A Nova Jerusalém

Não faz muito tempo que estava meditando sobre a Nova Jerusalém da qual, São João descreve em Apocalipse: “Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.” (Ap 21, 2) Que bela imagem viu João!

 

Mas isso não vem ao caso, nossa Comunidade, recebeu da parte de Deus uma promessa que um dia teríamos a nossa Nova Jerusalém, uma casa, um espaço e o sonho de ajudar muitos filhos e filhas a se restituírem, através da potência colocada em nós, por Deus na via do Carisma Cristo Libertador.

 

Embora tenhamos ganhado o que até então achávamos que era nossa Nova Jerusalém, ainda vivíamos no planeta Terra e a burocracia ainda fazia parte dele. O espaço, que até então era concedido a nós, acabou que tivemos que entregá-lo. Mas o Senhor, com sua infinita bondade e misericórdia, não nos deixou entregues à mercê do nada, e ganhamos um novo espaço no qual, resido enquanto comunidade de vida.

 

Um novo espaço, será agora?

Esse novo espaço nos fez viver muitas coisas, mas com toda certeza, um de seus frutos foi o amadurecimento, comunitário e individual, ano de muitas podas; mas também aparar e acertar a engrenagem para que continuassem engrenando. Até mesmo a realização do nosso até então apostolado central deu uma estagnada.

 

E se acontecer mais uma vez, para onde vamos? E se o Senhor tem mudado tantas coisas, será que minhas certezas, são certezas mesmo?

 

Uma colérica com a mente de uma sanguínea, esses são os tipos de pensamentos que brotam. Mas de imediato lembro de Jesus falando aos seus amigos… “Quer mesmo me seguir, então saiba… O filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”.

 

E com essa frase o Senhor me lembrou ao que me chamou. Sou missionária e aqueles que deram o sim junto comigo também vivem essa máxima, tendo seu tempo total gasto a obra ou mantendo uma jornada de trabalho anunciando com ardor. Deus em sua infinita misericórdia e cordialidade, nos ensina o voto de pobreza, não temos nada e dessa vida nada levaremos, apenas temos o que fomos, enquanto vivemos.

 

O Carisma, ele é!

Em um dos filmes de Thor, ele acaba por perder toda a estrutura de sua terra natal. O lugar de suas memórias, infância, amores, é colocado abaixo, mas, todo seu povo foi salvo.

 

Graças a Deus, não precisou acontecer destruição nenhuma conosco, apesar de termos vivido experiências bem emocionantes em nossa antiga casa. Mas o fato de ter perdido a sua casa, não significa que estava tudo arruinado, muito pelo contrário, tinha ficado a melhor parte, tipo o vinho bom oferecido aos convidados nas bodas de Caná. O povo!

 

Foi o povo que construiu o lugar, deu a ele cara, cor. O que Ele realizou na vida de um membro de Comunidade, essa deve ser a experiência. Ainda que Deus tire tudo e só reste o povo, é aqui que o Carisma, a verdadeira obra acontece, nos lapidando e provando na terra que Ele nos envia, quem deixa de viver perde a graça propícia para esse tempo.

 

O meu Carisma é antes de mais nada lugar da minha salvação e eu fui a primeira a receber o anúncio de libertação.

 

Jerusalém está para chegar!

Meu coração tem se alegrado muito com a expectativa dos novos projetos comunitários, e sim, Deus pode materializar esse projeto, eu creio e vai. Não tardará.

 

Mas que em tudo nesse novo projeto o Senhor já molde e capacite, que na Nova Jerusalém, seja um apostolado, como de elevar a alma dos pequenos o Senhor nos faça fiel a Ele.

 

Porque se assim não o for, passaremos dando volta em muralhas, mas nunca se quebrarão. Caminharemos desertos a seco, mas não chegaremos no Oásis. Que nossa escola nos impulsione a sermos Santos e a edificar aqui nessa terra de exílio a salvação de almas.