Arquivo de Devocional - Blog https://blog.cristolibertador.com/igreja/devocional/ Comunidade de Aliança Cristo Libertador Mon, 10 Mar 2025 22:25:05 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9 https://blog.cristolibertador.com/2023/wp-content/uploads/2023/03/favicon.png Arquivo de Devocional - Blog https://blog.cristolibertador.com/igreja/devocional/ 32 32 Maria Quer Cantar em Ti e Através de Ti https://blog.cristolibertador.com/maria-quer-cantar-em-ti-e-atraves-de-ti/ Tue, 11 Mar 2025 12:00:04 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3550 Consagração a Nossa Senhora Em 1862, São João Bosco teve um sonho profético: “Em meio da imensidão do mar levantam-se, sobre as ondas, duas robustas colunas, muito altas, pouco distantes a uma da outra. Sobre uma delas está a estátua da Virgem Imaculada, a cujos pés vê-se um amplo cartaz com esta inscrição: Auxilium Christianorum […]

O post Maria Quer Cantar em Ti e Através de Ti apareceu primeiro em Blog.

]]>
Consagração a Nossa Senhora

Em 1862, São João Bosco teve um sonho profético: “Em meio da imensidão do mar levantam-se, sobre as ondas, duas robustas colunas, muito altas, pouco distantes a uma da outra. Sobre uma delas está a estátua da Virgem Imaculada, a cujos pés vê-se um amplo cartaz com esta inscrição: Auxilium Christianorum (Auxílio dos Cristãos). Sobre a outra coluna, que é muito mais alta e mais grossa, há uma Hóstia de tamanho proporcionado ao pedestal e debaixo dela outro cartaz com estas palavras: Salus credentium (Salvação dos crentes). ”

Cremos na Palavra que diz: “As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja, mas para isso ela deverá estar ancorada nessas duas colunas”, e isso começa a partir de mim e de você. Por este motivo, gostaria de destacar a coluna da Virgem Maria, essa em que muitos cristãos ainda temem, mas que é o auxílio para se chegar à salvação, que é Jesus.

Toda devoção culmina aos pés de Jesus.

Devemos deixar que Maria gere Jesus em nosso coração, pois ela é Mãe de Cristo! Sabemos que isso é um mistério de fé. Todo cristão deve ser gerado no ventre da Virgem Maria, o único lugar onde o amor a Jesus Cristo é plenamente vivido (Gálatas 4).

O terço é uma arma poderosa. Com ele, podemos enfrentar qualquer adversidade. Não devemos temer a devoção a Maria, pois ela nos conduz à verdadeira felicidade, que é Jesus. A devoção deve ser constante, perseverante e feita com amor, pois Maria é amável. Especialmente nos últimos tempos, precisamos da intercessão de Nossa Senhora, pois todas as graças vêm de Deus por seu intermédio. Toda devoção culmina aos pés de Jesus.

Através de Maria, descobrimos mistérios de Deus para nossa vida. Maria viveu o sofrimento com fé, de pé, olhando para Jesus. Ela nos chama a ser consagrados a ela, colocando nosso coração no dela.

A consagração nasce do amor por Nossa Senhora.

Demorei muito tempo para me convencer de que não precisava esperar alcançar determinado nível de santidade para me consagrar a Nossa Senhora, ainda bem que neste tempo ela não desistiu de mim!

Ao ler o tratado da verdadeira devoção as escamas dos meus olhos caíram e pude enxergar que a consagração não é para os santos, mas sim para os fracos como eu, que desejam alcançar a santidade, afinal, Jesus escolheu vir a nós pelas mãos de Maria e é por ela que chegaremos até Ele.

A consagração é esta que nos ajuda a entregar-se inteiramente a Maria, imitá-la e, por ela, se colocar na imitação perfeita de Jesus.

Importante ressaltar que a consagração não dispensa os nossos esforços para vencer as tentações e corresponder à vontade de Deus. No entanto, é um caminho mais curto, fácil e plenamente seguro para chegarmos à plena união com Cristo.

Ser consagrada a Maria é seguir seus passos, mas isso não é algo imposto. Nossa Senhora é simples e devemos ter discernimento e prudência. A consagração deve partir do coração, não por obrigação ou comodismo. Consagrar-se a Maria é uma entrega total que se reflete em pensamentos, palavras e ações. Em todas as situações, devemos nos perguntar: “Como Maria agiria em meu lugar?”.

Se você deseja conhecer mais sobre a consagração a Nossa Senhora, se você já sente o desejo de se consagrar, mas ainda se prende aos medos e receios, te convido a ler o tratado da santíssima devoção de São Luís Maria Grignion de Montfort.

Sem dúvidas, a consagração por este método não é a única, mas é muito bela e completa!

Maria deseja cantar em ti e através de ti. Convide ela para te gerar no mesmo ventre que Teu Filho.

 

Ouça:

https://www.youtube.com/watch?v=WN4tVgXEOeQ

O post Maria Quer Cantar em Ti e Através de Ti apareceu primeiro em Blog.

]]>
A conversão de São Paulo, o apóstolo dos gentios https://blog.cristolibertador.com/a-conversao-de-sao-paulo-o-apostolo-dos-gentios/ Fri, 24 Jan 2025 13:00:12 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3529 A Igreja celebra no dia 25 de janeiro, a Conversão de São Paulo a caminho de Damasco, uma das manifestações mais poderosas da graça divina, que transformou Saulo, o feroz perseguidor dos cristãos, em Apóstolo dos Gentios. Este grande homem entrou em nossas vidas, pelo nosso fundador, que tinha interesse na sua história e um […]

O post A conversão de São Paulo, o apóstolo dos gentios apareceu primeiro em Blog.

]]>
A Igreja celebra no dia 25 de janeiro, a Conversão de São Paulo a caminho de Damasco, uma das manifestações mais poderosas da graça divina, que transformou Saulo, o feroz perseguidor dos cristãos, em Apóstolo dos Gentios. Este grande homem entrou em nossas vidas, pelo nosso fundador, que tinha interesse na sua história e um desejo de conhecê-lo. Através dos escritos sobre sua vida e caminho de conversão, a identificação e devoção foi crescendo em nosso meio.

Em meados de 2014, antes mesmo da instituição da comunidade, onde não tínhamos nem a insígnia, algumas pessoas fizeram um retiro no Rio de Janeiro, chamado ‘‘Simulação Novos Atos”, e num certo momento um destes membros, verbalizou que São Paulo deveria ser um de nossos baluartes. Nosso fundador guardou no coração e seguiu em oração.

Através de um sonho, Jesus deu uma visualização e a confirmação de que São Paulo deveria ser nosso baluarte e patrono das missões de nosso carisma. Segue o relato do sonho:

Uma cruz, onde santo Elias correspondia a posição do Pai, São Paulo correspondia a posição do Filho e Maria Santíssima a posição do Espírito Santo. Em 2016, já com um ano de comunidade, o Senhor colocou no coração de um discípulo a seguinte oração que devemos rezar todos os dias:

 

“Ó São Paulo, vós que cumprindo a vontade de Deus, manifestada por vozes de anjos, de espada em punho, vos lançastes à luta por Deus e pelo povo Hebreu e Gentio, ajudai-me a perceber no meu íntimo, as aspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e a minha pátria. São Paulo, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo, na COMUNIDADE e na vida diária. Que nem opressões, nem ameaças e nem processos me obriguem a recuar, quando estou com a razão e a verdade. São Paulo, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém!”

 

Um pouco sobre nosso Baluarte

São Paulo foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo e autor de catorze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como “Saulo” e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. Saulo se preparava para ser um rabino na mais ortodoxa das seitas judaicas.

Neste período, os discípulos de Jesus já eram mais de 5 mil. A maior parte dos judeus, inclusive Saulo, não acreditava ainda que aquele fosse o Messias. Além de cidadão romano e seguidor fiel de sua formação judaica, Paulo era também um soldado do imperador, cuja função era a de perseguir as primeiras comunidades cristãs.

 

Conversão ao Cristianismo

“Saulo era um daqueles que aprovavam a morte de Estevão. Naquele dia, desencadeou-se uma grande perseguição contra a Igreja de Jesus”. “Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para colocá-los na prisão”. (At 8,1;3). No caminho de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu. Caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que você me persegue?” (At 9,3)

Para reconstruir seus pensamentos, após os cuidados de Ananias, Paulo retirou-se para o deserto, onde realizou pregações. Três anos após sua conversão, visitou Jerusalém, onde conheceu os apóstolos Pedro e Tiago. Transformou-se no mais decidido e incansável apóstolo do Cristianismo, mesmo diante de tantas rejeições e dificuldades que enfrentou com os próprios discípulos.

 

Principais Características e suas cartas

Paulo foi quem criou a comunicação escrita para o Novo Testamento e foi aquele que mais escreveu: Romanos, as cartas aos Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses, as cartas a Timóteo, Tito e Filemon.

Homem de personalidade forte, que ao mesmo tempo sabe “voltar atrás” e ressignificar seu caminho, iniciando como apóstolo, mas concluindo como servo de Cristo, se tornou o maior apóstolo do início do Cristianismo. Um homem diferenciado, porque ele não pertenceu ao grupo dos Doze. Por isso, ele diz que é o menor, o último dos apóstolos, como um abortivo (I Coríntios 15, 8-9).

 

E nós Cristo Libertador, o que podemos aprender com São Paulo?

Somos chamados a adentrar ainda mais na história deste grande homem, onde temos muito a aprender através da sua vida, que quando achava que estava tudo certo, bem-posicionado, bem sucedido, caiu do ‘cavalo’, arrependeu-se, permitiu ser cuidado e levantou-se como uma das colunas mais importantes da Igreja.

Ele permitiu ser amado, perdoado e assim ressignificou sua trajetória e hoje, eu e você somos chamados a fazer o mesmo caminho que Saulo fez, até se tornar Paulo, para que possamos ser tão ou mais apaixonados por Jesus como ele foi.

Voltemos à prática da oração acima, faça todos os dias, assim como fazemos a oração de Santo Elias, e assim, juntos e em unidade, vamos resgatar a nossa essência.

 

Deus nos abençoe!

 

 

O post A conversão de São Paulo, o apóstolo dos gentios apareceu primeiro em Blog.

]]>
Ele era Amigo Íntimo do Noivo! https://blog.cristolibertador.com/ele-era-amigo-intimo-do-noivo/ Sun, 23 Jun 2024 23:39:27 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3481 Hoje, celebramos a Solenidade da Natividade de São João Batista, e providencialmente tive a oportunidade de assistir o primeiro episódio da série The Chosen, da quarta temporada. Como dar spoiler é redundante, já aviso que é o episódio do martírio de João Batista, em favor da verdade.  Alguns aspectos da vida dele me chamaram especial […]

O post Ele era Amigo Íntimo do Noivo! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Hoje, celebramos a Solenidade da Natividade de São João Batista, e providencialmente tive a oportunidade de assistir o primeiro episódio da série The Chosen, da quarta temporada. Como dar spoiler é redundante, já aviso que é o episódio do martírio de João Batista, em favor da verdade. 

Alguns aspectos da vida dele me chamaram especial atenção, e gostaria de partilhar neste texto. 


1. Ele era o precursor! 

Ainda na segunda temporada da série, na liberdade do diretor da série, Jesus envia novamente João para proclamar a verdade. Mas tinha um preço, Ele sabia que João não voltaria mais, sente a saudade e se emociona ao ver seu primo e amigo realizando a sua vocação. 

Ele paga o preço de sangue pela verdade, a Verdade, a qual ele tinha entregue seu coração e sua vida. Desde o primeiro estremecer no seio, confirma naquela breve despedida, Quem era a primícia do seu anúncio.

João tinha total consciência do seu lugar no Reino, ele sabia que não era mais ou maior do que o próprio Messias. Em todo momento, o profeta se submete à vontade do Pai, para preparar os caminhos do Cristo. 

 

2. Manteve a alegria inabalável dos santos 

Durante toda a série, João permanece bem humorado e até divertido, imagino eu que na vida real não seria diferente. Ele foi um dos primeiros que entregaram a vida por Cristo, e tinha que testemunhar isso com alegria.

Na hora do seu martírio (na série), ele faz até uma brincadeira, mas ainda sim, podemos perceber a fragilidade humana e também a confiança Naquele que o chamou.

 

3. Ele era amigo do Noivo! 

João Batista era amigo do Noivo, não o Noivo. Ele preparou a festa de casamento. João viu pouco do ministério público de Jesus, mas ainda sim, ele anunciava, proclamava, profetizava e por fim, podê partilhar das núpcias do Cordeiro. 

Ele foi essencial para a vinda do Messias, João Batista desde muito cedo teve intimidade com o Cristo, uma intimidade que vinha do ventre. Foi conduzido, em todo tempo, pelo Espírito Santo. 

Que possamos no dia de hoje, louvar e agradecer a Deus pela vida de São João Batista, por sua força e testemunho. Possamos nós também, no final da vida, adentrar nas núpcias do Cordeiro e festejarmos por toda eternidade!

O post Ele era Amigo Íntimo do Noivo! apareceu primeiro em Blog.

]]>
EXISTEM ALMAS PREDILETAS https://blog.cristolibertador.com/existem-almas-prediletas/ Fri, 24 May 2024 17:25:46 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3457 É sobre isso, e está tudo bem! Por incrível que pareça Deus escolhe sim pessoas específicas para determinadas missões, e é por isso que existem as hierarquias em nossa Igreja. Por exemplo, Santo Tomás diz que existem três tipos de glória no céu:  Pregadores e Doutores: venceram a mentira  Mártis: venceram o mundo  Virgens: venceram […]

O post EXISTEM ALMAS PREDILETAS apareceu primeiro em Blog.

]]>
É sobre isso, e está tudo bem! Por incrível que pareça Deus escolhe sim pessoas específicas para determinadas missões, e é por isso que existem as hierarquias em nossa Igreja. Por exemplo, Santo Tomás diz que existem três tipos de glória no céu: 

  1. Pregadores e Doutores: venceram a mentira 
  2. Mártis: venceram o mundo 
  3. Virgens: venceram a carne

 

Sendo assim, existe uma ordem. Não melhores ou piores, mas uma especial eleição de Deus. Pois, o que seria de nós, sem uma Teresa de Lisieux, um Agostinho, sem um João Paulo II, na verdade, existe uma graça muito grande sobre nós que temos a oportunidade de tê-los em nossas vidas.

 

Carlo, o santo da Juventude! 

Essa semana tivemos a notícia de que o Santo Padre autorizou a publicação de alguns decretos, entre quais consta o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis, portanto, falta pouquíssimo para ser proclamado santo.

É uma grande festa para nós, jovens católicos, porque nos tempos modernos termos um jovem de 16 anos canonizado é um escândalo para o mundo, um jovem que viveu a castidade e se entregou ao Amor, dia após dia. 

Visitava, dava seu jantar e seu sapato para os pobres, ajudava seus colegas de sala com os trabalhos e fez uma pesquisa excepcional sobre os milagres eucarísticos. Um jovem eucaristizado foi o que ele se tornou, após ser treinado na fé da Igreja.

Carlo é santo, porque desejou salvar almas ardentemente, porque amou e sofreu. Viveu uma vida ordinariamente simples, mas de profunda devoção e piedade. O mesmo amor dos mártires, dos doutores e das virgens. 

 

Almas Separadas

De fato, ele é uma alma separada, pois não existe nada de comum em sua vida, não é comum este caminho de santidade. Carlo não teve uma vida de pecado, não foi exposto a grandes coisas deste mundo, mas foi separado, eleito, escolhido. 

É um grande mistério de Deus, por isso é tão difícil compreender, mas uma grande graça para nós. O testemunho do Carlo arrasta, um jovem de 16 anos com o corpo incorrupto e de nike, envergonha (no bom sentido) esta geração. 

Que possamos seguir os exemplos dos eleitos, e assim lutarmos com o mesmo vigor pela santidade. O céu é logo ali, esse é o legado do Carlo! 

O post EXISTEM ALMAS PREDILETAS apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Paradoxo entre a Viúva e Elias https://blog.cristolibertador.com/o-paradoxo-entre-a-viuva-e-elias/ Sun, 10 Mar 2024 00:29:13 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3410 Gostaria de partilhar com vocês, meus irmãos, alguns pontos que meditei a respeito dessa passagem e do tempo litúrgico que estamos vivendo: a Quaresma. Tenho o costume de sempre perguntar ao Senhor, em qual parte do ciclo de Elias que estou vivendo no momento, pois como nosso modelo carismático, estamos cansados de saber que encontramos […]

O post O Paradoxo entre a Viúva e Elias apareceu primeiro em Blog.

]]>
Gostaria de partilhar com vocês, meus irmãos, alguns pontos que meditei a respeito dessa passagem e do tempo litúrgico que estamos vivendo: a Quaresma. Tenho o costume de sempre perguntar ao Senhor, em qual parte do ciclo de Elias que estou vivendo no momento, pois como nosso modelo carismático, estamos cansados de saber que encontramos muitas respostas em sua vida.

 

“Então a palavra de Iahweh lhe foi dirigida nestes termos: Levanta-te e vai a Sarepta, que pertence a Sidônia e lá habitarás. Eis que ordenei lá, a uma viúva, que te dê o sustento.”

 

Elias caminha rumo ao seu IDE, o Senhor ordenou e ele prontamente seguiu suas ordens. Após a torrente secar no Carit, imagino que não deve ter sido uma viagem fácil, tendo em vista a fome, a sede e o cansaço. No entanto, acredito que existia uma firme esperança em seu coração: o sustento estará lá, pois Iahweh prometeu.

 

Somos a Viúva

“Respondeu ela: Pela vida de Iahweh, teu Deus, não tenho pão cozido, tenho apenas um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Estou ajuntando uns gravetos, vou preparar esse resto para mim e meu filho, nós o comeremos e depois esperaremos a morte.”

 

Do outro lado, encontramos uma viúva desesperançosa, prestes a passar fome e com um filho para sustentar. Aqui trago para a minha vida, me coloco no lugar dessa mulher. Em quantas situações estamos juntando os gravetinhos, contando as moedas.

 

Morrendo de medo do novo, da mudança de casa, das novas missões, novas pessoas, conversões urgentes ou novas realidades que parecem se impor em nossas vidas de imediato, não sabemos de onde sairá a providência física e espiritual para suprir todas as necessidades. .

 

Estamos como ela, trabalhando, mas já conformados com a morte que nos espera. De fato, o sentimento dessa viúva é de total desesperança no futuro, na mudança, de que as coisas se ajeitem e deem certos aos poucos. Um coração completamente desamparado pela providência e desconfiado ao extremo, em minha última confissão o padre me exortava exatamente sobre isso.

 

A Diferença do Profeta para a Viúva

Partilhava com uma amiga, que estava vivendo esse momento do ciclo, ao mesmo tempo que era a viúva, me via como Elias: que indo atrás do sustento, se encontra com maior escassez. A farinha e o azeite acabando, com uma criança para ser sustentada.

 

No entanto, a postura de um profeta é diferente, pois Elias fez parte da “discussão das entranhas” do próprio Deus, ele sabia dos planos do Senhor e portanto, se existia uma ordem clara, ela iria se cumprir independente das circunstâncias. Diante da escassez, a postura do profeta é de confiança na Providência, sempre!

 

Em algum grau, tenho vivido essa experiência. No deserto da quaresma, são essas duas posturas que tenho transitado, para além disso, fazendo “provas finais” de confiança. Confiar que nada irá me faltar, materialmente falando, confiar que terei as palavras certas para dizer na missão, a sensibilidade para tocar os outros e o equilíbrio para cumprir todas as minhas obrigações com alegria.

 

“Profetinha” ou Viúva?

Qual é o novo que Deus te chamou a confiar novamente? Qual face da providência você precisa se lançar de uma vez? Tem sido mais viúva ou Elias? São algumas perguntas que fiz, e que me ajudam nas minhas práticas quaresmais. Pois, no final, a vasilha de farinha não se esvaziou e o azeite não acabou, mas superabundou a graça de Deus!

 

Até mesmo quando a viúva culpa Elias pela morte do filho, a confiança do profeta permanece firme no Deus de Israel. No Deus que ressuscita morto, cura cego e surdo, liberta de demônios, faz o mar abrir e cair o maná do céu. Esse é o Deus de Elias, é por isso que ele não se abala, mas simplesmente confia.

 

Que nesta quaresma, Deus nos dê a graça de extirpar qualquer desconfiança em relação aos movimentos que Ele mesmo realiza em nossa vida, e nos dê a serenidade e confiança de espírito!

O post O Paradoxo entre a Viúva e Elias apareceu primeiro em Blog.

]]>
Deus pediu tudo de São Luís Martin https://blog.cristolibertador.com/deus-pediu-tudo-de-sao-luis-martin/ Mon, 08 Jan 2024 12:40:45 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3348 Confesso a vocês que admiro demais São Luís, de verdade. Esses dias estava meditando sobre sua vida e tudo aquilo que já pude ler, quando estive em Lisieux e cheguei a uma conclusão: Deus pediu tudo a ele!   Luís Martin foi casado com Zélia Guerin. Pai de nove filhos, em sua maioria meninas, trabalhou […]

O post Deus pediu tudo de São Luís Martin apareceu primeiro em Blog.

]]>
Confesso a vocês que admiro demais São Luís, de verdade. Esses dias estava meditando sobre sua vida e tudo aquilo que já pude ler, quando estive em Lisieux e cheguei a uma conclusão: Deus pediu tudo a ele!

 

Luís Martin foi casado com Zélia Guerin. Pai de nove filhos, em sua maioria meninas, trabalhou como comerciante de tecidos e relojoeiro. Tinha o sonho de ser padre, mas foi negado no seminário e logo depois conheceu Zélia. Após três meses de relacionamento, se casaram na basílica da cidade. Um brevíssimo relato de quem ele era.

 

Ao olharmos para a vida deste santo homem, vemos uma vida de sacrifício. Não tinha um segundo de sossego, mas vemos claramente o papel do homem sendo cumprido por ele. Se sacrificar, como Cristo o fez pela sua Igreja.

 

  1. A Morte dos seus Filhos

De nove gestações, quatro morreram ainda na infância, uma até chegou aos cinco anos de idade. Aqui já começará a sua vida de martírio, pois imagino a angústia da família toda vez que vinha uma gestação nova.

 

Apesar da alegria, como qualquer ser humano, o medo de perder ainda sim estava presente. Mas eles não pararam de ter filhos e não pararam de confiar no Bom Deus, que concedia a graça de suportar suas vocações matrimoniais em meio ao luto.

 

  1. A Morte de Santa Zélia

Zélia escreveu mais de 200 cartas para Luís, sua grande maioria, cartas de amor. Ela desejava constituir uma família segundo a vontade de Deus, sua esposa morreu com 45 anos, vítima do câncer de mama e não podendo amamentar a caçula da família. Luís viu de perto a dor de sua esposa e o sofrimento de suas filhas ao perder a mãe.

 

  1. O Chamado das Filhas para o Convento

Todas as suas filhas foram religiosas, mas a partida mais dolorosa para Luís foi Teresa. Por muito pouco ele não negou, mas manteve-se firme na vontade de Deus e mais ainda, lutou pela causa da filha.

 

Permitiu, enfim, que Teresa entrasse no convento com 15 anos e entregou seu fruto mais agradável à montanha do Carmelo. Como Abraão, ele precisou sacrificar seu bem mais precioso, suas filhas.

 

  1. Sua Saúde e Reputação

Após alguns anos de Teresa no Carmelo, Luís foi picado por uma varejeira que causou certa demência e logo em seguida, esquizofrenia. Diversas vezes, alucinava com suas filhas, com os tempos de guerra e por fim, foi internado em um sanatório.

 

Muitos colocavam a culpa em Teresa por ter saído de casa e ter “abandonado” o pai, ao ponto dela dizer, em seus escritos, que foi um dos momentos mais difíceis de sua vida. Ela realmente amava seu pai. Além de sua reputação destruída, Luís era tido como louco, depressivo e um coitado.

 

Depois de uma vida árdua, mas cheia de graça, ele morre sem a lucidez de mente.

 

O Esvaziamento

De fato, é por isso que Deus tem poucos amigos. Quem teria a coragem de permanecer confiante em Deus e um servo seu, com tanto sacrifício? Somente os seus eleitos, com Ele até o fim. Hoje, Luís colhe os frutos do seu sacrifício no céu, juntamente com sua família.

 

Como me constrange, pois ele entregou desde o seu sonho pelo sacerdócio até sua saúde mental, literalmente foi tudo.

 

Que no dia de hoje, Deus nos dê a graça da perseverança e da coragem para subirmos a todos os montes necessários de sacrifício!

 

 

LEIA MAIS:

 

A maciez de Teresa

 

 

Não sou devota de Santa Teresinha

 

O post Deus pediu tudo de São Luís Martin apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Começo da História de Ester https://blog.cristolibertador.com/o-comeco-da-historia-de-ester/ Mon, 11 Sep 2023 12:59:36 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3108 Quem era Hadassa? Entre 486 e 465 a.C uma jovem judia chamada Hadassa (significa Murta, um arbusto com folhas ricas em óleo perfumado e com lindas flores brancas, usadas em cerimônias religiosas), estava exilada na Pérsia, ela era órfã e criada por seu primo chamado Mardoqueu. Um determinado dia o Rei Assuero (rei da Pérsia) […]

O post O Começo da História de Ester apareceu primeiro em Blog.

]]>
Quem era Hadassa?

Entre 486 e 465 a.C uma jovem judia chamada Hadassa (significa Murta, um arbusto com folhas ricas em óleo perfumado e com lindas flores brancas, usadas em cerimônias religiosas), estava exilada na Pérsia, ela era órfã e criada por seu primo chamado Mardoqueu.

Um determinado dia o Rei Assuero (rei da Pérsia) resolveu dar uma festa e pediu para que a rainha Vasti exibisse a sua formosura, mas ela recusou seu pedido, e então o rei ficou furioso e abriu um concurso para que fosse escolhida a jovem mais bela e formosa para se tornar rainha no lugar de Vasti, logo Hadassa foi escolhida, recebendo o nome de Ester.

Entretanto, mesmo após ela ser coroada como rainha, ela não podia revelar a sua linhagem, visto que os judeus sofreram grande perseguição naquela época, porém permaneceu temente a Deus e observando os seus mandamentos.

 

Livrou o seu rei da morte

Mardoqueu, seu primo, preocupado com Ester, espiava o palácio frequentemente para verificar como a tratavam, até que descobriu que alguns oficiais tinham um plano para matar o rei, então ele avisou Ester e assim salvaram o rei da trama.

Algum tempo depois, Amã, nobre e amalequita, foi exaltado e colocado como o primeiro ministro, sendo o segundo abaixo do Rei. Por isso, foi publicado um decreto do rei, para que todos adorassem Amã.

Entretanto, como Mardoqueu era judeu e servo de Deus, ele se recusava a se curvar diante de Amã. Ele ficou enfurecido com Mardoqueu e todo o povo judeu, então publicou um decreto em nome do rei para que os judeus fossem punidos por não o adorar.

Mardoqueu ao ver o decreto, corre para pedir a intercessão de Ester junto ao rei:

“Lembra-te dos dias de tua pequenez quando eu te nutria com a minha mão. Porque Amã o segundo personagem do reino, pediu ao rei a nossa morte. Invoca o Senhor, fala ao rei em nosso favor, livrai-nos da morte.” (Ester 4, 8a – 8d)

 

No grego as palavras que ele se dirige a ela, acrescenta-se:

“Levanta-te, por que permanece sentada em silêncio? Pois tu és livre, tu, tua casa e a de teu pai e de todo o teu povo e toda a tua posteridade. Levanta-te, vejamos se é possível lutar e sofrer por nosso povo, para que Deus lhe seja propício.”

 

O caixão como Leito

Mardoqueu diz que Ester, tua casa e teu povo são livres, mas será que é possível ser livre? Diante dessa situação? Talvez você ache que sim, mas afinal, o que significa livre?

1. Aquele que é senhor de si e de suas ações.

2. Que não está sob o jugo, que não é escravo de outrem.

 

Por muitos anos eu pensei que estivesse buscando ser livre, mas acabava cada dia mais presa em mim mesma, nas minhas misérias, dores, coisas e pessoas. Porém, hoje quero te afirmar que é possível ser livre e levar outros a serem também.

Quando li esse pedido de Mardoqueu, me recordei de quando eu estava imersa na depressão, com crise de pânico e ansiedade, estava como os judeus ao serem ameaçados: de luto, lágrimas e lamentações, e até mesmo desejando ter o caixão como leito (Ester 4, 3).

Após muitas crises e duas tentativas de suicídio, em dezembro de 2016, eu fui para um retiro chamado TLC. Era minha primeira vez saindo de casa para passar três dias fora, depois de alguns meses sem conseguir sair no portão por conta da crise de pânico, estava ansiosa, com medo e pedindo para que o Senhor me libertasse.

O único lugar que eu ia era na missa. Até que, ao final de uma das pregações entrei em crise, algo que naquela época era frequente em minha vida, mas dessa vez parecia pior, ninguém conseguia me ajudar, nem eu mesma.

 

O começo da Libertação

Então me levaram para a capela e me colocaram sentada diante de Jesus exposto, logo o Senhor começou a me recordar de que com as suas mãos Ele sempre havia me nutrido, que apesar das falhas de meus pais, e tudo que havia acontecido, Ele cuidou e cuidava de mim.

Ali mesmo, com medo, em grandes lágrimas, sem falar nada, mãos e rostos tremendo, o corpo todo travado sem conseguir ter qualquer outra reação, o Senhor usou do intercessor para pegar na minha mão e me dizer “levanta-te e anda” repetidas vezes, e assim depois de muito tempo eu fui me levantando.

Saímos da capela e ficamos caminhando por uma sala onde tinha uma imagem enorme de Nossa Senhora das Graças e meu coração foi se acalmando. Minutos antes, diante daquele Santíssimo, eu pedia para que fosse liberta eu e minha família, em especial o meu pai, o quanto clamei ao Senhor por sua cura.

A frase “levanta-te e anda” ficou marcada em meu coração, e sempre quando escuto a passagem do paralítico sou tocada de forma profunda e me lembro deste dia, em que eu estava paralisada na escuridão da depressão e o Senhor pegou na minha mão e me levantou!

 

Eu e Ester

Essas palavras de Mardoqueu me fizeram enxergar que a história de Ester é lâmpada para a minha história, elas se cruzam! Além do Senhor ter me dito “Levanta-te e anda”, agora ele também me diz e reafirma “Tu és livre, tu, tua casa e a de teu pai e a de todo o teu povo e toda a tua posteridade”

Eu sou livre! E é por isso que hoje o Senhor me chama a estar e permanecer na comunidade Cristo Libertador.

Não é à toa que o Senhor me colocou neste carisma, há muito tempo Ele deseja a minha liberdade. Muitas vezes busquei errado, mas graças a intercessão de Nossa Senhora, a misericórdia de Deus foi e é derramada sobre mim, hoje posso beber de sua graça e encontrar a verdadeira liberdade.

Esse é o início da história de Ester, assim como é o início da minha. O primeiro, de uma série de textos, que serão publicados aqui em nosso blog. Desejo que possamos fazer juntos este caminho de libertação, será um prazer!

 

Referências bibliográficas: BÍBLIA, A.T. Ester. In Bíblia de Jerusalém. Português. Editora Paulus, 2002. Pág. 706, nota de rodapé letra d.

 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Quando passar os dias desta oferta, o Senhor pedirá novas

Você tem tratado Deus como ficante?

 

 

O post O Começo da História de Ester apareceu primeiro em Blog.

]]>
A maciez de Teresa https://blog.cristolibertador.com/a-maciez-de-teresa/ Wed, 08 Mar 2023 15:30:38 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/a-maciez-de-teresa/ Teresa via a vida de uma forma diferente, por vezes romântica demais, por vezes fantasiosa demais. No entanto, o olhar dela para os acontecimentos da infância, as dúvidas da adolescência e a dureza da vida adulta sempre foram motivos de profundas reflexões. Tudo para ela era muito profundo, característica típica de seu temperamento. Claro que […]

O post A maciez de Teresa apareceu primeiro em Blog.

]]>
Teresa via a vida de uma forma diferente, por vezes romântica demais, por vezes fantasiosa demais. No entanto, o olhar dela para os acontecimentos da infância, as dúvidas da adolescência e a dureza da vida adulta sempre foram motivos de profundas reflexões. Tudo para ela era muito profundo, característica típica de seu temperamento.

Claro que no começo, de forma destemperada, escrupulosa e exagerada. E é por isso que muitas pessoas não conseguem ler o História de Uma Alma até o fim, admito que mais parece aqueles romances medievais entediantes. Sou suspeita para falar, mas esse livro mudou minha visão sobre muitos aspectos, mas não o recomendaria por primeiro para quem deseja conhecê-la.

 

De onde vem essa tal de maciez?

Um dos significados do meu nome é macia e jovem (quem rir são 10 mil anos a mais no purgatório), a primeira vez que li fiz que nem Isabel quando ouviu que ia ficar grávida. Diante de tantos significados, adjetivos e traduções o meu é logo esse, que chega a ser um tanto quanto engraçado.

Lembrei-me agora daquele famoso vídeo de Chaplin, trabalhando em uma fábrica tudo em preto e branco. Ele faz suas brincadeiras diante de um trabalho monótono e repetitivo, mas é como se eu fosse daquele jeito, aquela fábrica e aquela cor. Praticidade, sem enrolação e pouco romantismo. Não estou falando que são características ruins, mas desordenadamente, se torna ruim.

O jeito de Teresa receber e agir diante da vida é muito diferente do meu, e é por isso que com ela aprendo ser mais “macia”, que também poderíamos usar os adjetivos: terna, dócil, mansa e delicada. Claro que, de forma alguma, me tornarei como aquele desenho dos ursinhos carinhosos (nada contra quem é assim), mas meu baluarte é profeta.

Mas sim, manso como Elias, que debaixo daquele homem forte e firme foi capaz de, ao ser alimentado pelo pão dos anjos, mudar seu estado de ânimo quase que repentinamente. Alguém que quando olha para a verdade é capaz de mudar suas certezas mais intrínsecas e se converter, sem grandes insistências da graça.

 

Romantizar tudo é errado?

Vejamos um dos significados de romântico: “Que, nas ideias, no caráter ou no temperamento, revela algo de apaixonado, de nobre, de lírico, que o eleva acima do prosaico, do cotidiano.”

Vejam, drama é bem diferente de romantismo. Cuidado! Não vai entrar em um eterno vale de lágrimas ou no junípero, só para dizer pra si mesmo que é dócil. Então não, falar ou escrever de Jesus de forma mais “lírica” não é errado, errado é ir para os extremos.

Portanto é essa simplicidade, leveza, docilidade e romantismo que sua alma estava impregnada. Quando leio o manuscrito C, relato derradeiro da morte de Teresa, ou alguém comentando sobre esses textos, meu coração se enche de entusiasmo é quase como se estivesse lendo a vida de um herói, um guerreiro, que morreu gloriosamente.

Mas “só” estou lendo a vida de uma freira francesa, vinda da burguesia e carmelita enclausurada, que de grande “só” tinha seu amor por Jesus. De fato, existem momentos heroicos em sua vida, mas também era bem entronizada na realidade, portanto não vivia uma fantasia dos livros. Até porque, Deus mesmo quis que o caminho de santificação dela  fosse bem escasso de misticismo.

 

 

Sejamos manso e humilde de coração…

Teresa vivia a concretização do amor a Jesus Cristo, seja na alegria ou na tristeza. Mesmo diante dos seus desertos espirituais, levava a maciez consigo e para os seus. Vai muito além do modo como ela falava com os outros e com Deus, não consigo imaginar ela se quer dando uma resposta petulante para alguém. No entanto, mais do que isso, ela só poderia falar daquilo que seu coração estava cheio.

De fato, para alguns tipos de pessoas é muito fácil ser ríspida com as outras. É quase que uma característica pessoal, mas isso não é uma virtude, isso não nos aproxima do coração manso de Cristo. Até mesmo quando penso em Paulo, por exemplo, não o vejo sendo duro de coração, inflexível ou bruto demais.

Que possamos rezar com profundidade aquela jaculatória bastante conhecida: “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!”. Ela precisa se tornar uma verdade para nós, a ponto de nos configurar ao coração dulcíssimo de Cristo.

 

LEIA MAIS:

Ele me escolheu!

 

 

 

O post A maciez de Teresa apareceu primeiro em Blog.

]]>
Ele me escolheu! https://blog.cristolibertador.com/ele-me-escolheu/ Tue, 28 Feb 2023 15:53:41 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/ele-me-escolheu/ Lendo o livro “Vida e Glórias de São José” de E. H. Thompson, o Senhor está me mostrando o porquê dele (São José) ter insistido para ser meu amigo e eu, seu devoto. Um dos meus maiores desafios é ser um homem maduro e em meio a essa dificuldade há um tempo, pedi para uma […]

O post Ele me escolheu! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Lendo o livro “Vida e Glórias de São José” de E. H. Thompson, o Senhor está me mostrando o porquê dele (São José) ter insistido para ser meu amigo e eu, seu devoto.

Um dos meus maiores desafios é ser um homem maduro e em meio a essa dificuldade há um tempo, pedi para uma intercessora da comunidade que orasse por mim durante algumas semanas. No decorrer desses encontros de oração, ela me dava um caminho: seja amigo de São José.

Apesar de uma certa resistência interna meio sem motivo, aos poucos fui me aproximado desse grande santo, aliás, o maior depois de Nossa Senhora. Um tempo depois, um irmão de comunidade disse que iria fazer a preparação para a consagração a ele, eu decidi entrar nessa de cabeça. Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.

 

Esposo castíssimo de Maria

José em Hebraico significa aumento, crescimento e como eu já disse, essa tem sido minha luta desde que cheguei à idade adulta- o amadurecimento. Minha mentalidade infantilizada me impedia de subir esse degrau.

São José foi para a Virgem Maria um puro companheiro, e nisso tem me ensinado. A exemplo de São José, a castidade vem sendo uma grande virtude a ser alcançada, estou na luta em vivê-la bem no meu namoro, ao passo que já consigo projetar como vivê-la no matrimônio vindouro.

Ele também foi para Virgem Maria um forte baluarte me mostrando que devo ser esse sustentáculo para minha família, esposa, filhos e irmãos.

Esses pontos que citei são apenas algumas observações, mas não para por aí! Existe uma ordem bem clara, a mesma que foi dada ao povo quando faltou alimento e apenas o Egito tinha reservas: “Ide a José e fazei tudo o que ele vos disser.”

 

O Justo

Ele é a primeira criatura maculada a viver a santidade no mais alto nível. Ele vai me ensinar a ser homem e a ser santo. Se a ele venerar e honrar, ganharei sua defesa defronte o Justo Juiz e creio que seja muito improvável que o bom Deus negue algo àquele que nada negou nem falhou com o seu Filho.

São José, por amor me foi endereçado como santo de devoção. Por que eu precisava (preciso ainda, claro) dele, ele apareceu para mim.

Que grande graça ser amigo do pai adotivo de Jesus, do Patrono da Igreja Universal, do esposo da Virgem Maria, do terror dos demônios, do justíssimo, castíssimo, prudentíssimo, fortíssimo, obedientíssimo e fidelíssimo, São José.

 

LEIA MAIS:

 

O permanecer de Madalena

“Eu serei o Amor”

 

O post Ele me escolheu! apareceu primeiro em Blog.

]]>
“Eu serei o Amor” https://blog.cristolibertador.com/eu-serei-o-amor/ Fri, 06 May 2022 15:30:02 +0000 https://blog.cristolibertador.com/2023/eu-serei-o-amor/ Esses dias estava relendo os escritos de Teresa do Menino Jesus, minha melhor amiga e santa devoção, e uma das coisas que sempre irá saltar aos meus olhos é do quão a graça foi extraordinária nela. É possível ver tanta transformação, que para mim, é quase irreconhecível o começo de sua caminhada cristã, e o […]

O post “Eu serei o Amor” apareceu primeiro em Blog.

]]>
Esses dias estava relendo os escritos de Teresa do Menino Jesus, minha melhor amiga e santa devoção, e uma das coisas que sempre irá saltar aos meus olhos é do quão a graça foi extraordinária nela.

É possível ver tanta transformação, que para mim, é quase irreconhecível o começo de sua caminhada cristã, e o final dela. Jesus a escolheu para falar sobre o assunto mais precioso que temos, o Amor. É sobre o amor e amar, que Teresa discorre em seus escritos.

Teresa me explica sobre o amor, como ninguém. A vida com Cristo, a intimidade, o jeito de escrever, as palavras de adoração, o cheiro do Senhor, a proximidade até física com Jesus, além da graça, é ela que me ensina. Diria até que foi ela que me ensinou a rezar, quando no começo não sabia nem meditar o evangelho direito.

A Intensidade dos Desejos

“Mas, será que em meu coração se encontra realmente o puro amor? Não são os imensos desejos um sonho, uma loucura?… Se assim for, esclarece-me, Jesus!” (História de Uma Alma, pag. 216)

Um aspecto interessante que descobri neste último ano, é de que Teresa era alguém desejosa. Nunca tinha percebido a frequência com que ela usa essa palavra em seu livro. Pulsava muitos desejos em seu coração, o de ser apóstola, doutora, pregadora, missionária, mãe, mártir, virgem, sacerdote,  guerreira nas cruzadas, esposa e profeta.

Tendo em vista tão audaciosos desejos, não tinha nada que Teresa lia, que tranquilizava seu coração. E é assim mesmo, quando temos muitos desejos, eles não cessam até que sejam saciados ou purificados por uma causa maior.

Foi nessa reflexão que a graça iluminou, e ela entendeu a essência do amor. E mais do que isso, escreveu sobre esse tema de forma didática. É por isso que ela é doutora da Igreja, porque deu uma luz ao Evangelho, nada de novo, apenas uma forma diferente da experiência.

Além de querer tudo isso, existia um desejo gigantesco em seu coração, de amar Jesus e morrer no amor por Ele! Pois sabia, que nada disso adiantaria, se não fosse pela caridade. Os mártires não morreriam mais, os pregadores não pregariam, os guerreiros não guerreariam, as virgens não se consagrariam e os profetas não profetizariam. Assim como Paulo escreveu aos Coríntios.

 

Intensidade x Quantidade

Já me perguntei algumas vezes porque será que Teresa não tinha, em relato, experiências místicas, como a transverberação, o êxtase, as chagas e tudo mais que conhecemos dos grandes santos. E uma única resposta vem ao meu coração: o amor não é quantitativo, é qualitativo.

Sim, Deus reserva para cada alma um caminho específico e graças á Deus temos contato com alguns deles, mas todos eles sempre levam a um único fim: o Amor. Não é a quantidade de obras que faço, o tanto de ministérios, apostolados, pessoas que acompanho, textos bem escritos ou grandes feitos e realizações, e sim a intensidade de amor que coloco neles.

A união com Jesus se dá pela intimidade, e intimidade só se alcança com muito tempo de qualidade gasto. Não adianta, é necessário dar tempo nessa relação, e quando estivermos fazendo outras tarefas, estar em pensamento e em coração com Ele.

 

Me faz Te amar mais!

Se deparar com a realidade de não amar Jesus como deveria, é dolorida. Porque sim, não O amo como deveria ainda, isso é um fato, ainda quero muitas coisas que não seja Ele, mas o desejo de um dia chegar nesse amor perfeito é o que me impulsiona. Teresa chegou.

Sabemos que amar é uma escolha, e todos os dias precisamos escolher por isso. Amar Jesus todos os dias, em cada ato, em cada palavra, em cada pensamento. Se o amor não for nosso combustível, nada dará fruto, nada irá para frente, pois no final de tudo é somente Ele que ficará, todo o resto desaparecerá.

Esse amor infuso que transforma Teresa, existe uma mudança na alma dela. Já não é mais a mesma, porque quem a impele, agora, é a caridade de Cristo. De alguém que não suporta a distância, que somente deseja a união com o objeto Amado.

 

Oração…

Jesus, eu não te amo como eu deveria, e eu sei que deveria te amar mais. Senhor, mas olhai para o meu desejo de alcançar tamanha perfeição, pois sei que não existe desejo algum inspirado por Vós, que não seja realizável.

Me faz te amar mais, com maior intensidade do que amei ontem. E se por algum momento, o meu impulso for outra coisa, arrancai de mim imediatamente. Dai-me um coração indivisível como o Seu! Amém.

 

 

LEIA MAIS:

Um coração fincado no Carisma!

 

O post “Eu serei o Amor” apareceu primeiro em Blog.

]]>