Você tem tratado Deus como ficante?

Mas seria possível tratar Deus como um ficante? Para falarmos disso, vamos entender o significado de compromisso.

Compromisso

Substantivo masculino

  1. Obrigação assumida por uma ou diversas partes; comprometimento.
  2. Acordo político; pacto.

Portanto, ter um compromisso é ter um posicionamento maduro para com outra pessoa ou situação.

 

Quem sou eu? 

Bom, para quem não sabe, me chamo Talita (nem me apresentei), tenho 23 anos, sou discípula da Comunidade. Estou agora fazendo vídeos para o É FOGO . Sou uma pessoa impulsiva e isso muitas vezes me atrapalha, geram muitas inconstâncias e viver esse processo de restituição tem me ajudado muito a permanecer.

 

Em uma das nossas conversas no grupo da equipe do canal, me questionaram qual seria o próximo tema que gravaria, e eu realmente estou em um momento de BLOQUEIO CRIATIVO!!!

 

Tudo é formação!

Dito isso, eu respondi: “não sei qual será o tema gente, me ajudem”. A Julia, que está na equipe, falou: “o que Deus tem falado com você nos últimos tempos?” e minha resposta brilhante foi: NADA! 

Minha formadora simplesmente me respondeu com um: “Não quero pensar no que Deus fala pra mim, quero fugir para não me comprometer”. E como tudo é motivo de formação, essa conversa não poderia ser diferente.

Giovana me disse “Por que o compromisso te remete a infelicidade? A prisão?”. Ela pediu que eu rezasse, pedindo a Deus que ressignificasse o que era compromisso para mim.

E eu pensei: “Como vou pedir para Deus ressignificar isso?” “O por que eu faço analogia a prisões e infelicidade quando falo em compromisso?”.

 

 

O que é o verdadeiro compromisso?

Confesso que fiquei com muita raiva, pensando como é difícil eu me comprometer com as pessoas e com Deus.

Precisei escrever isso e tentar organizar essa loucura da minha mente:

Ok, para pedir uma ressignificação de algo para Deus, preciso pedir que ele me mostre a verdade. O que é um compromisso verdadeiro, para que assim Ele  inicie essa ressignificação verdadeira!

 

E quando finalmente me dispus a escutá-Lo, Ele foi muito claro:

“Pensar em um compromisso comigo te traz infelicidade Talita, porque te constrange ver que até quando você cai e peca, Eu permaneço, Eu sou constante. Te priva Talita, por que você sempre quer se jogar ao mar quando o calo aperta. Isso reflete nas suas relações com as pessoas, não permanece na vida delas, você  faz o mesmo Comigo que fazia com os homens: só ficar”.

É humilhante, né? Pensar que antes eu não tinha compromissos com homens, ficava com os menininhos e vazava, e agora com Cristo, não quero escutá-lo, não quero me comprometer e me constrange saber que apesar de todos os lugares que passei, Ele permaneceu aqui.

Compromisso é permanecer, além do significado morfológico da palavra, ele está ligado a ascese, ao esforço de me enxertar no Cristo, me esforçar para deixar algo, me esforçar para aprender algo novo que meu carisma me pede, me esforçar para viver a verdadeira Liberdade.

 

Gravar vídeos é se comprometer duas vezes!

Tem sido muito difícil e desconfortável gravar, pois me comprometo com Cristo e com outras pessoas.

A minha oração hoje, é para que as correntes dessa prisão sejam quebradas e para que seja restabelecido o meu relacionamento com Ele, que já foi desgastado por tantos outros relacionamentos passados.

No final, é ser constante mesmo diante das dificuldades e dos meus surtos diários por tão pouco! Jesus está ressignificando em mim o compromisso e a verdadeira liberdade. Escutar Ele e me comprometer com o que Ele me pede é o que eu preciso fazer hoje!

 

LEIA TAMBÉM:

 

Coração ditador ou dilatado?

O Feito é melhor do que o Perfeito? 

 

 

 

Uma resposta