A Noite que Tudo Parou

 

Esses dias rezava pedindo que o Senhor pudesse tranquilizar as minhas ansiedades, para que eu não vivesse uma vida ansiosa, mas uma vida saudável e equilibrada. Pois, percebi que estava tendo MUITA dificuldade em meditar, eu recitava, lia e fazia as devoções necessárias, mas o recolhimento interior não acontecia.

 

Enxergando isso, consegui identificar os motivos e a principal causa: a ansiedade. Pedi a ordem em todos os sentidos, desde a comida que como até as relações com os outros, as noites de sono ou noites em claro, as euforias e os desgostos, o que compro ou deixo de comprar, enfim, tudo.

 

A Voz do Pastor

De fato, com as paixões desordenadas é muito mais fácil se perder da voz do pastor. O tudo, ser muito estava me custando, aos poucos, a vida interior, a oração de verdade. Por fim, custa a voz do Pastor. A voz de Jesus começa a ser confundida com outras vozes.

 

Aquilo que é fantasia e o que é real, elucubrações próprias e a vontade de Deus, de fato. Claro que sempre teremos que lutar para andarmos nos caminhos do Senhor, mas quando deixamos a ansiedade entrar, as desordens passionais vão a loucura e vira uma grande bagunça.

 

Bom, é assim que chego nos dias finais para o nascimento do Menino e me parece que o presépio interior está tão maltrapilho quanto aquele que Ele nasceu, mas ainda bem que é este mesmo Menino, que traz esperança para recomeçar, todos os dias.

 

“Stille Nacht”

A tradição mística nos fala que na noite que Jesus nasceu, o mundo inteiro estava em silêncio, não tinha barulho. A noite de Natal é silenciosa, pois Deus iria pronunciar a Sua Palavra, o Verbo e para que isso acontecesse o universo deveria calar-se.

 

Em corações barulhentos dificilmente Ele fala, primeiro é preciso silenciar as paixões, pois é como se fossemos alimentados apenas pelos estímulos externos de devoção: uma música, uma pregação ou uma conversa. O alimento sólido se torna escasso, e daí é impossível crescer e amadurecer espiritualmente.

 

Portanto, vemos que ao longo da história da salvação Deus sempre preferiu o silêncio para falar com os seus eleitos e agora Ele confirma com a vinda do Messias à terra, é pelo silêncio que Deus pronuncia o Verbo e é assim na nossa vida também, essa é a perfeita comunicação do Pai.

 

Oração…


Ó amado Menino Jesus, que veio ao mundo chorando pelo amor, seja o objeto de total contemplação da minha alma. Sua ternura, seu repouso no regaço acolhedor de vossa Mãe Santíssima, sua pobreza e principalmente o mistério do Seu silêncio.
Amado Menino, que viestes ao mundo para salvar-nos, redima a minha carne e a minha alma, para que possa
acolher-te no meu interior profundamente. Amém!

 

LEIA MAIS:

 

 

O Celibato Cristão está sendo Relativizado!