Um coração fincado no Carisma!

“Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” – Mateus 6, 19-21

 

Onde está o teu coração? Quem está com ele? Por quais lugares ele já passou? O que é o seu tesouro? Onde ele está guardado?

São muitas perguntas, mas é interessante que meditemos e encontremos respostas concretas e objetivas para sabermos se estamos no caminho do Evangelho, ou na busca da satisfação dos nossos próprios egoísmos.

(E lá vamos nós falar de coração mais uma vez rs).

Para sabermos onde está o nosso coração, precisamos primeiro saber pelo o que ele queima. Vamos fazer o caminho inverso, do macro para o micro.

Qual é o combustível do fogo do seu coração? Pelo o que ele se consome? Pelo o que ele acende? Quando respondemos essas (que são mais fáceis de serem respondidas), conseguiremos chegar na resposta da pergunta central deste texto: Onde está o teu coração?

 

O que acende o fogo?

Há um tempo, me questionava porque será que muitas vezes o fogo (impulso, desejo pela santidade ou amor pelo Cristo, o que preferir) do coração não é crescente. Por vezes estável, e por outras, diminuindo.

Mas o porquê será da estabilidade? Mesmo incendiado, é um fogo que não consome mais ao redor, só queima naquilo que já estava, naquilo que já permiti. Porque não deixamos que ele cresça?

Assim como uma fogueira, se não “trabalhada”, consome tudo ao seu redor. É como se estivéssemos constantemente mexendo nos galhos e folhas, jogando um pouco de água e controlando onde pega fogo ou não.

Santo Afonso Maria de Ligório vai nos dizer que: A oração é a bem-aventurada fornalha onde se acende e conserva o fogo do santo amor. Portanto a oração é o conservante que mantém o fogo aceso, sem ela, jamais saberemos onde de fato está o nosso tesouro.

A oração sempre será a resposta para todas as nossas dúvidas, pois ela não anula o que estamos vivendo, ela dá sentido. Sentido para as lutas, sofrimentos e problemas. E isso precisa bastar, por mais difícil que seja.

 

Corações provados no fogo

Esses dias conversava com meu fundador, e percebi que não gostava de fazer memória do começo da fraternidade feminina, na comunidade de vida.

Viemos no dia 7 de março de 2019, eu e mais duas irmãs. Três meses depois entrou mais uma missionária.

E não, o meu objetivo aqui não é nos vitimizar naqueles primeiros meses, não precisamos disso. Muitas vezes rimos e brincamos, mas foi um período difícil e que não me traz memórias boas, pelo contrário.

Quem nos acompanhou mais de perto, sabe o quanto batemos cabeça, não aceitávamos inúmeras exigências e o convívio em si era extremamente ruim, o clima da casa não era nada acolhedor e materno.

Mas foi nesse período que, de forma especial, fomos forjadas no fogo. Independente dos problemas reais, grandes, pequenos ou até as frescuras foram vividas com bastante intensidade.

Jesus por meio das nossas autoridades e também das irmãs de fraternidade, insistiu em nós. Em cada uma, de forma única. Em nosso chamado e missão particular.

Todos crescemos, todos mudamos, todos amadurecemos de uma forma ou de outra. Hoje, consigo reconhecer o quão necessário foram todas as brigas, crises, choros e exortações. Na verdade, não me arrependo de nada, viveria tudo novamente se fosse preciso.

Era preciso ser provada no fogo, para que os entulhos mais grotescos fossem tirados de cima do meu tesouro precioso. E mais do que isso, tomar consciência se eu realmente estava disposta a aceitar e sacrificar o que fosse necessário, para permanecer com o meu coração onde Ele mesmo tinha posto.

 

Mais do que estar

Quem é chamado a um carisma ou uma missão específica sabe, na teoria, onde é o lugar de permanência do teu coração. Seu carisma é o teu tesouro, não existe mais nada valioso do que isso.

E de coisas valiosas nós cuidamos, zelamos e damos atenção. Não deixamos os ladrões desse mundo roubarem, protegemos haja o que houver.

Apesar do medo e de estar no processo para entender tudo isso, o fato é: independente do seu lugar físico, se você está perto ou não, da sua comunidade ou dos seus irmãos, o seu coração não pode estar dividido.

Não existe um coração em dois lugares ao mesmo tempo. Querendo ficar, mas tendo que sair. Querendo sair, mas tendo que ficar. Mas aí é que está a questão, não podemos acumular nossos tesouros em presenças que passam, apesar de serem benéficas, não são nosso fim último.

Se tem certeza de quem és, não se perca no meio de outros tesouros desta vida!

Volte teu coração para o lugar que nunca deveria ter saído, finca ele no teu carisma! Então as distâncias, as saudades, os medos e os problemas serão apenas levados pela traça.

Se és Cristo Libertador, nada te parecerás impossível. Tudo se torna realizável, porque quem te fez ser é eterno, e consequentemente nosso carisma também é.

Esse tesouro sendo bem cuidado e preservado nessa vida, desfrutaremos mais perfeitamente dele no Reino dos Céus.

 

 

LEIA MAIS:

 

O Divino Pelicano