O permanecer de Madalena

Como Santa Maria Madalena é quem eu carrego uma devoção especial, diante das situações da minha vida, sempre coloco em minhas orações “como ela reagiria?” “Como seria o seu permanecer?”
Bom, estamos vivendo o ano da permanência em nossa comunidade, inspirado na passagem de Jo 15. E para permanecermos, Jesus nos disse por meio desse evangelho, que realizará podas. E assim tem feito.

 

O permanecer de Madalena

Madalena permaneceu aos pés de Jesus chorando pelos seus pecados, e gerou fruto de contrição e recebeu a alegria do perdão. Jesus usa desse momento e diz “ela demonstrou muito amor”.

Maria Madalena permanece aos pés de Jesus ouvindo seus ensinamentos, e gerou fruto de intimidade e a alegria da amizade. Jesus usa desse momento e diz “ela escolheu a melhor parte”.

Madalena permaneceu atenta e ungiu os pés de Jesus com o nardo, e gerou fruto de despojamento e a alegria do amor total. Jesus usa desse momento e diz “ela conservou esse perfume para o dia da minha sepultura”.

Madalena permaneceu na Cruz e gerou o fruto da fidelidade, sofreu ali com Jesus, Maria e João. Foi testemunha da maternidade mariana concedida à todos nós.

Madalena permaneceu no sepulcro, na noite escura de sua vida, e gerou o fruto das podas e alegria da ressurreição que a encontrou. Jesus usa desse momento e diz “Maria”, chama ela pelo nome, e manda ir até seus irmãos dizer que Ele está vivo.

Qual precisa ser seu permanecer hoje? Quais frutos e alegrias Deus está querendo te dar? Pois Ele dará!

Essa é a primeira coisa que Santa Maria Madalena vem me lembrar

 

As podas doloridas

As podas são doloridas, é fato. Mas, também devem ser motivos de grande alegria, pois só é podado quem está dando fruto, elas são, de certa forma, sinal de vida e fertilidade.
Se eu estou sendo podada por Deus, eu estou viva!

E então Madalena, quando e como ela foi podada?

Bom, refletindo, me parece que sua poda aconteceu no momento que encontra com Cristo ressuscitado no jardim.

Se para ter a poda é necessário ter fruto, crescimento. Podemos ver na vida de Madalena até aqui muitos frutos, de amor, doação, serviço, entrega, contrição, conversão… Ela foi crescendo.

No jardim, ela demonstra o fruto de amor e fidelidade a Jesus. Se confunde achando que se encontrou com o jardineiro, e esse jardineiro, que é o Cristo, a poda quando diz que não é o momento de toca-lo.

 

A alegria da poda

A promessa de Jesus para aqueles que forem podados é:

“Eu vos digo isso para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja plena” Jo 15, 11

É isso que Madalena experimenta no jardim, uma alegria plena! Essa discípula fiel, permaneceu ao lado de Cristo em todo o momento, ela é companheira em sua crucificação. Ela PERMANECE, PERMANECE, PERMANECE. E, encontra essa alegria plena.

Com certeza ela não foi chorando contar para Pedro e João que encontrou com Jesus e Ele está vivo. Ela foi pulando de alegria. Foi pulando de alegria, mesmo tendo recebido uma negativa do Cristo.

 

O fruto da vida

O seu anúncio aos apóstolos é anuncio de vida. Aqui está, quem permanecer e for podado, gera frutos de vida, e oferece aos que encontram pelo caminho o anúncio de que a Vida vive, que a vida é alegre e plena!

Madalena podia gritar agora depois desse tempo de permanência ali diante do sepulcro, na noite escura, onde tudo parecia estar morto e acabado: A ALEGRIA VOLTOU! E é essa promessa de Deus para nós, Deus não manda permanecermos em um lugar para morrermos e nos perdermos, permanecemos porque encontraremos uma alegria ainda maior!

Que Santa Maria Madalena rogue por nós, e nos ajude permanecermos independente da dificuldade que se apresentará. E com nossa fidelidade comprovada, encontremos a alegria da ressureição, o fruto da vida em abundância.

Se você deseja contribuir com as obras de evangelização de nossa comunidade, seja amigo de nossa obra.

 

Leia mais:

 

Agarrar a permanência, é agarrar a cruz

A raiz profunda e madura permanece