Blog, Sede Fecundos - Pais e Filhos

Os colos de Maria na educação

By

Percebemos como é difícil saber a exata medida entre o afeto, carinho e a correção assertiva na educação dos filhos. Qual o equilíbrio no Colo de Maria?

Tantas vezes erramos por nos perder em nossas próprias emoções, que se misturam com as emoções dos pequenos e esses possuem um controle emocional ainda menor. Onde podemos buscar uma verdadeira fonte de inspiração para não errarmos na medida?

O espelho da maternidade

O melhor exemplo de maternidade com certeza foi a de Maria e não precisamos de grandes explicações para isso.

Mas, nos atentemos no cuidado e afeto que essa mãe teve por seu filho. Olhemos pela entrega e doação que ela teve em sua maternidade, não se preferindo em nenhum momento.

Se pôs a serviço desde quando estava grávida, ela não se poupou e com grande afeto se entregou. Vemos em diversas imagens Maria com o menino Jesus em seu colo. Foi escolhida justamente porque não haveria nenhum colo melhor para receber o menino Deus. Esse deve ser nosso colo, essa deve ser nossa entrega, nosso servir.

O colo que leva a santidade

E como sabemos que esse colo não foi desmedido? Que não foi super protetor ou controlador?

Primeiro porque vemos que nesse colo foi acolhido o melhor e maior exemplo de homem, Jesus Cristo. Depois porque o colo que Maria ofereceu para Jesus quando era pequeno o levou até a cruz. Esse colo não o reteve, não abafou sua missão de salvação, não o amedrontou diante da fragilidade humana.

Deus Pai assim quis que Jesus precisasse de um colo, assim como todo ser humano precisa para sua formação.

O colo que acompanha na vida

Não é preciso dizer que Maria não só ofereceu colo para Jesus quando ele era pequeno. O colo dela foi tão santo que esteve a disposição imediatamente após tudo ser consumado.

É essa à medida que nosso colo deve ter para com nossos filhos.

Dessa forma, nós como casais poderemos de fato viver o calvário de nosso carisma, ou seja, quando recebermos em nosso colo a vida de nossos filhos, que foi totalmente esvaziada para cumprir suas vocações diante da vontade de Deus.

Assim como Maria recebeu seu filho morto em seus braços.

Pietá

Maria com Jesus no colo após sua morte. Pietá

Leia mais:

A idolatria na educação dos filhos

Educação para a Santidade

Para mais informações sobre nossa comunidade, acesse nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.