Porque Te amo

Essa frase ecoou em meu coração e tenho certeza de que o Espírito Santo é o autor dela. Como citei no primeiro texto, sou dona de casa a aproximadamente 7 anos, decisão tomada em sã consciência de tudo que estava abdicando em prol de algo maior: a minha família.

E foi neste tempo, de mudanças significativas para mim, que a decisão mais importante da minha vida foi tomada: Amar e perdoar, para que o Senhor pudesse transformar a minha vida. Ah…o que o Espírito me falou? Sim… tudo isso Porque Te amo.

 

Ato de decisão

Antes de contar essa parte da minha história, é preciso entender o real significado e a dimensão da palavra/ ação de Perdoar.

*Perdoar – reconhecer que alguém errou contra você, contudo, optar por deixar o rancor de lado em relação a essa pessoa; o perdão é um ato de decisão no que se refere as questões internas que perturbam a paz de um indivíduo.

 

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem motivo de queixa contra o outro; como o Senhor vos perdoou, assim também fazei vós. Mas sobretudo revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3, 12-14

 

Amai-vos uns aos outros

Assim como diz a palavra de Deus e sabemos que o Amor se fez homem e habitou em nosso meio para que aprendêssemos o verdadeiro sentido do amor ao próximo, nós também somos chamados diariamente a reproduzir aquilo que Cristo fez perfeitamente, ou seja, amou e amou até o fim.

Vejamos que a Virtude da Caridade é a mais difícil de ser vivida, pois quão difícil é amar o outro como a mim mesmo. Vale ressaltar que se trata do segundo mandamento de Deus.

Dessa maneira, assim como todos são chamados a viver esse mandamento, na minha vida não foi diferente. Como nas Bodas de Caná, João 2, 1-15, o vinho do meu casamento também estava chegando ao fim e se esvaiu de uma maneira, que quando eu e meu esposo notamos, era impossível que aquela situação fosse revertida sem o auxílio de Cristo e de Maria Santíssima.

 

O Vinho acabou

Bem, vivíamos um matrimônio totalmente desconexo, onde a mulher, no caso eu, ocupava o lugar do homem, não deixando que ele fosse aquilo que Deus sonhou e por sua vez, o homem, meu esposo, não conseguia e também não queria tomar o seu lugar, além de ter guardado em segredo, uma vida dupla vivida por anos, onde a infidelidade perpetuava desde o período de namoro.

Porém, assim que fiz a escolha de ficar em casa, pela minha família, impulsionado pelo Espírito de Deus, meu esposo me revelou toda a sua infidelidade vivida por anos, contando detalhes, se humilhando e me pedindo perdão.

Foi nesse momento que o vinho acabou.

 

A arte de perdoar

Não foi fácil…foi dolorido…triste, mas é aqui que entra a escolha mais importante da minha vida: eu decidi, mesmo machucada, buscar o perdão, não somente para com ele, mas para que eu também pudesse me sentir livre daquele sentimento, daquele peso que não era meu. Nesse tempo, já tínhamos 2 filhos, 1 na terra e 1 no céu, porém o Senhor, nos presenteou com mais uma gestação.

Ai você me pergunta, e o vinho? Pois é… tinha acabado, mas nem todos os nossos convidados poderiam saber naquele momento, então o Senhor nos mandou encher as talhas, até o máximo, darmos o nosso máximo, até o limite. Da parte do meu esposo, a talha era muita humilhação, pedidos de perdão de modo a reparar aquela dor.

Demonstrações diárias de arrependimento e muito amor. Da minha parte, a talha era buscar a cura do coração machucado, o rancor e ressentimento, para que assim o perdão pudesse acontecer. Nada fácil, mas o Espírito Santo, durante uma determinada conversa entre nós, soprou em meu coração e me falou o real motivo por buscar o perdão ao invés de acabar com aquele sofrimento, da maneira mais cômoda, que seria a separação.

Ele me disse: Eu te perdoei por primeiro e Te amei por primeiro.

 

Após o perdão veio a liberdade

Naquele momento, senti que meu matrimonio era sonho de Deus e que Ele tinha um plano para nós. Então pude dizer ao meu esposo: eu escolho te perdoar, porque Te amo.

Veja, sem amor não seria possível essa busca, seria muito mais difícil e doloroso. Não era uma decisão pelos filhos, ou porque os outros diriam e sim pelo amor que sentíamos um pelo outro e pelo que Cristo pensaria de nós. Era isso que importava.

Acredito que o perdão definitivo, que me trouxe novamente a liberdade, demorou uns dois anos. Esse foi o tempo que o Senhor operou e restaurou a nossa história, nossa família e transformou a agua em vinho novo e um vinho muito mais saboroso. Hoje, provamos desse vinho e saboreamos a alegria dos frutos gerados.  E quando esse período passou, bem, já estava grávida do nosso quarto filho.

 

A Máxima do perdão

Agora sim, voltemos a palavra Perdoar:

*Per = prefixo que eleva o verbo à sua completude. Do latim – feito por completo;

*Doar = dar algo valioso, alegria, amor, doação de si ao outro;

Cristo nos amou e nos perdoou no grau máximo, quando morreu na cruz.

Se existe alguém que deve nos influenciar e que devemos buscar imitar é Ele e não há outro igual. É Ele é fonte inesgotável de amor, é Ele a fonte inesgotável de vinho novo para nossos matrimônios, vinho que renova, que inova, que frutifica e que gera vida.

Me sinto agraciada por poder beber dessa fonte e por Ele ter me permitido viver tudo o que vivi, pois a vitória veio através Dele.

Se hoje recebemos tantas graças é porque Ele permite. Ele nos diz diariamente, porque Te amo. E isso nos impulsiona, nos dá ânimo e desejo de beber o vinho mais saboroso sempre.

 

 

 

LEIA MAIS: 

Eu te vejo