E se você perdesse os seus dons?

E aí? Você já se perguntou sobre isso? Se perdesse os seus dons, o que ainda faria?

Recentemente assisti a mais nova animação da Disney, o filme Encanto. Se você ainda não viu, já aviso que esse texto contém spoilers!

O filme conta a história da Família Madrigal, uma família que em todo nascimento de um novo membro cada um recebe um tipo de dom especial. Ali cada um possui o seu, menos Maribel, a protagonista do filme. Na sua cerimônia ela não recebe nenhum dom e ao longo do seu crescimento teve que conviver com os olhares e indiferenças alheias e ainda com seus questionamentos internos.

O filme trás consigo uma história muito bonita, de perdão, autoconhecimento, persistência e muitas outras virtudes que em sua história podemos encontrar.

 

O que você é sem os seus dons?

Quando assisti esse filme pela primeira vez, confesso que me questionei sobre o que eu seria se não tivesse mais os meus dons, se meus talentos perdessem sua cor e força o que eu ainda faria.

Numa determinada parte do filme, a vela vai perdendo seu encanto e consequentemente os personagens vão perdendo seus dons, em todos vemos um grande conflito iniciado ali, como receberam esses dons ainda crianças as suas vidas foram moldadas por meio deles, e sem eles já não sabiam para onde ir ou o que fazer…

“Para onde irei, se só tu tens palavras de vida eterna.” João 6, 68

 

Ainda existe vida

A grande questão e certeza que ficou em meu coração é que sim, existe vida além dos nossos dons. Na verdade, Deus nos concede dons e graças específicas para que possamos louvar e engrandecer seu santo nome.

Mas, Deus não nos prometeu que esses dons seriam eternos. Nem a nossa vida corpórea é!

Há algumas pessoas que já nascem inclinadas para talentos muito específicos, ou desde a tenra infância já são estimuladas e que grande graça! Há outras, que Deus concede dons para um tempo específico, para isso basta ter disponibilidade! Como Maria dizer sim a vontade de Deus!

 

Nossos dons curam-nos

Há algo que sempre digo aos meus irmãos que acompanho no ministério de música, os nossos dons são instrumento de cura e libertação, servem também para nos curar! Se não temos o coração disponível para sermos instrumentos e assim recebermos a cura também para nós, através das nossos vozes, instrumentos e ministrações. Essa cura não chegará ao outro!

Partilho um testemunho com vocês que muitos já conhecem, eu não queria ser ministra de música, muito menos coordenar este ministério. Eu não sabia absolutamente NADA sobre música, não nasci com este dom! Mas num tempo específico, Deus me concedeu, eu disse sim mesmo sem saber onde essas águas me levariam, mas me deixei ser conduzida. Foi fácil? Ainda não é, existes seus grandes desafios diários. Mas hoje posso dizer o quanto este dom me curou, me ajudou a sair de mim mesma, a me colocar a disposição, a me despir das minhas máscaras. A vencer as minhas ansiedades e medos! É uma luta constante! Mas hoje vejo que ainda não sou o que Deus deseja que eu seja, mas já sou muito melhor do que quando Ele me chamou.

 

Viva!

Viva essa vida corrida, olhe para os seus dons e os ofereça sempre a Deus. Todos são Dele, nós só recebemos como empréstimo!

Viva na máxima potência e desejo a vontade que Deus já te revelou. E se um dia Ele pedir seus dons de volta, dê com alegria!

Ele não te ama ou te chama por aquilo que você faz, mas sim por aquilo que és!