Agir e Reagir como Cristo

Agir como Cristo agia já é um enorme desafio, mas reagir como ele reagia, aí sim está uma tarefa quase que impossível. Digo “quase” impossível porque, nós, batizados, contamos com a graça de Deus que habita em nós. O Espírito do Senhor Jesus, conhecido como paráclito, a terceira pessoa da Santíssima Trindade é quem pode tornar tal intento possível.

 

Na Carta de São Tiago (4,4) está escrito que “maior é o Espírito que está em nós, do que aquele que está no mundo”, da boca do próprio Senhor Jesus sai que “quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16,16), e ainda no Evangelho de Jesus Cristo segundo João que “aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas” (14,12), resumindo, sob ação do Espírito de Deus, é possível vencer o mundo, ser salvo, e fazer coisas maiores do que aquelas que o próprio Cristo fez.

 

Nada podemos sem o Consolador

 

Quero deixar claro com este simplório excerto que sem a ação do Espírito de Deus, de fato é impossível agir e reagir como Cristo agia e reagia. Se contarmos com nossas próprias forças, sabedoria e determinação falharemos completamente, e passaremos uma vida inteira frustrados.

Não é à toa, portanto, que o Senhor fez questão de ser batizado, e só então iniciar sua missão pública. Não é por acaso que Ele orava constantemente, se retirava frequentemente, tudo para se alimentar da vontade do Pai.

 

O meu temperamento é colérico, e para nós a praticidade e a prontidão no realizar das coisas é latente, todavia, inúmeras vezes nos comportamos como um trator desgovernado, passando por cima de obras que se quer precisariam de reformas, na tentativa de salvar o mundo, não poucas vezes destruímos outros tantos mundos que não tinham nada a ver com a história. A luta para agir e reagir como Cristo, é diária e feroz aqui dentro.

 

Confesso que várias vezes defendi a ideia de que um leão jamais poderia se comportar como um cordeiro, nitidamente me esquecendo que meu Senhor primeiro veio como cordeiro e só depois (espero que em breve) virá como leão. Pura arrogância e acídia para com minha conversão. Se conformar ao agir e ao reagir de Cristo passa exatamente por se assemelhar primeiro ao cordeiro, para quem sabe um dia participarmos da vida do Sumo Leão.

 

Como domar o leão interior

 

Algumas estratégias simples têm me ajudado a obter meia dúzia de vitórias neste desafio.

A) Respirar fundo e retardar as respostas, sobretudo à aqueles que se contrapõe a mim;

B) Partilhar responsabilidades quando possível, e delegar tarefas, dando liberdade para que as façam da forma que acharem melhor;

C) Orar e meditar a Palavra de Deus com mais frequência e constância, afinal, nada melhor do que consultar ao próprio Senhor de como devo lidar com as situações que se me apresentam;

D) Escutar músicas mais calmas e harmoniosas, de preferência louvores;

E) Por fim, meditar e buscar viver a virtude da paciência;

 

Que o céu é dos violentos isso eu não tenho dúvidas, mas a violência é contra si, e contra o pecado, não contra os irmãos e irmãs. Que o Senhor Jesus nos ajude, através de nossas penitencias quaresmais a nos assemelharmos mais a Ele, e assim, inspirar outros a fazerem o mesmo.

 

LEIA MAIS:

 

O Inferno existe e deve estar lotado