Educando para o céu

Nasceu para nós o Salvador, que é Cristo Jesus. No dia que celebramos o nascimento do menino Jesus, impossível não refletir que Ele, se fez tão pequenino e frágil, colocando-se aos cuidados e ensinamentos de um homem e de uma mulher, para nos ensinar, simplesmente como a família é o bem mais precioso que recebemos de Deus.

Que grande graça é essa, que o Senhor nos dá, quando confia a nós, pequenas almas, que precisam ser ensinadas. E que grande desafio, pois, precisamos como pais, buscar ser imagem de Cristo para nossos filhos.

 

De geração em geração

“Mais do que um exemplo de vida cristã, Luís e Zélia são para suas filhas imagens vivas de Deus.”

Que tarefa difícil e desgastante. Trata-se de um trabalho como o das formiguinhas, mas que é recompensador quando olhamos para os nossos filhos e percebemos que, conforme vão crescendo, começam a ter a capacidade de demonstrar que, interiormente o amor a Cristo, seus valores e princípios foram plantados e estão criando raízes.

Ensinando aos nossos filhos as virtudes, eles crescerão tementes a Deus, frutificarão e poderemos contemplar tamanha graça em nossos netos, bisnetos, de geração em geração.

 

Ensinar com disciplina

A educação da fé é hoje o que é de mais importante para o desenvolvimento de nossas crianças. Hoje, damos prioridade a escolas com os mesmos princípios e valores que os nossos. Escolas devocionais, que ensinam a rezar e que tem missa são nossa primeira opção.

Quero trazer aqui a experiência que vivo hoje em minha casa, com minha família. Veja, priorizar as orações, faz uma grande diferença.

 

Nossa rotina de oração

No almoço rezamos o ângelus, todos juntos sentados à mesa e incentivamos eles a aprenderem as orações desde cedo, pois conforme vão ouvindo o outro orar, já vão decorando.

Rezamos o terço da misericórdia, as 15hrs. Isso geralmente acontece com filhos mais velhos, Helena e Gustavo, pois não gostam de dormir a tarde. Importante ressaltar que o ambiente precisa estar preparado, vela acesa no altar e terço na mão.

A noite, após o jantar e arrumação da cozinha, sentamos todos juntos na sala para rezar o terço Mariano. Com ambiente da mesma forma preparado, vamos revezando, cada um conduz um mistério. Desde o Lucas com 4 anos, no primeiro mistério até o papai, no ultimo mistério. Durante o terço, cada um pede a intercessão de 3 santos (as vezes eles se empolgam e falam uns 5). Os santos são muito importantes para as crianças, eles amam.

 

Além disso, fazem catequese na Capela da comunidade as quartas-feiras. Não preciso nem citar a missa dominical.

Ah… estamos iniciando com eles uma forma de aprender/ decorar os 10 mandamentos. Vai ser muito legal.

É claro que tudo isso acontece, nem sempre da melhor maneira possível. Eles resolvem brincar, cantar e dá sono, sempre rs. Mas o importante é ser constante, não desistir e nem desanimar. Hoje colhemos alguns pequenos frutos como, os maiores já sabem contemplar os ministérios gozosos e dolorosos… os menores já falam de seus santos preferidos… e assim caminhamos.

 

Vale a pena se gastar

O desejo pela santidade precisa estar latente em nós, papais. Assim como o Casal Martin era imagem de Deus para suas filhas, precisamos almejar fortemente ser essa imagem para nossas crianças. Não podemos desistir. São almas preciosas para Deus, confiadas a nós. Os filhos imitam os pais, então sejamos exemplos verdadeiros de amor, coerência, verdade e liberdade.

Educar os filhos na doutrina deve estar em primeiro lugar, pois mais vale amar e conhecer a Cristo do que qualquer coisa que o mundo possa nos oferecer.

Que nesse Natal, nós papais, possamos ser espelhos para nossos filhos de amor, humildade, doação e alegria. Cristo conta conosco. Que esse seja o presente que ofertamos a Ele, verdadeiros adoradores.

 

Feliz Natal!!

 

LEIA MAIS:

 

 

 

Porque Te amo

 

O Extraordinário da Vida