O meu lugar na Mesa

Lendo o livro “Elogio a Sede”, do Pe. José Tolentino, me deparei com umas páginas que falam sobre a mesa, e a importância dela no âmbito relacional.

 

“Por que é que existe a mesa? Por que é que nos sentamos à mesa uns com os outros para tomar a refeição? Não será apenas por razões materiais ou econômicas, mas sobretudo por razões de vida. Sentamo-nos juntos em torno do alimento porque nos alimentamos não só dá comida, mas uns dos outros.”

 

Qual o significado para mim?

Eu não cresci em torno da mesa, não era costume familiar, nossa mesa era enfeite ou apoio de bolsa e tralhas. Logo, isso nunca foi essencial para mim. Quando eu conheci o Carisma, me deparei com essa realidade de refeição na mesa e não na frente da TV, isso para mim de imediato se tornou tão essencial como qualquer outra coisa necessária para viver.

 

Enfim, eu consegui me alimentar da vida de outros e pude ser alimento também. Era comum, como ainda é, ouvir testemunhos dos irmãos, dar risada de coisas aleatórias e compartilharmos as dificuldades, é um dos lugares mais belos da vida fraterna.

 

Quando eu casei, fizemos questão de que todas as refeições fossem feitas na mesa, e hoje meus filhos vivem esse valor também. Quantas e quantas vezes, já demos risadas com o João, meu filho, que ainda fará 3 anos. Ele já sabe o lugar de cada um na mesa e reclama se sentarmos no lugar errado, ele arruma as cadeiras e assim que senta, pede pra rezar para comer logo.

 

 

Se ofertar ao outro

Mas ainda estou em processo de conversão, e o Espírito Santo me revelou o quanto preciso melhorar. Ao mesmo tempo que amo sentar à mesa, sempre arrumo dificuldades para que outros possam sentar, com exceção de quem já mora comigo.

 

A mesa é lugar de intimidade, um lugar onde você deve estar disposto a dar sua vida ao outro, e nisso eu preciso melhorar muito. Quantas e quantas vezes recusei visitas, tanto familiares, como de amigos, com desculpas das mais diversas, que no fundo o único motivo era não ofertar minha vida.

 

Quantas vezes não deixei que minha vida ou a vida da Camila e dos meninos, fossem alimento para o outro, quantos testemunhos ou risadas, deixei de dar ou receber, por medo de que o outro pudesse acessar algo que naquele momento era vergonhoso para mim.

 

Contudo, seguimos firme, pois o próprio Espírito que me revelou e nos revela onde precisamos melhorar. E também o que está à mesa nos esperando para uma refeição!

 

“Não por acaso, Jesus colocou a mesa no centro da celebração da fé cristã.”

 

 

Somos um, em torno da mesa! 

Um padre, amigo da comunidade, uma vez falou que: “Quando a Comunidade Cristo Libertador está em volta do altar (mesa), o melhor está por vir”.

 

Jesus nos pede integridade e relacionamento, união e harmonia. Que possamos juntos viver a Santa Missa, adoração, bons testemunhos e muitas profecias em torno do altar, e claro, sentados também à mesa, partilhando uma boa refeição e dando muitas risadas.

 

Na cela do meu Carisma, com toda a certeza, tem uma mesa, um bolo de laranja e café com leite, e ali tenho a mais bela refeição com Aquele que me chamou para sentar nessa mesa, Jesus o meu Libertador.

 

 

LEIA TAMBÉM: