AMIZADE, um tema amplo. Uma pequena palavra grandiosa!
Acredito que muitos de nós já ouvimos a canção de Milton Nascimento: “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, debaixo de sete chaves, dentro do coração”. Eu prefiro sempre afirmar o que diz em Eclesiastes 6: “Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro!” Quão valiosa é a amizade e quão difícil é em tempos atuais encontrar um verdadeiro amigo, que deseja contigo o mesmo desejo.
Mas afinal, que desejo é esse?
Amizade fundamentada
Uma vez ouvi que o Temor de Deus deve ser o cimento da amizade autêntica. Cimento sendo esta massa que deixa firme, assim nossa amizade deve estar fundamentada. Entendendo sempre e primeiramente que Cristo é o princípio e o fim das relações de amizade. Tudo que se inicia por Cristo, e por Ele mesmo se finda se assim for de Sua Vontade.
Desejar juntos o mesmo desejo é desejarmos os desejos de Cristo, afinal, Jesus é o nosso cimento, o sentido da própria amizade, Ele nos ensina com a própria vida o que é este vínculo! “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos!” – João 15, 13-17 Dar a vida pelo outro é passar primeiramente pela experiência da tríade da amizade.
1- Entender que antes de ser amigo de qualquer pessoa, eu preciso ser amigo de Deus. É Ele quem nos ensinará a sermos verdadeiros amigos!
2 – Amizade consigo mesmo! Precisamos ser amigos da nossa história, conhecê-la e superá-la. Assim como nos diz Santo Agostinho: “Conhece-te, aceita–te, supera-te.” Como nossos amigos e intercessores no céu tem muito a nos ensinar, veja o que nos diz Santa Teresa D’Ávila: “É desatino querer entrar no céu, sem desejar entrar dentro de si mesmo!”
3 – Aí sim, a nossa amizade com o outro! Essa é a tríade da amizade, uma ordem complementa a outra e todas juntas nos torna ainda mais em seres de desejo.
Tríade da Amizade: Amizade com Deus, amizade consigo mesmo e amizade com o outro.
O Amor que nos impele
É importante entender que, ser amigo de Deus é fazer a Sua Vontade. Medimos a nossa amizade com Deus na capacidade de nos doar com amor! Eu posso fazer de tudo, mas se eu não amar, serei somente um colega de Deus, e sendo só um colega de Deus nunca conseguirei ser um amigo íntimo de outra pessoa. Jesus é o princípio das relações, Ele deve ser sempre o nosso primeiro amigo!
Como saber se Deus é nosso amigo?
Prova-se o amor amigo de Deus não por aquilo que Ele nos dá, mas por aquilo que Ele nos pede!
E o que Ele tem te pedido?
Já nos dizia CS Lewis: “A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para a outra: ‘O QUÊ?’ VOCÊ TAMBÉM? PENSEI QUE EU FOSSE O ÚNICO!” Na partilha dos mesmos desejos descobrimos que não estamos a sós, que sempre, em algum lugar existe um amigo que deseja conosco o mesmo desejo! É como um tesouro, basta encontrá-lo! Podem estar tão perto como ainda possam se achegar.
Abramos as portas e corramos até o tesouro, certamente é muito feliz quem tem esta preciosidade chamada amizade para si!
LEIA MAIS: