Deus pediu tudo de São Luís Martin

Confesso a vocês que admiro demais São Luís, de verdade. Esses dias estava meditando sobre sua vida e tudo aquilo que já pude ler, quando estive em Lisieux e cheguei a uma conclusão: Deus pediu tudo a ele!

 

Luís Martin foi casado com Zélia Guerin. Pai de nove filhos, em sua maioria meninas, trabalhou como comerciante de tecidos e relojoeiro. Tinha o sonho de ser padre, mas foi negado no seminário e logo depois conheceu Zélia. Após três meses de relacionamento, se casaram na basílica da cidade. Um brevíssimo relato de quem ele era.

 

Ao olharmos para a vida deste santo homem, vemos uma vida de sacrifício. Não tinha um segundo de sossego, mas vemos claramente o papel do homem sendo cumprido por ele. Se sacrificar, como Cristo o fez pela sua Igreja.

 

  1. A Morte dos seus Filhos

De nove gestações, quatro morreram ainda na infância, uma até chegou aos cinco anos de idade. Aqui já começará a sua vida de martírio, pois imagino a angústia da família toda vez que vinha uma gestação nova.

 

Apesar da alegria, como qualquer ser humano, o medo de perder ainda sim estava presente. Mas eles não pararam de ter filhos e não pararam de confiar no Bom Deus, que concedia a graça de suportar suas vocações matrimoniais em meio ao luto.

 

  1. A Morte de Santa Zélia

Zélia escreveu mais de 200 cartas para Luís, sua grande maioria, cartas de amor. Ela desejava constituir uma família segundo a vontade de Deus, sua esposa morreu com 45 anos, vítima do câncer de mama e não podendo amamentar a caçula da família. Luís viu de perto a dor de sua esposa e o sofrimento de suas filhas ao perder a mãe.

 

  1. O Chamado das Filhas para o Convento

Todas as suas filhas foram religiosas, mas a partida mais dolorosa para Luís foi Teresa. Por muito pouco ele não negou, mas manteve-se firme na vontade de Deus e mais ainda, lutou pela causa da filha.

 

Permitiu, enfim, que Teresa entrasse no convento com 15 anos e entregou seu fruto mais agradável à montanha do Carmelo. Como Abraão, ele precisou sacrificar seu bem mais precioso, suas filhas.

 

  1. Sua Saúde e Reputação

Após alguns anos de Teresa no Carmelo, Luís foi picado por uma varejeira que causou certa demência e logo em seguida, esquizofrenia. Diversas vezes, alucinava com suas filhas, com os tempos de guerra e por fim, foi internado em um sanatório.

 

Muitos colocavam a culpa em Teresa por ter saído de casa e ter “abandonado” o pai, ao ponto dela dizer, em seus escritos, que foi um dos momentos mais difíceis de sua vida. Ela realmente amava seu pai. Além de sua reputação destruída, Luís era tido como louco, depressivo e um coitado.

 

Depois de uma vida árdua, mas cheia de graça, ele morre sem a lucidez de mente.

 

O Esvaziamento

De fato, é por isso que Deus tem poucos amigos. Quem teria a coragem de permanecer confiante em Deus e um servo seu, com tanto sacrifício? Somente os seus eleitos, com Ele até o fim. Hoje, Luís colhe os frutos do seu sacrifício no céu, juntamente com sua família.

 

Como me constrange, pois ele entregou desde o seu sonho pelo sacerdócio até sua saúde mental, literalmente foi tudo.

 

Que no dia de hoje, Deus nos dê a graça da perseverança e da coragem para subirmos a todos os montes necessários de sacrifício!

 

 

LEIA MAIS:

 

A maciez de Teresa

 

 

Não sou devota de Santa Teresinha