Arquivo de Eu Sou Cultura - Blog https://blog.cristolibertador.com/arte-e-cultura/eu-sou-cultura/ Comunidade de Aliança Cristo Libertador Mon, 18 Dec 2023 12:11:24 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://blog.cristolibertador.com/2023/wp-content/uploads/2023/03/favicon.png Arquivo de Eu Sou Cultura - Blog https://blog.cristolibertador.com/arte-e-cultura/eu-sou-cultura/ 32 32 O NOVO DOCUMENTÁRIO DA LUÍSA SONZA https://blog.cristolibertador.com/o-novo-documentario-da-luiza-sonza/ Fri, 15 Dec 2023 11:15:24 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3300 Primeiro ponto que gostaria de deixar claro aqui é: esse texto não será sobre jogar hate nela e muito mesmo chamá-la de demônio e tudo isso aí, que todo mundo já chama. É uma outra perspectiva, principalmente, com base no documentário que saiu na última quarta-feira (13/12).  Apenas para darmos um contexto, trata-se exclusivamente da […]

O post O NOVO DOCUMENTÁRIO DA LUÍSA SONZA apareceu primeiro em Blog.

]]>
Primeiro ponto que gostaria de deixar claro aqui é: esse texto não será sobre jogar hate nela e muito mesmo chamá-la de demônio e tudo isso aí, que todo mundo já chama. É uma outra perspectiva, principalmente, com base no documentário que saiu na última quarta-feira (13/12). 

Apenas para darmos um contexto, trata-se exclusivamente da vida profissional, amorosa e pessoal da cantora. Relatando sobre a construção da sua carreira, desde a época que fazia covers no YouTube até a ascensão aos grandes palcos. 

Diante de várias partes intrigantes, gostaria de destacar apenas três pontos:

 

1. A Exposição do Íntimo Sagrado, o torna Profano 

Fazendo referência a uma de suas músicas, essa relação de exposição é o que fica nítido ao longo do documentário inteiro. Luisa se expõe de uma forma gigantesca, ali conseguimos ver muito mais do que a exposição do seu próprio corpo, mas a exposição da sua parte mais íntima: o feminino. 

Não preciso falar muito disso, todo mundo sabe ou já viu algum “escândalo íntimo” dela exposto na mídia, de maneira especial, nos seus últimos lançamentos e clipes. Ao ponto de, hoje, ela profanar-se a si mesma, a todo tempo expor sua intimidade e seu corpo. E ATENÇÃO, o corpo feminino NÃO É, de maneira alguma, ruim, feio, subjugado. 

Ai daqueles que acham isso, mas uma coisa é fato: ele é tão belo, que não deveria ser exposto, pois junto com o físico vem a exposição da alma também. Não somente para aqueles que criticam suas músicas e sua vida, mas também para aqueles que são fãs da cantora. Qual é a mensagem? Exponha-se, seja empoderada e fique doente da cabeça! 

Novamente, o íntimo feminino deveria ser revelado para poucos e para pessoas de confiança. É sagrado, e o sagrado precisa ser preservado, se não a palavra perde em si, sua essência. Distorção pura da bondade, da verdade e da beleza! 

 

2. A Idolatria da Loucura 

Um dos diretores que aparece, diz que ela é um símbolo de liberdade para a nossa geração, no caso, a minha geração. Mas, do fundo do meu coração, que liberdade? Liberdade de alguém que não consegue manter-se em um relacionamento? De alguém que todas as vezes está em busca de chocar o público, para conseguir mais fama e dinheiro? 

Vi muitas pessoas elogiando, dando aplausos, empoderando e idolatrando, claramente, uma mente doente. Se acha que estou exagerando, convido fortemente que assista o documentário, e tire suas próprias conclusões, porque somente alguém que esteja naquele mundo, acha que é normal. 

É nítido que a Luísa Sonza não está bem, de saúde e principalmente mentalmente. Sendo bem sincera, eu fiquei pensando em quanto assistia, o quanto ela deveria conhecer um terapeuta certo. Por isso que, não merecia o tanto de hate que sofre, pois só piora a situação, mas ela insiste em estar em evidência de uma forma ruim e isso traz suas consequências.

 

3. O Significado da Música pra ela

Uma das partes mais legais do documentário pra mim, foi quando ela dizia sobre o que é a música pra ela. Serve para sentir e tudo é válido para sentir cada uma das emoções, porque ela não quer perder nenhuma, pois é daí que saí suas melhores letras, segundo ela. De fato, a música tem esse poder mesmo.

Eu amo música, e amo sentir através da música, ela tem a capacidade de nos levar a outros lugares, a experimentarmos emoções até então “bloqueadas”, pois música boa mesmo não é feita somente para vender. E aqui está o grande perigo de entrarmos no mundo fantástico dos sentimentos e emoções, pois para sair, custa demais e dá muito trabalho.

Nossa sociedade parece que vive nesse mundo, e ninguém está muito a fim de sair não, infelizmente. Trancados em si mesmos, buscando o sentido de existência que a muito tempo já nos foi apresentado.

Diante de tanta excitação por profanar e profanar-se, parece que inconscientemente, é pelo Sagrado que tanto gritam. 

O post O NOVO DOCUMENTÁRIO DA LUÍSA SONZA apareceu primeiro em Blog.

]]>
Ser sinal https://blog.cristolibertador.com/ser-sinal/ Wed, 11 Oct 2023 12:54:28 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3162 O Carisma Cristo Libertador é “Ser SINAL da VERDADE e da LIBERDADE do Cristo em todas as realidades de escravidão humana.” E esse primeiro substantivo somado a esse primeiro verbo são muito significativos.   Ser Vamos primeiro falar sobre o verbo “ser.” No inglês, o verbo “to be” pode significar “ser” ou “estar”, mas não […]

O post Ser sinal apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Carisma Cristo Libertador é “Ser SINAL da VERDADE e da LIBERDADE do Cristo em todas as realidades de escravidão humana.” E esse primeiro substantivo somado a esse primeiro verbo são muito significativos.

 

Ser

Vamos primeiro falar sobre o verbo “ser.” No inglês, o verbo “to be” pode significar “ser” ou “estar”, mas não na nossa língua. Em português, “ser” é uma ação constante e não abre espaço para algo passageiro como “estar”.

Ou se é ou não é.

 

Sinal

Em adoração eu pedia ao Senhor para que eu pudesse ser esse sinal no meu novo lugar de trabalho, mas nós sabemos como o mundo está hoje em dia, com tantos pensamentos diversos e entendimentos sobre o que é o ser humano e quem é Deus, por exemplo, diferentes daquilo que acreditamos, que a Igreja acredita.

Importante: não estou falando sobre nada e ninguém em específico. Eu nem conheço as pessoas ainda, ok? Estou apenas criando exemplos com base no que vemos no mundo por aí!

Nessa realidade, eu não posso chegar com o puro espírito de Elias, pondo o dedo na cara das pessoas e denunciando todos os pecados.

E não posso por dois  motivos: 1) Na hora serei demitido.

2) O efeito dessa denúncia tende a ser mais negativo e eu vou perder a chance de realmente mostrar o amor de Deus para várias pessoas.

 

Então, como ser sinal?

O Senhor me levou a pensar em sinalizações diversas: de trânsito, de local do banheiro, de informações etc. A quem esses sinais se apresentam e informam? Bom, apenas informam àqueles que para ele olharem.

BINGO! Mais do que no argumento, mais do que no grito, mais do que na exortação, ser sinal do Cristo me provoca a dar o testemunho do meu ser.

Estar alegre, disposto, entregar um bom trabalho, ajudar os outros, falar sobre vários assuntos com tranquilidade e na minha vida particular continuar sendo, vivendo e agindo como um Cristo Libertador.

Ser SINAL vem escrito no Carisma CACL dessa forma pera deixar claro que precisamos estar constantes no Cristo para que quando alguma alma perdida olhar e ver um sinal, ela encontre a informação do caminho (verdade) para voltar para a Casa do Pai (liberdade).

Que Ele brilhe pra além do pecado em mim. Amém!

 

 

 

O post Ser sinal apareceu primeiro em Blog.

]]>
A VELA MENOR https://blog.cristolibertador.com/a-vela-menor/ Thu, 27 Jul 2023 16:59:38 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=2976 No meu último retiro de silêncio passei alguns dias no Mosteiro de São Bento em Vinhedo/SP. Lugar incrível, tanto na arquitetura e na natureza quanto na acolhida de nós hóspedes por aqueles bons filhos de São Bento. Tudo moldado para privilegiar a vivência na presença de Deus. Dentre todas as reflexões vividas no silêncio, essa […]

O post A VELA MENOR apareceu primeiro em Blog.

]]>
No meu último retiro de silêncio passei alguns dias no Mosteiro de São Bento em Vinhedo/SP. Lugar incrível, tanto na arquitetura e na natureza quanto na acolhida de nós hóspedes por aqueles bons filhos de São Bento. Tudo moldado para privilegiar a vivência na presença de Deus.

Dentre todas as reflexões vividas no silêncio, essa ficou latente no meu coração para ser colocada para fora, porque eu sei que você, vela menor, precisa se alimentar disso também.

No último dia, num momento de oração, haviam seis velas sobre o altar. Cinco delas estavam na sua potência máxima, queimavam e brilhavam fortemente, lindas. Mas uma, a segunda da esquerda para a direita, não.

 

A chama enfraquecida

O fogo ali parecia estar brigando para se manter acesso. Uma chama fraca, talvez por um pavio danificado ou por qualquer outro motivo, mas o ponto é que ela destoava do resto, iluminava menos, de certa forma parecia até atrapalhar a harmonia do altar.

Naquele momento o Senhor começou a falar comigo. Eu perguntei se não seria melhor que aquela vela fosse retirada, e Ele me levou a imaginar aquele altar sem a sexta vela: muito menos harmonioso, desequilibrado, faltando um pedaço. A vela não estava no seu melhor momento, mas ainda assim era melhor que ela permanecesse no altar do que o altar ser desfalcado dela.

 

Eu entendi tudo

Por muito tempo eu fui a vela menor, com menos brilho e não que hoje eu seja a mais brilhante de todas, mas em comparação comigo mesmo, estou bem melhor. Porém eu só cheguei até aqui porque quando meu pavio estava ruim eu não me joguei para fora do altar, apesar de muitas vezes me sentir tentado a isso.

A comparação com as velas mais incendiadas é tentação demoníaca e nada mais. Os Santos do céu e aqueles na terra que são mais Santos do que nós, são apontamentos para o Cristo, para as nossas potências e não réguas de comparação.

 

A comparação vai te destruindo aos poucos

“Ah, mas tal pessoa da muito mais frutos do que eu, eu nunca vou chegar lá”

Então… Essa comparação está te matando. Porque nas próprias palavras de Cristo nos evangelhos está escrito que um da à razão 30, outro da 60 e outro da 100 frutos (Mt 13, 23) e ainda que Ele a um deu 5, a outro 2 e a outro 1 talentos (Mt 25, 15).

Se hoje você é a vela que menos brilha no altar, fique sabendo que sem você o altar continua sendo altar, a adoração continua acontecendo, mas aquele seu espaço nunca se preenche sem você. Há muito mais desarmonia na sua ausência do que na sua presença cambaleante.

 

Vida idealizada

É lógico que o ideal, a meta é que cada um de nós alcance o máximo das suas próprias potências. Mas a vida real nem sempre é a ideal.

É lógico que eu deveria escrever muito mais textos para este blog, gravar muito mais vídeos pro É Fogo etc, ser muito mais santo em todas as áreas da minha vida. Mas se o que eu consigo hoje é isso, que seja entregue isso hoje, isso e um pouco mais daqui há um tempo.

No fim da oração aquela vela brilhava tanto quanto as outras. Continue, não desista, se esforce e em breve o teu fogo será maior.

Às velas que já brilham, cabe a paciência e a humildade de amar a vela menor e esperar por ela, afinal, elas já foram as velas que pouco faziam pelo fogo e tantas vezes o apagaram.

 

10, 50, 100 conforme consegue

O altar fica muito mais bonito quando todas as velas estão ao seu redor, deixando que Jesus Eucarístico as acenda e cada uma brilhe 10, 50 ou 100 lumens.

O ano da permanência na Cristo Libertador já acabou, mas a vida do cristão é livre e sempre seremos livres para ir embora ou permanecer na briga.

Permaneça!

 

LEIA TAMBÉM:

 

Exagero mais belo: GRATIDÃO!

 

O Cristo Libertador é um frustrador de expectativas

 

O post A VELA MENOR apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Cristo Libertador é um frustrador de expectativas https://blog.cristolibertador.com/o-cristo-libertador-e-um-frustrador-de-expectativas/ https://blog.cristolibertador.com/o-cristo-libertador-e-um-frustrador-de-expectativas/#comments Tue, 11 Jul 2023 19:44:38 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=2937 Dentro da minha cela interior, busquei ver Jesus e quando ele apareceu pra mim, estava chagado. Porém foi uma visão ambígua: apesar de coberto de cortes e sangue, com o rosto machucado, ele não estava sofrendo. Então, Ele me levou a meditar sobre a aparência do Libertador. O Messias que havia sido profetizado gerou tantas […]

O post O Cristo Libertador é um frustrador de expectativas apareceu primeiro em Blog.

]]>
Dentro da minha cela interior, busquei ver Jesus e quando ele apareceu pra mim, estava chagado. Porém foi uma visão ambígua: apesar de coberto de cortes e sangue, com o rosto machucado, ele não estava sofrendo.

Então, Ele me levou a meditar sobre a aparência do Libertador. O Messias que havia sido profetizado gerou tantas expectativas no povo, que quando o Libertador chegou, poucos se abriram a conhecê-lo.

Frustração. Frustração que levou a descrença e frustração que levou a traição de Judas.

A vida de um Cristo Libertador diversas vezes vai frustrar quem está ao seu redor. Porque a liberdade é frustrante.

Queremos ter posse sobre o outro, queremos que ele seja quem a gente projeta que ele se torne, queremos que ele faça aquilo que nos agrade.

 

Frustração

Ser amigo de um membro da Cristo Libertador as vezes vai te frustrar, porque ele não estará em algum aniversário ou evento social, mas estará na missão. Não atenderá alguma das suas expectativas.

Ser amigo do Cristo Libertador é passar por muitas frustrações. Nós mesmos quando tocávamos em grande palcos católicos, nos frustrávamos com o pequeno público que nos assistia, quando achávamos que fundaríamos a comunidade pra ser artista, fomos frustrados e levados ao escondido das fundações casa.

Hoje nos frustramos com a capela Santa Luzia tão vazia às quartas-feiras na missa e adoração.

 

A capacidade de escolher pelo bem gera vida

Pela liberdade de Deus em vir ao mundo e realizar o seu plano de salvação da forma como bem queria, os judeus de 2000 anos atrás se frustraram e mataram o Cristo.

Pela minha liberdade de ser o que sou chamado a ser e defender a verdade, já perdi muitos amigos frustrados pelo meu movimento.

Diante a frustração ou se permanece e aguenta o tranco até o coração se converter e voltar à paz ou se abandona tudo, frustrado e vai embora.

A liberdade frustra, mas a liberdade quando aponta para a verdade, gera vida.

Seja verdadeiro.
Seja livre.

Um bom termômetro de o quanto temos sido disso é o quanto frustramos o mundo.

 

LEIA TAMBÉM:

 

O meu lugar de salvação!

Um Desejo Incompreendido.

 

O post O Cristo Libertador é um frustrador de expectativas apareceu primeiro em Blog.

]]>
https://blog.cristolibertador.com/o-cristo-libertador-e-um-frustrador-de-expectativas/feed/ 1
Um Desejo Incompreendido. https://blog.cristolibertador.com/um-desejo-incompreendido/ Fri, 24 Mar 2023 11:00:29 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=2273 Tinha um negócio no meu peito, um grito amarrado entre o esôfago e as amídalas, e eu só conseguia pensar em como isso tinha vindo parar aqui. Me lembrei dos tempos da infância quando esse grito dizia “quero brincar”, depois caminhei até a adolescência na qual gritava “quero experimentar tudo isso.” Mas naquele momento estava […]

O post Um Desejo Incompreendido. apareceu primeiro em Blog.

]]>
Tinha um negócio no meu peito, um grito amarrado entre o esôfago e as amídalas, e eu só conseguia pensar em como isso tinha vindo parar aqui.
Me lembrei dos tempos da infância quando esse grito dizia “quero brincar”, depois caminhei até a adolescência na qual gritava “quero experimentar tudo isso.”
Mas naquele momento estava estranho, não era mais como antes. O grito entalado era outro e eu sabia que só conseguiria desatá-lo quando o desvendasse.

Tinha as mãos abertas para o mundo e infinitas possibilidades, mas tateava como cego pelas opções, das quais algumas provei e nada encontrei.“Para tudo!” – Momento de expectativa – “Será que é isso?” Foi o que pensei quando vi aquele anúncio de viagem para fora do Brasil com um ótimo preço.
“Para tudo!” – Momento de expectativa – “Será que é isso?” Foi o que pensei quando me contrataram para o meu cargo dos sonhos na empresa dos sonhos.
“Para tudo!” – Momento de expectativa – “Será que é isso?” Foi o que pensei em tantos outros momentos.
Spoiler Alert: Nunca era.

Claro que depois eu fui perceber que muitas dessas coisas faziam parte, mas nenhuma conseguia me explicar que coisa era aquela.

Eu não sei, um negócio que subia do estômago como um enjoo, passava pelo peito como um aperto e ao mesmo tempo descia da cabeça como uma descarga elétrica.
Não é possível… Eu tinha que ir ao médico.
Me sentei na frente do doutor e fui falando dos sintomas enquanto ele, com olhar sereno, me ouvia e acenava com a cabeça.

Ao final dos relatos perguntei se ele iria se lembrar de tudo, já que não tinha anotado nada e obtive a resposta – “meu filho, todos os dias alguém entra pela porta desse consultório com a mesma coisa que você.” E continuou: “as histórias são diferentes, alguns sintomas também, mas no final das contas, a questão é a mesma.”
E então tudo se encaixou perfeitamente. Era isso!!! Aquele homem me falou de tudo que eu tinha feito. E tudo o que fiz foi em busca de um desejo que eu não entendia.

Eu desejava pela liberdade. Mas não entendia o que era ela de fato. Então o doutor me receitou alguns remédios, me recomendou à sua enfermeira (que também era sua esposa) para que ela montasse um calendário para me lembrar de tomá-los e me mandou para casa.
Sempre mandava um WhatsApp pra ele e nós íamos atualizando os tratamentos. (Ainda faço isso)
“Aaaaaaaaaaah, eu desejo ser livre!”

Hoje eu posso gritar com verdade esse desejo! E não só gritar como dar passos de liberdade.
Agradeço muito por ter ido ao médico certo. Vejo e conheço muitas pessoas que só estão piorando os seus quadros porque buscam um médico mais barato.

Espero que esse não seja o teu caso.

 

LEIA MAIS:

O desejo pelas almas

O desejo na quaresma!

O post Um Desejo Incompreendido. apareceu primeiro em Blog.

]]>
Se for apenas uma história, não vale a pena dar a vida! https://blog.cristolibertador.com/se-for-apenas-uma-historia-nao-vale-a-pena-dar-a-vida/ Thu, 16 Feb 2023 15:48:17 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/se-for-apenas-uma-historia-nao-vale-a-pena-dar-a-vida/ Será que eu estou vivendo só um romance com Jesus? Ultimamente eu tenho rezado muito com a música “Deus da Bíblia” do Flávio Vitor, e ela foi uma resposta providente de Deus para mim. (Leia escutando ela)   Um romance ou vida real? Esses dias eu conversava com meu fundador sobre algumas das minhas batalhas […]

O post Se for apenas uma história, não vale a pena dar a vida! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Será que eu estou vivendo só um romance com Jesus?

Ultimamente eu tenho rezado muito com a música “Deus da Bíblia” do Flávio Vitor, e ela foi uma resposta providente de Deus para mim. (Leia escutando ela)

 

Um romance ou vida real?

Esses dias eu conversava com meu fundador sobre algumas das minhas batalhas atuais e ele me dizia o quanto preciso buscar cada vez mais viver uma vida real e não somente uma vida romântica.

Facilmente pelo meu temperamento, e até mesmo por usar muito da escrita para me expressar, acabo romantizando a maioria das coisas. Como escritora, posso até usar o gênero literário romântico para me comunicar e expressar Deus na minha vida, porém na minha vida nem sempre será assim.

O evangelho pode até ser romântico em alguns momentos, mas mais do que isso, ELE É REAL. Cristo, o Deus da Bíblia, não é um personagem, Ele é real! Como a própria música canta.

Um personagem pode até perder seu poder, mas o Deus da Bíblia não, por isso ainda Ele tem poder!

 

Se for apenas uma história…

Em dado momento da música, ele canta: “Se for apenas uma história, não vale a pena dar a vida, melhor ficar na memória. Mas se for mais do que uma história, se é Deus dando vitória, eu quero dar a minha vida, quero ser conhecido como aquele que andou com Deus e fez história”

Aqui Deus falou comigo. Ei Giovana, você quer viver uma história comigo ou dar sua vida? Vivemos apenas uma história até hoje ou mais do que isso?

Uma história pode se ter diversas classificações: ficção, terror, romance, drama, novela… E a pergunta de Deus para mim e para você é: será que você está vivendo o evangelho apenas dentro de alguns desses gêneros?

 

Mas se for mais do que uma história…

Pode ser que você esteja vivendo o evangelho como uma novela, ou com uma óptica dramática. Ou, até, uma história de terror.

E se for assim, de fato, não teremos força para dar a vida em nossa realidade. Aqui eu entendo o porquê vemos pessoas que ficaram anos na Igreja e em dado momento deixam tudo, e aquelas histórias construídas em missões, evangelizações, formações… ficam apenas na memória.

Eu quero que o evangelho fique apenas na minha memória ou quero fazer parte dessa história?

Se eu viver como um romance, em algum momento ele ficará apenas em minha memória. Memórias gostosas, saudosas, mas que já passaram.

SÓ DÁ A VIDA QUEM VIVE ALÉM DO ROMANCE!

 

 Maria Madalena é romântica, mas é real

Santa Maria Madalena, que é minha santa de devoção, foi muito romântica. Suas expressões de contrição, adoração, amor, dariam um filme. Mas, muito mais que isso, ela viveu na realidade. Tanto que permaneceu até o final e deu a sua vida para o Cristo.

O mesmo evangelho que ela participou não pode ser apenas uma história contada, o evangelho é uma pessoa, é vivo, então ele precisa se atualizar na minha vida.

 

Volte para Jerusalém

Ontem em adoração, ainda lembrando dessa reflexão, Deus colocava em meu coração que aqui está o norte para minha quaresma.

Me lembrava dos discípulos dos Emaús, eles iam andando pelo caminho contando as histórias que tinha acontecido com Jesus e quanto mais distante eles ficavam de Jerusalém, mais Jesus ficava apenas em sua memória. Nesse momento Jesus os encontra no caminho, parte o pão com eles, aviva a vocação deles e pede “VOLTEM PARA JERUSALÉM”. É em Jerusalém o lugar de dar a vida.

Para o Deus da bíblia ainda ter poder sobre mim, de me curar, me libertar, me salvar, eu preciso acreditar que cada uma daquelas histórias ali narradas são VIDA e se atualizam na minha VIDA. Que eu sou a Madalena de hoje, que eu sou o discípulo de Emaús que estava deixando Cristo somente na memória.

Se você deseja contribuir com as obras de evangelização de nossa comunidade, seja amigo de nossa obra.

 

Leia mais:

Agarrar a permanência, é agarrar a cruz

 

O post Se for apenas uma história, não vale a pena dar a vida! apareceu primeiro em Blog.

]]>
E se você perdesse os seus dons? https://blog.cristolibertador.com/e-se-voce-perdesse-os-seus-dons/ Fri, 04 Feb 2022 14:48:08 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/e-se-voce-perdesse-os-seus-dons/ E aí? Você já se perguntou sobre isso? Se perdesse os seus dons, o que ainda faria? Recentemente assisti a mais nova animação da Disney, o filme Encanto. Se você ainda não viu, já aviso que esse texto contém spoilers! O filme conta a história da Família Madrigal, uma família que em todo nascimento de […]

O post E se você perdesse os seus dons? apareceu primeiro em Blog.

]]>
E aí? Você já se perguntou sobre isso? Se perdesse os seus dons, o que ainda faria?

Recentemente assisti a mais nova animação da Disney, o filme Encanto. Se você ainda não viu, já aviso que esse texto contém spoilers!

O filme conta a história da Família Madrigal, uma família que em todo nascimento de um novo membro cada um recebe um tipo de dom especial. Ali cada um possui o seu, menos Maribel, a protagonista do filme. Na sua cerimônia ela não recebe nenhum dom e ao longo do seu crescimento teve que conviver com os olhares e indiferenças alheias e ainda com seus questionamentos internos.

O filme trás consigo uma história muito bonita, de perdão, autoconhecimento, persistência e muitas outras virtudes que em sua história podemos encontrar.

 

O que você é sem os seus dons?

Quando assisti esse filme pela primeira vez, confesso que me questionei sobre o que eu seria se não tivesse mais os meus dons, se meus talentos perdessem sua cor e força o que eu ainda faria.

Numa determinada parte do filme, a vela vai perdendo seu encanto e consequentemente os personagens vão perdendo seus dons, em todos vemos um grande conflito iniciado ali, como receberam esses dons ainda crianças as suas vidas foram moldadas por meio deles, e sem eles já não sabiam para onde ir ou o que fazer…

“Para onde irei, se só tu tens palavras de vida eterna.” João 6, 68

 

Ainda existe vida

A grande questão e certeza que ficou em meu coração é que sim, existe vida além dos nossos dons. Na verdade, Deus nos concede dons e graças específicas para que possamos louvar e engrandecer seu santo nome.

Mas, Deus não nos prometeu que esses dons seriam eternos. Nem a nossa vida corpórea é!

Há algumas pessoas que já nascem inclinadas para talentos muito específicos, ou desde a tenra infância já são estimuladas e que grande graça! Há outras, que Deus concede dons para um tempo específico, para isso basta ter disponibilidade! Como Maria dizer sim a vontade de Deus!

 

Nossos dons curam-nos

Há algo que sempre digo aos meus irmãos que acompanho no ministério de música, os nossos dons são instrumento de cura e libertação, servem também para nos curar! Se não temos o coração disponível para sermos instrumentos e assim recebermos a cura também para nós, através das nossos vozes, instrumentos e ministrações. Essa cura não chegará ao outro!

Partilho um testemunho com vocês que muitos já conhecem, eu não queria ser ministra de música, muito menos coordenar este ministério. Eu não sabia absolutamente NADA sobre música, não nasci com este dom! Mas num tempo específico, Deus me concedeu, eu disse sim mesmo sem saber onde essas águas me levariam, mas me deixei ser conduzida. Foi fácil? Ainda não é, existes seus grandes desafios diários. Mas hoje posso dizer o quanto este dom me curou, me ajudou a sair de mim mesma, a me colocar a disposição, a me despir das minhas máscaras. A vencer as minhas ansiedades e medos! É uma luta constante! Mas hoje vejo que ainda não sou o que Deus deseja que eu seja, mas já sou muito melhor do que quando Ele me chamou.

 

Viva!

Viva essa vida corrida, olhe para os seus dons e os ofereça sempre a Deus. Todos são Dele, nós só recebemos como empréstimo!

Viva na máxima potência e desejo a vontade que Deus já te revelou. E se um dia Ele pedir seus dons de volta, dê com alegria!

Ele não te ama ou te chama por aquilo que você faz, mas sim por aquilo que és!

 

O post E se você perdesse os seus dons? apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Amor Maior – Doação https://blog.cristolibertador.com/o-amor-maior-doacao/ Tue, 07 Dec 2021 16:00:35 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/o-amor-maior-doacao/ Inúmeras pessoas passam pela nossa vida, algumas marcam, outras fazem o favor de sair de nosso círculo de relacionamentos. Mas há aquelas que nos deparamos, nos relacionamos e se tornam grandes amizades com as quais temos o prazer de partilharmos a vida em sua totalidade, em conversas, carinho, escuta, missão e amor.   Se você […]

O post O Amor Maior – Doação apareceu primeiro em Blog.

]]>
Inúmeras pessoas passam pela nossa vida, algumas marcam, outras fazem o favor de sair de nosso círculo de relacionamentos. Mas há aquelas que nos deparamos, nos relacionamos e se tornam grandes amizades com as quais temos o prazer de partilharmos a vida em sua totalidade, em conversas, carinho, escuta, missão e amor.

 

Se você não assistiu Ultimato (está mais que atrasado) pare de ler agora! Mas se sim, vamos recordar uma das cenas mais lindas do filme, a épica batalha de Natasha (Viúva Negra) e Clint (Gavião Arqueiro). Amigos, irmãos!

 

Escolher quem deve morrer!

Para salvar o mundo, e todas as almas do universo, ambos saem na jornada de impedir o grande vilão de recuperar a joia da alma, Thanos, que daria a este o poder de acabar com tudo em um simples estalar de dedos.

Mas para que isso não aconteça eles devem impedir que essa joia chegue até as mãos do vilão novamente. Mas há um preço, uma vida. Para ganhar, alguém deve perder a vida.

Não sei se era a intenção do autor, mas com certeza meus irmãos isso é bíblico.

“Pois aquele que quiser salvar sua vida, a perderá, mas o que perder sua vida por causa de mim, a encontrará” (Mt 16, 25).

Clint e Natasha discutem o porquê devem dar, a partir da elevação da vida do outro, abrem mão de sonhos, Clint de sua família, Natasha de possibilidades, e por fim de suas vidas.

Ambos apresentam, como desculpa, os feitos do passado. As pessoas que eles tinham matado, quem eles tinham salvo, em quem eles tinham se transformado. Por fim, eles não se julgam. Não condenam um ao outro pelo que tinham feito, apenas encontram segurança e é isso que somos chamados a viver.

 

Sacrifício do que nos é mais caro

A regra é bem clara, uma alma por uma alma. Não era agora, o fato de simplesmente matar o amigo para salvação de todas as almas terrenas, teriam que aguentar o peso para o resto de suas vidas.

O amor nos leva a entrega, a uma doação sublime. Uma amizade somente é legítima e válida quando existe partilha de tudo aquilo que se é. Natasha morre, e leva consigo o esvaziamento de si. O sacrifício se não é caro se não nos custa o que ama, não é doação, não gera conversão.

Muito longe de ser suicídio ou algo do tipo, eles lutam pela vida. Já não pela própria, mas um pelo outro. No final, quando eles estão no penhasco segurados por uma cordinha e Natasha está prestes a cair. Ela fala pro Clint: “É a minha hora, estou tranquila.”

Existe paz, serenidade, simplicidade de quem sabe pelo que se sacrifica. Não significa que não existiu sofrimento, mas quem ama experimenta aquela máxima do apóstolo Paulo: “O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor jamais passará” (1Cor 13, 7).

 

Temos O propósito verdadeiro

Doe-se, sacrifique-se.

Natasha e Clint tinham um propósito, nós como pessoas normais e fora das telinhas, temos a Ele o verdadeiro Cordeiro Imolado como nosso guia e sentido de vida, esse deve ser o nosso elo. Aquele que nos liga a outra pessoa, ao desejo de santidade para a vida do outro.

Por mais que seja um filme, as vezes na vida real nos falta a coragem deles. Falta o desejo, o ânimo de se entregar como Cristo se entregou.

Não fiquemos, meus irmãos, presos a nós mesmos. As nossas preferências, gostos, opiniões. Se mal conseguimos nos doar por aqueles que temos empatia e amor, quem dirá pelos nossos inimigos?

Que Jesus nos dê a agradeça de doar nosso tempo, nossa paciência, nossas misérias e conquistas para que cheguemos ao ápice do amor. A entrega livre da própria vida!

 

LEIA MAIS:

 

O Homem e o lobo

A Cruz, símbolo de alegria!

 

 

O post O Amor Maior – Doação apareceu primeiro em Blog.

]]>
A Cruz, símbolo de alegria! https://blog.cristolibertador.com/a-cruz-simbolo-de-alegria/ Thu, 01 Apr 2021 16:07:50 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/a-cruz-simbolo-de-alegria/ “A Cruz, o poema predileto da humanidade, é o símbolo que se encontra ainda nos lares, em milhares de corações e em todos os túmulos; a Cruz é o alívio do desventurado, a esperança do moribundo. Na alegria ela enternece; na tristeza ela consola; até mesmo no cemitério, nas sombras da morte, a Cruz é […]

O post A Cruz, símbolo de alegria! apareceu primeiro em Blog.

]]>

“A Cruz, o poema predileto da humanidade, é o símbolo que se encontra ainda nos lares, em milhares de corações e em todos os túmulos; a Cruz é o alívio do desventurado, a esperança do moribundo. Na alegria ela enternece; na tristeza ela consola; até mesmo no cemitério, nas sombras da morte, a Cruz é um penhor de vida!” (p.7)

 

Meus irmãos fui impactado pelo livreto “A Paixão”, escrito por padre Júlio Maria, C. SS. R. Ele nos traz uma belíssima reflexão sobre a Cruz de Cristo ser o símbolo máximo de expressão de alegria e felicidade, não apenas para os cristãos, mas até mesmo para aqueles que não creem no Senhor Jesus.

 

Dor, caminho que conduz à felicidade


Nesta quaresma em meio ao ano de São José, e com esta pandemia em curso, nos privando da presencialidade nas celebrações litúrgicas da semana Santa, pelo segundo ano consecutivo, fui alcançado por esta verdade constrangedora, a Cruz é sinal de suplício e humilhação, só que de maneira secundária. Primeiramente, sendo expressão de conquista da vida eterna que nos é oferecida gratuitamente, ela é sinal de alegria.

Nos ensina o padre Júlio, que a humanidade busca felicidade por primeiro e só a encontra na Cruz. Não tem jeito. Isso eu já sabia, e inclusive vivia, mas daí a racionalmente perceber que há uma alegria pulsante na Cruz, confesso que fiquei extasiado.


Explica o padre:

“A Cruz é obra prima da alegria, porque ela é obra de Deus, e Deus é alegria infinita; e compreende mal a criação, mesmo depois da queda primitiva, quem supõe que a dor representa nas obras de Deus mais que um papel secundário. No mundo físico não é a dor que prepondera: ninguém pode descrever o número, a grandeza e magnificência de suas alegrias, que envolvem o globo.

No mundo moral, sem dúvida, existe a dor; mas ela procede da prevaricação do Homem, e não de Deus, cuja bondade apoderou-se dela, transfigurou-a, e de tal sorte transformou-a, que a dor tornou-se para o homem, na condição em que ficou colocada depois da queda, uma condição da alegria” (p.7-8).

 

A Santa da alegria

Se não ficou claro para ti após tão bela explicação, que a dor é o caminho estreito que conduz a alegria Suprema, e não fim em si mesma, como muitos hereges nos acusam de crer, te convido a assistir o filme da vida de Santa Bakhita. Se prepare, é extasiante, e extremamente constrangedor.

“Bakhita”, que significa “afortunada”, “sortuda” ou “bem-aventurada”, nome que não lhe foi dado ao nascer, mas lhe foi atribuído pelos raptores. Foi capturada e vendida por mercadores de escravos negros no mercado de El Obeid e de Cartum ao cônsul da Itália no Sudão, D. Calixto Legnani, que logo lhe deu uma carta de liberdade. No período de escravidão, Bakhita sofreu as humilhações, sofrimento físico, psicológico e moral dos escravos. Passou pela pandemia de varíola de sua época e enfrentou muitos, mas muitos dessabores, para ser bem brando.

 

Um olhar atento, percebe a alegria


Um olhar comum e desatento pode parar na dor e sofrimento da vida desta Santa, porém um olhar de discípulo, atento, percebe a alegria continua e inabalável expressa em sua face ao longo de cada transtorno e privação que lhe é imposta pela vida e por seus algozes.

A Santa sudanesa sofre com alegria. Sem ser catequizada em sua infância, já adulta ela se torna íntima de Deus graças à sua simplicidade, fecundidade e constante contrição, e consegue traduzir com sua vida o que é imitar a Cristo em sua dolorosa Paixão.

 

Abrace sua cruz com alegria


Não vou ficar contando o filme, espero que assista e mais pra frente faremos outro texto para o Eu Sou Cultura só falando deste filme, todavia quero frisar que em Bakhita vemos de fato cada uma das bem-aventuranças realizadas. Uma vida de mártir que em nada perde para os mais renomados Santos e seus martírios cruentos.

Cristo antes de carregar sua Cruz, abraça-a. E a transporta até o Calvário com dor e sofrimento, mas com muita alegria. Ele não murmura, não reclama, não retrocede, não se arrepende, Ele é feliz por estar realizando a vontade do Pai.

Recordo-me da frase do Papa Francisco – “onde estão os consagrados, há alegria”, e um consagrado é aquele que possui um coração crucificado, dilacerado de amor por Deus e pelos irmãos. Se não é assim, não há União com Cristo e, portanto, somente farsa e infelicidade.

 

Onde está a alegria na Paixão de Cristo?

Onde e como enxergar a alegria de Cristo em uma existência tão dolorida e ultrajada? O padre Júlio nos lembra brilhantemente, que apesar de sofrer desde seu primeiro vagido quando nasceu, até seu último suspiro na Cruz, Cristo, o Verbo, a Palavra do Pai era a alegria do Pai encarnada.

Por Ele e para Ele foram feitas todas as coisas, e como não haveria de se alegrar ao contemplar de dentro sua própria criação? Ou como não se alegraria o Autor do universo, ao realizar a salvação de sua obra prima. Pergunte a um pintor o que ele sente ao poder recuperar uma obra sua que fora danificada. Alegria. Prazer. Êxtase.

Assim foi Cristo, Maria Santíssima, Bakhita, assim devemos ser cada um de nós, que possamos abraçar nossas cruzes diárias com Alegria para sermos como a Santa Negra do Sudão, e assim seremos outros Cristos, verdadeiros consagrados. Bom tríduo pascal, e uma santa e alegre Páscoa!

 

Leia mais: 

Pecou, é escravo!

O trabalho dignifica o homem

O post A Cruz, símbolo de alegria! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Decolar para a Santidade https://blog.cristolibertador.com/decolar-para-a-santidade/ Mon, 29 Mar 2021 17:18:19 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/decolar-para-a-santidade/ Fala meu povo, bora decolar para santidade? Recentemente eu assisti uma entrevista do Rodolfo Abrandes e ele contou uma pequena história para explicar como que se deu a sua conversão, e a história foi a seguinte, “Imagina que você é um foguete muito grande apontado para o céu, mas sem combustível e você só sonha […]

O post Decolar para a Santidade apareceu primeiro em Blog.

]]>
Fala meu povo, bora decolar para santidade?

Recentemente eu assisti uma entrevista do Rodolfo Abrandes e ele contou uma pequena história para explicar como que se deu a sua conversão, e a história foi a seguinte, “Imagina que você é um foguete muito grande apontado para o céu, mas sem combustível e você só sonha com aquele lugar e não ver forma alguma de sair, porque a lei da gravidade opera sobre você, de repente aparece Jesus e diz vem, esse vem significa tem combustível agora no seu foguete, o meu sim é ligar o motor para fazer esse foguete subir, ou seja, eu preciso usar toda a força para me livrar da lei da gravidade daquilo que me prendia onde eu estava”.

De fato, uma ótima ilustração para descrever a sua conversão, e essa história ficou inquieta por muitos dias no meu coração e então comecei a refletir e rezar com essa ilustração. E me deparei com as inúmeras vezes o Senhor nos concede essa graça esse “combustível” para o nosso foguete decolar, porém nós mudamos o plano original de Deus que nos fez apontado para o céu, modificando a sua direção para as pessoas, para os bens materiais, para o dinheiro etc.

Já parou para imaginar de que uma força desgovernada é a certeza de uma desgraça?!

 

Potencialidade, nosso anseio pela felicidade se dará através da santidade

Assim como um foguete nós temos uma potencialidade interior muito grande, quando o Senhor soprou sobre as nossas narinas o sopro da vida e nos criou a sua imagem e semelhança (Gn 1, 26-27) Ele nos concedeu um vigor e uma força interior para nos unirmos a Ele. Mas se formos continuar a leitura do livro de gêneses logo vamos ver que o pecado original entrou no mundo para adulterar o destino da vida do homem. Todo foguete tem o seu destino, então se o destino do foguete é lua logo o foguete precisa estar apontado em direção da lua.

Para onde a sua vida está apontada hoje? Será que é para uma vida de corrupção? uma vida imersa no sexo desregrado, na impureza, Será que é para a conquista das virtudes?

Eis o tempo propicio para fazermos uma exame de consciência completo e responder essas perguntas, trazendo para a ilustração do foguete, a quaresma é o tempo de manutenção do foguete, o tempo que você vai tirar os amaçados da lataria que os pecados veniais causaram em ti e trocar as peças que o pecado mortal quebrou.

Tudo isso porque você decidiu em direcionar essa potencialidade toda de querer ser feliz para as pessoas, para os bens e para o pecado.

Só seremos plenamente felizes quando soubermos usar dessa potencialidade toda e desse vigor interior para buscar a santidade, é apontando o nosso foguete para o céu que seremos santos, é vivendo o sursum corda (corações ao alto) diário que seremos santos, e lutando contra nossas contrariedades e pecados que seremos santos, e buscando conquistar e aperfeiçoar as virtudes que seremos santos, é mortificando nossas vontades e paixões que seremos santos, é servindo e amando os nossos irmãos que seremos santos.

 

Graça o combustível para a santidade 

“Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder. Por conseguinte, como todo ânimo prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que repouse em mim a força de Cristo. Por isto, me comprazo nas fraquezas, nos opróbrios, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por causa de Cristo. Pois quando sou fraco, então é que sou forte”. (2 Cor. 12, 9-10)

Vivemos em tempos que os cristãos esquecerem o sentido do sofrimento, ninguém quer ficar por baixo, ninguém quer sofrer, buscamos a todo o tempo uma vida ascendente e esquecemos que o caminho que Cristo trilhou nessa terra foi descendente e porque se somos seguidores d´Ele, insistimos em buscar um final diferente do da Cruz?

A graça é o combustível para o nosso foguete, um dia eu escutei uma definição muito boa sobre a graça que dizia que tudo aquilo que temos de bom em nós é graça de Deus e tudo aquilo que temos de ruim é mérito nosso.

“Chamado à bem-aventurança, mas ferido pelo pecado, o homem tem necessidade da salvação de Deus. O auxílio divino é-lhe dado em Cristo, pela lei que o dirige e na graça que o ampara”. (CIC – parágrafo 1949)

Não sei se você sabe mais para o foguete decolar e chegar até a lua precisa de MUITO combustível e em nossa busca para a santidade não é diferente, precisamos de muita graça de Deus.

Viver em estado de graça é viver uma amizade para com Deus, é aquele que corre do pecado mortal e luta constantemente para evitar o pecado venial.

 

Basta uma decisão para eu decolar para a santidade

Não nos vai faltar bondade de Deus, não nos vai faltar da sua graça, porém como minha mãe costuma dizer “Deus quer, mas você precisa fazer sua parte”, ou seja, Deus quer que nós sejamos santos, mas precisamos nos decidir por Cristo e para de brincar de pega-pega com o pecado.

O Foguete não consegue decolar se você não virar a chave, a chave aqui representa a sua decisão, e assim como a misericórdia do Senhor que se renova toda as manhãs a nossa decisão também, por isso precisamos buscar a fidelidade, ser fiel a Cristo é buscar viver uma constante decisão repedidas vezes.

 

LEIA MAIS:

 

O sacrifício oportuno nesse tempo

A morte que gera vida

acesse: cristolibertador.com

O post Decolar para a Santidade apareceu primeiro em Blog.

]]>