Arquivo de Sede Fecundos - Pais e Filhos - Blog https://blog.cristolibertador.com/formacao/sede-fecundos-pais-e-filhos/ Comunidade de Aliança Cristo Libertador Wed, 10 Jan 2024 13:32:15 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://blog.cristolibertador.com/2023/wp-content/uploads/2023/03/favicon.png Arquivo de Sede Fecundos - Pais e Filhos - Blog https://blog.cristolibertador.com/formacao/sede-fecundos-pais-e-filhos/ 32 32 Família Consagrada, Família Missionária https://blog.cristolibertador.com/familia-consagrada-familia-missionaria/ Wed, 10 Jan 2024 13:19:33 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3355 Famílias numerosas é o assunto do momento. Nas redes sociais temos muitos, mas muitos casais cristãos, abertos a vida e com o mesmo propósito, mostrar que é possível resgatar valores que se perderam com o tempo e com as ideologias, provando que, é possível ter muitos filhos e SER FELIZ. Então entramos em uma outra […]

O post Família Consagrada, Família Missionária apareceu primeiro em Blog.

]]>
Famílias numerosas é o assunto do momento. Nas redes sociais temos muitos, mas muitos casais cristãos, abertos a vida e com o mesmo propósito, mostrar que é possível resgatar valores que se perderam com o tempo e com as ideologias, provando que, é possível ter muitos filhos e SER FELIZ.

Então entramos em uma outra realidade, pouco falada, porém maravilhosa: Famílias Consagradas e Missionárias.

Famílias Consagradas também já conhecemos, pois minha querida irmã Natalia Maggio escreveu recentemente esse texto em nosso blog, vale muito a pena ler (link do texto disponível no final do texto em “LEIA MAIS”)

 

A Grande Novidade

O que é ser missionário?

“Ide, portanto, e fazei que todos os povos se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Mt 28, 19-20

Além de observarmos o que diz Nosso Senhor, nesse momento precisamos ter ciência das “4 gavetas”, citadas no livro Fio de Ouro, do nosso Ser. A primeira gaveta/vocação: Somos filhos de Deus; a segunda gaveta/vocação da sexualidade; a terceira gaveta/vocação é o estado de vida e a quarta gaveta/vocação que é a vocação especifica, onde essa é a que ilumina o modo de se viver das outras.

Lindo né? Vou explicar com a minha vida…

Sou Ariane, filha de Deus, mulher, meu estado de vida é o matrimônio/casada e minha vocação especifica é vivida dentro da Comunidade de Aliança Cristo Libertador. Sou consagrada e o que ilumina a minha vida, tudo o que sou e faço, é o carisma ao qual pertenço.

 

A missão

Para que não tenhamos dúvida e dificuldade de entendimento, é importante ressaltar que minha primeira missão, é CLARO que é minha família e meus filhos e que um dia terei que prestar contas ao Senhor de tudo o que fiz para que estes, confiados a mim, buscassem o céu, porém também sou missionária e devo obedecer aquilo que o Senhor me pediu, de levar seu nome aos confins de toda a terra, fazendo com que todo ser humano possa conhece-lo e adorá-lo.

Então, é aos olhos e direcionamentos do meu carisma, que dentro da comunidade somos formadores, lideramos o Vinho Novo, evangelizamos na Fundação Casa e lutamos para estar em comum unidade com nossos irmãos.

Fácil? Não…nada fácil. Com 5 filhos as coisas ficam mais trabalhosas, porém muito gratificante. A cada ida à casa da comunidade, são 7 malas… a cada grupo de oração em São Paulo, é uma rotina toda alterada e pensada. A cada missão ou formação, são 5 crianças que precisam ser também assistidas e cuidadas.

 

Rotina maluca

O empenho e dedicação, para que a vida aconteça e seja harmônica precisa ser um trabalho em conjunto, primeiramente do casal e depois dos filhos, sem falar no apoio comunitário que faz toda a diferença.

Os olhos precisam estar atentos as necessidades da casa, das crianças, do esposo e também da missão. A missão nunca para. Os compromissos com reuniões, formações também não. É preciso estar disponível ao mover de Deus em nossas vidas e atentos aquilo que Ele nos pede no nosso dia a dia, pois somente assim teremos um coração aberto as exigências familiares e também comunitárias.

Tudo vale a pena e nos traz paz interior. Hoje posso dizer o quanto sou FELIZ por ter uma família numerosa, por ser consagrada e missionária, pois estou no lugar que Cristo sonhou.

 

LEIA MAIS:

 

Famílias Consagradas

O post Família Consagrada, Família Missionária apareceu primeiro em Blog.

]]>
Educando para o céu https://blog.cristolibertador.com/educando-para-o-ceu/ Mon, 25 Dec 2023 13:00:24 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3323 Nasceu para nós o Salvador, que é Cristo Jesus. No dia que celebramos o nascimento do menino Jesus, impossível não refletir que Ele, se fez tão pequenino e frágil, colocando-se aos cuidados e ensinamentos de um homem e de uma mulher, para nos ensinar, simplesmente como a família é o bem mais precioso que recebemos […]

O post Educando para o céu apareceu primeiro em Blog.

]]>
Nasceu para nós o Salvador, que é Cristo Jesus. No dia que celebramos o nascimento do menino Jesus, impossível não refletir que Ele, se fez tão pequenino e frágil, colocando-se aos cuidados e ensinamentos de um homem e de uma mulher, para nos ensinar, simplesmente como a família é o bem mais precioso que recebemos de Deus.

Que grande graça é essa, que o Senhor nos dá, quando confia a nós, pequenas almas, que precisam ser ensinadas. E que grande desafio, pois, precisamos como pais, buscar ser imagem de Cristo para nossos filhos.

 

De geração em geração

“Mais do que um exemplo de vida cristã, Luís e Zélia são para suas filhas imagens vivas de Deus.”

Que tarefa difícil e desgastante. Trata-se de um trabalho como o das formiguinhas, mas que é recompensador quando olhamos para os nossos filhos e percebemos que, conforme vão crescendo, começam a ter a capacidade de demonstrar que, interiormente o amor a Cristo, seus valores e princípios foram plantados e estão criando raízes.

Ensinando aos nossos filhos as virtudes, eles crescerão tementes a Deus, frutificarão e poderemos contemplar tamanha graça em nossos netos, bisnetos, de geração em geração.

 

Ensinar com disciplina

A educação da fé é hoje o que é de mais importante para o desenvolvimento de nossas crianças. Hoje, damos prioridade a escolas com os mesmos princípios e valores que os nossos. Escolas devocionais, que ensinam a rezar e que tem missa são nossa primeira opção.

Quero trazer aqui a experiência que vivo hoje em minha casa, com minha família. Veja, priorizar as orações, faz uma grande diferença.

 

Nossa rotina de oração

No almoço rezamos o ângelus, todos juntos sentados à mesa e incentivamos eles a aprenderem as orações desde cedo, pois conforme vão ouvindo o outro orar, já vão decorando.

Rezamos o terço da misericórdia, as 15hrs. Isso geralmente acontece com filhos mais velhos, Helena e Gustavo, pois não gostam de dormir a tarde. Importante ressaltar que o ambiente precisa estar preparado, vela acesa no altar e terço na mão.

A noite, após o jantar e arrumação da cozinha, sentamos todos juntos na sala para rezar o terço Mariano. Com ambiente da mesma forma preparado, vamos revezando, cada um conduz um mistério. Desde o Lucas com 4 anos, no primeiro mistério até o papai, no ultimo mistério. Durante o terço, cada um pede a intercessão de 3 santos (as vezes eles se empolgam e falam uns 5). Os santos são muito importantes para as crianças, eles amam.

 

Além disso, fazem catequese na Capela da comunidade as quartas-feiras. Não preciso nem citar a missa dominical.

Ah… estamos iniciando com eles uma forma de aprender/ decorar os 10 mandamentos. Vai ser muito legal.

É claro que tudo isso acontece, nem sempre da melhor maneira possível. Eles resolvem brincar, cantar e dá sono, sempre rs. Mas o importante é ser constante, não desistir e nem desanimar. Hoje colhemos alguns pequenos frutos como, os maiores já sabem contemplar os ministérios gozosos e dolorosos… os menores já falam de seus santos preferidos… e assim caminhamos.

 

Vale a pena se gastar

O desejo pela santidade precisa estar latente em nós, papais. Assim como o Casal Martin era imagem de Deus para suas filhas, precisamos almejar fortemente ser essa imagem para nossas crianças. Não podemos desistir. São almas preciosas para Deus, confiadas a nós. Os filhos imitam os pais, então sejamos exemplos verdadeiros de amor, coerência, verdade e liberdade.

Educar os filhos na doutrina deve estar em primeiro lugar, pois mais vale amar e conhecer a Cristo do que qualquer coisa que o mundo possa nos oferecer.

Que nesse Natal, nós papais, possamos ser espelhos para nossos filhos de amor, humildade, doação e alegria. Cristo conta conosco. Que esse seja o presente que ofertamos a Ele, verdadeiros adoradores.

 

Feliz Natal!!

 

LEIA MAIS:

 

 

 

Porque Te amo

 

O Extraordinário da Vida

 

O post Educando para o céu apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Extraordinário da Vida https://blog.cristolibertador.com/o-extraordinario-da-vida/ Mon, 18 Dec 2023 13:35:44 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3311 “Cada gravidez é uma alegria, cada bebê um presente do Céu” – Santa Zélia Essas são as palavras mais belas e doces que já li, pois trata-se de uma mulher comum, cuja vocação assumiu por inteiro e sem ressalvas, onde sua maternidade inspira muitas e muitas mulheres e que permitiu que seu ventre fosse um […]

O post O Extraordinário da Vida apareceu primeiro em Blog.

]]>
“Cada gravidez é uma alegria, cada bebê um presente do Céu” – Santa Zélia

Essas são as palavras mais belas e doces que já li, pois trata-se de uma mulher comum, cuja vocação assumiu por inteiro e sem ressalvas, onde sua maternidade inspira muitas e muitas mulheres e que permitiu que seu ventre fosse um celeiro de Santos!

 

Santos casados

Conhecendo sobre a vida desse casal extraordinário, imagino que provavelmente Santa Zélia e seu esposo, também santo, não precisaram “se convencer” de que haviam casado e que os frutos, chegariam, conforme a vontade de Deus, pois eles sempre buscaram uma vida santa, com valores e condutas firmados nos ensinamentos do Senhor. A partir do momento em que se uniram em matrimônio, foram livres, fieis, totais e fecundos àquilo que era desejo de Deus para aquela união. O SIM do altar foi totalmente consciente e verdadeiro.

Esse casal inspirador, tiveram 9 filhos, mas puderam educar somente 6 deles, pois 3 foram levados cedo ao céu. E até mesmo para esse grande sofrimento, o desejo de fazer a vontade de Deus era maior:

“As crianças são um dom, não uma obrigação. Essas perdas permitem aos pais crescer ainda mais na humildade” – Santa Zélia

 

Nossos sonhos muitas vezes não são os de Deus

É claro que esse casal de Santos me inspira, mas posso testemunhar que não é nada fácil ter tamanho desprendimento e amor ao outro como eles tiveram. Infelizmente por muito tempo pensei completamente ao contrário do que eles pensavam, e sim, era como se a cada nova gestação, um novo peso sobre as minhas costas era colocado.

Apesar de ter um exemplo de maternidade e doação dentro de casa, através da vida e entrega da minha mãe, cresci querendo trabalhar fora, ganhar bem, viajar muito e no máximo 3 filhos, pois essa quantidade era a que eu e meu esposo sonhávamos antes de casar, ou seja, tudo determinado, programado e pensado, por mim mesma.

 

 

Os ensinamentos do Senhor são precisos

Que tola! Tudo isso era nada perto do que o Senhor sonhava para mim e para a minha família. Com uma caminhada já mais estabelecida dentro da Comunidade, a qual sou consagrada, comecei a perceber que a maternidade era o que preenchia meu coração e minha alma e por isso sai do trabalho, para cuidar da minha primeira filha: Helena.

Levantava a bandeira do “sou aberta a vida”, e então o Senhor a cada ano, mandava uma nova gestação. Somente quando cheguei na minha 5ª gestação, essa que tive um aborto espontâneo, é que percebi que essa “bandeira”, era da boca para fora e que dentro de mim não existia uma conversão e aceitação verdadeira. Foi quando um Padre, em confissão, me fez lembrar da promessa que fiz no altar e o porque nasci: para gerar filhos e criá-los para Deus.

Assim como Santa Zélia disse, somente após a morte do meu bebê é que pude amadurecer e ser mais humilde diante do Senhor. Hoje tenho plena certeza de que o Senhor me mandou esse bebê para me ensinar o que é ser aberta a vida e depois o levou.

 

O moldar de Deus

Tenho certeza de que os filhos são pedras preciosas (brutas) que o Senhor nos entrega, para que o ajudemos na lapidação e quando estão lapidados, devem ser livres e devolvidos a Ele. Claro que Ele não precisa da nossa ajuda, mas Ele quer e nos faz parte da criação divina.

O moldar de Deus em minha vida já acontece há 9 anos… São 7 gestações sendo 2 abortos. Tenho plena certeza de que o Senhor sonhou isso para mim. Ele sonhou com meu matrimônio e com os filhos que me mandaria.

Eu não sei se terei mais filhos, pois aprendi também que isso depende Dele e não de mim, mas quero e busco poder retribuir tamanho amor, devolvendo a Ele, filhos que O conheçam e O amem de verdade.

 

Abertura a Vida

Ser aberta a vida não significa ter muitos filhos, mas sim estar disponível a vontade de Deus. Tenho muitas irmãs de comunidade que são abertas a vida e tem 2 filhos, ou até mesmo nenhum. O movimento é de dentro para fora. O querer de Deus é que deve prevalecer.

Filhos são graças e todo esforço é válido por esses pequeninos. É difícil? SIM, mas vale a pena. Vale a vida. As filhas de São Luís e Santa Zélia todas seguiram a vocação religiosa e uma delas é Santa Teresinha. Quero que o desejo pelo céu e pela santidade nasça através de mim e chegue até meus filhos. Que a vida gere vida e mais vida e que sejam Santos.

 

 

LEIA MAIS:

 

Eu te vejo

Porque Te amo

O post O Extraordinário da Vida apareceu primeiro em Blog.

]]>
Porque Te amo https://blog.cristolibertador.com/porque-te-amo/ Mon, 11 Dec 2023 13:02:45 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3279 Essa frase ecoou em meu coração e tenho certeza de que o Espírito Santo é o autor dela. Como citei no primeiro texto, sou dona de casa a aproximadamente 7 anos, decisão tomada em sã consciência de tudo que estava abdicando em prol de algo maior: a minha família. E foi neste tempo, de mudanças […]

O post Porque Te amo apareceu primeiro em Blog.

]]>
Essa frase ecoou em meu coração e tenho certeza de que o Espírito Santo é o autor dela. Como citei no primeiro texto, sou dona de casa a aproximadamente 7 anos, decisão tomada em sã consciência de tudo que estava abdicando em prol de algo maior: a minha família.

E foi neste tempo, de mudanças significativas para mim, que a decisão mais importante da minha vida foi tomada: Amar e perdoar, para que o Senhor pudesse transformar a minha vida. Ah…o que o Espírito me falou? Sim… tudo isso Porque Te amo.

 

Ato de decisão

Antes de contar essa parte da minha história, é preciso entender o real significado e a dimensão da palavra/ ação de Perdoar.

*Perdoar – reconhecer que alguém errou contra você, contudo, optar por deixar o rancor de lado em relação a essa pessoa; o perdão é um ato de decisão no que se refere as questões internas que perturbam a paz de um indivíduo.

 

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem motivo de queixa contra o outro; como o Senhor vos perdoou, assim também fazei vós. Mas sobretudo revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3, 12-14

 

Amai-vos uns aos outros

Assim como diz a palavra de Deus e sabemos que o Amor se fez homem e habitou em nosso meio para que aprendêssemos o verdadeiro sentido do amor ao próximo, nós também somos chamados diariamente a reproduzir aquilo que Cristo fez perfeitamente, ou seja, amou e amou até o fim.

Vejamos que a Virtude da Caridade é a mais difícil de ser vivida, pois quão difícil é amar o outro como a mim mesmo. Vale ressaltar que se trata do segundo mandamento de Deus.

Dessa maneira, assim como todos são chamados a viver esse mandamento, na minha vida não foi diferente. Como nas Bodas de Caná, João 2, 1-15, o vinho do meu casamento também estava chegando ao fim e se esvaiu de uma maneira, que quando eu e meu esposo notamos, era impossível que aquela situação fosse revertida sem o auxílio de Cristo e de Maria Santíssima.

 

O Vinho acabou

Bem, vivíamos um matrimônio totalmente desconexo, onde a mulher, no caso eu, ocupava o lugar do homem, não deixando que ele fosse aquilo que Deus sonhou e por sua vez, o homem, meu esposo, não conseguia e também não queria tomar o seu lugar, além de ter guardado em segredo, uma vida dupla vivida por anos, onde a infidelidade perpetuava desde o período de namoro.

Porém, assim que fiz a escolha de ficar em casa, pela minha família, impulsionado pelo Espírito de Deus, meu esposo me revelou toda a sua infidelidade vivida por anos, contando detalhes, se humilhando e me pedindo perdão.

Foi nesse momento que o vinho acabou.

 

A arte de perdoar

Não foi fácil…foi dolorido…triste, mas é aqui que entra a escolha mais importante da minha vida: eu decidi, mesmo machucada, buscar o perdão, não somente para com ele, mas para que eu também pudesse me sentir livre daquele sentimento, daquele peso que não era meu. Nesse tempo, já tínhamos 2 filhos, 1 na terra e 1 no céu, porém o Senhor, nos presenteou com mais uma gestação.

Ai você me pergunta, e o vinho? Pois é… tinha acabado, mas nem todos os nossos convidados poderiam saber naquele momento, então o Senhor nos mandou encher as talhas, até o máximo, darmos o nosso máximo, até o limite. Da parte do meu esposo, a talha era muita humilhação, pedidos de perdão de modo a reparar aquela dor.

Demonstrações diárias de arrependimento e muito amor. Da minha parte, a talha era buscar a cura do coração machucado, o rancor e ressentimento, para que assim o perdão pudesse acontecer. Nada fácil, mas o Espírito Santo, durante uma determinada conversa entre nós, soprou em meu coração e me falou o real motivo por buscar o perdão ao invés de acabar com aquele sofrimento, da maneira mais cômoda, que seria a separação.

Ele me disse: Eu te perdoei por primeiro e Te amei por primeiro.

 

Após o perdão veio a liberdade

Naquele momento, senti que meu matrimonio era sonho de Deus e que Ele tinha um plano para nós. Então pude dizer ao meu esposo: eu escolho te perdoar, porque Te amo.

Veja, sem amor não seria possível essa busca, seria muito mais difícil e doloroso. Não era uma decisão pelos filhos, ou porque os outros diriam e sim pelo amor que sentíamos um pelo outro e pelo que Cristo pensaria de nós. Era isso que importava.

Acredito que o perdão definitivo, que me trouxe novamente a liberdade, demorou uns dois anos. Esse foi o tempo que o Senhor operou e restaurou a nossa história, nossa família e transformou a agua em vinho novo e um vinho muito mais saboroso. Hoje, provamos desse vinho e saboreamos a alegria dos frutos gerados.  E quando esse período passou, bem, já estava grávida do nosso quarto filho.

 

A Máxima do perdão

Agora sim, voltemos a palavra Perdoar:

*Per = prefixo que eleva o verbo à sua completude. Do latim – feito por completo;

*Doar = dar algo valioso, alegria, amor, doação de si ao outro;

Cristo nos amou e nos perdoou no grau máximo, quando morreu na cruz.

Se existe alguém que deve nos influenciar e que devemos buscar imitar é Ele e não há outro igual. É Ele é fonte inesgotável de amor, é Ele a fonte inesgotável de vinho novo para nossos matrimônios, vinho que renova, que inova, que frutifica e que gera vida.

Me sinto agraciada por poder beber dessa fonte e por Ele ter me permitido viver tudo o que vivi, pois a vitória veio através Dele.

Se hoje recebemos tantas graças é porque Ele permite. Ele nos diz diariamente, porque Te amo. E isso nos impulsiona, nos dá ânimo e desejo de beber o vinho mais saboroso sempre.

 

 

 

LEIA MAIS: 

Eu te vejo

 

 

O post Porque Te amo apareceu primeiro em Blog.

]]>
Eu te vejo https://blog.cristolibertador.com/eu-te-vejo/ Mon, 04 Dec 2023 12:58:44 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3263 Fui inspirada a escrever esse texto após a polêmica sobre a redação proposta no ENEM desse ano, com o tema: “Desafios para o enfrentamento da INVISIBILIDADE do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, mas com a Graça de Deus, minha irmã de comunidade Giovana Lima, já nos presenteou com uma belíssima colocação, através […]

O post Eu te vejo apareceu primeiro em Blog.

]]>
Fui inspirada a escrever esse texto após a polêmica sobre a redação proposta no ENEM desse ano, com o tema: “Desafios para o enfrentamento da INVISIBILIDADE do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, mas com a Graça de Deus, minha irmã de comunidade Giovana Lima, já nos presenteou com uma belíssima colocação, através de um texto no Instragram.

 

Enquanto meditava sobre isso, o Espírito Santo falou ao meu coração e então pensando em toda essa mentalidade feminista e ideológica que está enraizado em nós, pude fazer memória de uma cena maravilhosa da série “The Chosen”, onde em uma conversa entre Jesus e a esposa de Pedro, o Senhor, olhando em seus olhos, disse a ela: “Eu te vejo”.

 

Remando contra a maré

O contexto dessa cena é perfeito e faz todo sentido para minha realidade e para a realidade de tantas mulheres que hoje “remam contra a maré”, pois escolhem, por vontade própria não mais trabalhar fora de casa e sim dentro de suas casas, cuidando de seus esposos e criando seus filhos, educando-os na fé e nos princípios verdadeiros, aqueles que Cristo nos ensina.

 

Como essa cena, liberdade poética do autor, entrou e ficou em meu coração.

 

Posso dizer que hoje, tenho plena certeza de que o Senhor Jesus fala diariamente isso para mim: “Ariane, minha filha, Eu te vejo”, mas nem sempre foi assim.

 

No entanto, antes de testemunhar o caminho trilhado é importante entender que, para que uma mulher, abdique de seu trabalho fora de casa, mesmo tendo uma profissão e sendo formada, é necessário educar a sua vontade e escolher com convicção, olhando para a motivação central e tendo plena certeza de que aquele caminho é o caminho escolhido por Cristo para sua vida.

 

A força interior que move

Bem, vamos entender o que significa cada uma dessas palavras centrais:

 

Vontade: faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos; força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir seus fins ou desejos, determinação, firmeza;

Escolher: manifestar preferência por algo ou alguém, fazer opção entre duas ou mais coisas ou pessoas;

Motivação: conjunto de processos que dão ao comportamento uma intensidade, uma direção determinada e uma forma de desenvolvimento próprias da atividade individual.

 

Compreendemos então que, existe uma força interior importante que age na pessoa e com isso a motivação central fica aflorada fazendo com que a escolha seja tomada. Vale ressaltar que na maioria das vezes não temos uma maturidade psicológica e espiritual para tomar tal decisão, no entanto se temos uma vida de oração mínima, com certeza a Graça de Deus agirá a seu favor.

 

Encontrei o sentido

Sem muitas delongas, vivi esse tempo de vontade x motivação x escolha a mais ou menos 7 anos atrás, quando após 12 anos de trabalho em uma instituição bancária, fui motivada pela maternidade a pedir demissão e me dedicar a minha casa, meu esposo e minha filha.

 

Claro que no início foi muito difícil, pois sentia falta de sair, de ter mais autonomia financeira, de ver gente e não somente uma criança o dia todo, de almoçar no restaurante ao invés de cozinhar e o pior de tudo, quando meu esposo saia para a missão, assim como Pedro saiu, eu não percebia a presença de Jesus e que Ele estava contente com a minha decisão, ou seja, eu não ouvia: “Eu te vejo”.

 

Além disso, devido a uma sociedade imersa no modelo onde a mulher deve sair de casa e também ser provedora financeira, ouvi muitas vezes que era maluca, que havia virado Amélia e que não seria feliz.

 

Bem, com o tempo, muitas coisas aconteceram e muitos frutos foram gerados por essa escolha, mas somente quando compreendi para que havia sido chamada e qual a vontade do Senhor para minha vida, é que então consegui começar a viver de forma inteira e completa.

 

 

Escolhi amar

Entender e interiorizar que a mulher foi criada e sonhada por Deus e que ela só será completa, na sua essência quando gerar vida, foi e é libertador.

A geração de vida não passa somente por gerar filhos no ventre e sim por gerar vida dentro de casa, no ordinário, no dia a dia, desde afazeres mais simples, como limpar a casa, cozinhar, lavar, passar, até proporcionar um ambiente agradável e desejoso, para seu esposo e filhos, o que algumas vezes é mais complicado, devido nossas inclinações e temperamentos.

 

A partir do momento que isso entrou em meu coração é que comecei a escutar o Senhor me dizendo diariamente: “Me alegro por sua escolha, eu te vejo e te amo”, e somente por isso é que hoje posso dizer a Ele, obrigada por me permitir viver isso, obrigada pelas dificuldades, mas muito obrigada pela alegria de ter escolhido certo”.

A vida cotidiana é muito desafiadora e posso garantir que trabalho muito mais agora do que antes, porém a alegria de ver meus filhos crescerem, de poder acompanhar o desenvolvimento de cada um, de poder receber meu esposo todos os dias com um jantar que ele gosta é muito gratificante.

 

O resgate da essência

Fazem 7 anos da minha decisão, não a mais importante da minha vida, mas isso conto em outro texto, e quanta coisa mudou. Cuido da casa, do meu esposo e de 5 filhos, era para ser 7 (mas 2 estão no céu) e garanto, não me sinto invisível, me sinto amada e cuidada.

Nada foi por acaso, tudo foi sonhado por Deus, para mim e para a minha família. O amadurecimento vem com o tempo e a com ela vem a certeza do caminho certo.

 

Resgatar a essência de mulher, esposa e mãe é para mim caminho de libertação e salvação. Me transformou e transforma a cada dia. Não é fácil, mas é por amor, uma vez que Ele me amou por primeiro me salvando de mim mesma, das minhas vontades egoístas e de minhas escolhas erradas. Não importa o que o mundo pensa, importa o que Ele pensa de mim. Não importa como o mundo me veja, importa que Jesus me vê.

 

Eu, Ariane Fumagalli, consagrada, esposa do Rodrigo há 13 anos e mãe de 7 filhos, 5 na terra e 2 no céu, formada em administração, há 7 anos dona de casa e lutando, com todas as forças para devolver à Cristo aquilo que Ele me confiou.

 

 

LEIA MAIS:

 

Somos família, somos comunidade

Famílias Consagradas

 

O post Eu te vejo apareceu primeiro em Blog.

]]>
Somos família, somos comunidade https://blog.cristolibertador.com/somos-familia-somos-comunidade/ Tue, 12 Sep 2023 23:53:57 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3118 O Concílio Vaticano II chamou a família de “Igreja doméstica” (LG, 11), onde Deus reside e é reconhecido, amado, adorado e servido; e ensinou que “a salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar” (GS,47) A família por si só tem um papel e uma […]

O post Somos família, somos comunidade apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Concílio Vaticano II chamou a família de “Igreja doméstica” (LG, 11), onde Deus reside e é reconhecido, amado, adorado e servido; e ensinou que “a salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar” (GS,47)

A família por si só tem um papel e uma missão importantíssima de fazer crescer, se desenvolver e amadurecer a fé dos filhos, como bem nos lembra O Concílio, de forma FELIZ e em COMUNIDADE.

O seio familiar é a manifestação do amor de Deus, é um celeiro de vocações.

 

Comunidade na comunidade

São João Paulo II chamou a família de “Santuário da vida” (Carta às Famílias,11) e “patrimônio da humanidade” (LG,11). Ele disse: “A família é uma comunidade insubstituível por qualquer outra”. Jesus habita com a família cristã, nascida no Sacramento do Matrimônio; Sua presença, nas Bodas de Caná da Galileia, significa que o Senhor quer estar no meio da família, ajudando-a a vencer todos os seus desafios.

Como disse no texto anterior, que a grande novidade das Novas Comunidades são as famílias consagradas.

Ao nos depararmos com essas colocações da Santa Igreja, que são belíssimas e esclarecedoras, acabam gerando muitas vezes dúvidas, incertezas, e até mesmo uma justificativa para muitos cônjuges chamados a um carisma desistirem da sua consagração, achando que não é compatível ser uma comunidade na comunidade. Isto implica, muitas vezes, porque querem fragmentar e não unificar o carisma à família.

 

Não é substituição e sim unificação

Pertencer a um carisma, ser membro de uma nova comunidade é algo muito específico. É preciso de um chamado, senão você vai se sentir moído e ao invés de unir vai se dividir e desistir.

Ser uma família consagrada é viver essa comunidade insubstituível, mas que por vontade de Deus, agrega e uni o carisma para melhor se viver o caminho de fé e santificação.

O carisma vai te dar todas as condições para você viver esta via de santificação, via esta, que passa pelas regras, hábitos, espiritualidade e tantas outras áreas, dando uma identidade específica para esta comunidade familiar na comunidade. O carisma completa e da autenticidade de tudo isso.

Quando as famílias consagradas passarem a entender que a comunidade carismática não quer substituir sua família, não quer tirar as suas particularidades, não quer privar e sim unificar, aí sim, conseguirão de fato começar a dar frutos, multiplicar vocações para esta comunidade.

Você precisa do carisma para ser completo, para ser você, para ser aquilo que o Senhor sonhou. Se o Senhor sonhou o carisma para o casal, os frutos dessa relação só podem ser frutos deste carisma.

 

Carisma + Carisma = Carisma

O raciocínio é simples, é questão de lógica.

Um coelho que cruza com uma coelha só podem dar coelhinhos, um coelho com uma coelha não vai dar cachorrinhos, sendo assim, um Cristo Libertador com outro Cristo Libertador gera Cristo libertadorzinhos. Esse é o resultado final das Famílias Consagradas, gerar filhos na comunidade para a comunidade. Padres, celibatários (as), matrimônios Cristo Libertadores. E assim nos tornarmos uma grande família!

 

LEIA MAIS:

 

Famílias Consagradas

 

O post Somos família, somos comunidade apareceu primeiro em Blog.

]]>
Famílias Consagradas https://blog.cristolibertador.com/familias-consagradas/ Mon, 04 Sep 2023 12:41:25 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3082 A família é a grande novidade na vida consagrada Católica, ou melhor na consagração de vida por meio das Novas Comunidades.   É uma novidade muito desafiadora e com poucas respostas comprovadas, mas encontramos carismas com experiências de longa data que já podem dar um spoiler de acertos e erros, de como se viver.   […]

O post Famílias Consagradas apareceu primeiro em Blog.

]]>
A família é a grande novidade na vida consagrada Católica, ou melhor na consagração de vida por meio das Novas Comunidades.

 

É uma novidade muito desafiadora e com poucas respostas comprovadas, mas encontramos carismas com experiências de longa data que já podem dar um spoiler de acertos e erros, de como se viver.

 

Novidade para este tempo

Ser família dentro de uma nova comunidade é um dos maiores desafios, pois a realidade de leigos celibatários, sacerdotes, religiosos (as) estão já bem mais estabelecidas com as experiências das congregações, institutos, mosteiros, mas famílias consagradas é uma novidade do Espírito, ficando para nós vivermos como “cobaias” e darmos respostas para este tempo.

 

Famílias consagradas é algo grandioso. É sobre uma comunidade dentro de uma comunidade, não é sobre marido e esposa, é sobre TODA família, marido, esposa e filhos e os filhos dos filhos.

 

É necessário renúncias

Disposição, entrega e paciência são necessárias para viver esse chamado específico. A Igreja nos dá uma bagagem bem grande com relação a família, no sentido universal, a vocação matrimonial e seus frutos, mas direcionada a um carisma específico, tudo ainda está sendo construído, experimentado.

 

E ai quer ser esta resposta para este tempo e entrar para a história da Igreja?

 

Estar disposto, consiste, em muitas vezes, recomeçar. Por várias vezes, mudar hábitos, deixar e acrescentar isso ou aquilo, até que realmente a identidade carismática seja implantada na família. Quando digo recomeçar não é desestruturar o ambiente familiar, desconfigurando papéis, mas disposição em ser a família que o Senhor sonhou segundo aquele carisma.

 

 

O carisma molda e unifica

O grande desafio acontece, porque no ambiente familiar existe a particularidade de cada um, mas também existe um carisma que unifica e traz harmonia para toda essa realidade.

 

Como bem sabemos o carisma nos configura a uma página do evangelho (passagem carismática), dá forma, ele imprime uma identidade, um caráter, nos revela a vontade de Deus para nós, sendo assim, a Palavra se encarna através de nossas vidas, e vivemos aquilo que Paulo disse: “não sou eu quem vivo, mas Cristo que vive em mim”.

 

A família é parte fundamental do carisma e precisa ser sinal, sendo uma grande possibilidade de evangelização em massa. Famílias evangelizando famílias, homens, mulheres, crianças. É a esperança do novo tempo!

 

LEIA TAMBÉM:

O meu lugar na Mesa

 

O post Famílias Consagradas apareceu primeiro em Blog.

]]>
Sexo na gravidez, um grande dilema! https://blog.cristolibertador.com/sexo-na-gravidez-um-grande-dilema/ Fri, 03 Jun 2022 17:34:07 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/sexo-na-gravidez-um-grande-dilema/ Sexo na gravidez, por que um dilema tão grande? Inúmeras vezes já escutei relatos de casais que depois que a mulher engravida, não possuem mais relação. Em sua maioria, o discurso é do desejo da mulher e da negação do homem. Ele diz “não conseguir”, “não quer”, “é estranho”, “tenho medo de machucar o bebê”. […]

O post Sexo na gravidez, um grande dilema! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Sexo na gravidez, por que um dilema tão grande?

Inúmeras vezes já escutei relatos de casais que depois que a mulher engravida, não possuem mais relação.

Em sua maioria, o discurso é do desejo da mulher e da negação do homem. Ele diz “não conseguir”, “não quer”, “é estranho”, “tenho medo de machucar o bebê”.

O grande dilema

O dilema é tão grande que assim que eu engravidei, foi a primeira pergunta que recebi.

Isso sempre me soou estranho, porém, como nunca tinha engravidado, não cheguei a uma conclusão antes.

Existem sim todas questões hormonais das mulheres, porém aqui vamos falar em um sentido mais amplo e integral.

O motivo da falta de relação conjugal do casal na gestação ao meu ver se dá por 3 motivos macros:

1. Falta de conhecimento. O homem acha que pode machucar fisicamente o bebê com a relação. Porém, basta fazermos uma rápida pesquisa que veremos que uma gestação que corre normalmente não possui risco nenhum. O bebê não será afetado por isso.

Entretanto, acredito que esse não é o motivo central. Já me explico.

A maldita pornografia

2. A influência da pornografia.

Muitos homens não transam com suas mulheres grávidas por conta que ainda em sua mente está a construção de sexo a partir da pornografia. Com todas aquelas performances, gemidos, posições, corpos perfeitos e fantasiosos. E é claro que não conseguem ter relação, afinal, você já viu filme pornô com alguma mulher grávida?

Pode ser que no mundo macabro que estamos até tenha algum por aí. Porém não será o de maior busca. Isso tem um motivo:

A sacralidade da mulher grávida

Ainda em nossa mente, vemos a mulher como algo sagrado. Há, até nos mais pagãos, um certo respeito e admiração. Que se dá pela sacralidade que de fato a mulher grávida carrega.

Ali, é um mistério vivo diante dos nossos olhos. Uma vida gerando outra vida. A mulher que participa da criação com Deus.

O grande problema está que cada vez mais tiraram o sexo do lugar de “sacro”, “santo”,”puro”. Sexo e sacralidade, na mente de muitos, não combinam.

Sexo e santidade, sexo e oração, são coisas antagônicas.

Logo, se a mulher grávida carrega essa sacralidade. E o sexo, para a pessoa, está totalmente no lugar oposto do sacro, está no lugar de pornografia, é óbvio que o resultado será não ter relação.

Devolvamos a sacralidade para o sexo

Mulher, se seu marido não quer transar com você quando está grávida. O motivo pode ser que na verdade a esposa agora sendo também mãe, está mais distante da atriz pornô que ele queria na cama.

O que fazer com isso então?

Restituir a dignidade da sexualidade em nossas famílias. Devolver a ela o sentido o qual Deus criou, para nos unir de maneira mais profunda e íntima por meio da doação, amor e prazer.

Se você sofre com isso, procure purificar sua imaginação. Já fizemos um vídeo sobre isso.

Estude sobre o sexo como Deus sonhou. (Temos ótimas referências na Igreja como Christofer West e São João Paulo II).

Reze pedindo para Deus te curar e purificar naquilo que for preciso.

O maior ato de amor

O sexo foi feito para ser a maior demonstração de amor entre o casal. Ele, durante a gestação, tem ainda um maior valor, mostrar aos filhos “vede como eles se amam”.

O bebezinho que está ali sendo gerado, sente tudo que a mãe sente. Se durante a gestação o pai só está negando ter relação com a mãe pelos diversos motivos citados acima, esse bebê sentirá tudo. Negação, se sentir um objeto, sentir que está atrapalhando, sentir que ele é um empecilho para a união dos pais.

Mas, se os pais continuam se unindo, esse filho que ali está sendo gerado e já é fruto dessa união, continuará experimentando essa relação de amor.

Meu marido tem o costume de conversar muito com nossa filha. Em todos os momentos do dia, ele fala com ela.

Quando eu fui viajar em missão, ele conversou com ela explicando tudo. Todos os dias quando ele sai pra ir trabalhar, ele conversa com ela.

Algumas vezes, depois de termos relação também, ele reza comigo e com ela ali. Conversa com ela dizendo o quanto o papai e a mamãe se amam, se desejam, o quanto estamos felizes com a vida dela, o quanto amamos ela também.

Tudo isso é experiência de amor, fruto da sexualidade que Deus deseja dar a nós como dom.

Se você deseja contribuir com as obras de evangelização de nossa comunidade, seja amigo de nossa obra.

 

Leia mais:

A Maria nasceu!

O post Sexo na gravidez, um grande dilema! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Mãe de pet, o reducionismo da vida https://blog.cristolibertador.com/mae-de-pet-o-reducionismo-da-vida/ Fri, 03 Sep 2021 16:30:23 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/mae-de-pet-o-reducionismo-da-vida/ Uma pessoa me perguntou essa semana no Instagram se é pecado mortal chamar cachorro de filho/filha. O que comumente conhecemos como “mãe de pet”. De fato, pecado mortal não é. Mas, o quanto isso é consequência de um reducionismo da vida que geram muitas atrocidades, e esses sim, são pecados mortais. Reducionismo da vida Estudando […]

O post Mãe de pet, o reducionismo da vida apareceu primeiro em Blog.

]]>
Uma pessoa me perguntou essa semana no Instagram se é pecado mortal chamar cachorro de filho/filha. O que comumente conhecemos como “mãe de pet”. De fato, pecado mortal não é.

Mas, o quanto isso é consequência de um reducionismo da vida que geram muitas atrocidades, e esses sim, são pecados mortais.

Reducionismo da vida

Estudando antropologia filosófica, falávamos sobre o reducionismo antropológico, que pega um aspecto da realidade e assume esse aspecto como se fosse a realidade toda.

Como podemos observar esse reducionismo em diversas vertentes do nosso dia a dia. Seja ele no educacional, empresarial, e até mesmo, vital.

A vida cada vez mais está reduzida a um aspecto da realidade, o que prejudica ainda mais, é que cada um assume um aspecto de acordo com sua realidade própria, então a realidade da vida acaba sendo reduzida a realidades individuais.

Aqui mora o perigo! Matar filhos dentro do ventre da mãe, sempre seria inaceitável, mas como a vida está reduzida a realidade de cada um. Se a mãe, não tiver condições, ou não for esperado/desejado, matar seu próprio filho é aceitável, pois sua realidade individual prevalece a realidade do todo, da vida, e se reduz a vida.

O valor do animal

Voltando para o questionamento inicial, o problema não está em ser pecado ou não chamar um animal de filho, está em reduzir a realidade dos filhos ao mesmo vínculo com animais de estimação.

Semana passada tive uma apresentação no trabalho, e uma pessoa ao se apresentar disse ter dois filhos, uma criança e o segundo um cachorro que tem 8 meses. Aquilo me incomodou muito na hora, em ver que o filho dela estava no mesmo local de apresentação do seu filho.

O Senhor quando nos deu um filho, nos confia mais do que uma pessoa, uma alma que é imortal, para educarmos essa alma para voltar a Deus. Tem noção do valor disso?

Agora, os animais, quando o Senhor nos deu, foi para nos servir, é só lermos no relato de Gênesis. E aqui se manifesta também o amor de Deus por nós, que fez tamanha riqueza para nos servir.

Porém, quando estamos falando de filhos, mais do que contemplar a manifestação de Deus na criação, eu participo dessa criação de amor. Pois, na geração de filhos, nós nos tornamos co-criadores com Deus, como defende o Venerável Fulton Sheen.

O valor é infinitamente maior, só por conta disso, já tornaria incoerente chamar um cachorro de filho.

O meu valor e do outro

Se eu me coloco nessa posição de “mãe ou pai de pet”. Toda potencialidade que está em mim em ser mãe e educadora de uma alma imortal é reduzida ao que?

E se, está no mesmo patamar de meus filhos, reduzo eles também na mesma realidade de um animal.

Chega ser até incompreensível, incabível.

Vida dá trabalho

Outra questão que pode ter sido motivacional para esse redução é o trabalho a ser empregado.

O trabalho que exige um filho é muito maior do que de um cachorro, muito mesmo, porém, como cada vez mais fugimos daquilo que dá trabalho em busca de facilidades.

Reduzir a vida nesse sentido é diminuir trabalho. Afinal, criou-se a ideia que não se tem tempo para ter filhos, então se tem cachorros.

Mas é sério que queremos impregnar nosso tempo, nossa vida doada e deixar de herança para o mundo uma vida animal? Deixar as marcas da nossa história em um cachorro?

Sendo que esse provavelmente vai morrer antes que nos por conta de seu curto prazo de vida.

Valores invertidos

Diante de tudo isso vemos cada vez mais o quanto os valores estão invertidos, estão muito loucos, para falar a verdade.

Se luta contra os maus tratos animais, mas se defende o aborto.

(Não estou dizendo que devemos aceitar maus tratos aos animais)

Reduzimos cada vez mais a vida e seu valor.

O reducionismo vital tem tornado tantas coisas terríveis, aceitáveis. Como aborto, eutanásia, abandono, crescente número de suicídio, maus tratos.

Não há nada mais valioso do que a vida humana, pois Cristo morreu para salvar a vida humana. Cristo não morreu em uma cruz para salvar os animais, para levar seu cachorro para o céu.

Ele morreu para salvar eu e você!

Leia mais: 

Jezabel e Maria Madalena. O que há em comum?

A Maria nasceu!

 

Se você deseja contribuir com as obras de evangelização de nossa comunidade, seja amigo de nossa obra.

 

O post Mãe de pet, o reducionismo da vida apareceu primeiro em Blog.

]]>
A maternidade salvará o mundo https://blog.cristolibertador.com/a-maternidade-salvara-o-mundo/ Thu, 20 May 2021 18:52:30 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/a-maternidade-salvara-o-mundo/ Recentemente li um texto belíssimo de Fulton Sheen sobre a maternidade em seus aspectos biológicos e espirituais. Ainda não sou mãe biológica, mas é um conteúdo riquíssimo para todas as mamães por aqui e um conteúdo ainda mais rico para as mamães que não geram filhos no ventre, mas nos ombros provendo o sustento da […]

O post A maternidade salvará o mundo apareceu primeiro em Blog.

]]>
Recentemente li um texto belíssimo de Fulton Sheen sobre a maternidade em seus aspectos biológicos e espirituais. Ainda não sou mãe biológica, mas é um conteúdo riquíssimo para todas as mamães por aqui e um conteúdo ainda mais rico para as mamães que não geram filhos no ventre, mas nos ombros provendo o sustento da vocação e no coração os amando com todo amor que possui e vem do próprio Cristo, as mães espirituais!

 

MARIA EXEMPLO DE MATERNIDADE

Uma mãe é dupla benfeitora da humanidade: preserva fisicamente e prove moralmente, tendo seu maior exemplo na vida Virgem Maria. Com a Mãe Santíssima podemos ver grandes e claríssimos exemplos de como se dão todas essas coisas. A preservação física, Maria preserva Jesus de uma maneira extremamente livre e purificada, Ela compreende que o filho é seu, afinal Ela o gerou, mas que a missão que Ele carregava era muito maior e a missão que se dizia a respeito a Ela, era preservá-lo livremente, não o colocando dentro de uma bolha, mas o estigando para dizer sempre sim e seguir livremente e fielmente a vontade de Deus.

“Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos o ouviam, estavam perplexos com a sua inteligência e as suas respostas. Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: “Filho, por que nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!” Ele respondeu-lhes: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?” Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse. Depois, Jesus desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.” (Lc 2,41-52)

 

EDUCAR PARA A ETERNIDADE

Maria educava para si, seu filho, seu bebê. Mas também educava o Emanuel para seguir a sua própria missão. A educação livre que o gerava na independência de seguir, para a missão ao qual o Deus o chamou! E assim na educação dos nossos filhos precisamos educá-los, para servir, educá-los para a missão da qual nasceram para ser e assim a educação será completa!

Afinal, se o fim último não for a santidade. Se não for devolvê-los para Deus com maior dignidade que Ele nos deu, de que vale a maternidade para esta geração? Se não for criar e gerar de pequeninos, grandes Santos para esta nação!

 

BIOLOGIA E ESPIRITUALIDADE

A maternidade tem em si duas essências, uma biológica que é a procriação da vida numa essência biológica e a espiritual que transcende a biológica. Na dimensão espiritual a mulher prepara o seu corpo numa dimensão igual ou semelhante a um sacerdote preparando o pão para o sacrifício.

 

Em suas duas dimensões, o lado biológico traz uma VIDA com a cooperação de um Pai. Na dimensão espiritual com a cooperação de Deus, além da VIDA é infuso na pessoa com o auxílio da graça de Deus, a alma. Ou seja, para gerar uma pessoa precisa-se da junção dos dois lados, o biológico e espiritual para assim nascer uma alma atrás da graça do ato conjugal vivido sobre o auxílio, graça e intervenção total de Deus.

 

“Dê-me uma geração de boas mães católicas e eu mudarei o mundo!” – São João Crisóstomo!

 

SALVAÇÃO

A mãe é portadora de realidades eternas, quando ela consegue que seu filho exerça a sua missão voltada para a eternidade. Se a mãe coopera ao chamado de Deus, o gerando, ela será salva. E educando para o céu, para a sua missão, ela é glorificada pela vida dos filhos e garante numa dimensão ainda mais especial e conduzindo para a santidade, a sua própria salvação.

 

ÀS MÃES ESPIRITUAIS

Que graça é a sua maternidade espiritual ofertada para este mundo. Num mundo tão cruel em que mães abortam, abandonam seus filhos, a sua vocação existe para gerá-los no coração, um coração tão grande como o da Virgem Maria. A sua salvação dentro da maternidade está em amar com todo amor que possui aqueles filhos que você não o gerou, mas que Deus hoje te dá a graça de conduzir. Meninos, meninas que nunca souberam o que é amor, hoje sabem e encontram tão grande exemplo em Ti. Bendito é o fruto do ventre e ainda mais bendito é o fruto do teu coração que gera nos ombros e no coração as ovelhas perdidas, a fim de reconduzi-las ao caminho do Pai, que é donde vem o amor, a vida, a santidade e a eternidade!

 

Deus abençoe vocês!

 

Leia mais: 

Os colos de Maria na educação

Sede Fecundos: Pais e Filhos

 

 

O post A maternidade salvará o mundo apareceu primeiro em Blog.

]]>