha que vim aqui responder isso a você, eis a primeira frustração deste texto. Essa resposta somente você pode dar ao Senhor, assim como eu dei.

Uma única palavra que ouvi de Deus foi DECISÃO! E de fato pude entender os ministérios dessa única palavra, o Espírito Santo tem apreço por pessoas decididas e são nelas que ele realiza a sua grande obra!

 

PARALISIA

Alguém inerte, morto, paralisado, triste não serve para a obra do Espírito Santo, afinal quais os efeitos você gerará?

Se hoje, você que lê, reconhece que tem uma vocação, primeiramente, precisamos ressignificar o sentido do chamado de Deus para nós, fomos chamados para a morte! E na minha escada rumo à consagração eu trilho um caminho para a morte de mim mesmo e em Cristo eu oferto a vida para o outro. Sem preferências, a resposta de um consagrado precisa ser primeiramente as almas, o outro, os alvos… e por último o Senhor escolherá fazer de mim, aquilo que Ele deseja.

Por isso a decisão ganha um protagonismo muito importante neste lugar, pois se você é alguém que não se decide, isso significa que as portas do seu coração permanecem fechadas para que o Espírito Santo possa agir, em, por e através de você. Ele não habita na incerteza, na bagunça, nas indecisões.

 

UMA ESCOLHA PARA AMAR

Talvez você já tenha anos de caminhada, até mesmo muitos anos a mais do que eu… repense onde as suas indecisões tem te levado. Uma pessoa que se decide, assume a postura de coragem e se somos moldados a forma de profeta de Elias, não dá para ser um profeta que teme as próprias profecias, assim as idolatrias irão nos consumir em holocausto.

Na escada da minha consagração, eu sinto o próprio agir de Deus soprando coragem sobre mim. Para que eu não tema em continuar! Afinal, somente o próprio Deus pode parar um Cristo Libertador. O mesmo Cristo não desistiu de sua missão de liberdade e porque eu desistiria?

Meus pés podem temer o caminho, podem até minhas mãos tremerem e fraquejarem. Mas a minha voz e meu coração não podem duvidar da certeza que um dia já foi colocada em meu coração… o Senhor me chamou para uma morte e ela gerará vida e avivará muitas gerações. São poucos, mas não corremos em vão, se olharmos já podemos enxergar os frutos que a minha decisão já pode gerar, então porque deixar de subir essa escada?

A minha resposta tem sido: EU CONTINUAREI COM CORAGEM!

 

 

LEIA MAIS :

Ser sinal

Transforme o seu desespero em Expressão!

 

O post Na escada da Consagração, o que tem te tirado o fôlego? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Exagero mais belo: GRATIDÃO! https://blog.cristolibertador.com/exagero-mais-belo-gratidao/ https://blog.cristolibertador.com/exagero-mais-belo-gratidao/#comments Tue, 25 Jul 2023 13:00:11 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=2972 Deixa eu te perguntar uma coisa… você já agradeceu a Deus por algo hoje? Te convido após essa breve meditação citar 3 coisas pelas quais você é grato hoje… e você já vai entender o porquê. Talvez assim como eu, você tenha um coração tendencioso a murmuração e já te digo que a murmuração é […]

O post Exagero mais belo: GRATIDÃO! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Deixa eu te perguntar uma coisa… você já agradeceu a Deus por algo hoje? Te convido após essa breve meditação citar 3 coisas pelas quais você é grato hoje… e você já vai entender o porquê.

Talvez assim como eu, você tenha um coração tendencioso a murmuração e já te digo que a murmuração é a linguagem favorita de satanás, ele se delicia por corações irados e ingratos.

Assim como tudo que fazemos na vida, tem as suas consequências, a murmuração é uma delas, e talvez não seja imperceptível a curto prazo, mas a murmuração tem um grande poder destruidor em nossas vidas, a sua maior ambição é revelar em nós a face ingrata sobre tudo aquilo que é bondade de Deus.

 

O AMARGOR QUE DOMINA A DOCILIDADE

De certo, você já conviveu, convive ou é uma pessoa murmuradora, então sabe o quanto estar com alguém assim torna a nossa vida amarga e pesarosa. É como colocar sal por engano numa deliciosa sobremesa, o que era doce perde seu sabor, o amargor ganha espaço… e qual o fim prático para este pequeno desastre? O descarte!

Descartável! Vivemos em uma geração onde a grande maioria das coisas são descartáveis, inclusive pessoas tem se colocado e assumido essa posição. Quero por bem até onde me satisfaz, não serve, descarto!

O pecado da murmuração faz de nós pequenos fantoches, onde servimos a uma ingratidão sem fim e dela nos fazemos ocultamente escravos. Como já supracitado, tudo o que fazemos, decidimos, dizemos implica em uma consequência. A consequência de almas murmurantes é o descarte. Afinal, um lugar de ingratidão não é um lugar de acolhida.

ALMAS MURMURANTES EXPULSAM A AMABILIDADE

Certo dia, num exame de consciência vi que uma das consequências do pecado da ira em minha vida foi a murmuração… o louvor se perdeu em meio as murmurações, ao fim do dia, sentia como se tivesse corrido uma maratona e a infelicidade de não ver a linha de chegada me fazia a cada dia sustentar a murmuração.

Passei a ser impaciente e intolerante, como numa corda bamba um leve soprar já me tirava do eixo. O pior, que ao reconhecer via o quanto eu tinha prazer na desgraça onde o pecado me imergiu, a murmuração se tornou familiar e como uma boa espaçosa, expulsou a amabilidade.

Eu me lembro que rezava todos os dias pedindo a Deus um coração amável, mas em minhas oportunidades de amar… meu coração se voltava para as coisas da terra.

 

A MURMURAÇÃO CEGA E IMPEDE A TRANSCEDÊNCIA

Pude perceber que até nas manifestações mais simples de amor, meu olhar se voltava para as coisas da terra, eu não via meus irmãos, mas sim seus pecados. Como num cabresto só enxergava aquilo que a murmuração me permitia. Com isso meu coração foi se tornando ingrato.

Quando fui murmurar para Deus, a primeira coisa que ouvi foi “SURSUM CORDA” – “CORAÇÕES AO ALTO” o coração que estava voltado para as coisas da terra, precisava se voltar para o alto novamente. Afinal, a murmuração barrava a transcendência e somente a amabilidade estancaria as torrentes da ira.

 

O LOUVOR DO CÉU

Diferentemente do pecado, para Deus não somos descartáveis, o amargor afasta, descarta e expulsa o nosso coração do céu. E a vida de santidade nada mais é também do que transformar até as mais pequeninas atitudes num grande louvor.

As palavras do louvor tocam o céu e a murmuração os infernos… onde as tuas palavras tem chego?

Os nossos cansaços, tristezas e dessabores não podem ser motivos de murmuração, eles são as consequências muitas vezes de decisões, mudanças, amadurecimento e escolhas de alguém que muito escolheu ofertar. Afinal, é justo que muito custe o que muito vale!

Se as palavras que santamente saírem da sua boca forem capaz de edificar o coração do próximo, certamente ela chegou aos céus e tem produzido seus grandes feitos. Precisamos ser exagerados na gratidão, não há no mundo exagero mais belo do que ela.

A gratidão em sua plenitude expulsa a tristeza e nos revela a face de Deus!

Te pergunto novamente, quais são os motivos pelo qual você deseja ser grato hoje?

 

Enchamos nossos corações de louvor e esperança. O demônio tem medo de gente grata e feliz!

 

LEIA MAIS:

O que sobra de você para quem você ama?

NÃO GERE EM LUTO

 

 

 

O post Exagero mais belo: GRATIDÃO! apareceu primeiro em Blog.

]]>
https://blog.cristolibertador.com/exagero-mais-belo-gratidao/feed/ 1
O que sobra de você para quem você ama? https://blog.cristolibertador.com/o-que-sobra-de-voce-para-quem-voce-ama/ Tue, 02 May 2023 14:00:39 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=2872 Você tem reparado em como estão os seus dias? Como você tem vivido cada um deles? A quem você tem amado, se entregado? O quanto você tem trabalhado? Desde que ouvi pela primeira vez a pergunta que intitula essa breve reflexão que faço agora, jamais pude me esquecer. E a tenho usado como um grande […]

O post O que sobra de você para quem você ama? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Você tem reparado em como estão os seus dias? Como você tem vivido cada um deles? A quem você tem amado, se entregado? O quanto você tem trabalhado?

Desde que ouvi pela primeira vez a pergunta que intitula essa breve reflexão que faço agora, jamais pude me esquecer. E a tenho usado como um grande exame de consciência para me auxiliar na percepção da minha oferta de amor para os meus.

As migalhas que caem da mesa

Em dias tão corridos que vivemos nos acostumamos a ofertar aquilo “que dá” para quem mais amamos e facilmente somos tentados a permanecer em nossos comodismos em prol de uma auto-preferência intitulada como “descanso”. Isso nada mais é do que egoísmo! Falo com propriedade pois sofro dessas inclinações e luto diariamente para endireita-las.

Quantos de nós somos serventes e líderes com grande maestria, sabemos orquestrar muito bem as relações e situações alheias, somos referências em nossos trabalhos, amamos os mais necessitados de uma forma indelével. Porém quanto chegamos em casa a postura de um servo apaixonado, dócil e amoroso some e passa em um breve piscar de olhos.

O amor tudo suporta?

Nós lemos na Carta de São Paulo aos Coríntios que o amor tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Todos nós somos chamados a amar dessa maneira, mas sabemos que nosso amor humano ainda é limitado, precisamos lutar na busca de um coração alargado. Mas aqui cabe olharmos para as nossas vulnerabilidades e limitações.

Nós, homens fomos criados para sermos uma grande e expansiva manifestação do amor de Deus. Dentro das nossas relações sejam elas quais forem precisamos declarar o nosso amor pelo Cristo que habita no outro e na pessoa amada.

Não fomos criados para o escondimento, o amor e a beleza de amar nascerem para serem escancarados a este mundo que tanto necessita.

O início da Revolução

Você quer revolucionar o mundo? Comece amando e se expressando para os que estão dentro de casa! Ame-os mesmo diante do seu esgotamento, cansaço e para de oferecer migalhas.

Já falamos que precisamos chegar a máxima que Paulo dizia para que o amor suporte tudo. Mas como meu baluarte (Elias) é profeta, tenho autoridade para dizer. Não há quem suporte uma pessoa egocêntrica, murmuradora, fatigada e que não ama. “Ah, Vanessa… mas quando amamos não podemos querer nada em troca do outro!” Sim, é verdade! Na teoria isso é lindo, mas na prática e na realidade todos nós queremos ser olhados, elogiados, amados. Todos nós desejamos nos sentir acolhidos e pertencentes de alguém ou um lugar. Isso é humana, a nossa humanidade pede isso!

Deixemos as posturas de lado, e saibamos oferecer não aquilo que sobre de nós para quem amamos, mas aquilo que é parte de nós e que escolhemos ofertar amando!

Quer ver como está e como você declara seu amor a Deus? Olhe para as suas relações e repare nas expressões do seu amor, certamente você encontrará as respostas!

 

LEIA TAMBÉM:

 

A virgindade NÃO é falida

 

Amigos desejam juntos, o mesmo desejo!

O post O que sobra de você para quem você ama? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Amigos desejam juntos, o mesmo desejo! https://blog.cristolibertador.com/amigos-desejam-juntoso-mesmo-desejo/ Fri, 31 Mar 2023 12:32:10 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=2795 AMIZADE,  um  tema  amplo.  Uma  pequena  palavra  grandiosa! Acredito que muitos de nós já ouvimos a canção de Milton Nascimento: “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, debaixo de sete chaves, dentro do coração”. Eu prefiro sempre afirmar o que diz em Eclesiastes 6: “Quem  encontrou  um  amigo,  encontrou  um  tesouro!” […]

O post Amigos desejam juntos, o mesmo desejo! apareceu primeiro em Blog.

]]>
AMIZADE,  um  tema  amplo.  Uma  pequena  palavra  grandiosa!

Acredito que muitos de nós já ouvimos a canção de Milton Nascimento: “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, debaixo de sete chaves, dentro do coração”. Eu prefiro sempre afirmar o que diz em Eclesiastes 6: “Quem  encontrou  um  amigo,  encontrou  um  tesouro!” Quão valiosa é a amizade e quão difícil é em tempos atuais  encontrar  um  verdadeiro  amigo, que  deseja  contigo  o  mesmo  desejo.

Mas  afinal,  que  desejo  é esse?

 

Amizade fundamentada

Uma  vez  ouvi  que  o  Temor  de  Deus  deve  ser  o  cimento  da  amizade  autêntica.  Cimento  sendo  esta  massa  que  deixa  firme,  assim  nossa  amizade  deve estar  fundamentada.  Entendendo  sempre  e  primeiramente que Cristo é o princípio e o fim das relações de  amizade.  Tudo  que  se  inicia  por  Cristo,  e  por  Ele  mesmo se finda se assim for de Sua Vontade.

Desejar juntos  o  mesmo  desejo  é  desejarmos  os  desejos  de  Cristo, afinal, Jesus é o nosso cimento, o sentido da própria amizade, Ele nos ensina com a própria vida o que é este vínculo! “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos!” – João 15, 13-17 Dar a vida pelo outro é passar primeiramente pela experiência da tríade da amizade.

1-  Entender  que  antes  de  ser  amigo  de  qualquer  pessoa, eu preciso ser amigo de Deus. É Ele quem nos ensinará a sermos verdadeiros amigos!

2  –  Amizade  consigo  mesmo!  Precisamos  ser  amigos  da  nossa  história,  conhecê-la  e  superá-la.  Assim  como nos diz Santo Agostinho: “Conhece-te, aceita–te, supera-te.” Como nossos amigos e intercessores no  céu  tem  muito  a  nos  ensinar,  veja  o  que  nos  diz  Santa  Teresa  D’Ávila:  “É  desatino  querer  entrar  no céu, sem desejar entrar dentro de si mesmo!”

3  –  Aí  sim,  a  nossa  amizade  com  o  outro!  Essa  é  a  tríade  da  amizade,  uma  ordem  complementa  a  outra  e  todas  juntas  nos  torna  ainda  mais  em  seres  de  desejo.

 

Tríade da Amizade: Amizade com Deus, amizade consigo mesmo e amizade com o outro.

 

O Amor que nos impele

É  importante  entender  que,  ser  amigo  de  Deus  é  fazer a Sua Vontade. Medimos a nossa amizade com Deus na capacidade de nos doar com amor! Eu posso fazer de tudo, mas se eu não amar, serei somente um colega  de  Deus,  e  sendo  só  um  colega  de  Deus  nunca conseguirei ser um amigo íntimo de outra pessoa. Jesus é o princípio das relações, Ele deve ser sempre o nosso primeiro amigo!

Como  saber  se  Deus  é  nosso  amigo?

Prova-se  o  amor amigo de Deus não por aquilo que Ele nos dá, mas por aquilo que Ele nos pede!

E o que Ele tem te pedido?

Já nos dizia CS Lewis: “A amizade nasce no momento  em  que  uma  pessoa  diz  para  a  outra:  ‘O  QUÊ?’ VOCÊ TAMBÉM? PENSEI QUE EU FOSSE O ÚNICO!” Na  partilha  dos  mesmos  desejos  descobrimos  que  não estamos a sós, que sempre, em algum lugar existe  um  amigo  que  deseja  conosco  o  mesmo  desejo!  É  como  um  tesouro,  basta  encontrá-lo!  Podem  estar  tão  perto  como  ainda  possam  se  achegar.

Abramos as portas e corramos até o tesouro, certamente é  muito  feliz  quem  tem  esta  preciosidade  chamada  amizade para si!

 

LEIA MAIS:

Um Desejo Incompreendido.

O desejo pelas almas

O post Amigos desejam juntos, o mesmo desejo! apareceu primeiro em Blog.

]]>
O SILÊNCIO DE ADÃO https://blog.cristolibertador.com/o-silencio-de-adao/ Fri, 28 Oct 2022 17:00:13 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/o-silencio-de-adao/ Relendo um livro nos últimos dias cheguei numa parte em que falava sobre masculinidade, algo que hoje em dia assim como a feminilidade, é muito ferida e atacada por diversas ideologias. Esse texto é uma reflexão para os homens baseado na vida de Adão. Na história da criação vemos no Éden serem criados e formados […]

O post O SILÊNCIO DE ADÃO apareceu primeiro em Blog.

]]>
Relendo um livro nos últimos dias cheguei numa parte em que falava sobre masculinidade, algo que hoje em dia assim como a feminilidade, é muito ferida e atacada por diversas ideologias. Esse texto é uma reflexão para os homens baseado na vida de Adão.

Na história da criação vemos no Éden serem criados e formados nossos primeiros pais, Adão e Eva. Muito sabemos sobre a vida destes dois, mas talvez assim como eu você ainda não tenha reparado em alguns detalhes que são extremamente marcantes e relevantes numa parte conhecidíssima de sua história: a desobediência e a inserção do pecado no mundo.

 

ADÃO X JESUS

É fato de que Deus em sua criação, criou cada coisa com seu devido propósito, desde os animais, plantas e assim não seria diferente com o ser humano. Deus criou e colocou um propósito específico em sua vida, essa é a primeira lição. Ser homem é assumir a criação de Deus em sua vida e com ela assumir também toda a sua masculinidade, é permanecer na videira, na vontade do Senhor.

No paraíso, Adão era um representante de todos os homens, até mesmo com seus maiores erros e falhas. Porém, Deus envia seu Filho para libertar nossa humanidade e restaurar toda a masculinidade outrora ferida.

Ao lermos Gênesis, primeiramente apontamos o dedo à Eva, pois foi ela quem pecou, quem comeu do fruto, não é mesmo? Mas pouco nos aprofundamos sobre qual o verdadeiro pecado de Adão, que muitas vezes pode ser muito parecido com as mazelas e dificuldades de muitos homens em nosso meio. Vamos entender melhor…

 

AUSÊNCIA

Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?.” (Gênesis 3,9)

Aqui Adão pecou por sua ausência, logo após Deus criar todo o mundo Ele vê Adão e diz: “Não é bom que o homem esteja só, farei para ele uma companheira.” Aqui já estava predestinado por Deus que ambos seriam uma só carne, companheiros, caminhariam lado a lado. Eva se viu diante de uma das suas maiores “crises” (se assim podemos dizer) e tentação, é ludibriada pela serpente e come do fruto proibido e também o oferece ao seu companheiro que sem pensar, come. Aonde estava Adão, porque não estava ao lado de sua companheira?

Em nossa realidade encontramos muitos homens ausentes de sua casa, emprego, responsabilidades e apostolados. Usando de justificativas de que são reservados demais, ou “focados” em outras coisas demais. Aqui se abre um grande alerta, na realidade em que nos encontramos hoje, necessitamos de homens presentes que cumprem seus papéis, independente de quais sejam eles, muitas vezes a ausência de um homem num lugar que lhe é devido o afasta primeiramente da vontade de Deus e serve como brecha para que outros que lhe são responsáveis possam vir a cair, assim como aconteceu com Eva.

Quando nos ausentamos perdemos a oportunidade de exercermos aquilo que de fato Deus os chamou para ser na vida do outro.

 

OMISSÃO

Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou seu fruto, comeu-o e deu a seu marido, que comeu também. (Gênesis 3,6)

Não encontramos no texto em momento algum, Adão advertindo Eva ou a questionando se de fato poderiam comer do fruto. Pelo contrário o texto nos apresenta um Adão omisso, passivo e sem atitude alguma diante de um pecado grave que lhe pedia uma posição totalmente rápida e firme.

Porém, também não nos vemos longe desta realidade… Quantos homens muitas vezes se calam diante de situações que implicam uma decisão até mesmo racional? Preferem ficar isolados em si mesmos e não se abrem à expansão. Falamos tanto de feminismo e não levantamos bandeira alguma para isso… Mas até se olharmos para a nossa realidade comum diária, quantas mulheres assumem um “empoderamento” ou até mesmo obrigações masculinas porque seus maridos e homens a sua volta vivem na omissão… A omissão se parece como um caminho fácil e cômodo para ser seguido, mas a longo prazo é uma bomba de desconfiança plantada no seio de onde você está inserido.

A cada dia mais os homens precisam se posicionar, assumir seu lugar e abraçar como Cristo os sacrifícios que sua vocação lhe emprega.

 

EGOÍSMO

Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi.” (Gênesis 3,12)

Diante de Deus, num desespero e envergonhado Adão escolhe o egoísmo como saída para o seu pecado. Se preferindo e não verdadeiramente assumindo seu pecado diante de Deus, Adão se esconde.

A preferência de si mesmo é totalmente contrária aos sacrifícios de Cristo e os mesmos sacrifícios dele nós somos chamados a viver. Em Efésios vemos as escrituras e o próprio Cristo nos falar sobre a submissão das mulheres, mas no mesmo texto vemos Cristo dizer: “Maridos, Homens, amem suas mulheres como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.”

Este é um amor sacrificial e não egoísta, um amor verdadeiramente entregue e fiel como o do Cristo!

Não percamos nossas forças e paremos de viver  lutando contra a vontade de Deus. Só lutando, criando raízes que conseguiremos de fato permanecer!

 

LEIA MAIS:

Shazam- Seus pecados não desapareceram

 

Bora desencurvar?

O post O SILÊNCIO DE ADÃO apareceu primeiro em Blog.

]]>
SAIA DO LABIRINTO https://blog.cristolibertador.com/saia-do-labirinto/ Thu, 19 May 2022 14:52:58 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/saia-do-labirinto/ Se pararmos para analisar, nas nossas últimas adorações comunitárias, Jesus tem falado conosco de uma forma ainda mais clara, com palavras de decisão, avivamento e escolha. Na noite de ontem (18/05/22) o Padre em sua homilia nos lembrava que fazia um ano em que reformamos e reinauguramos a Capela. Jesus dizia e me mostrava quantas […]

O post SAIA DO LABIRINTO apareceu primeiro em Blog.

]]>
Se pararmos para analisar, nas nossas últimas adorações comunitárias, Jesus tem falado conosco de uma forma ainda mais clara, com palavras de decisão, avivamento e escolha.

Na noite de ontem (18/05/22) o Padre em sua homilia nos lembrava que fazia um ano em que reformamos e reinauguramos a Capela. Jesus dizia e me mostrava quantas curas e libertações aconteceram naquela casa, quantos inícios e fins ocorreram ali diante daquele altar, quantas lágrimas derramadas, mas quanto alegria celebrada. Muitas crianças ali no seio desta casa foram ali geradas, nascidas, batizadas e hoje crescem em estatura e graça ali. Quantas lembranças!

 

LUGAR DE PERMANÊNCIA

Enquanto comunidade já passamos por muitos lugares, mas ali naquela capela se deu nosso lugar de permanência, nossa sede, nossa casa que é um verdadeiro lugar do perdão e da festa!

Com tantas lembranças algo incomodava meu coração e o Senhor me dizia que já reconstruiu aquele lugar de forma interna e externa. Mas perguntava se a obra já começada havia se concretizado em meu coração, será que em unidade com aquele lugar eu também fui restituída? As mudanças internas e externas ocorreram? É visível e palpável?

 

SAIA DO LABIRINTO

Há uma palavra de ordem para nós: SAIA do labirinto que suas próprias mãos construíram as paredes, saia de dentro de si e avance a águas mais profundas. O lugar de permanência não se dá encarcerado num labirinto a sós, mas sim em um encontro desejoso e verdadeiro com o Senhor!

Há ainda quem diga… não me entendem, não me acolhem, ninguém vê as minhas lutas.

Na vida de um soldado, nós só conseguimos enxergar as suas lutas, derrotas, força e persistência quando o mesmo está no campo de batalha. Há uma ação! Ele sai, vai para luta!

Talvez se hoje alguém ainda não tenha visto suas lutas, faça um profundo exame de consciência e veja se não está preso neste labirinto trancafiado com sigo mesmo.

 

TARDE TE AMEI, MAS AINDA HÁ TEMPO

Assim como Santo Agostinho proclamava:

“Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova!

Tarde demais eu te amei!

Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava fora!

Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas.

Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem.

Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez.

Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou minha cegueira.

Aspargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti.

Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti.

Tu me tocaste, e agora ardo no desejo de tua paz.”

Que a nossa oração seja te buscar mais que tudo ainda que pareçamos caminhar sempre pelos mesmos corredores. E com decisão clamar em alta voz teu socorro. Para que ao chamar nosso nome, as paredes se caiam, nossos olhos se abram, a surdez se rompa e libertos possamos permanecer em ti todos os dias de nossa vida!

 

LEIA MAIS:

Uma resposta urgente de potência!

 

O post SAIA DO LABIRINTO apareceu primeiro em Blog.

]]>
O que cabe nos ombros de um Homem? https://blog.cristolibertador.com/o-que-cabe-nos-ombros-de-um-homem/ Tue, 26 Apr 2022 14:00:47 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/o-que-cabe-nos-ombros-de-um-homem/ Bendito seja o Homem, que com seus largos ombros sustentam muitas vocações. Esses dias rezando no caminho para o trabalho conheci um Homem, ele tinha uns 65 anos e dizia que durante a pandemia ficou desempregado e que algo no coração dele não o deixava parar, porque ele enxergava que tinha grande responsabilidade por sua […]

O post O que cabe nos ombros de um Homem? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Bendito seja o Homem, que com seus largos ombros sustentam muitas vocações.

Esses dias rezando no caminho para o trabalho conheci um Homem, ele tinha uns 65 anos e dizia que durante a pandemia ficou desempregado e que algo no coração dele não o deixava parar, porque ele enxergava que tinha grande responsabilidade por sua família e pelo sustento dela e com isso foi para as ruas vender doces de domingo a domingo sem descansar.

Logo após ouvir sua história, disse para mim mesma: “Bendito seja o Homem, que com seus largos ombros sustentam muitas vocações.”

Essa frase ecoou no meu coração durante todo o dia e pude erguer Louvores a Deus pela vida de tantas homens que conheço e tenho acesso às suas lutas, vitórias, derrotas e por suas incontestáveis persistência.

 

Os ombros de Cristo

É fato que sabemos que o Homem em sua natureza é mais forte do que a mulher, consegue carregar grandes pesos e certamente sustenta melhor situações de Fortaleza do que nós mulheres, em alguns casos.

Olhei para as referências de homens ao meu redor e pude com certeza afirmar isso.

O que coube nos ombros de Cristo? E o que cabe nos ombros de um Homem?

Cristo carregou sobre os seus largos ombros uma humanidade inteira, a redenção e salvação de cada um de nós!

Carregou nos seus ombros a nossa carta de alforria, a nossa liberdade! Carregou as nossas dores, tristeza e trouxe também a nós consolação.

Coube nos ombros de Cristo, tantas e tantas ovelhas perdidas, sozinhas e desoladas buscam restituição.

 

Os ombros do Homem

Nos ombros de um Homem, cabem uma casa, cabem filhos, cabe amor, cabe sustento.

Os ombros de um homem carregam gerações, legados, vocações. Ombros largos carregam grandes histórias, vivências, experiências profundas.

Os ombros de um homem não carrega em si o peso do ser homem, mas o prazer de saber que em sua masculinidade foi elegido a ser em sua casa, vida, história, vocação… “Sicut Christus = Como Cristo!”

Os ombros de um homem são ou pelo menos devem ser a extensão dos ombros tão largos de Cristo.

 

Oração

Essa foi a minha oração durante aquele dia… Bendito seja o Homem! Bendito seja os seus ombros, que são instrumentos físicos e espirituais de sustento para nós!

Todos se forem pensar, se lembraram dos ombros de algum homem que já foi sustento para nós. De ombros que carregaram, sustentaram, acolheram, ombros que foram trampolim, ou melhor escada para que déssemos passos ainda maiores.

Me lembrei dos ombros do meu pai, que sempre se manteve inquieto, disposto e diante de tanto… sempre foram ombros alegres ao me acolher e carregar.

Me lembrei dos ombros do meu pai fundador, do meu namorado, dos diretores espirituais que já passaram por minha vida, dos meus irmãos. Pude bendizer a Deus!

Senhor, Bendito seja os teus ombros que a mim trouxem vida e alegria novamente. Olhai com bondade e fazei com que os ombros destes tão grandes homens sejam uma extensão dos teus próprios ombros aqui na terra!

 

Leia também:

 

cristolibertador.com

O post O que cabe nos ombros de um Homem? apareceu primeiro em Blog.

]]>
E se você perdesse os seus dons? https://blog.cristolibertador.com/e-se-voce-perdesse-os-seus-dons/ Fri, 04 Feb 2022 14:48:08 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/e-se-voce-perdesse-os-seus-dons/ E aí? Você já se perguntou sobre isso? Se perdesse os seus dons, o que ainda faria? Recentemente assisti a mais nova animação da Disney, o filme Encanto. Se você ainda não viu, já aviso que esse texto contém spoilers! O filme conta a história da Família Madrigal, uma família que em todo nascimento de […]

O post E se você perdesse os seus dons? apareceu primeiro em Blog.

]]>
E aí? Você já se perguntou sobre isso? Se perdesse os seus dons, o que ainda faria?

Recentemente assisti a mais nova animação da Disney, o filme Encanto. Se você ainda não viu, já aviso que esse texto contém spoilers!

O filme conta a história da Família Madrigal, uma família que em todo nascimento de um novo membro cada um recebe um tipo de dom especial. Ali cada um possui o seu, menos Maribel, a protagonista do filme. Na sua cerimônia ela não recebe nenhum dom e ao longo do seu crescimento teve que conviver com os olhares e indiferenças alheias e ainda com seus questionamentos internos.

O filme trás consigo uma história muito bonita, de perdão, autoconhecimento, persistência e muitas outras virtudes que em sua história podemos encontrar.

 

O que você é sem os seus dons?

Quando assisti esse filme pela primeira vez, confesso que me questionei sobre o que eu seria se não tivesse mais os meus dons, se meus talentos perdessem sua cor e força o que eu ainda faria.

Numa determinada parte do filme, a vela vai perdendo seu encanto e consequentemente os personagens vão perdendo seus dons, em todos vemos um grande conflito iniciado ali, como receberam esses dons ainda crianças as suas vidas foram moldadas por meio deles, e sem eles já não sabiam para onde ir ou o que fazer…

“Para onde irei, se só tu tens palavras de vida eterna.” João 6, 68

 

Ainda existe vida

A grande questão e certeza que ficou em meu coração é que sim, existe vida além dos nossos dons. Na verdade, Deus nos concede dons e graças específicas para que possamos louvar e engrandecer seu santo nome.

Mas, Deus não nos prometeu que esses dons seriam eternos. Nem a nossa vida corpórea é!

Há algumas pessoas que já nascem inclinadas para talentos muito específicos, ou desde a tenra infância já são estimuladas e que grande graça! Há outras, que Deus concede dons para um tempo específico, para isso basta ter disponibilidade! Como Maria dizer sim a vontade de Deus!

 

Nossos dons curam-nos

Há algo que sempre digo aos meus irmãos que acompanho no ministério de música, os nossos dons são instrumento de cura e libertação, servem também para nos curar! Se não temos o coração disponível para sermos instrumentos e assim recebermos a cura também para nós, através das nossos vozes, instrumentos e ministrações. Essa cura não chegará ao outro!

Partilho um testemunho com vocês que muitos já conhecem, eu não queria ser ministra de música, muito menos coordenar este ministério. Eu não sabia absolutamente NADA sobre música, não nasci com este dom! Mas num tempo específico, Deus me concedeu, eu disse sim mesmo sem saber onde essas águas me levariam, mas me deixei ser conduzida. Foi fácil? Ainda não é, existes seus grandes desafios diários. Mas hoje posso dizer o quanto este dom me curou, me ajudou a sair de mim mesma, a me colocar a disposição, a me despir das minhas máscaras. A vencer as minhas ansiedades e medos! É uma luta constante! Mas hoje vejo que ainda não sou o que Deus deseja que eu seja, mas já sou muito melhor do que quando Ele me chamou.

 

Viva!

Viva essa vida corrida, olhe para os seus dons e os ofereça sempre a Deus. Todos são Dele, nós só recebemos como empréstimo!

Viva na máxima potência e desejo a vontade que Deus já te revelou. E se um dia Ele pedir seus dons de volta, dê com alegria!

Ele não te ama ou te chama por aquilo que você faz, mas sim por aquilo que és!

 

O post E se você perdesse os seus dons? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Somos ou não somos anunciadores? https://blog.cristolibertador.com/somos-ou-nao-somos-anunciadores/ Fri, 03 Dec 2021 18:24:07 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/somos-ou-nao-somos-anunciadores/ O fato é que o Senhor através de sua filiação divina nos elegeu não somente a filhos, mas a anunciadores da sua vida e boa nova! Aos olharmos para a vida dos apóstolos, para a vida das santas mulheres que tiveram um encontro íntimo, único e pessoal com Cristo não cessaram de guardar a experiência […]

O post Somos ou não somos anunciadores? apareceu primeiro em Blog.

]]>
O fato é que o Senhor através de sua filiação divina nos elegeu não somente a filhos, mas a anunciadores da sua vida e boa nova! Aos olharmos para a vida dos apóstolos, para a vida das santas mulheres que tiveram um encontro íntimo, único e pessoal com Cristo não cessaram de guardar a experiência somente para si, se ergueram e foram anunciadores de verdade para que mais pessoas experimentassem este mesmo amor!

 

O DESEJO QUE IMPULSIONA

Podemos relembrar de muitas histórias, mas como estamos no ano “Dá-me de beber” vamos nos recordar da Samaritana, quem viu a série The Chosen pode se lembrar agora dos seus olhos esperançosos, cheios de alegria, entusiasmo e desejo após o encontro com Cristo! Ele foi até a samaria para encontrá-la e o desejo dela era anunciar a toda a Samaria que ela foi saciada e que muitos poderiam ser saciados também.

 

TESTEMUNHO QUE MOVE CORAÇÕES

Vejam que esta mulher vivia cheia de vergonha e após este encontro ela não hesitou em testemunhar, ela correu o mais rápido que pode para anunciar! O que nos impede de testemunhar? Quem verdadeiramente tem um encontro com Cristo é avivado pelo desejo e anuncia em tudo o encontro que teve!

Uma vez logo após uma confissão, o sacerdote me dizia: Filha, talvez a sua vida seja o ÚNICO evangelho que alguém poderá ler! Talvez a sua vida seja o contato mais próximo de Cristo que alguém terá!

Essas palavras primeiramente deveriam nos causar constrangimento, porque ainda fazemos tão pouco, anunciamos tão pouco. Quantos pessoas se relacionam comigo todos os dia e tem uma experiência seja a mais simples que for com Cristo? Uma experiência de amor, descanso, exortação, paz, cura, esperança.

 

A MISSÃO

Evangelizamos semanalmente nas unidades da Fundação Casa e sempre vemos meninas e meninos que só escutaram falar de um tal de Jesus e nem sabem muito bem quem é… E nós somos esses evangelhos vivos, abertos para que as pessoas possam ler e ter experiências verdadeiras com Jesus!

Ainda nos falta muito, mas isso já deveria ser um combustível para que eu queimasse e anunciasse.

Hoje, falo com você, que possivelmente já teve um encontro com Cristo, ou tem ainda todos os dias. Meu irmão, quem ainda precisará acender a chama do seu coração? Se Cristo já a acendeu um dia? Quem mais te fará queimar, se Cristo já fez? Agora, tem muitos que ainda nem sequer possuem uma faísca de fogo aceso, quem acenderá? Os eleitos de Deus, os consagrados, eu e você, é a nossa missão, queimarmos como os apóstolos queimaram em pentecostes e aquele fogo se alastrou por muitas gerações, no entanto que chegou até nós. Nós somos frutos da chama desejosa dos apóstolos de Cristo!

 

UM CORAÇÃO ACIDENTADO

Um coração missionário, anunciador, consagrado é um coração acidentado, ofertado, ferido assim como o de Cristo! Que se feriu, se doou e se deu por cada um de nós! Um coração acidentado não é um coração egoísta, pelo contrário, é um coração extremamente misericordioso, e misericórdia é este excesso de amor, excesso de doação, excesso de entrega, excesso de desejo e de liberdade! Esse é o coração dos Santos, como é o meu e o seu coração?

Não cessemos em guardar o nosso testemunho somente para nós, o perfume precisa se espalhar e o fogo se alastrar. Tantos pedem “dá-me de beber” que seu copo seja sempre um copo transbordante dessa água da vida tão saborosa e desejosa, porque guardá-la somente para mim?

 

LEIA MAIS:

Dá-me de Beber

 

O post Somos ou não somos anunciadores? apareceu primeiro em Blog.

]]>