Arquivo de Somos Igreja - Blog https://blog.cristolibertador.com/igreja/somos-igreja/ Comunidade de Aliança Cristo Libertador Fri, 06 Jun 2025 18:08:10 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.3 https://blog.cristolibertador.com/2023/wp-content/uploads/2023/03/favicon.png Arquivo de Somos Igreja - Blog https://blog.cristolibertador.com/igreja/somos-igreja/ 32 32 Bazar Vida Nova: Um Lugar de Providência e Transformação https://blog.cristolibertador.com/bazar-vida-nova-um-lugar-de-providencia-e-transformacao/ Thu, 27 Mar 2025 12:00:20 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3571 Para muitos, o Bazar Vida Nova é apenas um meio de arrecadar dinheiro. De fato, ele existe para gerar recursos, mas, acima de tudo, é a providência de Deus chegando até nós – seja por meio das doações, seja por aqueles que vêm nos prestigiar. Vejo que ele também é providência na vida de muitas […]

O post Bazar Vida Nova: Um Lugar de Providência e Transformação apareceu primeiro em Blog.

]]>
Para muitos, o Bazar Vida Nova é apenas um meio de arrecadar dinheiro. De fato, ele existe para gerar recursos, mas, acima de tudo, é a providência de Deus chegando até nós – seja por meio das doações, seja por aqueles que vêm nos prestigiar.

Vejo que ele também é providência na vida de muitas pessoas que encontram aqui produtos que jamais poderiam adquirir em uma loja. É providência para quem vem comprar, mas não tem condições, e assim temos a graça de vestir o Cristo nu. É um lugar onde ouvimos histórias, partilhamos dores e alegrias, e nos tornamos providência para aqueles que vivem da venda de roupas.

O Bazar Vida Nova não é apenas trabalho. Ele é missão dentro da missão.

 

Tenho sido moldada

Estando há alguns anos na coordenação, tenho sido formada por Deus na ordem, paciência, obediência, confiança, espera, doação, tempo, caridade e amor. Mas, nesta edição, Deus me fez olhar para minha caminhada até aqui e perceber o quanto Ele me transformou.

Quando marcamos a data do bazar, vimos que não seria possível, então remarcamos. Depois, ao escolher uma nova data, percebi que ficaria muito em cima e que eu não daria conta. Foi nesse momento que Deus me lembrou de que minha confiança n’Ele estava morta.

A falta de confiança me impedia de avançar na fé e na vida, mas Ele também me mostrou que essa confiança foi restaurada. O filho morto voltou a viver! “Confia em Mim, você não estará sozinha.” Então, fechei a data, confiando que tudo daria certo.

Aprendi que minha confiança foi ressuscitada e que preciso cuidar dela para que não morra novamente. Confiar e agir caminham juntos.

 

A Virtude da Obediência

A obediência também se tornou essencial nesse processo. Tudo aconteceria como Deus queria, não como eu queria. E obedecer não é fácil, exige entrega. Na vocação, a obediência é fundamental para não tropeçarmos tanto no caminho. Minha maior dificuldade sempre foi respeitar meus limites.

O bazar tem prazos, muita demanda e mão de obra insuficiente. Então, eu não media esforços: ficava sem dormir, sem comer, se fosse preciso. Mas no bazar anterior, meu fundador, Guilherme Maggio, me proibiu de trabalhar além do horário determinado. Para mim, foi o fim. Como parar com tanta coisa para fazer? Mas obedeci.

Foi então que percebi que minha desobediência não afetava apenas a mim, mas também aqueles que trabalhavam comigo. Além disso, compreendi que o tempo não é meu, é de Deus. Quando estamos em obediência, Ele cuida de tudo. E nesta edição do bazar, colhi os frutos da obediência passada. Consegui organizar tudo no tempo necessário, sem me desgastar como antes. Deus colocou ordem no meu trabalho e, ao mesmo tempo, ordenou a mim.

O processo do bazar também me faz refletir muito. Quando as doações chegam, vêm de todos os tipos de pessoas e histórias. No meio das sacolas, encontramos desde roupas boas até peças sujas, rasgadas, lixo de todo tipo. Há roupas novas que nunca foram usadas, mas que se deterioraram guardadas por anos.

Percebo o quanto as pessoas se apegam ao que não usam, mas também não doam enquanto ainda tem valor. O consumo desenfreado se reflete nessas doações.

 

No serviço, Ele fala!

Na véspera da abertura, o cenário parecia caótico. Pessoas passando roupas, pendurando, etiquetando, organizando. Eu administrando todas as demandas. O corpo já sentia o peso dos dias de trabalho. A equipe estava cansada, e eu tentava aliviar o cansaço delas, correndo de um lado para o outro. O tempo voava.

Mas, apesar disso, estávamos felizes. Quantas partilhas fizemos! Quantos desabafos! Rimos, tivemos paciência umas com as outras. E então, olhando para tudo aquilo, Deus me fez lembrar da minha própria caminhada nesta comunidade, neste carisma Cristo Libertador.

Cheguei aqui um bicho. Doente na alma. A vida bagunçada, sem rumo. Mas Jesus me pegou de jeito! E, olhando para toda aquela desordem do bazar, eu me alegrava. Porque, diante do que sou hoje, sabia que aquela bagunça daria certo. Não por mim, mas porque Deus estava no comando. E quando Ele está no comando, tudo dá certo.

 

“Marta, Marta…”

Em outras edições do bazar, me portei como Marta: inquieta, preocupada com tudo, mas sem me atentar ao que era realmente necessário.

O dom do serviço é muito forte em mim, e já fui inúmeras vezes comparada com Marta. No começo, isso me deixava chateada e até brava. Mas, em oração, percebi que essas pessoas eram a voz de Jesus me dizendo:

“Silvana, Silvana, por que te inquietas e te preocupas com tantas coisas, mas não com o que é necessário?”

Olhar para dentro de mim foi uma oportunidade de encontrar a verdade. Jesus sabia que Marta se desdobraria para servir bem, mas Ele também sabia que ela poderia servir ainda melhor se buscasse primeiro as coisas do alto.

Marta não foi proibida de servir – pelo contrário, foi formada para servir com amor. E só quem tem intimidade com Deus consegue servir verdadeiramente. Só quem se coloca no seu lugar e deixa Deus crescer pode amar no serviço. Marta se tornou santa servindo. O serviço a santificou.

Hoje, eu escolho a melhor parte primeiro. E, como consequência dessa busca, sirvo melhor. Deus nos vê e nos conhece. Quando entendemos isso, deixamos de viver como os outros querem, para viver e ser aquilo que Deus quer que sejamos. Aí, encontramos nossa verdadeira identidade.

“Eu sou aquilo que Deus pensa de mim.” – Santa Teresa do Menino Jesus

O post Bazar Vida Nova: Um Lugar de Providência e Transformação apareceu primeiro em Blog.

]]>
JESUS SÓ PODE SER “DOIDO” https://blog.cristolibertador.com/jesus-so-pode-ser-doido/ Mon, 24 Mar 2025 12:00:57 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3568 É isso mesmo, “Jesus só pode ser doido”, deve ter sido a frase que a maioria dos pagãos disseram naqueles dias, ou então “esse tal de Jesus só pode ser doido”, com o “esse tal” enfatizando ainda mais o desdém. E eu vou afirmar para você que eles estavam certos! Para mim, Jesus é a […]

O post JESUS SÓ PODE SER “DOIDO” apareceu primeiro em Blog.

]]>
É isso mesmo, “Jesus só pode ser doido”, deve ter sido a frase que a maioria dos pagãos disseram naqueles dias, ou então “esse tal de Jesus só pode ser doido”, com o “esse tal” enfatizando ainda mais o desdém.

E eu vou afirmar para você que eles estavam certos! Para mim, Jesus é a personalização da “loucura” de Deus, uma “loucura” de amor por mim e por ti, individualmente!

Neste tempo de quaresma, estou rezando com o livro “Meditações para a Quaresma” de Santo Tomás de Aquino, no qual todo dia tem um breve aprofundamento em algum ponto da Paixão de Cristo e o tema abordado hoje, no dia em que escrevo este texto é:

-“O amor de Deus revelado na Paixão de Cristo”!

Esse texto está em total concordância com a liturgia, pois o evangelho do dia é Mt 5, 43-48: “amai os vossos inimigos”.

 

O PECADO

Desde o pecado de Adão, éramos inimigos inafiançáveis de Deus. O pecado faz da minha alma, uma alma inimiga de Deus, por isso que quando uma pessoa morre em pecado grave ela se condena ao inferno, porque sua alma não quer Deus, tem aversão à Deus, é inimiga de Deus.

Acontece que, antes de Jesus não tinha a confissão para me limpar da minha sujeira, então o apartamento eterno de Deus era certo.

Mas “Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu filho único, para que todo o que Nele crê não perca, mas tenha vida eterna” (Jó 3, 16).

Deus amou “loucamente” o mundo, a gente pode dizer em expressão popular.

É que assim, nascemos num país cristão, ouvimos que Jesus morreu por nós desde de pequenos e parece que a gente se acostuma com isso, como se fosse algo normal. Mas deveríamos ficar impactados e constrangidos TODAS as vezes que lembrássemos disso.

Cara, isso não é normal! Tem tanto “absurdo” no amor de Deus por nós… Mas eu queria falar de 2.

 

OS ABSURDOS DE DEUS

Primeiro que não faz sentido Deus, o sumo bem, o eterno, o criador, que está fora e acima dessa linha que chamamos de tempo simplesmente se encarnar e se encarnar para sofrer todas as maiores dores. Não faz sentido! É amor…

Segundo que, como diz São Paulo aos Romanos, “Cristo, no tempo marcado, morreu pelos ímpios – dificilmente alguém dá a vida por um justo… – mas Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos ainda pecadores”. (Rm 5, 6 – 8).

Deus não enviou seu Filho para morrer por seus amigos, mas pelos pecadores, seus inimigos. E isso é absurdo.

Para você sentir como isso é absurdo, vamos à um exemplo:

Tenho uma amiga que está na Europa e foi para Auschwitz’s, na Polônia. Aquele lugar foi um campo de concentração Nazista e hoje tem um grande memorial. Foi em Auschwitz’s que São Maria Maximiliano Kobe morreu.

E como ele morreu? Bom, tinha um companheiro prisioneiro que era marido e pai e esperançosamente desejava voltar para a sua família, porém ele estava destinado à câmara de gás. São Maximiliano então se coloca na frente e a exemplo de Cristo escolhe livremente morrer no lugar daquele homem. Isso é absurdo, não?

 

CRISTO FEZ MAIOR

Pois bem, o que Cristo fez foi muito maior que isso. A Paixão de Cristo não foi pelo injustiçado oprimido, mas pelo inimigo culpado. Em linhas gerais e metaforicamente (espero que você use a inteligência para ler isso), Cristo não morreu pelo prisioneiro do campo de concentração, ele entrou na frente da bala que mataria Hitler.

Esse é o amor de Deus, Cristo entra na frente do culpado, condenado, miserável, merecedor da cruz, e por essa pessoa, sobe ele mesmo na Cruz.

UAU! O que você acabou de ler te deixou desconsertado igual a mim que acabo de escrever? Sim né? Pois é, a gente nunca vai entender o Amor de Deus, ainda mais esse amor manifesto na Paixão de Cristo.

O negócio é se converter mesmo para tentar retribuir de alguma forma um pouco desse amor ao invés de ignora-lo e sermos eternos ingratos.

O post JESUS SÓ PODE SER “DOIDO” apareceu primeiro em Blog.

]]>
DEUS FOI MUITO GENEROSO CONOSCO https://blog.cristolibertador.com/3556-2/ Sun, 16 Mar 2025 12:00:34 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3556 Em Mateus 25, 35-40 o Senhor nos diz: “Estive na prisão, e fostes me visitar. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou nu e te vestimos? Quando te vimos […]

O post DEUS FOI MUITO GENEROSO CONOSCO apareceu primeiro em Blog.

]]>
Em Mateus 25, 35-40 o Senhor nos diz: “Estive na prisão, e fostes me visitar. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou nu e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos te visitar? O Rei responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizestes”.

Este convite é para todos nós cristãos, e posso afirmar de que quando nos colocamos a dispor desses pequeninos, podemos palpar a presença de Cristo de forma concreta.

Em especial, gostaria de partilhar a missão que existe em nossa comunidade: Missão Alabastro! Essa missão acontece dentro das unidades da Fundação Casa (antiga FEBEM).

 

Nosso Apostolado!

Deus foi extremamente generoso ao nos conceder esta missão, pois ela nos transforma, nos cura e nos liberta. Ela tem como objetivo levar a verdade e a liberdade de Cristo, tocando e restaurando vidas. Talvez alguém pense: “Mas isso não é apenas a generosidade de Deus para com esses meninos e meninas que estão presos, sem saída, sem esperança, muitas vezes já desistindo de si mesmos e de uma mudança de vida?”.

Sim, é uma generosidade imensa com eles, uma misericórdia que não tem medida. Mas, ainda mais, é uma generosidade para conosco, pois Deus decidiu escolher servos inúteis e infiéis como nós. Servos que precisam continuamente se lembrar quem é o centro de tudo, que frequentemente colocam ídolos à frente d’Ele, que escutam as vozes que dizem que essa missão não vale a pena, que é loucura, que essas pessoas não merecem.

Mesmo assim, Deus nos envia. E mesmo ao ouvir testemunhos, ainda nos perguntamos: “Será que está valendo a pena?” Afinal, muitas vezes não vemos os frutos, especialmente quando nos deparamos com alguém que não deseja mudar ou não demonstra arrependimento.

Quando recebemos um “não”, pensamos: “Caramba! É sério que, depois de tudo o que falamos e vivemos, essa pessoa não foi nem um pouco tocada?” Mas quem garante que não? Talvez não vejamos os frutos, mas temos uma certeza: ninguém sai o mesmo. Nós não saímos os mesmos, então eles, com certeza, também não.

 

Testemunho

Aqui está um relato de uma irmã que foi profundamente impactada por uma dessas situações:

“Perguntei quem queria receber o sopro de vida do Senhor e mudar de vida. Direcionei a pergunta a um menino específico, e ele disse que não queria, que não sabia se tinha coragem de passar por essa mudança. O que tornou aquele ‘não’ ainda mais doloroso foi saber que ele tinha uma filha. Internamente, fiquei indignada: como alguém não quer mudar de vida? Como? Ainda mais tendo um filho? Finalizei a pregação com uma dor enorme, chorei muito.”

“Após o testemunho da Sandy, o Senhor falou novamente comigo: ‘Filha, uns não aceitam a mudança de vida e outros sim. Essa dor que você sente é próxima da que Eu sinto quando você me diz não. Continue vivendo uma vida autêntica e santa, testemunhando a Verdade. Não há como escolher pelos outros.”

Sandy é filha do carisma. Ela veio da Fundação Casa, passou por um processo de restituição e hoje é uma nova mulher. Inclusive, está em nosso vocacional. Seu testemunho lindíssimo fica para um outro momento.

Por que então dizemos que a generosidade de Deus é para conosco? Já que somos nós que saímos de nossas casas, renunciamos ao lazer, para estar em uma sala de quatro paredes, em uma tarde de domingo ensolarada, com o ventilador quebrado, ouvindo que alguém não quer mudar de vida, quando poderíamos estar na piscina ou, no mínimo, na frente de um ventilador.

Mas há um fogo que nos consome, um fogo abrasador que não se apaga. Nossa pequena oferta é devorada por esse fogo, que nos leva a esses lugares. Afinal, um que diz não querer mudar de vida não representa o todo. Ainda há esperança!

 

Enquanto há vida, há esperança!

E a esperança não decepciona. Um outro relato de um irmão de comunidade confirma isso:

“O Senhor me pediu que rezasse por um menino. Quando fui até ele, dei apenas um abraço, e ele desabou. Foi um grande desabafo. Ele pediu perdão por todos os erros, clamou pela reconciliação e agradeceu a Deus pelo emprego que a mãe havia conseguido, pois estavam passando fome. Disse que queria ser um novo homem, que lutaria para deixar de ser fraco, e agradeceu a inteligência que Deus havia dado a ele.”

Assim como no primeiro relato a irmã encontrou Cristo no “não” que recebeu, neste, o irmão encontrou Cristo no arrependimento daquele jovem.

Isso é o cumprimento do que o próprio Cristo nos diz nas Escrituras, é isso que vivemos a cada domingo, em cada missão. Assim como eles encontram Cristo em nós, nós O encontramos neles. E é por isso que ninguém sai o mesmo.

É incrível como saímos revigorados, entusiasmados e com a plena convicção de que Deus age, que Ele pode mudar todas as coisas, e que usa quem Ele quer, onde Ele quer e como Ele quer.

E você também é convidado a vivenciar isso, ainda que não seja dentro da Fundação Casa, mas em outras ações, naquilo que Jesus te convida a viver.

Por isso, é uma generosidade sem tamanho quando Deus nos confia esses pequeninos, pois recebemos muito mais do que merecemos. Deus não nos escolheu por sermos melhores que eles, mas porque precisamos tanto quanto eles. Afinal, a prisão, por exemplo, é um dos lugares onde poderíamos estar, se Cristo não tivesse nos encontrado antes.

 

Encontramos com Ele

Nossas misérias se encontram ali, e Jesus olha em nossos olhos, nos perdoa, nos pega pela mão e derrama Sua misericórdia abundante.

Assim como Maria Madalena derramou seu perfume mais caro aos pés de Jesus, Ele nos pede para derramar o nosso melhor perfume nas missões em que Ele nos confia: nosso tempo, dons, orações, canções, abraços, tudo o que temos e somos.

E é nesse derramar que encontramos o que é mais valioso: o Cristo Libertador, que rompe todas as grades, traz libertação, faz ressurgir a esperança e ressoa o som da fidelidade e da paz. Ele acalma tempestades, restaura crises e nos lembra da aliança.

Se cada cristão derramar o seu melhor perfume, frutos brotarão!

Que nós como Cristãos não nos esqueçamos: só é possível anunciar a Boa Nova se estivermos cheios do Espírito Santo de Deus. Só é possível se acreditarmos que sobre nós há esta unção capaz de transformar todas as coisas.

O post DEUS FOI MUITO GENEROSO CONOSCO apareceu primeiro em Blog.

]]>
Maria Quer Cantar em Ti e Através de Ti https://blog.cristolibertador.com/maria-quer-cantar-em-ti-e-atraves-de-ti/ Tue, 11 Mar 2025 12:00:04 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3550 Consagração a Nossa Senhora Em 1862, São João Bosco teve um sonho profético: “Em meio da imensidão do mar levantam-se, sobre as ondas, duas robustas colunas, muito altas, pouco distantes a uma da outra. Sobre uma delas está a estátua da Virgem Imaculada, a cujos pés vê-se um amplo cartaz com esta inscrição: Auxilium Christianorum […]

O post Maria Quer Cantar em Ti e Através de Ti apareceu primeiro em Blog.

]]>
Consagração a Nossa Senhora

Em 1862, São João Bosco teve um sonho profético: “Em meio da imensidão do mar levantam-se, sobre as ondas, duas robustas colunas, muito altas, pouco distantes a uma da outra. Sobre uma delas está a estátua da Virgem Imaculada, a cujos pés vê-se um amplo cartaz com esta inscrição: Auxilium Christianorum (Auxílio dos Cristãos). Sobre a outra coluna, que é muito mais alta e mais grossa, há uma Hóstia de tamanho proporcionado ao pedestal e debaixo dela outro cartaz com estas palavras: Salus credentium (Salvação dos crentes). ”

Cremos na Palavra que diz: “As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja, mas para isso ela deverá estar ancorada nessas duas colunas”, e isso começa a partir de mim e de você. Por este motivo, gostaria de destacar a coluna da Virgem Maria, essa em que muitos cristãos ainda temem, mas que é o auxílio para se chegar à salvação, que é Jesus.

Toda devoção culmina aos pés de Jesus.

Devemos deixar que Maria gere Jesus em nosso coração, pois ela é Mãe de Cristo! Sabemos que isso é um mistério de fé. Todo cristão deve ser gerado no ventre da Virgem Maria, o único lugar onde o amor a Jesus Cristo é plenamente vivido (Gálatas 4).

O terço é uma arma poderosa. Com ele, podemos enfrentar qualquer adversidade. Não devemos temer a devoção a Maria, pois ela nos conduz à verdadeira felicidade, que é Jesus. A devoção deve ser constante, perseverante e feita com amor, pois Maria é amável. Especialmente nos últimos tempos, precisamos da intercessão de Nossa Senhora, pois todas as graças vêm de Deus por seu intermédio. Toda devoção culmina aos pés de Jesus.

Através de Maria, descobrimos mistérios de Deus para nossa vida. Maria viveu o sofrimento com fé, de pé, olhando para Jesus. Ela nos chama a ser consagrados a ela, colocando nosso coração no dela.

A consagração nasce do amor por Nossa Senhora.

Demorei muito tempo para me convencer de que não precisava esperar alcançar determinado nível de santidade para me consagrar a Nossa Senhora, ainda bem que neste tempo ela não desistiu de mim!

Ao ler o tratado da verdadeira devoção as escamas dos meus olhos caíram e pude enxergar que a consagração não é para os santos, mas sim para os fracos como eu, que desejam alcançar a santidade, afinal, Jesus escolheu vir a nós pelas mãos de Maria e é por ela que chegaremos até Ele.

A consagração é esta que nos ajuda a entregar-se inteiramente a Maria, imitá-la e, por ela, se colocar na imitação perfeita de Jesus.

Importante ressaltar que a consagração não dispensa os nossos esforços para vencer as tentações e corresponder à vontade de Deus. No entanto, é um caminho mais curto, fácil e plenamente seguro para chegarmos à plena união com Cristo.

Ser consagrada a Maria é seguir seus passos, mas isso não é algo imposto. Nossa Senhora é simples e devemos ter discernimento e prudência. A consagração deve partir do coração, não por obrigação ou comodismo. Consagrar-se a Maria é uma entrega total que se reflete em pensamentos, palavras e ações. Em todas as situações, devemos nos perguntar: “Como Maria agiria em meu lugar?”.

Se você deseja conhecer mais sobre a consagração a Nossa Senhora, se você já sente o desejo de se consagrar, mas ainda se prende aos medos e receios, te convido a ler o tratado da santíssima devoção de São Luís Maria Grignion de Montfort.

Sem dúvidas, a consagração por este método não é a única, mas é muito bela e completa!

Maria deseja cantar em ti e através de ti. Convide ela para te gerar no mesmo ventre que Teu Filho.

 

Ouça:

https://www.youtube.com/watch?v=WN4tVgXEOeQ

O post Maria Quer Cantar em Ti e Através de Ti apareceu primeiro em Blog.

]]>
De Cara na Porta https://blog.cristolibertador.com/de-cara-na-porta/ Tue, 18 Feb 2025 22:10:04 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3546 Esses dias vivi a curiosa experiência de perder a chave do “apê” e só perceber quando estava no estacionamento do prédio, doido para entrar em casa, tomar banho e dormir, às 23hrs. Minha esposa (grávida de 8 meses) e eu reviramos o carro, olhamos o chão, bolsas e bolsos. Eu fiquei tentando recuperar a memória […]

O post De Cara na Porta apareceu primeiro em Blog.

]]>
Esses dias vivi a curiosa experiência de perder a chave do “apê” e só perceber quando estava no estacionamento do prédio, doido para entrar em casa, tomar banho e dormir, às 23hrs.

Minha esposa (grávida de 8 meses) e eu reviramos o carro, olhamos o chão, bolsas e bolsos. Eu fiquei tentando recuperar a memória e refazer meus passos mentalmente tentando encontrar o lugar que eu poderia ter perdido.

Nada.

Perdi a chave, já era. Não tinha mais nada a ser feito a não ser chamar um chaveiro 24hrs e pagar o precinho camarada de R$180 por esse socorro.

 

Finalmente!

O chaveiro chegou às 00hrs e terminou o serviço 01h20. Eu pensei que fosse mais fácil abrir uma fechadura, mas deu bastante trabalho. Já bem cansado acompanhando um chaveiro num hall quente sem ventilação, um sentimento tomou conta de mim: frustração.

Estar preso para o lado de fora da sua própria casa é muito frustrante. A casa é sua, se tivesse a chave seria muito rápido, o descanso está a uns centímetros de madeira de distância, é seu direito estar lá dentro e quando você percebe, está preso para fora por conta de um vacilo seu.

Porta aberta, conta paga e depois de um banho gelado, lá para as 2hrs e pouco, deitei e só uma coisa vinha no meu pensamento: se querer entrar em casa e não conseguir é ruim, imagina que frustrante chegar na porta do céu e não poder entrar…

 

Ele se comunicou comigo

Quando Cristo morre na cruz, paga o meu pecado e ressuscita, é como se Ele fosse lá no chaveiro do céu e pedisse “o campeão, faz uma cópia dessa chave aqui para mim que eu vou deixar com um amigo meu. ” Então Ele volta todo feliz e me confia a minha chave individual para o céu: a santidade.

Acontece que assim como foi minha saída de casa nesse dia, a vida é agitada e as vezes a gente larga a chave em qualquer lugar, não dá a devida atenção e importância para ela e flertamos muitas e muitas vezes com jogar ela no bueiro.

Manter essa chave é mais difícil do que parece, precisamos ficar o tempo todo conferindo “será que tá mesmo no meu bolso?”.

E todas as vezes que percebemos que a perdemos é preciso correr no “achados e perdidos” e contar para o Padre, em confissão o que estávamos fazendo para perdê-la, para que ele na persona Christ reencontre e nos devolva essa chave.

No céu não existe chaveiro para arrombar portas. Ou se está com a chave ou sem ela. E chegar lá de mãos vazias para dar de cara na porta será como na parábola das virgens imprudentes: haverá frustração, remorso, tristeza, choro e ranger de dentes, Mat 25, 1-13.

 

Portanto…

Mantenha sua chave em mãos.

O post De Cara na Porta apareceu primeiro em Blog.

]]>
Maria, Espelho de Virtudes https://blog.cristolibertador.com/maria-espelho-de-virtudes/ Sat, 15 Feb 2025 20:06:45 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3533 Virtudes e Vícios Sabemos que, o ser humano tende a formar hábitos para facilitar suas ações. Além dos hábitos físicos, existem hábitos morais que podem aperfeiçoar ou prejudicar o indivíduo. Podemos sempre escolher entre as virtudes e os vícios: As virtudes são hábitos que levam ao bem, com base no equilíbrio, evitando excessos e faltas, […]

O post Maria, Espelho de Virtudes apareceu primeiro em Blog.

]]>
Virtudes e Vícios

Sabemos que, o ser humano tende a formar hábitos para facilitar suas ações. Além dos hábitos físicos, existem hábitos morais que podem aperfeiçoar ou prejudicar o indivíduo.

Podemos sempre escolher entre as virtudes e os vícios: As virtudes são hábitos que levam ao bem, com base no equilíbrio, evitando excessos e faltas, enquanto vícios são hábitos que deformam ou afastam o ser humano de sua plena realização. Os vícios não são somente escolhas por coisas ruins, mas também escolhas que, a princípio, poderiam ser boas, porém, acabam exageradas e distorcidas.

São Francisco de Assis, num êxtase, viu uma grande escada que ia até o Céu, e em cuja extremidade estava a Santíssima Virgem.

Essa imagem nos lembra que o caminho para o céu não é fácil, mas é possível. Cada degrau é uma superação, um passo em direção à santidade, e Maria, e esta que nos guia, convidando-nos a superar desafios e viver suas virtudes, até alcançarmos a eternidade com Deus.

 

As Virtudes Mariana

Aqui estão algumas das principais virtudes de Maria na qual podemos nos assemelhar:

  • Fé: Quando o anjo anunciou que ela seria a mãe do Salvador, ela acreditou sem hesitar. Sua fé foi firme em todas as situações.
  • Esperança: Maria confiava plenamente de que Deus cuidaria de tudo. Você tem confiança em Deus para lidar com suas situações?
  • Caridade: Maria foi a mãe que cuidou de todos, não apenas de Jesus. Ela demonstrou caridade, amor e serviço a todos que a cercavam, e até hoje é assim.
  • Prudência: Maria foi prudente em todas as suas ações, considerando sempre o momento certo para agir e falar. Sua prudência a ajudou a discernir as situações de forma clara, sempre com a orientação de Deus.
  • Obediência: Maria sempre fez a vontade de Deus. Ela disse “sim” ao plano divino e se entregou sem reservas. Sua obediência foi completa, mesmo quando isso significava sofrimento e desafios. Sempre com o coração em paz e confiante.
  • Castidade: Castidade não é apenas física, mas espiritual. Maria entregou seu coração a Deus. Nosso corpo é templo do Espírito Santo. Nossa vontade deve ser totalmente Dele.
  • Pobreza: Maria, sendo humilde, viveu na pobreza. Não só material, mas também espiritual. Se você tem dons, deve usá-los para evangelizar, sempre ciente de que tudo vem de Deus. Nada é nosso, somos servos d’Ele.
  • Humildade: Maria reconheceu sua pequenez diante de Deus e aceitou ser sua serva do Senhor, acolhendo a Sua vontade sem questionamentos, mesmo quando isso exigia grandes sacrifícios.
  • Silêncio: O silêncio de Maria reflete uma escuta profunda de Deus, uma contemplação interior das coisas divinas.
  • Perseverança: Maria foi perseverante em sua fé e missão. Desde o início até o fim de sua vida, ela não vacilou em sua confiança em Deus, mesmo quando as circunstâncias eram difíceis.
  • Alegre espera: Maria, ao saber que seria a mãe de Jesus, não apenas se submeteu, mas se alegrou e louvou a Deus. Ela viveu sua vocação com uma alegre expectativa da ação de Deus, sempre grata pelas maravilhas que Ele realizava.

 

Em nossa Vida!

Devemos viver essas virtudes dentro da vocação que Deus escolheu para nós com perfeição. É a partir do nosso sim e de nossa entrega, que toda promessa se realiza. A aparência reflete o que vivemos interiormente.

“O meu espelho há de ser Maria. Como sua filha, devo assemelhar-me a ela, e assim me assemelharei a Jesus. Devo amar só a Jesus. O meu coração deve ter o sigilo do amor de Deus. Os meus olhos devem permanecer fixos em Jesus crucificado. A minha língua deve conter o meu amor. Os meus pés devem encaminhar para o calvário, por isso o meu passo deve ser lento e recolhido. As minhas mãos devem abraçar o crucificado, isto é a imagem Divina que deve estar bem impressa no meu coração.” (D15. pg.47. uma jovem apaixonada por Deus  – Teresa dos Andes)

O post Maria, Espelho de Virtudes apareceu primeiro em Blog.

]]>
Os teus propósitos têm sido mais relevantes que as suas despedidas? https://blog.cristolibertador.com/os-teus-propositos-tem-sido-mais-relevantes-que-as-suas-despedidas/ Thu, 23 Jan 2025 18:40:40 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3523 Outro dia, ao rolar o feed do Instagram, me deparei com um corte de uma pregação que dizia: “Para viver o propósito que Deus tem, será necessário aprender a se despedir.” Essa frase nos convida a refletir. Talvez, ao lê-la, você tenha se lembrado de muitas despedidas em sua vida: objetos, pessoas, lugares, atitudes, roupas, […]

O post Os teus propósitos têm sido mais relevantes que as suas despedidas? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Outro dia, ao rolar o feed do Instagram, me deparei com um corte de uma pregação que dizia: “Para viver o propósito que Deus tem, será necessário aprender a se despedir.”

Essa frase nos convida a refletir. Talvez, ao lê-la, você tenha se lembrado de muitas despedidas em sua vida: objetos, pessoas, lugares, atitudes, roupas, pecados, casas… Uma lista interminável de coisas, tanto ruins quanto boas, que precisaram ser deixadas para trás para que você pudesse se posicionar diante de Deus.

Mas, mesmo com tantas despedidas, quem Deus precisa tirar de cena para que você, de fato, viva o propósito?

 

Sua vida parece atrofiada?

Atrofiada- Algo que demonstra atrofia não se desenvolveu por completo. Isso pode significar que foi limitado ou impedido de alcançar seu pleno potencial.”

E talvez essa atrofia esteja ligada às despedidas que você ainda resiste em fazer. Despedir-se muitas vezes é doloroso, mas é um instrumento de crescimento. O desconforto faz parte do processo. Deus usa cada despedida para nos moldar, nos alinhar e nos preparar para o próximo passo em Sua vontade.

“Despedir-se é abrir mão do conforto para abraçar o desconhecido que Deus preparou. Cada adeus é, na verdade, um convite divino para um novo começo.”

E aí eu te pergunto novamente: será que você não tem se desenvolvido por completo porque está escorado em uma referência espiritual?

 

É preciso largar as referências

Na caminhada da fé, é natural buscarmos referências, mas é extremamente necessário aprender a caminhar sem elas. Para viver o propósito de Deus, será necessário arrancar as muletas.

E quando essas muletas forem retiradas, você terá apenas duas opções:

1- Cair

2- Se firmar

Qual será a sua escolha?

 

Aqueles que se firmarem habitarão a casa do Senhor por longos dias

Eliseu, ao saber que Elias seria arrebatado, não se perdeu em lamentos. Ele pediu uma porção dobrada do Espírito de Elias e assumiu seu lugar no reino (2 Reis 2, 9-25).

Josué, após a morte de Moisés, mesmo temendo, aceitou a responsabilidade de continuar liderando o povo rumo à Terra Prometida (Josué 1).

Jesus, após a morte de João Batista, sentiu tristeza e quis se retirar. Porém, seu coração se encheu de compaixão pela multidão que o seguia. Ali, curou e alimentou milhões (Mateus 14).

Jesus também seguiu adiante rumo ao calvário, e foi elevado aos céus para que o Paráclito pudesse vir sobre nós (João 16, 7-16).

Diante de tudo isso, compreendemos:

O PROPÓSITO SEMPRE SERÁ MAIS IMPORTANTE QUE A DESPEDIDA.

Confie, caminhe, e viva o extraordinário!

 

LEIA MAIS:

Há paz em ti

 

O post Os teus propósitos têm sido mais relevantes que as suas despedidas? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Há paz em ti https://blog.cristolibertador.com/ha-paz-em-ti/ Wed, 24 Jul 2024 16:09:47 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3491 Vós sois o sal da terra, se o sal for insípido o que há de salgar? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. Todos nós judeus ou gregos, não mais escravos e livres pelo sangue do Cordeiro fomos chamados a sermos este sal, sal que tempera, dá gosto, […]

O post Há paz em ti apareceu primeiro em Blog.

]]>
Vós sois o sal da terra, se o sal for insípido o que há de salgar? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. Todos nós judeus ou gregos, não mais escravos e livres pelo sangue do Cordeiro fomos chamados a sermos este sal, sal que tempera, dá gosto, dá sabor

Com o passar do tempo corremos o risco de nos esquecermos dessa verdade, do sentido das coisas e fazê-las apenas pelo cumprimento da lei, pela lei, pela rotina maçante.

Mas qual sabor que sua vida tem tido?

Qual sabor você tem deixado por onde passa?

Qual sabor Deus te criou para ter?

 

A sua vida tem sabor

 

Facilmente conseguimos com autoconhecimento saber e com maturidade assumir que sabor que temos, se estamos mais inclinados a sermos doce, salgado, amargo, azedo, agridoce. Se nossas características são mais leves ou pesadas, intensas, se somos alguém capaz de animar ou deprimir, até mesmo o que era para ser motivo de festa.

Porque somos, existimos e consequentemente, deixamos uma marca onde passamos, um legado de sabor, do qual, nós, por nos intitularmos cristãos deveríamos minimamente deixar um sabor melhor, ainda que isso custe deixar alguns fariseus irritados por aí. E aqui não estou falando de um discurso barato de “amai os pobres e respeitai os pecados alheios”, estou falando da alegria de sermos filhos, eleitos e assumir com autoridade.

Todavia, mais importante que isso, é o que tem acontecido com as nossas vidas que tem te tirado o sabor original, o sabor de fábrica, o que fora moldado pelas mãos de Deus, uma medida boa, calcada, sacudida e transbordante, especialmente para ti. Essa é uma das muitas perguntas que somente pode ser respondida por aqueles que têm coragem de se despir diante do crucificado.

 

Não seja insosso

 

Com o passar dos anos servindo, entendemos a necessidade de sairmos de nós para ir em direção ao outro, precisamos fazer muitas mudanças, descobertas, de conhecimento de nós mesmos, correr atrás de estudos, nos envolvermos nas missões, descobrirmos ministérios, nos desfazermos de ministérios. Em muitos desses processos, precisamos até nos diminuir e caber em características que não são as nossas, por exigências do tempo, por maturidade, para que outros possam ter oportunidade também.

Em outros casos, perdemos a inocência dos primeiros dias apaixonados pelo Evangelho, pelo Cristo, pela Igreja e seu magistério, os bons dias de “Aleluiado” caem por terra, quando os primeiros falsos profetas vão surgindo, e junto com eles as decepções, as frustrações, as amarras, os votos secretos, se não colocados nos devidos lugares, te roubam.

Seus apostolados crescem em cima dessas feridas, que estão longe de serem estruturas firmes sobre a rocha e uma hora desmoronam, ao ponto de você não saber se é você ou sua dor, ou as milhões de vozes que decidiu seguir, para se tornar a pessoa, alguém comumente agradável para o outro.

A sua falta de perdão aos que lhe machucaram, a sua falta de decisão, a sua hereditariedade, os teus maus relacionamentos, não pode mais continuar a dar o sabor.

 

Somos seres de sabor único

 

Terry Crews (autor que interpreta Jullius, na série todo mundo Odeia o Chris), em uma entrevista, o questionaram sobre o The Rock, ele com um sorriso no rosto disse que o admirava demais, o jeito dele de ser, porém só existe um The Rock, assim como só existe um Terry Crews, e que por isso ele sempre vai tentar ser melhor. As únicas pessoas capazes de acabar com o sabor que Deus lhe deu é você, somente você.

Não sei se Terry anda sobre ação do Espírito Santo quando ele disse isso, mas essa é a única forma de ser e sustentar o que se é. São Tomás de Aquino na Suma teológica vai dizer que Deus, que é imaterial, que nos criou seres materiais, com sua inspiração divina, não criou cópias, não há fórmulas prontas para fazer novas Bárbaras, se nem o divino criador deseja fazer isso, como poderá o homem fazê-lo?

Sim tudo na vida passa, e continuará passando, mas ele deseja contar com o seu sabor no mundo.

Quando você descobre quem é em Deus, qual é o seu sabor em Deus, você é você de propósito! Aqui estará a sua única e verdadeira paz! Ainda que lhe venha toda tribulação, pois toda consagração de vida assumida te faz chegar a esse sabor excepcional, ao único projeto que Cristo sonhou em você, criado unicamente para santidade.

 

LEIA MAIS:

 

Quem não tem um plano de vida, tem um plano de morte!

EXISTEM ALMAS PREDILETAS

 

 

 

O post Há paz em ti apareceu primeiro em Blog.

]]>
EXISTEM ALMAS PREDILETAS https://blog.cristolibertador.com/existem-almas-prediletas/ Fri, 24 May 2024 17:25:46 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3457 É sobre isso, e está tudo bem! Por incrível que pareça Deus escolhe sim pessoas específicas para determinadas missões, e é por isso que existem as hierarquias em nossa Igreja. Por exemplo, Santo Tomás diz que existem três tipos de glória no céu:  Pregadores e Doutores: venceram a mentira  Mártis: venceram o mundo  Virgens: venceram […]

O post EXISTEM ALMAS PREDILETAS apareceu primeiro em Blog.

]]>
É sobre isso, e está tudo bem! Por incrível que pareça Deus escolhe sim pessoas específicas para determinadas missões, e é por isso que existem as hierarquias em nossa Igreja. Por exemplo, Santo Tomás diz que existem três tipos de glória no céu: 

  1. Pregadores e Doutores: venceram a mentira 
  2. Mártis: venceram o mundo 
  3. Virgens: venceram a carne

 

Sendo assim, existe uma ordem. Não melhores ou piores, mas uma especial eleição de Deus. Pois, o que seria de nós, sem uma Teresa de Lisieux, um Agostinho, sem um João Paulo II, na verdade, existe uma graça muito grande sobre nós que temos a oportunidade de tê-los em nossas vidas.

 

Carlo, o santo da Juventude! 

Essa semana tivemos a notícia de que o Santo Padre autorizou a publicação de alguns decretos, entre quais consta o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis, portanto, falta pouquíssimo para ser proclamado santo.

É uma grande festa para nós, jovens católicos, porque nos tempos modernos termos um jovem de 16 anos canonizado é um escândalo para o mundo, um jovem que viveu a castidade e se entregou ao Amor, dia após dia. 

Visitava, dava seu jantar e seu sapato para os pobres, ajudava seus colegas de sala com os trabalhos e fez uma pesquisa excepcional sobre os milagres eucarísticos. Um jovem eucaristizado foi o que ele se tornou, após ser treinado na fé da Igreja.

Carlo é santo, porque desejou salvar almas ardentemente, porque amou e sofreu. Viveu uma vida ordinariamente simples, mas de profunda devoção e piedade. O mesmo amor dos mártires, dos doutores e das virgens. 

 

Almas Separadas

De fato, ele é uma alma separada, pois não existe nada de comum em sua vida, não é comum este caminho de santidade. Carlo não teve uma vida de pecado, não foi exposto a grandes coisas deste mundo, mas foi separado, eleito, escolhido. 

É um grande mistério de Deus, por isso é tão difícil compreender, mas uma grande graça para nós. O testemunho do Carlo arrasta, um jovem de 16 anos com o corpo incorrupto e de nike, envergonha (no bom sentido) esta geração. 

Que possamos seguir os exemplos dos eleitos, e assim lutarmos com o mesmo vigor pela santidade. O céu é logo ali, esse é o legado do Carlo! 

O post EXISTEM ALMAS PREDILETAS apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Paradoxo entre a Viúva e Elias https://blog.cristolibertador.com/o-paradoxo-entre-a-viuva-e-elias/ Sun, 10 Mar 2024 00:29:13 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3410 Gostaria de partilhar com vocês, meus irmãos, alguns pontos que meditei a respeito dessa passagem e do tempo litúrgico que estamos vivendo: a Quaresma. Tenho o costume de sempre perguntar ao Senhor, em qual parte do ciclo de Elias que estou vivendo no momento, pois como nosso modelo carismático, estamos cansados de saber que encontramos […]

O post O Paradoxo entre a Viúva e Elias apareceu primeiro em Blog.

]]>
Gostaria de partilhar com vocês, meus irmãos, alguns pontos que meditei a respeito dessa passagem e do tempo litúrgico que estamos vivendo: a Quaresma. Tenho o costume de sempre perguntar ao Senhor, em qual parte do ciclo de Elias que estou vivendo no momento, pois como nosso modelo carismático, estamos cansados de saber que encontramos muitas respostas em sua vida.

 

“Então a palavra de Iahweh lhe foi dirigida nestes termos: Levanta-te e vai a Sarepta, que pertence a Sidônia e lá habitarás. Eis que ordenei lá, a uma viúva, que te dê o sustento.”

 

Elias caminha rumo ao seu IDE, o Senhor ordenou e ele prontamente seguiu suas ordens. Após a torrente secar no Carit, imagino que não deve ter sido uma viagem fácil, tendo em vista a fome, a sede e o cansaço. No entanto, acredito que existia uma firme esperança em seu coração: o sustento estará lá, pois Iahweh prometeu.

 

Somos a Viúva

“Respondeu ela: Pela vida de Iahweh, teu Deus, não tenho pão cozido, tenho apenas um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Estou ajuntando uns gravetos, vou preparar esse resto para mim e meu filho, nós o comeremos e depois esperaremos a morte.”

 

Do outro lado, encontramos uma viúva desesperançosa, prestes a passar fome e com um filho para sustentar. Aqui trago para a minha vida, me coloco no lugar dessa mulher. Em quantas situações estamos juntando os gravetinhos, contando as moedas.

 

Morrendo de medo do novo, da mudança de casa, das novas missões, novas pessoas, conversões urgentes ou novas realidades que parecem se impor em nossas vidas de imediato, não sabemos de onde sairá a providência física e espiritual para suprir todas as necessidades. .

 

Estamos como ela, trabalhando, mas já conformados com a morte que nos espera. De fato, o sentimento dessa viúva é de total desesperança no futuro, na mudança, de que as coisas se ajeitem e deem certos aos poucos. Um coração completamente desamparado pela providência e desconfiado ao extremo, em minha última confissão o padre me exortava exatamente sobre isso.

 

A Diferença do Profeta para a Viúva

Partilhava com uma amiga, que estava vivendo esse momento do ciclo, ao mesmo tempo que era a viúva, me via como Elias: que indo atrás do sustento, se encontra com maior escassez. A farinha e o azeite acabando, com uma criança para ser sustentada.

 

No entanto, a postura de um profeta é diferente, pois Elias fez parte da “discussão das entranhas” do próprio Deus, ele sabia dos planos do Senhor e portanto, se existia uma ordem clara, ela iria se cumprir independente das circunstâncias. Diante da escassez, a postura do profeta é de confiança na Providência, sempre!

 

Em algum grau, tenho vivido essa experiência. No deserto da quaresma, são essas duas posturas que tenho transitado, para além disso, fazendo “provas finais” de confiança. Confiar que nada irá me faltar, materialmente falando, confiar que terei as palavras certas para dizer na missão, a sensibilidade para tocar os outros e o equilíbrio para cumprir todas as minhas obrigações com alegria.

 

“Profetinha” ou Viúva?

Qual é o novo que Deus te chamou a confiar novamente? Qual face da providência você precisa se lançar de uma vez? Tem sido mais viúva ou Elias? São algumas perguntas que fiz, e que me ajudam nas minhas práticas quaresmais. Pois, no final, a vasilha de farinha não se esvaziou e o azeite não acabou, mas superabundou a graça de Deus!

 

Até mesmo quando a viúva culpa Elias pela morte do filho, a confiança do profeta permanece firme no Deus de Israel. No Deus que ressuscita morto, cura cego e surdo, liberta de demônios, faz o mar abrir e cair o maná do céu. Esse é o Deus de Elias, é por isso que ele não se abala, mas simplesmente confia.

 

Que nesta quaresma, Deus nos dê a graça de extirpar qualquer desconfiança em relação aos movimentos que Ele mesmo realiza em nossa vida, e nos dê a serenidade e confiança de espírito!

O post O Paradoxo entre a Viúva e Elias apareceu primeiro em Blog.

]]>