Arquivo de Formação - Blog https://blog.cristolibertador.com/formacao/ Comunidade de Aliança Cristo Libertador Tue, 19 Mar 2024 14:10:50 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://blog.cristolibertador.com/2023/wp-content/uploads/2023/03/favicon.png Arquivo de Formação - Blog https://blog.cristolibertador.com/formacao/ 32 32 A Escolha de um Diretor Espiritual https://blog.cristolibertador.com/a-escolha-de-um-diretor-espiritual/ Mon, 18 Mar 2024 15:42:06 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3416 A primeira dúvida que costuma surgir quando se decide escolher um diretor espiritual, é se ele deve ser sacerdote. Não se pode estabelecer uma lei absoluta e universal, mas podemos dizer que é preferível, muito conveniente que sim, por três razões:   Pela economia geral de ordem sobrenatural, que reservou ao sacerdote o papel de […]

O post A Escolha de um Diretor Espiritual apareceu primeiro em Blog.

]]>
A primeira dúvida que costuma surgir quando se decide escolher um diretor espiritual, é se ele deve ser sacerdote. Não se pode estabelecer uma lei absoluta e universal, mas podemos dizer que é preferível, muito conveniente que sim, por três razões:

 

  1. Pela economia geral de ordem sobrenatural, que reservou ao sacerdote o papel de mestre;
  2. Pela íntima conexão – às vezes fusão – com o ofício de confessor;
  3. Pela graça do estado sacerdotal, da qual carecem os não sacerdotes.

 

Todavia, não inconveniente se escolher um religioso não sacerdote, ou um leigo, que seja uma pessoa prudente, experimentada e escolhida voluntariamente. O fato que mais pesa para mim é a facilidade de unir a direção com a confissão.

Se escolhermos um sacerdote, que este seja nosso confessor.

 

Algumas qualidades essenciais de um diretor espiritual

 

Qualidades técnicas, que se referem especificamente à direção em si:

Ciência à Os principais conhecimentos que deve possuir se referem à Teologia dogmática e moral, acética e mística, princípios fundamentais da vida espiritual, a oração e seus graus, ilusões que deve evitar, casos patológicos (doenças mentais e nervosas mais frequentes), fenômenos extraordinários, graças gratuitamente dadas etc.

 

Discrição à A palavra discrição vem do verbo latino discernere que significa discernir, separar, dividir. Esta qualidade não se trata apenas de saber guardar segredo, mas ter uma prudência sobrenatural nas decisões, clareza nos conselhos, firmeza e energia em exigir seu cumprimento.

 

Experiência à Experiência própria do diretor com Deus, para que possa apresentar com firmeza as certezas que já vivenciou muitas vezes e a experiência alheia que é aprender com os erros e acertos de outros homens e mulheres santos;

 

Cinco são as características morais que deve reunir o diretor espiritual.

  1. Intensa piedade – Em outras palavras, intimidade e comunhão com Deus. A piedade do diretor deve ser profunda e equilibrada, cristocêntica e girar em torno da glória de Deus;

 

  1. Zelo ardente pela santificação das almas – consequência da anterior e dispensa explicação;

 

  1. Grande bondade e suavidade de caráter – O diretor deve estar animado pelos mesmos sentimentos de Jesus e não deve ser intransigente, legalista. A misericórdia é essencial para o diretor. Este deve estar adornado de sentimentos paternais, obcecado por formar as almas segundo o coração de Deus;

 

  1. Profunda humildade – Afinal: a) Deus resiste aos soberbos; b) Desconfiar de si e de suas luzes, não hesitando em consultar pessoas mais doutas do que si mesmo; c) A humildade atrai e cativa as almas;

 

  1. Profundo desinteresse e desprendimento – Ao bom diretor deve rezar a santa indiferença, sem buscar satisfação pessoal na direção e tão pouco se importar com quem vai embora ou se gabar de quantos atende;

 

Talvez você não saiba tudo isso de um sacerdote, ou um leigo antes de começar a ser dirigido por ele, mas após dois ou três encontros, fica fácil de separar o joio do trigo. Só tome cuidado para não manipular o processo segundo as facilidades pessoais, pois é Deus quem determina quem deve nos dirigir, escute-O.

 

Referência: SER SANTO OU NÃO SER EIS A QUESTÃO – Compêndio da obra: Teologia de la perfeccion Cristiana – Autor: Antônio Royo Marin. O.P. – Editora Ecclesiae.

 

 

LEIA MAIS:

 

Ninguém é bom Juiz de si mesmo!

 

 

 

 

O post A Escolha de um Diretor Espiritual apareceu primeiro em Blog.

]]>
Ninguém é bom Juiz de si mesmo! https://blog.cristolibertador.com/ninguem-e-bom-juiz-de-si-mesmo/ Thu, 07 Mar 2024 15:46:57 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3402 Existe muita gente se dando mal na vida por não possuir um bom conselheiro, ou, no caso dos católicos, de um bom diretor espiritual. Não estou falando de prosperidade financeira, estou falando de santidade e de progresso como ser humano. Os coachings se multiplicam juntamente com os psicólogos, estes últimos, muito necessários, mas a pergunta […]

O post Ninguém é bom Juiz de si mesmo! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Existe muita gente se dando mal na vida por não possuir um bom conselheiro, ou, no caso dos católicos, de um bom diretor espiritual. Não estou falando de prosperidade financeira, estou falando de santidade e de progresso como ser humano. Os coachings se multiplicam juntamente com os psicólogos, estes últimos, muito necessários, mas a pergunta que não quer calar é: até quando vamos colocar a carroça para puxar os bois?

Enquanto fundador de uma Nova Comunidade e diretor espiritual tenho visto muita gente que chega ao fundo do poço em sua vocação, em seu casamento, em sua profissão, porque julgou tudo, unicamente, segundo a sua vontade. Sim queridos a velha soberba de sempre, assombrando a humanidade desde o Éden.

 

Imparcialidade

 

Não precisa ser muito inteligente para saber que a imparcialidade é qualidade fundamental para um juiz exercer um bom julgamento. Outro ponto, é que quem não está envolvido com o problema, consegue ter uma visão melhor da situação e pode emitir um parecer, opinião, ou conselho de maneira mais sensata e reta. Infelizmente não é o que temos visto na suprema corte de nosso país, mas isso é assunto para outro momento.

O fato é que desde os primórdios do catolicismo, os fiéis (leigos ou clérigos) são convidados a dialogarem com um diretor espiritual. Alguém preparado, que possua uma fé impassível, e com o dom para aconselhar. Imagine quantas vezes Jesus não deve ter se aconselhado com sua mãe e pai, quando estava encarnado no meio de nós. Mesmo sendo Deus, ao se fazer um de nós optou por ter que galgar os mesmos passos de construção de consciência e de aprendizado.

Quando comecei a atender individualmente os membros de minha comunidade, a alguns anos atrás percebi o quanto a falta de direção espiritual prejudica a vivência de fé de cada um. O quanto não sabemos como e por onde progredir e atingir altos patamares de santidade. A verdade é que com um bom guia já está difícil, imagina caminhando às escuras de sua própria percepção?!

 

O fracasso da santidade

 

A verdade é uma só, atestada por grandes teólogos, em especial um que gosto muito, Antônio Royo Marin, autor de muitas obras de teologia espiritual, “a falta de direção espiritual ou a deficiência da mesma é um dos três grandes fatores que levam o projeto de santidade dos indivíduos ao fracasso”.

Calma não fique aflito que virá aqui em nosso blog uma série de textos sobre Direção Espiritual, na tentativa de esclarecer e ajudar quem quer que seja a entender que caminhar sozinho é muito arriscado.

Por ora, termino esta primeira reflexão perguntando a mim mesmo e a você que está lendo, será que somos humildes, e temos a coragem de expor nossas misérias para alguém? Será que não é hora de buscar ajuda e reconhecer que sozinho tenho grandes chance de fazer burradas e inventar um Jesus Cristo que se adeque às minhas carências, uma teologia adaptada ao meu pecado? Reflita e até o próximo texto.

 

LEIA MAIS:

 

Agir e Reagir como Cristo

O Inferno existe e deve estar lotado

O post Ninguém é bom Juiz de si mesmo! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Agir e Reagir como Cristo https://blog.cristolibertador.com/agir-e-reagir-como-cristo/ Wed, 28 Feb 2024 14:19:21 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3389 Agir como Cristo agia já é um enorme desafio, mas reagir como ele reagia, aí sim está uma tarefa quase que impossível. Digo “quase” impossível porque, nós, batizados, contamos com a graça de Deus que habita em nós. O Espírito do Senhor Jesus, conhecido como paráclito, a terceira pessoa da Santíssima Trindade é quem pode […]

O post Agir e Reagir como Cristo apareceu primeiro em Blog.

]]>
Agir como Cristo agia já é um enorme desafio, mas reagir como ele reagia, aí sim está uma tarefa quase que impossível. Digo “quase” impossível porque, nós, batizados, contamos com a graça de Deus que habita em nós. O Espírito do Senhor Jesus, conhecido como paráclito, a terceira pessoa da Santíssima Trindade é quem pode tornar tal intento possível.

 

Na Carta de São Tiago (4,4) está escrito que “maior é o Espírito que está em nós, do que aquele que está no mundo”, da boca do próprio Senhor Jesus sai que “quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16,16), e ainda no Evangelho de Jesus Cristo segundo João que “aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas” (14,12), resumindo, sob ação do Espírito de Deus, é possível vencer o mundo, ser salvo, e fazer coisas maiores do que aquelas que o próprio Cristo fez.

 

Nada podemos sem o Consolador

 

Quero deixar claro com este simplório excerto que sem a ação do Espírito de Deus, de fato é impossível agir e reagir como Cristo agia e reagia. Se contarmos com nossas próprias forças, sabedoria e determinação falharemos completamente, e passaremos uma vida inteira frustrados.

Não é à toa, portanto, que o Senhor fez questão de ser batizado, e só então iniciar sua missão pública. Não é por acaso que Ele orava constantemente, se retirava frequentemente, tudo para se alimentar da vontade do Pai.

 

O meu temperamento é colérico, e para nós a praticidade e a prontidão no realizar das coisas é latente, todavia, inúmeras vezes nos comportamos como um trator desgovernado, passando por cima de obras que se quer precisariam de reformas, na tentativa de salvar o mundo, não poucas vezes destruímos outros tantos mundos que não tinham nada a ver com a história. A luta para agir e reagir como Cristo, é diária e feroz aqui dentro.

 

Confesso que várias vezes defendi a ideia de que um leão jamais poderia se comportar como um cordeiro, nitidamente me esquecendo que meu Senhor primeiro veio como cordeiro e só depois (espero que em breve) virá como leão. Pura arrogância e acídia para com minha conversão. Se conformar ao agir e ao reagir de Cristo passa exatamente por se assemelhar primeiro ao cordeiro, para quem sabe um dia participarmos da vida do Sumo Leão.

 

Como domar o leão interior

 

Algumas estratégias simples têm me ajudado a obter meia dúzia de vitórias neste desafio.

A) Respirar fundo e retardar as respostas, sobretudo à aqueles que se contrapõe a mim;

B) Partilhar responsabilidades quando possível, e delegar tarefas, dando liberdade para que as façam da forma que acharem melhor;

C) Orar e meditar a Palavra de Deus com mais frequência e constância, afinal, nada melhor do que consultar ao próprio Senhor de como devo lidar com as situações que se me apresentam;

D) Escutar músicas mais calmas e harmoniosas, de preferência louvores;

E) Por fim, meditar e buscar viver a virtude da paciência;

 

Que o céu é dos violentos isso eu não tenho dúvidas, mas a violência é contra si, e contra o pecado, não contra os irmãos e irmãs. Que o Senhor Jesus nos ajude, através de nossas penitencias quaresmais a nos assemelharmos mais a Ele, e assim, inspirar outros a fazerem o mesmo.

 

LEIA MAIS:

 

O Inferno existe e deve estar lotado

 

 

O post Agir e Reagir como Cristo apareceu primeiro em Blog.

]]>
Família Consagrada, Família Missionária https://blog.cristolibertador.com/familia-consagrada-familia-missionaria/ Wed, 10 Jan 2024 13:19:33 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3355 Famílias numerosas é o assunto do momento. Nas redes sociais temos muitos, mas muitos casais cristãos, abertos a vida e com o mesmo propósito, mostrar que é possível resgatar valores que se perderam com o tempo e com as ideologias, provando que, é possível ter muitos filhos e SER FELIZ. Então entramos em uma outra […]

O post Família Consagrada, Família Missionária apareceu primeiro em Blog.

]]>
Famílias numerosas é o assunto do momento. Nas redes sociais temos muitos, mas muitos casais cristãos, abertos a vida e com o mesmo propósito, mostrar que é possível resgatar valores que se perderam com o tempo e com as ideologias, provando que, é possível ter muitos filhos e SER FELIZ.

Então entramos em uma outra realidade, pouco falada, porém maravilhosa: Famílias Consagradas e Missionárias.

Famílias Consagradas também já conhecemos, pois minha querida irmã Natalia Maggio escreveu recentemente esse texto em nosso blog, vale muito a pena ler (link do texto disponível no final do texto em “LEIA MAIS”)

 

A Grande Novidade

O que é ser missionário?

“Ide, portanto, e fazei que todos os povos se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Mt 28, 19-20

Além de observarmos o que diz Nosso Senhor, nesse momento precisamos ter ciência das “4 gavetas”, citadas no livro Fio de Ouro, do nosso Ser. A primeira gaveta/vocação: Somos filhos de Deus; a segunda gaveta/vocação da sexualidade; a terceira gaveta/vocação é o estado de vida e a quarta gaveta/vocação que é a vocação especifica, onde essa é a que ilumina o modo de se viver das outras.

Lindo né? Vou explicar com a minha vida…

Sou Ariane, filha de Deus, mulher, meu estado de vida é o matrimônio/casada e minha vocação especifica é vivida dentro da Comunidade de Aliança Cristo Libertador. Sou consagrada e o que ilumina a minha vida, tudo o que sou e faço, é o carisma ao qual pertenço.

 

A missão

Para que não tenhamos dúvida e dificuldade de entendimento, é importante ressaltar que minha primeira missão, é CLARO que é minha família e meus filhos e que um dia terei que prestar contas ao Senhor de tudo o que fiz para que estes, confiados a mim, buscassem o céu, porém também sou missionária e devo obedecer aquilo que o Senhor me pediu, de levar seu nome aos confins de toda a terra, fazendo com que todo ser humano possa conhece-lo e adorá-lo.

Então, é aos olhos e direcionamentos do meu carisma, que dentro da comunidade somos formadores, lideramos o Vinho Novo, evangelizamos na Fundação Casa e lutamos para estar em comum unidade com nossos irmãos.

Fácil? Não…nada fácil. Com 5 filhos as coisas ficam mais trabalhosas, porém muito gratificante. A cada ida à casa da comunidade, são 7 malas… a cada grupo de oração em São Paulo, é uma rotina toda alterada e pensada. A cada missão ou formação, são 5 crianças que precisam ser também assistidas e cuidadas.

 

Rotina maluca

O empenho e dedicação, para que a vida aconteça e seja harmônica precisa ser um trabalho em conjunto, primeiramente do casal e depois dos filhos, sem falar no apoio comunitário que faz toda a diferença.

Os olhos precisam estar atentos as necessidades da casa, das crianças, do esposo e também da missão. A missão nunca para. Os compromissos com reuniões, formações também não. É preciso estar disponível ao mover de Deus em nossas vidas e atentos aquilo que Ele nos pede no nosso dia a dia, pois somente assim teremos um coração aberto as exigências familiares e também comunitárias.

Tudo vale a pena e nos traz paz interior. Hoje posso dizer o quanto sou FELIZ por ter uma família numerosa, por ser consagrada e missionária, pois estou no lugar que Cristo sonhou.

 

LEIA MAIS:

 

Famílias Consagradas

O post Família Consagrada, Família Missionária apareceu primeiro em Blog.

]]>
Educando para o céu https://blog.cristolibertador.com/educando-para-o-ceu/ Mon, 25 Dec 2023 13:00:24 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3323 Nasceu para nós o Salvador, que é Cristo Jesus. No dia que celebramos o nascimento do menino Jesus, impossível não refletir que Ele, se fez tão pequenino e frágil, colocando-se aos cuidados e ensinamentos de um homem e de uma mulher, para nos ensinar, simplesmente como a família é o bem mais precioso que recebemos […]

O post Educando para o céu apareceu primeiro em Blog.

]]>
Nasceu para nós o Salvador, que é Cristo Jesus. No dia que celebramos o nascimento do menino Jesus, impossível não refletir que Ele, se fez tão pequenino e frágil, colocando-se aos cuidados e ensinamentos de um homem e de uma mulher, para nos ensinar, simplesmente como a família é o bem mais precioso que recebemos de Deus.

Que grande graça é essa, que o Senhor nos dá, quando confia a nós, pequenas almas, que precisam ser ensinadas. E que grande desafio, pois, precisamos como pais, buscar ser imagem de Cristo para nossos filhos.

 

De geração em geração

“Mais do que um exemplo de vida cristã, Luís e Zélia são para suas filhas imagens vivas de Deus.”

Que tarefa difícil e desgastante. Trata-se de um trabalho como o das formiguinhas, mas que é recompensador quando olhamos para os nossos filhos e percebemos que, conforme vão crescendo, começam a ter a capacidade de demonstrar que, interiormente o amor a Cristo, seus valores e princípios foram plantados e estão criando raízes.

Ensinando aos nossos filhos as virtudes, eles crescerão tementes a Deus, frutificarão e poderemos contemplar tamanha graça em nossos netos, bisnetos, de geração em geração.

 

Ensinar com disciplina

A educação da fé é hoje o que é de mais importante para o desenvolvimento de nossas crianças. Hoje, damos prioridade a escolas com os mesmos princípios e valores que os nossos. Escolas devocionais, que ensinam a rezar e que tem missa são nossa primeira opção.

Quero trazer aqui a experiência que vivo hoje em minha casa, com minha família. Veja, priorizar as orações, faz uma grande diferença.

 

Nossa rotina de oração

No almoço rezamos o ângelus, todos juntos sentados à mesa e incentivamos eles a aprenderem as orações desde cedo, pois conforme vão ouvindo o outro orar, já vão decorando.

Rezamos o terço da misericórdia, as 15hrs. Isso geralmente acontece com filhos mais velhos, Helena e Gustavo, pois não gostam de dormir a tarde. Importante ressaltar que o ambiente precisa estar preparado, vela acesa no altar e terço na mão.

A noite, após o jantar e arrumação da cozinha, sentamos todos juntos na sala para rezar o terço Mariano. Com ambiente da mesma forma preparado, vamos revezando, cada um conduz um mistério. Desde o Lucas com 4 anos, no primeiro mistério até o papai, no ultimo mistério. Durante o terço, cada um pede a intercessão de 3 santos (as vezes eles se empolgam e falam uns 5). Os santos são muito importantes para as crianças, eles amam.

 

Além disso, fazem catequese na Capela da comunidade as quartas-feiras. Não preciso nem citar a missa dominical.

Ah… estamos iniciando com eles uma forma de aprender/ decorar os 10 mandamentos. Vai ser muito legal.

É claro que tudo isso acontece, nem sempre da melhor maneira possível. Eles resolvem brincar, cantar e dá sono, sempre rs. Mas o importante é ser constante, não desistir e nem desanimar. Hoje colhemos alguns pequenos frutos como, os maiores já sabem contemplar os ministérios gozosos e dolorosos… os menores já falam de seus santos preferidos… e assim caminhamos.

 

Vale a pena se gastar

O desejo pela santidade precisa estar latente em nós, papais. Assim como o Casal Martin era imagem de Deus para suas filhas, precisamos almejar fortemente ser essa imagem para nossas crianças. Não podemos desistir. São almas preciosas para Deus, confiadas a nós. Os filhos imitam os pais, então sejamos exemplos verdadeiros de amor, coerência, verdade e liberdade.

Educar os filhos na doutrina deve estar em primeiro lugar, pois mais vale amar e conhecer a Cristo do que qualquer coisa que o mundo possa nos oferecer.

Que nesse Natal, nós papais, possamos ser espelhos para nossos filhos de amor, humildade, doação e alegria. Cristo conta conosco. Que esse seja o presente que ofertamos a Ele, verdadeiros adoradores.

 

Feliz Natal!!

 

LEIA MAIS:

 

 

 

Porque Te amo

 

O Extraordinário da Vida

 

O post Educando para o céu apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Extraordinário da Vida https://blog.cristolibertador.com/o-extraordinario-da-vida/ Mon, 18 Dec 2023 13:35:44 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3311 “Cada gravidez é uma alegria, cada bebê um presente do Céu” – Santa Zélia Essas são as palavras mais belas e doces que já li, pois trata-se de uma mulher comum, cuja vocação assumiu por inteiro e sem ressalvas, onde sua maternidade inspira muitas e muitas mulheres e que permitiu que seu ventre fosse um […]

O post O Extraordinário da Vida apareceu primeiro em Blog.

]]>
“Cada gravidez é uma alegria, cada bebê um presente do Céu” – Santa Zélia

Essas são as palavras mais belas e doces que já li, pois trata-se de uma mulher comum, cuja vocação assumiu por inteiro e sem ressalvas, onde sua maternidade inspira muitas e muitas mulheres e que permitiu que seu ventre fosse um celeiro de Santos!

 

Santos casados

Conhecendo sobre a vida desse casal extraordinário, imagino que provavelmente Santa Zélia e seu esposo, também santo, não precisaram “se convencer” de que haviam casado e que os frutos, chegariam, conforme a vontade de Deus, pois eles sempre buscaram uma vida santa, com valores e condutas firmados nos ensinamentos do Senhor. A partir do momento em que se uniram em matrimônio, foram livres, fieis, totais e fecundos àquilo que era desejo de Deus para aquela união. O SIM do altar foi totalmente consciente e verdadeiro.

Esse casal inspirador, tiveram 9 filhos, mas puderam educar somente 6 deles, pois 3 foram levados cedo ao céu. E até mesmo para esse grande sofrimento, o desejo de fazer a vontade de Deus era maior:

“As crianças são um dom, não uma obrigação. Essas perdas permitem aos pais crescer ainda mais na humildade” – Santa Zélia

 

Nossos sonhos muitas vezes não são os de Deus

É claro que esse casal de Santos me inspira, mas posso testemunhar que não é nada fácil ter tamanho desprendimento e amor ao outro como eles tiveram. Infelizmente por muito tempo pensei completamente ao contrário do que eles pensavam, e sim, era como se a cada nova gestação, um novo peso sobre as minhas costas era colocado.

Apesar de ter um exemplo de maternidade e doação dentro de casa, através da vida e entrega da minha mãe, cresci querendo trabalhar fora, ganhar bem, viajar muito e no máximo 3 filhos, pois essa quantidade era a que eu e meu esposo sonhávamos antes de casar, ou seja, tudo determinado, programado e pensado, por mim mesma.

 

 

Os ensinamentos do Senhor são precisos

Que tola! Tudo isso era nada perto do que o Senhor sonhava para mim e para a minha família. Com uma caminhada já mais estabelecida dentro da Comunidade, a qual sou consagrada, comecei a perceber que a maternidade era o que preenchia meu coração e minha alma e por isso sai do trabalho, para cuidar da minha primeira filha: Helena.

Levantava a bandeira do “sou aberta a vida”, e então o Senhor a cada ano, mandava uma nova gestação. Somente quando cheguei na minha 5ª gestação, essa que tive um aborto espontâneo, é que percebi que essa “bandeira”, era da boca para fora e que dentro de mim não existia uma conversão e aceitação verdadeira. Foi quando um Padre, em confissão, me fez lembrar da promessa que fiz no altar e o porque nasci: para gerar filhos e criá-los para Deus.

Assim como Santa Zélia disse, somente após a morte do meu bebê é que pude amadurecer e ser mais humilde diante do Senhor. Hoje tenho plena certeza de que o Senhor me mandou esse bebê para me ensinar o que é ser aberta a vida e depois o levou.

 

O moldar de Deus

Tenho certeza de que os filhos são pedras preciosas (brutas) que o Senhor nos entrega, para que o ajudemos na lapidação e quando estão lapidados, devem ser livres e devolvidos a Ele. Claro que Ele não precisa da nossa ajuda, mas Ele quer e nos faz parte da criação divina.

O moldar de Deus em minha vida já acontece há 9 anos… São 7 gestações sendo 2 abortos. Tenho plena certeza de que o Senhor sonhou isso para mim. Ele sonhou com meu matrimônio e com os filhos que me mandaria.

Eu não sei se terei mais filhos, pois aprendi também que isso depende Dele e não de mim, mas quero e busco poder retribuir tamanho amor, devolvendo a Ele, filhos que O conheçam e O amem de verdade.

 

Abertura a Vida

Ser aberta a vida não significa ter muitos filhos, mas sim estar disponível a vontade de Deus. Tenho muitas irmãs de comunidade que são abertas a vida e tem 2 filhos, ou até mesmo nenhum. O movimento é de dentro para fora. O querer de Deus é que deve prevalecer.

Filhos são graças e todo esforço é válido por esses pequeninos. É difícil? SIM, mas vale a pena. Vale a vida. As filhas de São Luís e Santa Zélia todas seguiram a vocação religiosa e uma delas é Santa Teresinha. Quero que o desejo pelo céu e pela santidade nasça através de mim e chegue até meus filhos. Que a vida gere vida e mais vida e que sejam Santos.

 

 

LEIA MAIS:

 

Eu te vejo

Porque Te amo

O post O Extraordinário da Vida apareceu primeiro em Blog.

]]>
Porque Te amo https://blog.cristolibertador.com/porque-te-amo/ Mon, 11 Dec 2023 13:02:45 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3279 Essa frase ecoou em meu coração e tenho certeza de que o Espírito Santo é o autor dela. Como citei no primeiro texto, sou dona de casa a aproximadamente 7 anos, decisão tomada em sã consciência de tudo que estava abdicando em prol de algo maior: a minha família. E foi neste tempo, de mudanças […]

O post Porque Te amo apareceu primeiro em Blog.

]]>
Essa frase ecoou em meu coração e tenho certeza de que o Espírito Santo é o autor dela. Como citei no primeiro texto, sou dona de casa a aproximadamente 7 anos, decisão tomada em sã consciência de tudo que estava abdicando em prol de algo maior: a minha família.

E foi neste tempo, de mudanças significativas para mim, que a decisão mais importante da minha vida foi tomada: Amar e perdoar, para que o Senhor pudesse transformar a minha vida. Ah…o que o Espírito me falou? Sim… tudo isso Porque Te amo.

 

Ato de decisão

Antes de contar essa parte da minha história, é preciso entender o real significado e a dimensão da palavra/ ação de Perdoar.

*Perdoar – reconhecer que alguém errou contra você, contudo, optar por deixar o rancor de lado em relação a essa pessoa; o perdão é um ato de decisão no que se refere as questões internas que perturbam a paz de um indivíduo.

 

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem motivo de queixa contra o outro; como o Senhor vos perdoou, assim também fazei vós. Mas sobretudo revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3, 12-14

 

Amai-vos uns aos outros

Assim como diz a palavra de Deus e sabemos que o Amor se fez homem e habitou em nosso meio para que aprendêssemos o verdadeiro sentido do amor ao próximo, nós também somos chamados diariamente a reproduzir aquilo que Cristo fez perfeitamente, ou seja, amou e amou até o fim.

Vejamos que a Virtude da Caridade é a mais difícil de ser vivida, pois quão difícil é amar o outro como a mim mesmo. Vale ressaltar que se trata do segundo mandamento de Deus.

Dessa maneira, assim como todos são chamados a viver esse mandamento, na minha vida não foi diferente. Como nas Bodas de Caná, João 2, 1-15, o vinho do meu casamento também estava chegando ao fim e se esvaiu de uma maneira, que quando eu e meu esposo notamos, era impossível que aquela situação fosse revertida sem o auxílio de Cristo e de Maria Santíssima.

 

O Vinho acabou

Bem, vivíamos um matrimônio totalmente desconexo, onde a mulher, no caso eu, ocupava o lugar do homem, não deixando que ele fosse aquilo que Deus sonhou e por sua vez, o homem, meu esposo, não conseguia e também não queria tomar o seu lugar, além de ter guardado em segredo, uma vida dupla vivida por anos, onde a infidelidade perpetuava desde o período de namoro.

Porém, assim que fiz a escolha de ficar em casa, pela minha família, impulsionado pelo Espírito de Deus, meu esposo me revelou toda a sua infidelidade vivida por anos, contando detalhes, se humilhando e me pedindo perdão.

Foi nesse momento que o vinho acabou.

 

A arte de perdoar

Não foi fácil…foi dolorido…triste, mas é aqui que entra a escolha mais importante da minha vida: eu decidi, mesmo machucada, buscar o perdão, não somente para com ele, mas para que eu também pudesse me sentir livre daquele sentimento, daquele peso que não era meu. Nesse tempo, já tínhamos 2 filhos, 1 na terra e 1 no céu, porém o Senhor, nos presenteou com mais uma gestação.

Ai você me pergunta, e o vinho? Pois é… tinha acabado, mas nem todos os nossos convidados poderiam saber naquele momento, então o Senhor nos mandou encher as talhas, até o máximo, darmos o nosso máximo, até o limite. Da parte do meu esposo, a talha era muita humilhação, pedidos de perdão de modo a reparar aquela dor.

Demonstrações diárias de arrependimento e muito amor. Da minha parte, a talha era buscar a cura do coração machucado, o rancor e ressentimento, para que assim o perdão pudesse acontecer. Nada fácil, mas o Espírito Santo, durante uma determinada conversa entre nós, soprou em meu coração e me falou o real motivo por buscar o perdão ao invés de acabar com aquele sofrimento, da maneira mais cômoda, que seria a separação.

Ele me disse: Eu te perdoei por primeiro e Te amei por primeiro.

 

Após o perdão veio a liberdade

Naquele momento, senti que meu matrimonio era sonho de Deus e que Ele tinha um plano para nós. Então pude dizer ao meu esposo: eu escolho te perdoar, porque Te amo.

Veja, sem amor não seria possível essa busca, seria muito mais difícil e doloroso. Não era uma decisão pelos filhos, ou porque os outros diriam e sim pelo amor que sentíamos um pelo outro e pelo que Cristo pensaria de nós. Era isso que importava.

Acredito que o perdão definitivo, que me trouxe novamente a liberdade, demorou uns dois anos. Esse foi o tempo que o Senhor operou e restaurou a nossa história, nossa família e transformou a agua em vinho novo e um vinho muito mais saboroso. Hoje, provamos desse vinho e saboreamos a alegria dos frutos gerados.  E quando esse período passou, bem, já estava grávida do nosso quarto filho.

 

A Máxima do perdão

Agora sim, voltemos a palavra Perdoar:

*Per = prefixo que eleva o verbo à sua completude. Do latim – feito por completo;

*Doar = dar algo valioso, alegria, amor, doação de si ao outro;

Cristo nos amou e nos perdoou no grau máximo, quando morreu na cruz.

Se existe alguém que deve nos influenciar e que devemos buscar imitar é Ele e não há outro igual. É Ele é fonte inesgotável de amor, é Ele a fonte inesgotável de vinho novo para nossos matrimônios, vinho que renova, que inova, que frutifica e que gera vida.

Me sinto agraciada por poder beber dessa fonte e por Ele ter me permitido viver tudo o que vivi, pois a vitória veio através Dele.

Se hoje recebemos tantas graças é porque Ele permite. Ele nos diz diariamente, porque Te amo. E isso nos impulsiona, nos dá ânimo e desejo de beber o vinho mais saboroso sempre.

 

 

 

LEIA MAIS: 

Eu te vejo

 

 

O post Porque Te amo apareceu primeiro em Blog.

]]>
Eu te vejo https://blog.cristolibertador.com/eu-te-vejo/ Mon, 04 Dec 2023 12:58:44 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3263 Fui inspirada a escrever esse texto após a polêmica sobre a redação proposta no ENEM desse ano, com o tema: “Desafios para o enfrentamento da INVISIBILIDADE do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, mas com a Graça de Deus, minha irmã de comunidade Giovana Lima, já nos presenteou com uma belíssima colocação, através […]

O post Eu te vejo apareceu primeiro em Blog.

]]>
Fui inspirada a escrever esse texto após a polêmica sobre a redação proposta no ENEM desse ano, com o tema: “Desafios para o enfrentamento da INVISIBILIDADE do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, mas com a Graça de Deus, minha irmã de comunidade Giovana Lima, já nos presenteou com uma belíssima colocação, através de um texto no Instragram.

 

Enquanto meditava sobre isso, o Espírito Santo falou ao meu coração e então pensando em toda essa mentalidade feminista e ideológica que está enraizado em nós, pude fazer memória de uma cena maravilhosa da série “The Chosen”, onde em uma conversa entre Jesus e a esposa de Pedro, o Senhor, olhando em seus olhos, disse a ela: “Eu te vejo”.

 

Remando contra a maré

O contexto dessa cena é perfeito e faz todo sentido para minha realidade e para a realidade de tantas mulheres que hoje “remam contra a maré”, pois escolhem, por vontade própria não mais trabalhar fora de casa e sim dentro de suas casas, cuidando de seus esposos e criando seus filhos, educando-os na fé e nos princípios verdadeiros, aqueles que Cristo nos ensina.

 

Como essa cena, liberdade poética do autor, entrou e ficou em meu coração.

 

Posso dizer que hoje, tenho plena certeza de que o Senhor Jesus fala diariamente isso para mim: “Ariane, minha filha, Eu te vejo”, mas nem sempre foi assim.

 

No entanto, antes de testemunhar o caminho trilhado é importante entender que, para que uma mulher, abdique de seu trabalho fora de casa, mesmo tendo uma profissão e sendo formada, é necessário educar a sua vontade e escolher com convicção, olhando para a motivação central e tendo plena certeza de que aquele caminho é o caminho escolhido por Cristo para sua vida.

 

A força interior que move

Bem, vamos entender o que significa cada uma dessas palavras centrais:

 

Vontade: faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos; força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir seus fins ou desejos, determinação, firmeza;

Escolher: manifestar preferência por algo ou alguém, fazer opção entre duas ou mais coisas ou pessoas;

Motivação: conjunto de processos que dão ao comportamento uma intensidade, uma direção determinada e uma forma de desenvolvimento próprias da atividade individual.

 

Compreendemos então que, existe uma força interior importante que age na pessoa e com isso a motivação central fica aflorada fazendo com que a escolha seja tomada. Vale ressaltar que na maioria das vezes não temos uma maturidade psicológica e espiritual para tomar tal decisão, no entanto se temos uma vida de oração mínima, com certeza a Graça de Deus agirá a seu favor.

 

Encontrei o sentido

Sem muitas delongas, vivi esse tempo de vontade x motivação x escolha a mais ou menos 7 anos atrás, quando após 12 anos de trabalho em uma instituição bancária, fui motivada pela maternidade a pedir demissão e me dedicar a minha casa, meu esposo e minha filha.

 

Claro que no início foi muito difícil, pois sentia falta de sair, de ter mais autonomia financeira, de ver gente e não somente uma criança o dia todo, de almoçar no restaurante ao invés de cozinhar e o pior de tudo, quando meu esposo saia para a missão, assim como Pedro saiu, eu não percebia a presença de Jesus e que Ele estava contente com a minha decisão, ou seja, eu não ouvia: “Eu te vejo”.

 

Além disso, devido a uma sociedade imersa no modelo onde a mulher deve sair de casa e também ser provedora financeira, ouvi muitas vezes que era maluca, que havia virado Amélia e que não seria feliz.

 

Bem, com o tempo, muitas coisas aconteceram e muitos frutos foram gerados por essa escolha, mas somente quando compreendi para que havia sido chamada e qual a vontade do Senhor para minha vida, é que então consegui começar a viver de forma inteira e completa.

 

 

Escolhi amar

Entender e interiorizar que a mulher foi criada e sonhada por Deus e que ela só será completa, na sua essência quando gerar vida, foi e é libertador.

A geração de vida não passa somente por gerar filhos no ventre e sim por gerar vida dentro de casa, no ordinário, no dia a dia, desde afazeres mais simples, como limpar a casa, cozinhar, lavar, passar, até proporcionar um ambiente agradável e desejoso, para seu esposo e filhos, o que algumas vezes é mais complicado, devido nossas inclinações e temperamentos.

 

A partir do momento que isso entrou em meu coração é que comecei a escutar o Senhor me dizendo diariamente: “Me alegro por sua escolha, eu te vejo e te amo”, e somente por isso é que hoje posso dizer a Ele, obrigada por me permitir viver isso, obrigada pelas dificuldades, mas muito obrigada pela alegria de ter escolhido certo”.

A vida cotidiana é muito desafiadora e posso garantir que trabalho muito mais agora do que antes, porém a alegria de ver meus filhos crescerem, de poder acompanhar o desenvolvimento de cada um, de poder receber meu esposo todos os dias com um jantar que ele gosta é muito gratificante.

 

O resgate da essência

Fazem 7 anos da minha decisão, não a mais importante da minha vida, mas isso conto em outro texto, e quanta coisa mudou. Cuido da casa, do meu esposo e de 5 filhos, era para ser 7 (mas 2 estão no céu) e garanto, não me sinto invisível, me sinto amada e cuidada.

Nada foi por acaso, tudo foi sonhado por Deus, para mim e para a minha família. O amadurecimento vem com o tempo e a com ela vem a certeza do caminho certo.

 

Resgatar a essência de mulher, esposa e mãe é para mim caminho de libertação e salvação. Me transformou e transforma a cada dia. Não é fácil, mas é por amor, uma vez que Ele me amou por primeiro me salvando de mim mesma, das minhas vontades egoístas e de minhas escolhas erradas. Não importa o que o mundo pensa, importa o que Ele pensa de mim. Não importa como o mundo me veja, importa que Jesus me vê.

 

Eu, Ariane Fumagalli, consagrada, esposa do Rodrigo há 13 anos e mãe de 7 filhos, 5 na terra e 2 no céu, formada em administração, há 7 anos dona de casa e lutando, com todas as forças para devolver à Cristo aquilo que Ele me confiou.

 

 

LEIA MAIS:

 

Somos família, somos comunidade

Famílias Consagradas

 

O post Eu te vejo apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Inferno existe e deve estar lotado https://blog.cristolibertador.com/o-inferno-existe-e-deve-estar-lotado/ Wed, 29 Nov 2023 12:50:37 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3245 “O Inferno não existe, é só um discurso fundamentalista de controle das massas. Se existe, deve estar vazio, pois a misericórdia de Deus é infinita. Inclusive, Deus quer salvar a todos, e não condena seus próprios filhos.” Assinado: Satanás Quantas falácias proferidas para enganar e manipular os filhos de Deus. Meu irmão, tenho certeza de […]

O post O Inferno existe e deve estar lotado apareceu primeiro em Blog.

]]>
“O Inferno não existe, é só um discurso fundamentalista de controle das massas. Se existe, deve estar vazio, pois a misericórdia de Deus é infinita. Inclusive, Deus quer salvar a todos, e não condena seus próprios filhos.”

Assinado: Satanás

Quantas falácias proferidas para enganar e manipular os filhos de Deus. Meu irmão, tenho certeza de que você já ouviu algum desses discursos, e, talvez já tenha até defendido algum deles. Te exorto nesta hora, não acredite em nenhum, são mentiras que tecem uma trama demoníaca para subverter os filhos de Deus.

Jesus não morreu atoa, é fato que Ele pagou por nossos pecados, e carregou sobre si a nossa condenação. Mas o que ninguém ensina mais, é que antes de Cristo se encarnar só havia a condenação, e depois de seu sacrifício na cruz passou a existir a possibilidade de salvação. Sim, a possibilidade, não a certeza, porque existe a nossa liberdade. E somos livres para aderir ou não à salvação!

 

O inferno existe

Jesus falou inúmeras vezes sobre o inferno, alertando a todos de que ele não só existe, como será o destino daqueles que viverem impiamente seu tempo nesta terra.

“O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz cair no pecado e todos os que praticam o mal. Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes” (Mt 13,41-42).

O inferno não é o Reino de Satanás, é o lugar de punição para ele e para os seus anjos, e também, para todos os que deliberadamente praticam o mal.

“Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos” (Mt 25,41).

 

O inferno deve estar cheio

Não podemos acreditar no discurso da “salvação barata”, que vende a ideia de que Deus é amor, e, portanto salva a todos, independentemente de sua conduta nesta vida.

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mt 7,13-14).

Taí, para bom entendedor, meia palavra basta. A Justiça de Deus tem o mesmo tamanho de sua Misericórdia, não nos enganemos. Deus não é frouxo e não comunga dos pensamentos fracos e covardes da contemporaneidade. Pare de achar que Hitler, Judas, e esse povo todo foi salvo, a chance inexiste.

 

Deus quer salvar a todos, mas todos não querem ser salvos

Aqui trago o ensinamento de São Gregório, que reforça o que o próprio Jesus ensinou:

 “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mt 16,16) – “… Quem não crê já está condenado” (Jo 3,18).

Alguns serão condenados direto, sem se quer passar pelo juízo. Outros serão julgados, e condenados por seus atos levianos e ímpios.

Bom, para não me alongar mais, fuja de teologias inclusivas e permissivas, elas são mentirosas, distorcem o evangelho, desvalorizam o sacrifício de Cristo, e tem por meta ludibriar os filhos de Deus, fazendo os crer que o Pai Todo poderoso, justo e forte, é um frouxo que não honra com sua palavra. Ter medo do inferno e de ir para lá, não são a perfeição do temor de Deus, mas são o começo e tem gente que parece não querer se quer começar.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ser sinal

 

As renuncias nos elevam

 

O post O Inferno existe e deve estar lotado apareceu primeiro em Blog.

]]>
Na escada da Consagração, o que tem te tirado o fôlego? https://blog.cristolibertador.com/na-escada-da-consagracao-o-que-tem-te-tirado-o-folego/ Mon, 30 Oct 2023 14:04:10 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3189 A pergunta que intitula este texto, por alguns meses serviu de reflexão para mim. Em uma das minhas orações, eu tinha a visualização de estar subindo uma escada rumo a consagração, onde os primeiros degraus firmavam meus pés alegremente e ao longo do subir faltando poucos degraus para a consagração sentia pessoas a me puxarem […]

O post Na escada da Consagração, o que tem te tirado o fôlego? apareceu primeiro em Blog.

]]>
A pergunta que intitula este texto, por alguns meses serviu de reflexão para mim. Em uma das minhas orações, eu tinha a visualização de estar subindo uma escada rumo a consagração, onde os primeiros degraus firmavam meus pés alegremente e ao longo do subir faltando poucos degraus para a consagração sentia pessoas a me puxarem para baixo e me impedirem de chegar no meu real objetivo.

 

DECISÃO

Te trago aqui a reflexão: o que tem te tirado do caminho? Na escada da sua consagração o que tem te deixado inerte, paralisado e a mercê dos seus medos?

Você tem subido essa escada com apegos, bagagens? Que vozes são essas que cegam teus olhos para o alto e te fazem regredir?

Essas perguntas podem ter diversas respostas. E se você acha que vim aqui responder isso a você, eis a primeira frustração deste texto. Essa resposta somente você pode dar ao Senhor, assim como eu dei.

Uma única palavra que ouvi de Deus foi DECISÃO! E de fato pude entender os ministérios dessa única palavra, o Espírito Santo tem apreço por pessoas decididas e são nelas que ele realiza a sua grande obra!

 

PARALISIA

Alguém inerte, morto, paralisado, triste não serve para a obra do Espírito Santo, afinal quais os efeitos você gerará?

Se hoje, você que lê, reconhece que tem uma vocação, primeiramente, precisamos ressignificar o sentido do chamado de Deus para nós, fomos chamados para a morte! E na minha escada rumo à consagração eu trilho um caminho para a morte de mim mesmo e em Cristo eu oferto a vida para o outro. Sem preferências, a resposta de um consagrado precisa ser primeiramente as almas, o outro, os alvos… e por último o Senhor escolherá fazer de mim, aquilo que Ele deseja.

Por isso a decisão ganha um protagonismo muito importante neste lugar, pois se você é alguém que não se decide, isso significa que as portas do seu coração permanecem fechadas para que o Espírito Santo possa agir, em, por e através de você. Ele não habita na incerteza, na bagunça, nas indecisões.

 

UMA ESCOLHA PARA AMAR

Talvez você já tenha anos de caminhada, até mesmo muitos anos a mais do que eu… repense onde as suas indecisões tem te levado. Uma pessoa que se decide, assume a postura de coragem e se somos moldados a forma de profeta de Elias, não dá para ser um profeta que teme as próprias profecias, assim as idolatrias irão nos consumir em holocausto.

Na escada da minha consagração, eu sinto o próprio agir de Deus soprando coragem sobre mim. Para que eu não tema em continuar! Afinal, somente o próprio Deus pode parar um Cristo Libertador. O mesmo Cristo não desistiu de sua missão de liberdade e porque eu desistiria?

Meus pés podem temer o caminho, podem até minhas mãos tremerem e fraquejarem. Mas a minha voz e meu coração não podem duvidar da certeza que um dia já foi colocada em meu coração… o Senhor me chamou para uma morte e ela gerará vida e avivará muitas gerações. São poucos, mas não corremos em vão, se olharmos já podemos enxergar os frutos que a minha decisão já pode gerar, então porque deixar de subir essa escada?

A minha resposta tem sido: EU CONTINUAREI COM CORAGEM!

 

 

LEIA MAIS :

Ser sinal

Transforme o seu desespero em Expressão!

 

O post Na escada da Consagração, o que tem te tirado o fôlego? apareceu primeiro em Blog.

]]>