Arquivo de Igreja - Blog https://blog.cristolibertador.com/igreja/ Comunidade de Aliança Cristo Libertador Fri, 26 Apr 2024 17:18:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://blog.cristolibertador.com/2023/wp-content/uploads/2023/03/favicon.png Arquivo de Igreja - Blog https://blog.cristolibertador.com/igreja/ 32 32 O PRELÚDIO DA CRUZ https://blog.cristolibertador.com/o-preludio-da-cruz/ https://blog.cristolibertador.com/o-preludio-da-cruz/#respond Fri, 26 Apr 2024 17:18:19 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3445 “Todo aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Lc 9,62 Nos últimos meses este grande prelúdio da cruz tem acompanhado as minhas orações. E para quem ainda não sabe ou não se lembra a palavra “prelúdio” tem como significado “o primeiro passo para […]

O post O PRELÚDIO DA CRUZ apareceu primeiro em Blog.

]]>
“Todo aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Lc 9,62

Nos últimos meses este grande prelúdio da cruz tem acompanhado as minhas orações. E para quem ainda não sabe ou não se lembra a palavra “prelúdio” tem como significado “o primeiro passo para determinado desfecho”.

De fato, olho para os “prelúdios” anunciados por Deus como uma grande graça, é como ver a pequena nuvem e através dela ver o sinal do que está por vir. Os prelúdios são como uma suave voz que ecoa dizendo “Ele vem!”.

 

DÁ-ME OLHOS PARA VER

As escrituras explicam exatamente como um fiel a Deus pode e deve ouvi-lo. E na verdade, você pode iniciar essa leitura e terminá-la dizendo “eu não vejo nada disso”, porém a pergunta que já te antecipo é: Onde você está? Um discípulo que está em comunhão com seu carisma e sua missão se antecipa e se atenta aos sinais de Deus.

Se as distrações têm roubado de ti a sensibilidade espiritual do tempo presente é hora de redobrar a atenção e pedir o auxílio ao Espírito Santo de Deus. A cruz física em si, comunica diversas coisas e dentre elas algumas percepções totalmente pessoais, afinal cada um aqui possui a sua própria cruz e sabe o que tem feito ou não para carregá-la.

 

ANO DA CRUZ

Comunitariamente temos nos aproximado do ano dedicado ao Deus filho e como um prelúdio já anunciado, a cruz será a nossa resposta, o nosso caminho e certamente o nosso consolo. Sem ela, não conseguiremos assumir a totalidade da vontade de Deus para nós neste próximo ano.

Portanto, entendamos de uma vez por todas que nossas cruzes deverão ser carregadas, expostas e erguidas como um grande sinal da nossa libertação. Como o Cristo, abraçar a cruz e beijá-la é corresponder ao mover de Deus dizendo: “eu estou aqui, vi os teus sinais e correspondo a ti com a minha oferta.”

Em minhas orações, a palavra de Deus tem sido clara e ressoada em alto e bom tom: “Quem não subir para o calvário, INFELIZMENTE ficará igual aos discípulos medrosos e fariseus acusadores, ambos se escondem e se afundam em sua própria inferioridade. E uma vez que a Cruz é erguida e exposta, não dá para pregar outro crucificado nela!”

 

AFUNDADOS NO DESPRAZER

O tempo de Deus não é hoje, é AGORA! Ouço e entendo essas palavras de Deus como um grande prelúdio de urgência. Afinal, por anos comungamos deste carisma e se ele foi instrumento de libertação na vida de tantas pessoas, porque não seria na nossa?

Talvez, a grande resposta para isso seja a sua vontade, se você não quer ser livre, infelizmente não há o que o carisma possa fazer, você já deu a sentença e o Senhor não ferirá a sua liberdade.

Porém, o preço a se pagar por escolher ser escravo é viver afundado em sua própria escravidão, inveja e desprazer. Eu olho a vida pela janela e me afundo no desgosto em ver as cruzes dos meus irmãos sendo erguidas como um grande sinal de libertação e vida, enquanto a minha esmaga a mim mesmo. Que vida penosa!

 

EVANGELHO DE FARISEUS

Como uma resposta de libertação, que não mais escolhemos viver um evangelho de fariseus, que a todo custo prioriza seu próprio umbigo como senhor e deus salvador.

Um fariseu cria raízes para si, um apóstolo, discípulo e evangelista cria raízes no céu, para que seus frutos recaiam sobre a humanidade. Uma árvore invertida, os frutos não caem e morrem em sua própria terra e raiz, mas quando maduros os frutos caem e alimentam uma nação por toda a eternidade.

Pois esses são frutos de sabedoria e os frutos da sabedoria são eternos, nada se esgota diante dela e ninguém cresce mais do que ela. Pois a sabedoria finca suas raízes no céu e Deus derrama as suas palavras conforme quer, como quer e para quem quiser.

Porque não ouço? Porque não vejo? E como não comungo? Talvez as minhas raízes estejam fincadas demais na terra do meu egoísmo, e como um fariseu os meus braços só se erguem para mim mesmo!

Que não vivamos mais como um fariseu! A sabedoria salva, que possamos ser salvos e livres por ela! Dá-me olhos, ouvidos e sentidos atentos, para que mesmo que ela passe como uma leve brisa eu possa agarrar até que em mim ela tudo converta.

Deixar de ser fariseu para ser um apóstolo! Sem romantismo e mais verdade!

Diante das durezas e securas, que a minha confiança em Ti jorre água até mesmo das pedras, para que somente em ti eu possa me alimentar e erguer bem alto a minha cruz, o meu sinal de libertação e vida!

O post O PRELÚDIO DA CRUZ apareceu primeiro em Blog.

]]>
https://blog.cristolibertador.com/o-preludio-da-cruz/feed/ 0
O Paradoxo entre a Viúva e Elias https://blog.cristolibertador.com/o-paradoxo-entre-a-viuva-e-elias/ Sun, 10 Mar 2024 00:29:13 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3410 Gostaria de partilhar com vocês, meus irmãos, alguns pontos que meditei a respeito dessa passagem e do tempo litúrgico que estamos vivendo: a Quaresma. Tenho o costume de sempre perguntar ao Senhor, em qual parte do ciclo de Elias que estou vivendo no momento, pois como nosso modelo carismático, estamos cansados de saber que encontramos […]

O post O Paradoxo entre a Viúva e Elias apareceu primeiro em Blog.

]]>
Gostaria de partilhar com vocês, meus irmãos, alguns pontos que meditei a respeito dessa passagem e do tempo litúrgico que estamos vivendo: a Quaresma. Tenho o costume de sempre perguntar ao Senhor, em qual parte do ciclo de Elias que estou vivendo no momento, pois como nosso modelo carismático, estamos cansados de saber que encontramos muitas respostas em sua vida.

 

“Então a palavra de Iahweh lhe foi dirigida nestes termos: Levanta-te e vai a Sarepta, que pertence a Sidônia e lá habitarás. Eis que ordenei lá, a uma viúva, que te dê o sustento.”

 

Elias caminha rumo ao seu IDE, o Senhor ordenou e ele prontamente seguiu suas ordens. Após a torrente secar no Carit, imagino que não deve ter sido uma viagem fácil, tendo em vista a fome, a sede e o cansaço. No entanto, acredito que existia uma firme esperança em seu coração: o sustento estará lá, pois Iahweh prometeu.

 

Somos a Viúva

“Respondeu ela: Pela vida de Iahweh, teu Deus, não tenho pão cozido, tenho apenas um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Estou ajuntando uns gravetos, vou preparar esse resto para mim e meu filho, nós o comeremos e depois esperaremos a morte.”

 

Do outro lado, encontramos uma viúva desesperançosa, prestes a passar fome e com um filho para sustentar. Aqui trago para a minha vida, me coloco no lugar dessa mulher. Em quantas situações estamos juntando os gravetinhos, contando as moedas.

 

Morrendo de medo do novo, da mudança de casa, das novas missões, novas pessoas, conversões urgentes ou novas realidades que parecem se impor em nossas vidas de imediato, não sabemos de onde sairá a providência física e espiritual para suprir todas as necessidades. .

 

Estamos como ela, trabalhando, mas já conformados com a morte que nos espera. De fato, o sentimento dessa viúva é de total desesperança no futuro, na mudança, de que as coisas se ajeitem e deem certos aos poucos. Um coração completamente desamparado pela providência e desconfiado ao extremo, em minha última confissão o padre me exortava exatamente sobre isso.

 

A Diferença do Profeta para a Viúva

Partilhava com uma amiga, que estava vivendo esse momento do ciclo, ao mesmo tempo que era a viúva, me via como Elias: que indo atrás do sustento, se encontra com maior escassez. A farinha e o azeite acabando, com uma criança para ser sustentada.

 

No entanto, a postura de um profeta é diferente, pois Elias fez parte da “discussão das entranhas” do próprio Deus, ele sabia dos planos do Senhor e portanto, se existia uma ordem clara, ela iria se cumprir independente das circunstâncias. Diante da escassez, a postura do profeta é de confiança na Providência, sempre!

 

Em algum grau, tenho vivido essa experiência. No deserto da quaresma, são essas duas posturas que tenho transitado, para além disso, fazendo “provas finais” de confiança. Confiar que nada irá me faltar, materialmente falando, confiar que terei as palavras certas para dizer na missão, a sensibilidade para tocar os outros e o equilíbrio para cumprir todas as minhas obrigações com alegria.

 

“Profetinha” ou Viúva?

Qual é o novo que Deus te chamou a confiar novamente? Qual face da providência você precisa se lançar de uma vez? Tem sido mais viúva ou Elias? São algumas perguntas que fiz, e que me ajudam nas minhas práticas quaresmais. Pois, no final, a vasilha de farinha não se esvaziou e o azeite não acabou, mas superabundou a graça de Deus!

 

Até mesmo quando a viúva culpa Elias pela morte do filho, a confiança do profeta permanece firme no Deus de Israel. No Deus que ressuscita morto, cura cego e surdo, liberta de demônios, faz o mar abrir e cair o maná do céu. Esse é o Deus de Elias, é por isso que ele não se abala, mas simplesmente confia.

 

Que nesta quaresma, Deus nos dê a graça de extirpar qualquer desconfiança em relação aos movimentos que Ele mesmo realiza em nossa vida, e nos dê a serenidade e confiança de espírito!

O post O Paradoxo entre a Viúva e Elias apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Meu Carisma é Verdadeiro! https://blog.cristolibertador.com/o-meu-carisma-e-verdadeiro/ Tue, 23 Jan 2024 14:18:05 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3366 Na última semana, celebramos o batismo de uma das filhas de nossa comunidade, Olívia Camargo, nascida na Inglaterra, local de nossa casa fora do país. Filha mais nova dos discípulos Gracielli e Lucas.  Depois de uma reversão de vasectomia, a fertilidade voltou a brotar. Lembro-me perfeitamente do dia que eles anunciaram a gravidez, eu estava […]

O post O Meu Carisma é Verdadeiro! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Na última semana, celebramos o batismo de uma das filhas de nossa comunidade, Olívia Camargo, nascida na Inglaterra, local de nossa casa fora do país. Filha mais nova dos discípulos Gracielli e Lucas. 

Depois de uma reversão de vasectomia, a fertilidade voltou a brotar. Lembro-me perfeitamente do dia que eles anunciaram a gravidez, eu estava na capela em nosso sítio e quando li, comecei a chorar de alegria. Lembrei de várias vezes que brincávamos lá, imaginando de como seria uma menininha naquela família.

Com certeza, contemplar as duas gestações das nossas irmãs da célula, uma eu estando lá e da outra, acompanhando daqui, foi uma alegria sem igual. Rezei muito e ainda rezo, para que a fecundidade espiritual e biológica brote naquela célula, e creio que ainda contemplaremos a espiritual em sua máxima potência, e nos alegraremos igualmente. 

 

Ele é Libertador

Bom, se não fosse este carisma, é muito provável que não teríamos uma Olívia para chamarmos hoje, tendo em vista que, a orientação carismática foi de completa abertura à vida. Portanto, se você ainda tinha dúvidas da autenticidade deste carisma, ela cessa agora. 

O carisma Cristo Libertador é tão autêntico, pois antes mesmo de eu ser capaz de compreender este chamado, ele me libertou. Sabemos do carisma, porque sentimos o seu poder sobre nós, influenciando todas as áreas de nossa vida e eu não tenho dúvidas da existência dele, pois fui liberta. 

Vejam, não foi porque me contaram, não foi somente os outros que me disseram que era um carisma poderoso. Não foi a multidão que me alertou, não foi meu fundador ou meus formadores, foi a experiência real e palpável da ação deste carisma. 

 

Ele muda vidas! 

É por isso que, quando partilho com os irmãos vocacionados, eu sempre aconselho: primeiro, faça a experiência de libertação através do carisma, depois você descobre o resto. Pois, o carisma primeiro serve para me santificar, me libertar, me transformar e assim, depois os outros poderão beber da mesma graça. 

Um carisma, é um dom poderoso do Espírito Santo, portanto é capaz de transformar grandes pecadores públicos em consagrados, hipócritas em pessoas verdadeiras, Acab’s em homens e Jezabeis em mulheres. Não tenha nada que o carisma não toque, e se bem desejarmos e lutarmos, seremos grandes santos. 

Precisamos constantemente ser confrontados com qual escravidão seremos libertos neste tempo, qual parcela de liberdade que o Espírito deseja me dar agora? Ai de nós se acharmos que não precisamos de libertação e conversão, não faz nenhum sentido tal pensamento, pois o carisma continua desejoso por nos conceder a vontade de Deus. 

 

Antes de existir…

Antes mesmo de ser concebida, o Senhor me deu a  graça de portar o carisma Cristo Libertador. Só por esse fato, deveríamos ser as pessoas mais felizes do mundo. O Senhor olhou com predileção para este povo, tão indigno e soberbo. 

Olhou para nós com Seus olhos de amor, e através do carisma, superabundou a vida em nosso meio, nos converteu, nos mudou de emprego, de casa, de país, nos deu filhos, recolheu alguns, formou e reconstruiu famílias, destruiu vícios, mudou jeitos, curou doenças e nos deu um sentido de vida. 

Uma gratidão eterna pela Tua bondade, Jesus. Por nos agraciar com este carisma!

O post O Meu Carisma é Verdadeiro! apareceu primeiro em Blog.

]]>
O perigo do relativismo dentro do seio comunitário https://blog.cristolibertador.com/o-perigo-do-relativismo-dentro-do-seio-comunitario/ Mon, 15 Jan 2024 23:23:48 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3361 Primeiro, devemos compreender o conceito desta palavra que muitas vezes não falamos, mas que, por entrelinhas e de forma sútil estão adentrando em nossos corações e nos tirando o bem mais precioso que temos: O Carisma! Vamos ao conceito de relativismo. “O relativismo é uma corrente filosófica que afirma que as verdades e valores morais […]

O post O perigo do relativismo dentro do seio comunitário apareceu primeiro em Blog.

]]>
Primeiro, devemos compreender o conceito desta palavra que muitas vezes não falamos, mas que, por entrelinhas e de forma sútil estão adentrando em nossos corações e nos tirando o bem mais precioso que temos: O Carisma!

Vamos ao conceito de relativismo.

“O relativismo é uma corrente filosófica que afirma que as verdades e valores morais são relativos aos contextos históricos, culturais e sociais em que são produzidos”

Em outras palavras, não existe uma verdade ou valor moral e/ou espiritual absoluto e universal. Bom, aqui já resume bem o significado desta palavra e o “mal” disfarçado de bem que ela produz em nós.

Onde cada um tem a sua verdade e segue o que seu “coração” deseja, que muitas vezes é o caminho mais fácil e mais cômodo. Isto é um grande perigo dentro do corpo comunitário e se não tivermos nosso olhar fixo e obediente ao nosso Carisma, facilmente seremos carregados por esta onda relativista.

 

O que é um Carisma?

Origem a partir do grego khárisma, que significa “graça” ou “favor”.

“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia” (Jr 1,5).

Deus criou, cuidou, dirigiu cada um de nós para que um dia pudéssemos encontrar, reconhecer e viver a graça de pertencer a um carisma, esta graça é indizível, incomparável, extraordinária.

“Antes do teu nascimento eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações”. (Jr 1,5)

Maria Francisca, fundadora da comunidade Oásis já falou algumas vezes: “Não existiríamos se não fossemos deste carisma; é em vista do carisma, para o carisma e pelo carisma, que Deus criou cada membro de uma Nova Fundação. Deus fez o homem para a Igreja!”

 

Somos este povo!

Para nós membros deste Carisma não deve existir outra verdade a não ser aquela que brota do coração do Cristo Libertador.

Aqui,  deixo alguns questionamentos importantes, cujo o Senhor fez  a mim enquanto rezava por nós. Te convido a refletir comigo.

Como está a minha relação com o Carisma? Estou permitindo ser moldado pelo carisma através da vida do fundador e formador? Aceitando e obedecendo suas orientações como voz de Deus para a minha vida? Ou sou alguém que ouve, mas, que, as ações e pensamentos continuam irredutíveis e sigo fazendo tudo do meu jeito?’ Fico sempre julgando as atitudes e escolhas dos meus irmãos ou invejando seus dons e talentos?

 

O que de fato faço aqui? O que estou buscando? Desejo realmente pagar o preço do seguimento da vida consagrada através deste Carisma

Sabe meus irmãos, sei muito bem a dificuldade que é para cada um dentro da sua particularidade responder ao chamado. Exige de nós muito esforço, sacrifício e renuncias.

Por diversas vezes a vida nos leva por caminhos dolorosos que machuca nossos corações, esfriando nossa fé, nossas certezas. Mas, apesar de tudo, não podemos deixar de olhar para quem nos chamou.

 

 

Não seguimos um Deus de mentiras e muito menos relativista

A liberdade que este Carisma nos trás deve nos levar a escolher pela Verdade, pela radicalidade do evangelho.

Somos tão ruins, que o Espírito Santo nos uniu desde a eternidade como comunidade para nos ensinar o quanto precisamos do Carisma Cristo Libertador para sermos felizes e santos.

Quantos e quantos testemunhos temos em nosso meio da ação concreta e palpável de homens e mulheres que permitiram ser moldados pela força do carisma?

Não podemos ser ingratos ao ponto de hoje escolhermos viver do nosso jeito, como se nada tivesse acontecido em nossas vidas.

 

O sofrimento nos leva para a Verdade

Voltemos nosso olhar para a Cruz do Senhor, foi pela via do sofrimento e da obediência que Ele chegou a ressurreição.

Viva suas lutas e louvado seja Deus por cada uma delas, pois, é assim que Jesus trata seus amigos, permitindo que façamos o mesmo caminho que Ele mesmo o fez.

Agarre sua Cruz com força e determinação, na certeza que ela vai sempre te levar para a verdade e para a radicalidade e nunca, nunca para o relativismo.

Peço a intercessão de Santa Luzia por todos nós, para que tire dos nossos olhos toda escama que nos impede de enxergar o caminho que estamos trilhando e as consequências que iremos colher se continuarmos a relativizar o nosso chamado ao carisma.

Que Maria Santíssima nos ajude a sermos fies até o fim a nossa vocação.

 

 

LEIA MAIS:

 

Ser sinal

 

O post O perigo do relativismo dentro do seio comunitário apareceu primeiro em Blog.

]]>
Deus pediu tudo de São Luís Martin https://blog.cristolibertador.com/deus-pediu-tudo-de-sao-luis-martin/ Mon, 08 Jan 2024 12:40:45 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3348 Confesso a vocês que admiro demais São Luís, de verdade. Esses dias estava meditando sobre sua vida e tudo aquilo que já pude ler, quando estive em Lisieux e cheguei a uma conclusão: Deus pediu tudo a ele!   Luís Martin foi casado com Zélia Guerin. Pai de nove filhos, em sua maioria meninas, trabalhou […]

O post Deus pediu tudo de São Luís Martin apareceu primeiro em Blog.

]]>
Confesso a vocês que admiro demais São Luís, de verdade. Esses dias estava meditando sobre sua vida e tudo aquilo que já pude ler, quando estive em Lisieux e cheguei a uma conclusão: Deus pediu tudo a ele!

 

Luís Martin foi casado com Zélia Guerin. Pai de nove filhos, em sua maioria meninas, trabalhou como comerciante de tecidos e relojoeiro. Tinha o sonho de ser padre, mas foi negado no seminário e logo depois conheceu Zélia. Após três meses de relacionamento, se casaram na basílica da cidade. Um brevíssimo relato de quem ele era.

 

Ao olharmos para a vida deste santo homem, vemos uma vida de sacrifício. Não tinha um segundo de sossego, mas vemos claramente o papel do homem sendo cumprido por ele. Se sacrificar, como Cristo o fez pela sua Igreja.

 

  1. A Morte dos seus Filhos

De nove gestações, quatro morreram ainda na infância, uma até chegou aos cinco anos de idade. Aqui já começará a sua vida de martírio, pois imagino a angústia da família toda vez que vinha uma gestação nova.

 

Apesar da alegria, como qualquer ser humano, o medo de perder ainda sim estava presente. Mas eles não pararam de ter filhos e não pararam de confiar no Bom Deus, que concedia a graça de suportar suas vocações matrimoniais em meio ao luto.

 

  1. A Morte de Santa Zélia

Zélia escreveu mais de 200 cartas para Luís, sua grande maioria, cartas de amor. Ela desejava constituir uma família segundo a vontade de Deus, sua esposa morreu com 45 anos, vítima do câncer de mama e não podendo amamentar a caçula da família. Luís viu de perto a dor de sua esposa e o sofrimento de suas filhas ao perder a mãe.

 

  1. O Chamado das Filhas para o Convento

Todas as suas filhas foram religiosas, mas a partida mais dolorosa para Luís foi Teresa. Por muito pouco ele não negou, mas manteve-se firme na vontade de Deus e mais ainda, lutou pela causa da filha.

 

Permitiu, enfim, que Teresa entrasse no convento com 15 anos e entregou seu fruto mais agradável à montanha do Carmelo. Como Abraão, ele precisou sacrificar seu bem mais precioso, suas filhas.

 

  1. Sua Saúde e Reputação

Após alguns anos de Teresa no Carmelo, Luís foi picado por uma varejeira que causou certa demência e logo em seguida, esquizofrenia. Diversas vezes, alucinava com suas filhas, com os tempos de guerra e por fim, foi internado em um sanatório.

 

Muitos colocavam a culpa em Teresa por ter saído de casa e ter “abandonado” o pai, ao ponto dela dizer, em seus escritos, que foi um dos momentos mais difíceis de sua vida. Ela realmente amava seu pai. Além de sua reputação destruída, Luís era tido como louco, depressivo e um coitado.

 

Depois de uma vida árdua, mas cheia de graça, ele morre sem a lucidez de mente.

 

O Esvaziamento

De fato, é por isso que Deus tem poucos amigos. Quem teria a coragem de permanecer confiante em Deus e um servo seu, com tanto sacrifício? Somente os seus eleitos, com Ele até o fim. Hoje, Luís colhe os frutos do seu sacrifício no céu, juntamente com sua família.

 

Como me constrange, pois ele entregou desde o seu sonho pelo sacerdócio até sua saúde mental, literalmente foi tudo.

 

Que no dia de hoje, Deus nos dê a graça da perseverança e da coragem para subirmos a todos os montes necessários de sacrifício!

 

 

LEIA MAIS:

 

A maciez de Teresa

 

 

Não sou devota de Santa Teresinha

 

O post Deus pediu tudo de São Luís Martin apareceu primeiro em Blog.

]]>
A Noite que Tudo Parou https://blog.cristolibertador.com/a-noite-que-tudo-parou/ Fri, 22 Dec 2023 13:00:29 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3328   Esses dias rezava pedindo que o Senhor pudesse tranquilizar as minhas ansiedades, para que eu não vivesse uma vida ansiosa, mas uma vida saudável e equilibrada. Pois, percebi que estava tendo MUITA dificuldade em meditar, eu recitava, lia e fazia as devoções necessárias, mas o recolhimento interior não acontecia.   Enxergando isso, consegui identificar […]

O post A Noite que Tudo Parou apareceu primeiro em Blog.

]]>
 

Esses dias rezava pedindo que o Senhor pudesse tranquilizar as minhas ansiedades, para que eu não vivesse uma vida ansiosa, mas uma vida saudável e equilibrada. Pois, percebi que estava tendo MUITA dificuldade em meditar, eu recitava, lia e fazia as devoções necessárias, mas o recolhimento interior não acontecia.

 

Enxergando isso, consegui identificar os motivos e a principal causa: a ansiedade. Pedi a ordem em todos os sentidos, desde a comida que como até as relações com os outros, as noites de sono ou noites em claro, as euforias e os desgostos, o que compro ou deixo de comprar, enfim, tudo.

 

A Voz do Pastor

De fato, com as paixões desordenadas é muito mais fácil se perder da voz do pastor. O tudo, ser muito estava me custando, aos poucos, a vida interior, a oração de verdade. Por fim, custa a voz do Pastor. A voz de Jesus começa a ser confundida com outras vozes.

 

Aquilo que é fantasia e o que é real, elucubrações próprias e a vontade de Deus, de fato. Claro que sempre teremos que lutar para andarmos nos caminhos do Senhor, mas quando deixamos a ansiedade entrar, as desordens passionais vão a loucura e vira uma grande bagunça.

 

Bom, é assim que chego nos dias finais para o nascimento do Menino e me parece que o presépio interior está tão maltrapilho quanto aquele que Ele nasceu, mas ainda bem que é este mesmo Menino, que traz esperança para recomeçar, todos os dias.

 

“Stille Nacht”

A tradição mística nos fala que na noite que Jesus nasceu, o mundo inteiro estava em silêncio, não tinha barulho. A noite de Natal é silenciosa, pois Deus iria pronunciar a Sua Palavra, o Verbo e para que isso acontecesse o universo deveria calar-se.

 

Em corações barulhentos dificilmente Ele fala, primeiro é preciso silenciar as paixões, pois é como se fossemos alimentados apenas pelos estímulos externos de devoção: uma música, uma pregação ou uma conversa. O alimento sólido se torna escasso, e daí é impossível crescer e amadurecer espiritualmente.

 

Portanto, vemos que ao longo da história da salvação Deus sempre preferiu o silêncio para falar com os seus eleitos e agora Ele confirma com a vinda do Messias à terra, é pelo silêncio que Deus pronuncia o Verbo e é assim na nossa vida também, essa é a perfeita comunicação do Pai.

 

Oração…


Ó amado Menino Jesus, que veio ao mundo chorando pelo amor, seja o objeto de total contemplação da minha alma. Sua ternura, seu repouso no regaço acolhedor de vossa Mãe Santíssima, sua pobreza e principalmente o mistério do Seu silêncio.
Amado Menino, que viestes ao mundo para salvar-nos, redima a minha carne e a minha alma, para que possa
acolher-te no meu interior profundamente. Amém!

 

LEIA MAIS:

 

 

O Celibato Cristão está sendo Relativizado!

O post A Noite que Tudo Parou apareceu primeiro em Blog.

]]>
Quero mesmo ser santo? https://blog.cristolibertador.com/quero-mesmo-ser-santo/ Wed, 13 Dec 2023 13:00:51 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3293 Não faz muito tempo, passamos o dia de todos os santos e finados e após ouvir algumas pregações a respeito, o Senhor me inspirou com algumas reflexões: Muito se fala sobre o caminho de santidade, o que fazer ou não para se tornar um santo, dizemos que queremos chegar no céu e lá, cremos que […]

O post Quero mesmo ser santo? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Não faz muito tempo, passamos o dia de todos os santos e finados e após ouvir algumas pregações a respeito, o Senhor me inspirou com algumas reflexões:

Muito se fala sobre o caminho de santidade, o que fazer ou não para se tornar um santo, dizemos que queremos chegar no céu e lá, cremos que encontraremos Jesus e que estaremos ao lado de Deus.

Temos diversos teólogos e doutores da igreja falando sobre a santidade e sempre que vejo e ouço, se trata de como trilhar essa jornada (o que é extremamente importante), mas não me recordo de ouvir muitas vezes a respeito do depois. O que vêm depois que morrermos e nos tornarmos santos?

 

Porque almejamos a santidade?

 

É claro que ninguém quer queimar no inferno com a “ausência de Deus e sofrendo os tormentos dos próprios pecados” (Sta Faustina) e que todos querem estar ao lado de Deus, tudo isso é óbvio, mas quero te convidar a ir além, dar outro passo e ter uma visão a mais sobre o assunto.

 

Hoje, quero fazer um paralelo entre a terra, a minha e sua rotina e o dia que se Deus permitir, chegaremos na comunhão dos santos.

Com a correria do dia a dia, para sair com um amigo e tomar um simples café por 2 horas e ofertar esse tempo a ele, precisa amá-lo muito, certo?

Porque cargas d’água, você acha que passará toda a eternidade com Deus se não dedicar tempo suficiente a Ele nutrindo um profundo amor?

O que faz um santo? Louva, adora, glorifica a Deus. Você já está fazendo isso em vida? Porque se não faz, qual a chance de Deus achar que você fará no céu?

 

Intercessão perene

 

Mas o ponto central dessa reflexão é, quantas vezes você precisou de uma graça e recorreu ao seu santo de devoção? Imagino que não tenha sido nem 1 nem 2 vezes, mas sim centenas de vezes. O que me faz crer que os santos não passam os dias no céu tomando chá da tarde com Jesus.

 

A vida chega ao fim, mas o “servir” não!!! Com certeza é uma intercessão incessante.

Em resumo, nos tornamos santos para ficar intercedendo pelas pessoas.

Já imaginou o quanto de pedido São José, Santa Rita, Santo Expedito, Santo Antônio, São Francisco, São Bento, etc. recebem diariamente?

É súplica atrás de súplica para que Deus atenda as preces de tanta gente.

E aí eu te pergunto, você já tem o hábito de interceder pelas pessoas, por diversas causas e realidades que o mundo vive, pela comunidade, pelo clero, pelo mundo… de clamar a misericórdia constantemente por elas? Ou você é indiferente a tudo isso? Consegue sentir no seu coração a angústia, o sofrimento, a ferida do coração do outro? Você gosta de rezar por elas?

 

Para alcançar o céu

Porque interceder não é apenas recitar uma “Ave Maria” mas segundo o Padre José Eduardo, é sentir a dor do outro.

Meu irmão, preciso te dizer que se o seu sonho é ser um santo de altar e você ainda não têm esse hábito, está atrasado, afinal se você não faz e não quer fazer em vida, por que o faria depois de morrer? Falta de tempo? Mas não empenhamos o nosso tempo onde está o nosso coração? Se o nosso coração não estiver em Deus e no que é importante para Ele que é a dor do próximo, não sei se alcançaremos o céu.

A rotina de um santo, certamente não é passear no jardim contando piadas com Jesus, e sim pedir piedade pelas almas aflitas que estão aqui buscando a misericórdia de Deus.

 

Que a intercessão seja um hábito na vida, afinal, é o que os santos mais fazem. Pratiquemos!

 

LEIA MAIS:

 

O Inferno existe e deve estar lotado

O Celibato Cristão está sendo Relativizado!

 

O post Quero mesmo ser santo? apareceu primeiro em Blog.

]]>
A Nova Jerusalém https://blog.cristolibertador.com/a-nova-jerusalem/ Fri, 08 Dec 2023 10:35:04 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3273 Não faz muito tempo que estava meditando sobre a Nova Jerusalém da qual, São João descreve em Apocalipse: “Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.” (Ap 21, 2) Que bela imagem viu João!   Mas isso não vem […]

O post A Nova Jerusalém apareceu primeiro em Blog.

]]>
Não faz muito tempo que estava meditando sobre a Nova Jerusalém da qual, São João descreve em Apocalipse: “Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.” (Ap 21, 2) Que bela imagem viu João!

 

Mas isso não vem ao caso, nossa Comunidade, recebeu da parte de Deus uma promessa que um dia teríamos a nossa Nova Jerusalém, uma casa, um espaço e o sonho de ajudar muitos filhos e filhas a se restituírem, através da potência colocada em nós, por Deus na via do Carisma Cristo Libertador.

 

Embora tenhamos ganhado o que até então achávamos que era nossa Nova Jerusalém, ainda vivíamos no planeta Terra e a burocracia ainda fazia parte dele. O espaço, que até então era concedido a nós, acabou que tivemos que entregá-lo. Mas o Senhor, com sua infinita bondade e misericórdia, não nos deixou entregues à mercê do nada, e ganhamos um novo espaço no qual, resido enquanto comunidade de vida.

 

Um novo espaço, será agora?

Esse novo espaço nos fez viver muitas coisas, mas com toda certeza, um de seus frutos foi o amadurecimento, comunitário e individual, ano de muitas podas; mas também aparar e acertar a engrenagem para que continuassem engrenando. Até mesmo a realização do nosso até então apostolado central deu uma estagnada.

 

E se acontecer mais uma vez, para onde vamos? E se o Senhor tem mudado tantas coisas, será que minhas certezas, são certezas mesmo?

 

Uma colérica com a mente de uma sanguínea, esses são os tipos de pensamentos que brotam. Mas de imediato lembro de Jesus falando aos seus amigos… “Quer mesmo me seguir, então saiba… O filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”.

 

E com essa frase o Senhor me lembrou ao que me chamou. Sou missionária e aqueles que deram o sim junto comigo também vivem essa máxima, tendo seu tempo total gasto a obra ou mantendo uma jornada de trabalho anunciando com ardor. Deus em sua infinita misericórdia e cordialidade, nos ensina o voto de pobreza, não temos nada e dessa vida nada levaremos, apenas temos o que fomos, enquanto vivemos.

 

O Carisma, ele é!

Em um dos filmes de Thor, ele acaba por perder toda a estrutura de sua terra natal. O lugar de suas memórias, infância, amores, é colocado abaixo, mas, todo seu povo foi salvo.

 

Graças a Deus, não precisou acontecer destruição nenhuma conosco, apesar de termos vivido experiências bem emocionantes em nossa antiga casa. Mas o fato de ter perdido a sua casa, não significa que estava tudo arruinado, muito pelo contrário, tinha ficado a melhor parte, tipo o vinho bom oferecido aos convidados nas bodas de Caná. O povo!

 

Foi o povo que construiu o lugar, deu a ele cara, cor. O que Ele realizou na vida de um membro de Comunidade, essa deve ser a experiência. Ainda que Deus tire tudo e só reste o povo, é aqui que o Carisma, a verdadeira obra acontece, nos lapidando e provando na terra que Ele nos envia, quem deixa de viver perde a graça propícia para esse tempo.

 

O meu Carisma é antes de mais nada lugar da minha salvação e eu fui a primeira a receber o anúncio de libertação.

 

Jerusalém está para chegar!

Meu coração tem se alegrado muito com a expectativa dos novos projetos comunitários, e sim, Deus pode materializar esse projeto, eu creio e vai. Não tardará.

 

Mas que em tudo nesse novo projeto o Senhor já molde e capacite, que na Nova Jerusalém, seja um apostolado, como de elevar a alma dos pequenos o Senhor nos faça fiel a Ele.

 

Porque se assim não o for, passaremos dando volta em muralhas, mas nunca se quebrarão. Caminharemos desertos a seco, mas não chegaremos no Oásis. Que nossa escola nos impulsione a sermos Santos e a edificar aqui nessa terra de exílio a salvação de almas.

O post A Nova Jerusalém apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Celibato Cristão está sendo Relativizado! https://blog.cristolibertador.com/3253-2/ Fri, 01 Dec 2023 12:50:45 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3253 Já disse algumas vezes, mas volto a repetir: esse é um assunto caro para mim. Gosto bastante de estudar, falar e escrever sobre. E agora não poderia ser diferente. Acredito que para entendermos sobre qualquer assunto, é importante sabermos o conceito deles, sem polarização ou enrustido demais, apenas o seu significado já é um ótimo […]

O post O Celibato Cristão está sendo Relativizado! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Já disse algumas vezes, mas volto a repetir: esse é um assunto caro para mim. Gosto bastante de estudar, falar e escrever sobre. E agora não poderia ser diferente. Acredito que para entendermos sobre qualquer assunto, é importante sabermos o conceito deles, sem polarização ou enrustido demais, apenas o seu significado já é um ótimo começo.

A Instituição desse estado de vida encontra-se no Evangelho de Mateus, no capítulo 19: “Jesus respondeu: nem todos são capazes de entender essa doutrina, só entendem aqueles a quem Deus dá entendimento. Porque há pessoas que não se casam por amor do Reino dos Céus…”.

Uma passagem tão conhecida, mas infelizmente não muito compreendida nos tempos modernos. Vemos que esse conceito surge a partir da vinda do Messias, é Cristo que dá o verdadeiro sentido ao celibato, de modo que, sua realização perfeita se dá somente e tão somente quando existe uma entrega livre, fiel, fecunda e com um bom porquê: O Reino!

 

“Não honramos a virgindade por si mesma, mas por estar consagrada a Deus”

– Santo Agostinho

 

O Matrimônio resolve tudo?

Claramente, no mundo de hoje, não é o celibato apenas que está sendo relativizado, mas grandes verdades de fé. E de maneira sutil (sendo delicada): dentro da Igreja. Como se, para que pudéssemos resolver todos os problemas de cunho sexual, seja ele entre membros do clero, religiosos e leigos consagrados, seria mais fácil então casar todo mundo.

 

Portanto, com base em alguns conselhos paulinos, vemos que é melhor não se casar do que casar errado, por desespero, falta de opção ou desordem sexual. Claro que ele ainda diz que: a pessoa é deveras abrasada então que se case, no entanto, aqueles que não possuem o chamado ao matrimônio e assim o fazem, atraem sobre si uma cruz muito maior e demoram ou, em alguns casos, não chegam na alegria matrimonial perene, mas que por misericórdia divina, recebem a graça de sustentarem seus casamentos até a morte.

 

No mais, um estado não anula o outro. É exatamente porque o matrimônio e a relação sexual são belíssimas que torna o celibato tão belo quanto, o que acontece no entanto, é que um é mais perfeito que o outro, explico! Jesus diz, no céu eles não se dão em casamento, mas seremos COMO (conjunção adverbial comparativa) os anjos. Essa é a grande diferença, pois um se assemelha mais ao nosso estado definitivo.

 

“A relativização escatológica que o celibato impõe ao matrimônio não lhe diminui a alegria, mas a preserva do desespero, abrindo-lhe também um horizonte para além da morte!”

–  Raniero Cantalamessa

 

 

Eles se casam com Cristo mesmo?

Vemos então, que esse estado de vida é de fato, um grande tesouro da igreja. Mas vemos que é exatamente o sacrifício celibatário que é agradável a Deus, assim como Cristo se oferecia constantemente ao Pai. Vejam, se tiramos a mística da coisa, só vira um monte de religioso, leigo ou sacerdote mal-amados, segurando uma corda que tá por um fio e não vê a hora de liberar geral.

 

Precisa existir uma entrega CORPÓREA e ESPIRITUAL, essa é a grande beleza, foi pra isso que Cristo os chamou e não para viver numa tensão sexual constante, como aquele pensamento freudiano de que tudo acaba em sexo. E aqueles que não são capazes de viver, que não o assumam de fato, pois a má vivência da vocação e suas consequências é o que mais vemos.

 

Mas respondendo ao subtítulo: sim, dizemos que é um casamento com Cristo, pois é a realidade que mais se aproxima. O matrimônio espiritual é diferente do sacramento matrimonial, não é loucura da minha cabeça, mas diversos santos já escreveram sobre. No Antigo Testamento e no Cântico dos Cânticos, vemos perfeitamente como Deus gosta de usar alusões matrimoniais com o seu povo.

 

Não adianta tratar Jesus como o carinha que tu acabou de conhecer ou como seu próprio esposo, Ele é mais que isso! Jesus precisa ser mais, pois romantizar um pouco é saudável, mas fingir ser um anjo nessa terra é loucura. Portanto, TODOS somos chamados ao matrimônio com Cristo (sétima morada) e aqueles que são chamados ao celibato, tem primazia nessa decisão.

 

É um anseio Escatológico

Existem e existiram pessoas santas que foram mártires da castidade, mesmo sabendo que o casamento é lícito e bom, aqueles que derramaram seu sangue pelos votos virginais que tinham feito a Cristo, de Santa Inês a Santa Maria Goretti. De um São Francisco, de um padre Pio e assim por diante.

 

É preferível que nos apoiemos nos bons exemplos, para que a nossa esperança seja real e palpável, não uma “esperança” que não sabe da realidade e que não conhece a si mesmo, e da luta. Mas que é muito possível de se viver plenamente feliz e realizado na vida celibatária.

 

Se nossas famílias bem educarem seus filhos, teremos virgens consagrados mais saudáveis, assim como outras famílias ordenadas. O celibato, no final, deve ser um sinal da eternidade ambulante, de que existe mais além desta terra. Existe um céu maravilhoso nos esperando, e mais do que isso, o Esposo tão desejado está lá, o Cordeiro e Leão.

 

Nesse sentido podemos dizer que o celibatário desposou o Senhor, não apenas uma causa, não está desposando só para o tempo, mas também para a eternidade. Aquilo que prende o celibatário ao Senhor é um vínculo totalitário, acima de qualquer outro vínculo, que no plano humano encontraremos algo equivalente só nas núpcias de um homem com uma mulher.”

– Raniero Cantalamessa

 

Referências:
Virgindade – Raniero Cantalamessa

Sacra Virginitas – Carta Encíclica, Papa Pio XII

 

 

LEIA TAMBÉM:

 

A virgindade NÃO é falida

 

O post O Celibato Cristão está sendo Relativizado! apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Começo da História de Ester https://blog.cristolibertador.com/o-comeco-da-historia-de-ester/ Mon, 11 Sep 2023 12:59:36 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3108 Quem era Hadassa? Entre 486 e 465 a.C uma jovem judia chamada Hadassa (significa Murta, um arbusto com folhas ricas em óleo perfumado e com lindas flores brancas, usadas em cerimônias religiosas), estava exilada na Pérsia, ela era órfã e criada por seu primo chamado Mardoqueu. Um determinado dia o Rei Assuero (rei da Pérsia) […]

O post O Começo da História de Ester apareceu primeiro em Blog.

]]>
Quem era Hadassa?

Entre 486 e 465 a.C uma jovem judia chamada Hadassa (significa Murta, um arbusto com folhas ricas em óleo perfumado e com lindas flores brancas, usadas em cerimônias religiosas), estava exilada na Pérsia, ela era órfã e criada por seu primo chamado Mardoqueu.

Um determinado dia o Rei Assuero (rei da Pérsia) resolveu dar uma festa e pediu para que a rainha Vasti exibisse a sua formosura, mas ela recusou seu pedido, e então o rei ficou furioso e abriu um concurso para que fosse escolhida a jovem mais bela e formosa para se tornar rainha no lugar de Vasti, logo Hadassa foi escolhida, recebendo o nome de Ester.

Entretanto, mesmo após ela ser coroada como rainha, ela não podia revelar a sua linhagem, visto que os judeus sofreram grande perseguição naquela época, porém permaneceu temente a Deus e observando os seus mandamentos.

 

Livrou o seu rei da morte

Mardoqueu, seu primo, preocupado com Ester, espiava o palácio frequentemente para verificar como a tratavam, até que descobriu que alguns oficiais tinham um plano para matar o rei, então ele avisou Ester e assim salvaram o rei da trama.

Algum tempo depois, Amã, nobre e amalequita, foi exaltado e colocado como o primeiro ministro, sendo o segundo abaixo do Rei. Por isso, foi publicado um decreto do rei, para que todos adorassem Amã.

Entretanto, como Mardoqueu era judeu e servo de Deus, ele se recusava a se curvar diante de Amã. Ele ficou enfurecido com Mardoqueu e todo o povo judeu, então publicou um decreto em nome do rei para que os judeus fossem punidos por não o adorar.

Mardoqueu ao ver o decreto, corre para pedir a intercessão de Ester junto ao rei:

“Lembra-te dos dias de tua pequenez quando eu te nutria com a minha mão. Porque Amã o segundo personagem do reino, pediu ao rei a nossa morte. Invoca o Senhor, fala ao rei em nosso favor, livrai-nos da morte.” (Ester 4, 8a – 8d)

 

No grego as palavras que ele se dirige a ela, acrescenta-se:

“Levanta-te, por que permanece sentada em silêncio? Pois tu és livre, tu, tua casa e a de teu pai e de todo o teu povo e toda a tua posteridade. Levanta-te, vejamos se é possível lutar e sofrer por nosso povo, para que Deus lhe seja propício.”

 

O caixão como Leito

Mardoqueu diz que Ester, tua casa e teu povo são livres, mas será que é possível ser livre? Diante dessa situação? Talvez você ache que sim, mas afinal, o que significa livre?

1. Aquele que é senhor de si e de suas ações.

2. Que não está sob o jugo, que não é escravo de outrem.

 

Por muitos anos eu pensei que estivesse buscando ser livre, mas acabava cada dia mais presa em mim mesma, nas minhas misérias, dores, coisas e pessoas. Porém, hoje quero te afirmar que é possível ser livre e levar outros a serem também.

Quando li esse pedido de Mardoqueu, me recordei de quando eu estava imersa na depressão, com crise de pânico e ansiedade, estava como os judeus ao serem ameaçados: de luto, lágrimas e lamentações, e até mesmo desejando ter o caixão como leito (Ester 4, 3).

Após muitas crises e duas tentativas de suicídio, em dezembro de 2016, eu fui para um retiro chamado TLC. Era minha primeira vez saindo de casa para passar três dias fora, depois de alguns meses sem conseguir sair no portão por conta da crise de pânico, estava ansiosa, com medo e pedindo para que o Senhor me libertasse.

O único lugar que eu ia era na missa. Até que, ao final de uma das pregações entrei em crise, algo que naquela época era frequente em minha vida, mas dessa vez parecia pior, ninguém conseguia me ajudar, nem eu mesma.

 

O começo da Libertação

Então me levaram para a capela e me colocaram sentada diante de Jesus exposto, logo o Senhor começou a me recordar de que com as suas mãos Ele sempre havia me nutrido, que apesar das falhas de meus pais, e tudo que havia acontecido, Ele cuidou e cuidava de mim.

Ali mesmo, com medo, em grandes lágrimas, sem falar nada, mãos e rostos tremendo, o corpo todo travado sem conseguir ter qualquer outra reação, o Senhor usou do intercessor para pegar na minha mão e me dizer “levanta-te e anda” repetidas vezes, e assim depois de muito tempo eu fui me levantando.

Saímos da capela e ficamos caminhando por uma sala onde tinha uma imagem enorme de Nossa Senhora das Graças e meu coração foi se acalmando. Minutos antes, diante daquele Santíssimo, eu pedia para que fosse liberta eu e minha família, em especial o meu pai, o quanto clamei ao Senhor por sua cura.

A frase “levanta-te e anda” ficou marcada em meu coração, e sempre quando escuto a passagem do paralítico sou tocada de forma profunda e me lembro deste dia, em que eu estava paralisada na escuridão da depressão e o Senhor pegou na minha mão e me levantou!

 

Eu e Ester

Essas palavras de Mardoqueu me fizeram enxergar que a história de Ester é lâmpada para a minha história, elas se cruzam! Além do Senhor ter me dito “Levanta-te e anda”, agora ele também me diz e reafirma “Tu és livre, tu, tua casa e a de teu pai e a de todo o teu povo e toda a tua posteridade”

Eu sou livre! E é por isso que hoje o Senhor me chama a estar e permanecer na comunidade Cristo Libertador.

Não é à toa que o Senhor me colocou neste carisma, há muito tempo Ele deseja a minha liberdade. Muitas vezes busquei errado, mas graças a intercessão de Nossa Senhora, a misericórdia de Deus foi e é derramada sobre mim, hoje posso beber de sua graça e encontrar a verdadeira liberdade.

Esse é o início da história de Ester, assim como é o início da minha. O primeiro, de uma série de textos, que serão publicados aqui em nosso blog. Desejo que possamos fazer juntos este caminho de libertação, será um prazer!

 

Referências bibliográficas: BÍBLIA, A.T. Ester. In Bíblia de Jerusalém. Português. Editora Paulus, 2002. Pág. 706, nota de rodapé letra d.

 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Quando passar os dias desta oferta, o Senhor pedirá novas

Você tem tratado Deus como ficante?

 

 

O post O Começo da História de Ester apareceu primeiro em Blog.

]]>