Arquivo de Blog - Blog https://blog.cristolibertador.com/blog/ Comunidade de Aliança Cristo Libertador Mon, 22 Apr 2024 13:54:49 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://blog.cristolibertador.com/2023/wp-content/uploads/2023/03/favicon.png Arquivo de Blog - Blog https://blog.cristolibertador.com/blog/ 32 32 A inveja é o refúgio dos infecundos https://blog.cristolibertador.com/a-inveja-e-o-refugio-dos-infecundos/ https://blog.cristolibertador.com/a-inveja-e-o-refugio-dos-infecundos/#respond Mon, 22 Apr 2024 13:50:10 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3440 Uma pessoa infecunda é aquela que tende a não produzir, que é improdutivo, infértil. Já parou para pensar que quando não respondemos ao chamado de Deus, exercendo nossa vocação, dons e ministérios, nos tornamos pessoas infecundas?! E se tornando pessoas infecundas, nos tornamos pessoas invejosas, pois vemos outros se esforçarem para corresponderem ao seu chamado, […]

O post A inveja é o refúgio dos infecundos apareceu primeiro em Blog.

]]>
Uma pessoa infecunda é aquela que tende a não produzir, que é improdutivo, infértil.

Já parou para pensar que quando não respondemos ao chamado de Deus, exercendo nossa vocação, dons e ministérios, nos tornamos pessoas infecundas?! E se tornando pessoas infecundas, nos tornamos pessoas invejosas, pois vemos outros se esforçarem para corresponderem ao seu chamado, o que os levará a serem realizados, felizes, transbordando seus dons, sendo referência para outras pessoas.

 

Servo inútil

Logo a comparação virá, porque os outros receberam seus talentos, colocou-os em prática e ganharam muito mais, mas você servo inútil, preguiçoso e infiel pegou o seu talento e o enterrou na sua murmuração.

E mesmo sabendo que o lugar da felicidade é corresponder aquilo que Deus o chama, insiste em ir pela porta errada, pela porta que bate na vida dos outros, mas se olhares para outro lado, verás o caminho que Deus te apresenta de forma específica.

Pare de pensar naquilo que lhe falta e comece por agradecer, valorizar e cultivar “os valores e possibilidades, verdadeiros tesouros, que Deus colocou na sua vida real como sementes que podem germinar, crescer, multiplicar-se e dar uma esplêndida colheita”¹.

Faça dos outros fonte de sua alegria e se torne alegria para eles também. Fuja das “felicidades” ilusórias e descubra o segredo da felicidade verdadeira que Cristo nos dá.

 

Só é triste quem não se reconhece filho de Deus

Lembre-se que as dores e sofrimentos nos elevam, nos limpam, nos purificam, torna maduro o nosso amor e nos fazem crescer em virtudes.

Se tivermos sempre essa luz em mente, principalmente em meio as trevas, daremos graças e louvores eternamente em todo lugar e em qualquer situação.

Deixaríamos de ser murmuradores e olharíamos mais para as belas graças, pessoas e coisas que nos fazem bem, que nos trazem amor, alegria, consolo e estímulo para viver, para lutar, para melhorar.

 

Você tem tanto a agradecer que não há tempo para invejar.

Com certeza, muita das vezes que se encontrou em tamanha tristeza, foi porque se esqueceu que és filho daquele que renova todas as coisas e te dá tudo que é necessário para a sua realização.

Que sejamos pessoas desapegadas dos bens materiais, daquilo que o mundo nos oferece e nos apeguemos aos bens espirituais, esses que podem ser divididos simultaneamente sem que se gastem.

Que nos levará a partilhar de nossa alegria, fé e amor, esses que quanto mais transmitimos aos outros, mais aumentará em nós.

Sejamos dóceis ao Espírito Santo para nos tornarmos discípulos fecundos.

 

REFERÊNCIA: ¹Faus Francisco, A Inveja. São Paulo: Quadrante 1996

 

LEIA MAIS:

 

Você tem estado em abstinência?

 

 

Precisamos ser Consumidos pela Missão!

O post A inveja é o refúgio dos infecundos apareceu primeiro em Blog.

]]>
https://blog.cristolibertador.com/a-inveja-e-o-refugio-dos-infecundos/feed/ 0
Você tem estado em abstinência? https://blog.cristolibertador.com/voce-tem-estado-em-abstinencia/ Thu, 04 Apr 2024 15:44:59 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3429 Por muitos anos ignorei determinadas situações que aconteceram em minha vida, simplesmente por não querer lembrar, mas quando me deparei com o Cristo Libertador, a verdade ficou diante de mim. Se fazia necessário relembrar de tudo para que feridas fossem abertas e Deus pudesse curá-las. Eu precisei ACEITAR que não estava no controle e que […]

O post Você tem estado em abstinência? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Por muitos anos ignorei determinadas situações que aconteceram em minha vida, simplesmente por não querer lembrar, mas quando me deparei com o Cristo Libertador, a verdade ficou diante de mim. Se fazia necessário relembrar de tudo para que feridas fossem abertas e Deus pudesse curá-las.

Eu precisei ACEITAR que não estava no controle e que muitas áreas da minha vida estavam com abstinência de Deus.

Isso me faz lembrar uma pessoa que é usuária de droga, ela acredita estar sempre no controle e se você perguntar, ela te dirá que quando quiser é só parar, mas a verdade é que ela é dependente disso, e precisará passar pela abstinência para superá-la.

Assim somos nós, usuários contínuos do pecado, principalmente aquele de estimação, queremos anestesiar a carne, dar prazer a ela e então deixamos a alma com abstinência do Espírito Santo de Deus, e precisamos reconhecer isso urgentemente, para que possamos ter um arrependimento profundo, buscar ajuda, a reconciliação e a cada dia mais nos encher deste Espírito e superar essa abstinência.

 

Mas como é isso?

 

Abstinência: substantivo feminino; ato de abster-se, de privar-se do uso de alguma coisa; moderação ou sobriedade no comer, no beber e na vida sexual.

A síndrome da abstinência “é um conjunto de sinais e sintomas que ocorrem após a interrupção ou diminuição do consumo de uma substância que cause dependência.”

Ou seja, o corpo de uma pessoa em abstinência dá sinais que podem variar de uma pessoa para outra, pois também vai depender de qual substância foi tirada.

Assim também a nossa alma apresenta sinais de abstinência quando afastamos o Espírito Santo da nossa vida, o esfriamento espiritual, o desânimo em exercer os seus dons e ministérios, inquietudes, falta de concentração nas orações, sem vontade de rezar e tantos outros sinais…

E essa abstinência da alma só será superada quando superarmos a abstinência da carne, quando mesmo com vontade de praticar aquele nosso pecado de estimação (pensa aí qual é o seu) não o façamos. É preciso preencher a nossa alma com o Espírito Santo, aquele que vai nos purificar e nos ajudar a superar a abstinência do prazer sem cair nas tentações.

 

Somos dependentes de Deus e não do pecado

 

E foi por esse processo de aceitação, de buscar ajuda, de relembrar a minha história que Deus vem me curando de muitas feridas e me afastando do pecado.

Muitas vezes por medo, por vergonha, receio, inseguranças eu me escondia e não colocava meus dons a serviço. Confessei esse pecado muitas vezes, por meses, ainda que eu não tivesse totalmente arrependida, pedia a misericórdia de Deus.

E então um dia em adoração Ele me falou: “sabe quantas pessoas ainda não me conheceram, ou até mesmo poderão não serem salvas, porque você não faz o que eu te pedi pra fazer?”

A partir deste dia um arrependimento brotou em meu peito por desapontar a Deus, por ser ingrata diante dos dons que ele me concedeu, por ser egoísta. Voltei a confessar e fiz uma novena para Rainha Ester pedindo a sua intercessão por essa realidade. Aliás a última frase da oração de Ester, na tradução da Bíblia de Jerusalém, diz: “…e a mim, livrai-me do medo…”

 

O medo não pode nos paralisar!

 

Em fevereiro, tivemos a graça de estar na Profecia do avivamento na Canção Nova e logo na primeira oração, pude recordar do meu pai no sofá de casa com o corpo dando sinais de abstinência (ele era usuário de droga e dependente químico), algo que aconteceu quando eu tinha uns 8 ou 9 anos, na época minha mãe falou que ele estava com febre e me afastou dali.

Durante a oração, tive a graça de ver Jesus na figura do meu pai, então pude sentar ao lado dele e com um pano enxugar o seu rosto, suas feridas pegar um manto e o cobrir, pois ele tremia muito. Dancei para ele, peguei em suas mãos, o levantei, dançamos e logo ele se sentou novamente.

Ali o Senhor estava me mostrando que algumas áreas da minha vida, inclusive ministérios, estavam com abstinência de Deus e isso não deixava com que eu avançasse, logo pensei, é o maldito medo.

 

Um verdadeiro avivamento nasce de um verdadeiro arrependimento

Durante a adoração, me derramei aos pés de Jesus como Maria Madalena e o Espírito Santo avivou meu coração. O Senhor me ouviu e me salvou! Me deu a graça de experimentar um verdadeiro arrependimento.

O Senhor nos chamou a ser profeta das nações e é por isso que Ele não desistiu e não desiste de mim e de você, porque eu não sou só mais uma, você não é só mais um(a), Ele me escolheu, Ele te escolheu, impregnou a profecia em mim, em você, não há como nos descartar.

Por aqui, a luta não acabou, mas, já é possível contemplar a vitória.

E você? Tá esperando o que para superar as abstinências da carne?

Que pela intercessão da Rainha Ester e Monsenhor Jonas Abib você seja libertado(a) de tudo que ainda te impede de colocar seus dons e carismas a serviço do reino! ?

O post Você tem estado em abstinência? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Qual o gosto da morte? https://blog.cristolibertador.com/qual-o-gosto-da-morte/ Mon, 01 Apr 2024 14:55:15 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3424 Acabamos de viver o tempo quaresmal, paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo, tempo em que somos convidados a meditar sobre a morte d’Aquele que se entregou em sacrifício por cada um de nós. Nos deparamos com ela, a morte, mas no final vêm o consolo, que nos é dado por Ele através da […]

O post Qual o gosto da morte? apareceu primeiro em Blog.

]]>
Acabamos de viver o tempo quaresmal, paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo, tempo em que somos convidados a meditar sobre a morte d’Aquele que se entregou em sacrifício por cada um de nós. Nos deparamos com ela, a morte, mas no final vêm o consolo, que nos é dado por Ele através da ressurreição, pois a promessa da vida eterna, feliz e abundante enche nossos corações, nos trazendo esperança.

 

Se faz necessário

Se faz necessário uma meditação mais profunda sobre a morte, de como precisamos nos preparar e é claro, aceitar que ela virá, sim ou sim, porém na prática não é tão fácil assim. Digo isso, porque ainda é recente, latente em meu peito, a morte do meu pai. Então meditando sobre a morte e sobre os ensinamentos dos Santos acerca disto, diariamente tenho refletido que:

 

  • A morte é certa e que se o desejo de céu for pequeno, será difícil aceitá-la;

 

“Quem não sentirá quando, enfim, recebe a notícia de sua morte próxima!” –  do livro Preparação para a Morte.

Quão importante é conhecer a vida dos Santos e entender o porquê que eles desejavam a morte. São Carlos Borromeu nos ensina que “a morte nos abre o céu e nos proporciona a visão de Deus”, ou então, Santa Catarina de Sena, “consolai-vos comigo, porque deixo este vale de lágrimas e vou para a pátria da paz”.

Os santos almejavam encontrar com o Santo dos Santos, não se esquivavam dos sofrimentos e muito bem viviam uma vida de sacrifícios, queriam encurtar o tempo disponível aqui na terra, pois a cada minuto aqui, a chance de pecar aumenta, o que causa o afastamento de Deus.

É preciso pensar, se preparar, buscar dia após dia uma vida reta, virtuosa, de relacionamento com Cristo, de profunda intimidade, para que a vontade de encontrar com Ele brote e cresça, tornando então o momento da morte menos penoso e mais satisfatório.

 

A solidão

  • A solidão é certa, no momento da morte estaremos sozinho;

 

Nosso Senhor estava sozinho na cruz. O sentimento de abandono também pairou em Seu coração naquele momento. Ele experimentou a solidão.

“Que mágoa terá ao saber que sua enfermidade é mortal, que é tempo de receber os sacramentos, de se unir com Deus e despedir-se do mundo! …Despedir-se do mundo!” – do livro Preparação para a Morte.

Estaremos sozinhos na nossa hora. Experimentaremos uma profunda solidão. Solidão essa que poderá nos levar ao desespero do deixar, ou que poderá nos unir mais ao Cristo, pois será Ele, a Sua presença a nos consolar.

 

O Amor nos espera

Me pego imaginando como seria chegar ao céu e poder abraçar Cristo. Acho que pediria a Ele para ver meu pai e poder abraça-lo. Mas, será que ele já chegou lá? Não sei … oro todos os dias para que ele se encontre com o Amor na eternidade. Infelizmente, só saberemos como isso acontece quando nosso dia chegar. Dia este que chegará, talvez logo ou não tão logo.

Assim como Cristo nos espera, também nós somos convidados diariamente a querermos encontrá-Lo. A nossa união com Cristo se dá na cruz, unimos nossos sofrimentos aos Dele. A certeza da vida eterna já foi nos dada, não fujamos da dor, do sofrimento, da angústia e da solidão, pois é isso que precede o céu.

Sejamos imitadores de Cristo!

 

 Saudade

A saudade sempre fica e muitas vezes nos entristece. Somente Cristo pode afagar nosso coração e nos ajudar no tempo de luto. Tempo esse que deve ser vivido e bem vivido. No entanto, é importante que esteamos atentos a saudades excessivas, a um exagero que nos leva a depressão.

Maria Santíssima teve uma lança transpassada em seu peito ao ver seu filho tão amado sofrendo e ser crucificado. Quanta saudade não sentiu ao ver os doze reunidos, sem Ele.

É preciso ter um coração esperançoso, que crê na vida eterna e abundante a ponto de desejar viver bem a morte. Maria não desejou que Ele morresse, mas aceitou, pois tinha a certeza que em breve O encontraria.

Que assim sejamos. Livres e disponíveis para quando a morte chegar.

 

LEIA MAIS:

 

Agir e Reagir como Cristo

 

O AGORA E O NA HORA DA NOSSA MORTE

O post Qual o gosto da morte? apareceu primeiro em Blog.

]]>
A Escolha de um Diretor Espiritual https://blog.cristolibertador.com/a-escolha-de-um-diretor-espiritual/ Mon, 18 Mar 2024 15:42:06 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3416 A primeira dúvida que costuma surgir quando se decide escolher um diretor espiritual, é se ele deve ser sacerdote. Não se pode estabelecer uma lei absoluta e universal, mas podemos dizer que é preferível, muito conveniente que sim, por três razões:   Pela economia geral de ordem sobrenatural, que reservou ao sacerdote o papel de […]

O post A Escolha de um Diretor Espiritual apareceu primeiro em Blog.

]]>
A primeira dúvida que costuma surgir quando se decide escolher um diretor espiritual, é se ele deve ser sacerdote. Não se pode estabelecer uma lei absoluta e universal, mas podemos dizer que é preferível, muito conveniente que sim, por três razões:

 

  1. Pela economia geral de ordem sobrenatural, que reservou ao sacerdote o papel de mestre;
  2. Pela íntima conexão – às vezes fusão – com o ofício de confessor;
  3. Pela graça do estado sacerdotal, da qual carecem os não sacerdotes.

 

Todavia, não inconveniente se escolher um religioso não sacerdote, ou um leigo, que seja uma pessoa prudente, experimentada e escolhida voluntariamente. O fato que mais pesa para mim é a facilidade de unir a direção com a confissão.

Se escolhermos um sacerdote, que este seja nosso confessor.

 

Algumas qualidades essenciais de um diretor espiritual

 

Qualidades técnicas, que se referem especificamente à direção em si:

Ciência à Os principais conhecimentos que deve possuir se referem à Teologia dogmática e moral, acética e mística, princípios fundamentais da vida espiritual, a oração e seus graus, ilusões que deve evitar, casos patológicos (doenças mentais e nervosas mais frequentes), fenômenos extraordinários, graças gratuitamente dadas etc.

 

Discrição à A palavra discrição vem do verbo latino discernere que significa discernir, separar, dividir. Esta qualidade não se trata apenas de saber guardar segredo, mas ter uma prudência sobrenatural nas decisões, clareza nos conselhos, firmeza e energia em exigir seu cumprimento.

 

Experiência à Experiência própria do diretor com Deus, para que possa apresentar com firmeza as certezas que já vivenciou muitas vezes e a experiência alheia que é aprender com os erros e acertos de outros homens e mulheres santos;

 

Cinco são as características morais que deve reunir o diretor espiritual.

  1. Intensa piedade – Em outras palavras, intimidade e comunhão com Deus. A piedade do diretor deve ser profunda e equilibrada, cristocêntica e girar em torno da glória de Deus;

 

  1. Zelo ardente pela santificação das almas – consequência da anterior e dispensa explicação;

 

  1. Grande bondade e suavidade de caráter – O diretor deve estar animado pelos mesmos sentimentos de Jesus e não deve ser intransigente, legalista. A misericórdia é essencial para o diretor. Este deve estar adornado de sentimentos paternais, obcecado por formar as almas segundo o coração de Deus;

 

  1. Profunda humildade – Afinal: a) Deus resiste aos soberbos; b) Desconfiar de si e de suas luzes, não hesitando em consultar pessoas mais doutas do que si mesmo; c) A humildade atrai e cativa as almas;

 

  1. Profundo desinteresse e desprendimento – Ao bom diretor deve rezar a santa indiferença, sem buscar satisfação pessoal na direção e tão pouco se importar com quem vai embora ou se gabar de quantos atende;

 

Talvez você não saiba tudo isso de um sacerdote, ou um leigo antes de começar a ser dirigido por ele, mas após dois ou três encontros, fica fácil de separar o joio do trigo. Só tome cuidado para não manipular o processo segundo as facilidades pessoais, pois é Deus quem determina quem deve nos dirigir, escute-O.

 

Referência: SER SANTO OU NÃO SER EIS A QUESTÃO – Compêndio da obra: Teologia de la perfeccion Cristiana – Autor: Antônio Royo Marin. O.P. – Editora Ecclesiae.

 

 

LEIA MAIS:

 

Ninguém é bom Juiz de si mesmo!

 

 

 

 

O post A Escolha de um Diretor Espiritual apareceu primeiro em Blog.

]]>
Ninguém é bom Juiz de si mesmo! https://blog.cristolibertador.com/ninguem-e-bom-juiz-de-si-mesmo/ Thu, 07 Mar 2024 15:46:57 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3402 Existe muita gente se dando mal na vida por não possuir um bom conselheiro, ou, no caso dos católicos, de um bom diretor espiritual. Não estou falando de prosperidade financeira, estou falando de santidade e de progresso como ser humano. Os coachings se multiplicam juntamente com os psicólogos, estes últimos, muito necessários, mas a pergunta […]

O post Ninguém é bom Juiz de si mesmo! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Existe muita gente se dando mal na vida por não possuir um bom conselheiro, ou, no caso dos católicos, de um bom diretor espiritual. Não estou falando de prosperidade financeira, estou falando de santidade e de progresso como ser humano. Os coachings se multiplicam juntamente com os psicólogos, estes últimos, muito necessários, mas a pergunta que não quer calar é: até quando vamos colocar a carroça para puxar os bois?

Enquanto fundador de uma Nova Comunidade e diretor espiritual tenho visto muita gente que chega ao fundo do poço em sua vocação, em seu casamento, em sua profissão, porque julgou tudo, unicamente, segundo a sua vontade. Sim queridos a velha soberba de sempre, assombrando a humanidade desde o Éden.

 

Imparcialidade

 

Não precisa ser muito inteligente para saber que a imparcialidade é qualidade fundamental para um juiz exercer um bom julgamento. Outro ponto, é que quem não está envolvido com o problema, consegue ter uma visão melhor da situação e pode emitir um parecer, opinião, ou conselho de maneira mais sensata e reta. Infelizmente não é o que temos visto na suprema corte de nosso país, mas isso é assunto para outro momento.

O fato é que desde os primórdios do catolicismo, os fiéis (leigos ou clérigos) são convidados a dialogarem com um diretor espiritual. Alguém preparado, que possua uma fé impassível, e com o dom para aconselhar. Imagine quantas vezes Jesus não deve ter se aconselhado com sua mãe e pai, quando estava encarnado no meio de nós. Mesmo sendo Deus, ao se fazer um de nós optou por ter que galgar os mesmos passos de construção de consciência e de aprendizado.

Quando comecei a atender individualmente os membros de minha comunidade, a alguns anos atrás percebi o quanto a falta de direção espiritual prejudica a vivência de fé de cada um. O quanto não sabemos como e por onde progredir e atingir altos patamares de santidade. A verdade é que com um bom guia já está difícil, imagina caminhando às escuras de sua própria percepção?!

 

O fracasso da santidade

 

A verdade é uma só, atestada por grandes teólogos, em especial um que gosto muito, Antônio Royo Marin, autor de muitas obras de teologia espiritual, “a falta de direção espiritual ou a deficiência da mesma é um dos três grandes fatores que levam o projeto de santidade dos indivíduos ao fracasso”.

Calma não fique aflito que virá aqui em nosso blog uma série de textos sobre Direção Espiritual, na tentativa de esclarecer e ajudar quem quer que seja a entender que caminhar sozinho é muito arriscado.

Por ora, termino esta primeira reflexão perguntando a mim mesmo e a você que está lendo, será que somos humildes, e temos a coragem de expor nossas misérias para alguém? Será que não é hora de buscar ajuda e reconhecer que sozinho tenho grandes chance de fazer burradas e inventar um Jesus Cristo que se adeque às minhas carências, uma teologia adaptada ao meu pecado? Reflita e até o próximo texto.

 

LEIA MAIS:

 

Agir e Reagir como Cristo

O Inferno existe e deve estar lotado

O post Ninguém é bom Juiz de si mesmo! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Precisamos ser Consumidos pela Missão! https://blog.cristolibertador.com/precisamos-ser-consumidos-pela-missao/ Tue, 05 Mar 2024 15:51:29 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3394 No último mês, estivemos em algumas boas missões e reuniões. Todo final de semana tinha alguma coisa e várias vezes reuniões, formações e partilhas ao longo da semana. Junto com tudo isso, tem o trabalho, o cuidado com a casa, a faculdade que voltou e os ministérios. Arranjar tempo para pregar, quando não se tem […]

O post Precisamos ser Consumidos pela Missão! apareceu primeiro em Blog.

]]>
No último mês, estivemos em algumas boas missões e reuniões. Todo final de semana tinha alguma coisa e várias vezes reuniões, formações e partilhas ao longo da semana. Junto com tudo isso, tem o trabalho, o cuidado com a casa, a faculdade que voltou e os ministérios.

Arranjar tempo para pregar, quando não se tem esse tempo. Ir na Fundação Casa partilhar com cinco meninos, e de vez em quando, até menos. Arranjar tempo para ajudar e orientar pelo whatsapp. Ter tempo e disposição para o apostolado nas redes sociais. E no meio de tudo isso, ter uma vida de oração consistente, leitura espiritual e estudo.

 

Empregar Tempo

Cobrir escala, gastar dinheiro com comida fora, com transporte, imprevistos e enfim, o mais importante: gastar o tempo. Ser missionário é empregar tempo no Reino de Deus e na sua expansão.

Quando voltava de uma das missões esses dias, o Senhor falava no meu coração de que a missão precisava consumir, pois os santos e Ele mesmo, viveram dessa forma.
Pra eles não existia escala, horário ruim, seleção de pessoas, programação, não existia um tempinho no banco, assuntos que não poderiam ser falados ou lugar ruim. Era apenas, ajudar as pessoas apresentando a Verdade libertadora do evangelho!

 

Faz parte do Tripé

Isso é prioridade para um consagrado, depois da vida de oração, a missão é sumamente importante. Portanto, se você não está com uma vida minimamente corrida, tem alguma
coisa errada, bem errada.

Quando por um momento eu penso em não fazer, não ir, não pregar e fingir que nada está acontecendo, logo me recordo daquela cena de The Chosen, em que Jesus passou o dia inteiro atendendo as pessoas e os discípulos discutindo por coisas fúteis, por fim, Ele passa por eles exausto e ainda dá um boa noite.

Muitas vezes a missão exige de nós, que ultrapassemos o nosso próprio limite. Limite de paciência, de disposição e alegria. Na verdade, a maioria das vezes sempre precisamos fazer alguma coisa que simplesmente não gostaríamos de fazer.

 

Ele dá a Graça…

Ainda bem que não contamos com a nossa própria capacidade e esforço, se Ele tem confiado muitas coisas a ti, agradeça e faça, porque quem dará um jeito em todo resto é
Ele.
Buscar primeiro o Reino, e tudo mais nos será acrescentado. Não é apenas um belo versículo, mas uma verdade!

 

LEIA MAIS:

 

Agir e Reagir como Cristo

 

Família Consagrada, Família Missionária

 

Estado permanente de missão

 

 

O post Precisamos ser Consumidos pela Missão! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Agir e Reagir como Cristo https://blog.cristolibertador.com/agir-e-reagir-como-cristo/ Wed, 28 Feb 2024 14:19:21 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3389 Agir como Cristo agia já é um enorme desafio, mas reagir como ele reagia, aí sim está uma tarefa quase que impossível. Digo “quase” impossível porque, nós, batizados, contamos com a graça de Deus que habita em nós. O Espírito do Senhor Jesus, conhecido como paráclito, a terceira pessoa da Santíssima Trindade é quem pode […]

O post Agir e Reagir como Cristo apareceu primeiro em Blog.

]]>
Agir como Cristo agia já é um enorme desafio, mas reagir como ele reagia, aí sim está uma tarefa quase que impossível. Digo “quase” impossível porque, nós, batizados, contamos com a graça de Deus que habita em nós. O Espírito do Senhor Jesus, conhecido como paráclito, a terceira pessoa da Santíssima Trindade é quem pode tornar tal intento possível.

 

Na Carta de São Tiago (4,4) está escrito que “maior é o Espírito que está em nós, do que aquele que está no mundo”, da boca do próprio Senhor Jesus sai que “quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16,16), e ainda no Evangelho de Jesus Cristo segundo João que “aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas” (14,12), resumindo, sob ação do Espírito de Deus, é possível vencer o mundo, ser salvo, e fazer coisas maiores do que aquelas que o próprio Cristo fez.

 

Nada podemos sem o Consolador

 

Quero deixar claro com este simplório excerto que sem a ação do Espírito de Deus, de fato é impossível agir e reagir como Cristo agia e reagia. Se contarmos com nossas próprias forças, sabedoria e determinação falharemos completamente, e passaremos uma vida inteira frustrados.

Não é à toa, portanto, que o Senhor fez questão de ser batizado, e só então iniciar sua missão pública. Não é por acaso que Ele orava constantemente, se retirava frequentemente, tudo para se alimentar da vontade do Pai.

 

O meu temperamento é colérico, e para nós a praticidade e a prontidão no realizar das coisas é latente, todavia, inúmeras vezes nos comportamos como um trator desgovernado, passando por cima de obras que se quer precisariam de reformas, na tentativa de salvar o mundo, não poucas vezes destruímos outros tantos mundos que não tinham nada a ver com a história. A luta para agir e reagir como Cristo, é diária e feroz aqui dentro.

 

Confesso que várias vezes defendi a ideia de que um leão jamais poderia se comportar como um cordeiro, nitidamente me esquecendo que meu Senhor primeiro veio como cordeiro e só depois (espero que em breve) virá como leão. Pura arrogância e acídia para com minha conversão. Se conformar ao agir e ao reagir de Cristo passa exatamente por se assemelhar primeiro ao cordeiro, para quem sabe um dia participarmos da vida do Sumo Leão.

 

Como domar o leão interior

 

Algumas estratégias simples têm me ajudado a obter meia dúzia de vitórias neste desafio.

A) Respirar fundo e retardar as respostas, sobretudo à aqueles que se contrapõe a mim;

B) Partilhar responsabilidades quando possível, e delegar tarefas, dando liberdade para que as façam da forma que acharem melhor;

C) Orar e meditar a Palavra de Deus com mais frequência e constância, afinal, nada melhor do que consultar ao próprio Senhor de como devo lidar com as situações que se me apresentam;

D) Escutar músicas mais calmas e harmoniosas, de preferência louvores;

E) Por fim, meditar e buscar viver a virtude da paciência;

 

Que o céu é dos violentos isso eu não tenho dúvidas, mas a violência é contra si, e contra o pecado, não contra os irmãos e irmãs. Que o Senhor Jesus nos ajude, através de nossas penitencias quaresmais a nos assemelharmos mais a Ele, e assim, inspirar outros a fazerem o mesmo.

 

LEIA MAIS:

 

O Inferno existe e deve estar lotado

 

 

O post Agir e Reagir como Cristo apareceu primeiro em Blog.

]]>
O Meu Carisma é Verdadeiro! https://blog.cristolibertador.com/o-meu-carisma-e-verdadeiro/ Tue, 23 Jan 2024 14:18:05 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3366 Na última semana, celebramos o batismo de uma das filhas de nossa comunidade, Olívia Camargo, nascida na Inglaterra, local de nossa casa fora do país. Filha mais nova dos discípulos Gracielli e Lucas.  Depois de uma reversão de vasectomia, a fertilidade voltou a brotar. Lembro-me perfeitamente do dia que eles anunciaram a gravidez, eu estava […]

O post O Meu Carisma é Verdadeiro! apareceu primeiro em Blog.

]]>
Na última semana, celebramos o batismo de uma das filhas de nossa comunidade, Olívia Camargo, nascida na Inglaterra, local de nossa casa fora do país. Filha mais nova dos discípulos Gracielli e Lucas. 

Depois de uma reversão de vasectomia, a fertilidade voltou a brotar. Lembro-me perfeitamente do dia que eles anunciaram a gravidez, eu estava na capela em nosso sítio e quando li, comecei a chorar de alegria. Lembrei de várias vezes que brincávamos lá, imaginando de como seria uma menininha naquela família.

Com certeza, contemplar as duas gestações das nossas irmãs da célula, uma eu estando lá e da outra, acompanhando daqui, foi uma alegria sem igual. Rezei muito e ainda rezo, para que a fecundidade espiritual e biológica brote naquela célula, e creio que ainda contemplaremos a espiritual em sua máxima potência, e nos alegraremos igualmente. 

 

Ele é Libertador

Bom, se não fosse este carisma, é muito provável que não teríamos uma Olívia para chamarmos hoje, tendo em vista que, a orientação carismática foi de completa abertura à vida. Portanto, se você ainda tinha dúvidas da autenticidade deste carisma, ela cessa agora. 

O carisma Cristo Libertador é tão autêntico, pois antes mesmo de eu ser capaz de compreender este chamado, ele me libertou. Sabemos do carisma, porque sentimos o seu poder sobre nós, influenciando todas as áreas de nossa vida e eu não tenho dúvidas da existência dele, pois fui liberta. 

Vejam, não foi porque me contaram, não foi somente os outros que me disseram que era um carisma poderoso. Não foi a multidão que me alertou, não foi meu fundador ou meus formadores, foi a experiência real e palpável da ação deste carisma. 

 

Ele muda vidas! 

É por isso que, quando partilho com os irmãos vocacionados, eu sempre aconselho: primeiro, faça a experiência de libertação através do carisma, depois você descobre o resto. Pois, o carisma primeiro serve para me santificar, me libertar, me transformar e assim, depois os outros poderão beber da mesma graça. 

Um carisma, é um dom poderoso do Espírito Santo, portanto é capaz de transformar grandes pecadores públicos em consagrados, hipócritas em pessoas verdadeiras, Acab’s em homens e Jezabeis em mulheres. Não tenha nada que o carisma não toque, e se bem desejarmos e lutarmos, seremos grandes santos. 

Precisamos constantemente ser confrontados com qual escravidão seremos libertos neste tempo, qual parcela de liberdade que o Espírito deseja me dar agora? Ai de nós se acharmos que não precisamos de libertação e conversão, não faz nenhum sentido tal pensamento, pois o carisma continua desejoso por nos conceder a vontade de Deus. 

 

Antes de existir…

Antes mesmo de ser concebida, o Senhor me deu a  graça de portar o carisma Cristo Libertador. Só por esse fato, deveríamos ser as pessoas mais felizes do mundo. O Senhor olhou com predileção para este povo, tão indigno e soberbo. 

Olhou para nós com Seus olhos de amor, e através do carisma, superabundou a vida em nosso meio, nos converteu, nos mudou de emprego, de casa, de país, nos deu filhos, recolheu alguns, formou e reconstruiu famílias, destruiu vícios, mudou jeitos, curou doenças e nos deu um sentido de vida. 

Uma gratidão eterna pela Tua bondade, Jesus. Por nos agraciar com este carisma!

O post O Meu Carisma é Verdadeiro! apareceu primeiro em Blog.

]]>
O perigo do relativismo dentro do seio comunitário https://blog.cristolibertador.com/o-perigo-do-relativismo-dentro-do-seio-comunitario/ Mon, 15 Jan 2024 23:23:48 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3361 Primeiro, devemos compreender o conceito desta palavra que muitas vezes não falamos, mas que, por entrelinhas e de forma sútil estão adentrando em nossos corações e nos tirando o bem mais precioso que temos: O Carisma! Vamos ao conceito de relativismo. “O relativismo é uma corrente filosófica que afirma que as verdades e valores morais […]

O post O perigo do relativismo dentro do seio comunitário apareceu primeiro em Blog.

]]>
Primeiro, devemos compreender o conceito desta palavra que muitas vezes não falamos, mas que, por entrelinhas e de forma sútil estão adentrando em nossos corações e nos tirando o bem mais precioso que temos: O Carisma!

Vamos ao conceito de relativismo.

“O relativismo é uma corrente filosófica que afirma que as verdades e valores morais são relativos aos contextos históricos, culturais e sociais em que são produzidos”

Em outras palavras, não existe uma verdade ou valor moral e/ou espiritual absoluto e universal. Bom, aqui já resume bem o significado desta palavra e o “mal” disfarçado de bem que ela produz em nós.

Onde cada um tem a sua verdade e segue o que seu “coração” deseja, que muitas vezes é o caminho mais fácil e mais cômodo. Isto é um grande perigo dentro do corpo comunitário e se não tivermos nosso olhar fixo e obediente ao nosso Carisma, facilmente seremos carregados por esta onda relativista.

 

O que é um Carisma?

Origem a partir do grego khárisma, que significa “graça” ou “favor”.

“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia” (Jr 1,5).

Deus criou, cuidou, dirigiu cada um de nós para que um dia pudéssemos encontrar, reconhecer e viver a graça de pertencer a um carisma, esta graça é indizível, incomparável, extraordinária.

“Antes do teu nascimento eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações”. (Jr 1,5)

Maria Francisca, fundadora da comunidade Oásis já falou algumas vezes: “Não existiríamos se não fossemos deste carisma; é em vista do carisma, para o carisma e pelo carisma, que Deus criou cada membro de uma Nova Fundação. Deus fez o homem para a Igreja!”

 

Somos este povo!

Para nós membros deste Carisma não deve existir outra verdade a não ser aquela que brota do coração do Cristo Libertador.

Aqui,  deixo alguns questionamentos importantes, cujo o Senhor fez  a mim enquanto rezava por nós. Te convido a refletir comigo.

Como está a minha relação com o Carisma? Estou permitindo ser moldado pelo carisma através da vida do fundador e formador? Aceitando e obedecendo suas orientações como voz de Deus para a minha vida? Ou sou alguém que ouve, mas, que, as ações e pensamentos continuam irredutíveis e sigo fazendo tudo do meu jeito?’ Fico sempre julgando as atitudes e escolhas dos meus irmãos ou invejando seus dons e talentos?

 

O que de fato faço aqui? O que estou buscando? Desejo realmente pagar o preço do seguimento da vida consagrada através deste Carisma

Sabe meus irmãos, sei muito bem a dificuldade que é para cada um dentro da sua particularidade responder ao chamado. Exige de nós muito esforço, sacrifício e renuncias.

Por diversas vezes a vida nos leva por caminhos dolorosos que machuca nossos corações, esfriando nossa fé, nossas certezas. Mas, apesar de tudo, não podemos deixar de olhar para quem nos chamou.

 

 

Não seguimos um Deus de mentiras e muito menos relativista

A liberdade que este Carisma nos trás deve nos levar a escolher pela Verdade, pela radicalidade do evangelho.

Somos tão ruins, que o Espírito Santo nos uniu desde a eternidade como comunidade para nos ensinar o quanto precisamos do Carisma Cristo Libertador para sermos felizes e santos.

Quantos e quantos testemunhos temos em nosso meio da ação concreta e palpável de homens e mulheres que permitiram ser moldados pela força do carisma?

Não podemos ser ingratos ao ponto de hoje escolhermos viver do nosso jeito, como se nada tivesse acontecido em nossas vidas.

 

O sofrimento nos leva para a Verdade

Voltemos nosso olhar para a Cruz do Senhor, foi pela via do sofrimento e da obediência que Ele chegou a ressurreição.

Viva suas lutas e louvado seja Deus por cada uma delas, pois, é assim que Jesus trata seus amigos, permitindo que façamos o mesmo caminho que Ele mesmo o fez.

Agarre sua Cruz com força e determinação, na certeza que ela vai sempre te levar para a verdade e para a radicalidade e nunca, nunca para o relativismo.

Peço a intercessão de Santa Luzia por todos nós, para que tire dos nossos olhos toda escama que nos impede de enxergar o caminho que estamos trilhando e as consequências que iremos colher se continuarmos a relativizar o nosso chamado ao carisma.

Que Maria Santíssima nos ajude a sermos fies até o fim a nossa vocação.

 

 

LEIA MAIS:

 

Ser sinal

 

O post O perigo do relativismo dentro do seio comunitário apareceu primeiro em Blog.

]]>
Família Consagrada, Família Missionária https://blog.cristolibertador.com/familia-consagrada-familia-missionaria/ Wed, 10 Jan 2024 13:19:33 +0000 https://blog.cristolibertador.com/?p=3355 Famílias numerosas é o assunto do momento. Nas redes sociais temos muitos, mas muitos casais cristãos, abertos a vida e com o mesmo propósito, mostrar que é possível resgatar valores que se perderam com o tempo e com as ideologias, provando que, é possível ter muitos filhos e SER FELIZ. Então entramos em uma outra […]

O post Família Consagrada, Família Missionária apareceu primeiro em Blog.

]]>
Famílias numerosas é o assunto do momento. Nas redes sociais temos muitos, mas muitos casais cristãos, abertos a vida e com o mesmo propósito, mostrar que é possível resgatar valores que se perderam com o tempo e com as ideologias, provando que, é possível ter muitos filhos e SER FELIZ.

Então entramos em uma outra realidade, pouco falada, porém maravilhosa: Famílias Consagradas e Missionárias.

Famílias Consagradas também já conhecemos, pois minha querida irmã Natalia Maggio escreveu recentemente esse texto em nosso blog, vale muito a pena ler (link do texto disponível no final do texto em “LEIA MAIS”)

 

A Grande Novidade

O que é ser missionário?

“Ide, portanto, e fazei que todos os povos se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Mt 28, 19-20

Além de observarmos o que diz Nosso Senhor, nesse momento precisamos ter ciência das “4 gavetas”, citadas no livro Fio de Ouro, do nosso Ser. A primeira gaveta/vocação: Somos filhos de Deus; a segunda gaveta/vocação da sexualidade; a terceira gaveta/vocação é o estado de vida e a quarta gaveta/vocação que é a vocação especifica, onde essa é a que ilumina o modo de se viver das outras.

Lindo né? Vou explicar com a minha vida…

Sou Ariane, filha de Deus, mulher, meu estado de vida é o matrimônio/casada e minha vocação especifica é vivida dentro da Comunidade de Aliança Cristo Libertador. Sou consagrada e o que ilumina a minha vida, tudo o que sou e faço, é o carisma ao qual pertenço.

 

A missão

Para que não tenhamos dúvida e dificuldade de entendimento, é importante ressaltar que minha primeira missão, é CLARO que é minha família e meus filhos e que um dia terei que prestar contas ao Senhor de tudo o que fiz para que estes, confiados a mim, buscassem o céu, porém também sou missionária e devo obedecer aquilo que o Senhor me pediu, de levar seu nome aos confins de toda a terra, fazendo com que todo ser humano possa conhece-lo e adorá-lo.

Então, é aos olhos e direcionamentos do meu carisma, que dentro da comunidade somos formadores, lideramos o Vinho Novo, evangelizamos na Fundação Casa e lutamos para estar em comum unidade com nossos irmãos.

Fácil? Não…nada fácil. Com 5 filhos as coisas ficam mais trabalhosas, porém muito gratificante. A cada ida à casa da comunidade, são 7 malas… a cada grupo de oração em São Paulo, é uma rotina toda alterada e pensada. A cada missão ou formação, são 5 crianças que precisam ser também assistidas e cuidadas.

 

Rotina maluca

O empenho e dedicação, para que a vida aconteça e seja harmônica precisa ser um trabalho em conjunto, primeiramente do casal e depois dos filhos, sem falar no apoio comunitário que faz toda a diferença.

Os olhos precisam estar atentos as necessidades da casa, das crianças, do esposo e também da missão. A missão nunca para. Os compromissos com reuniões, formações também não. É preciso estar disponível ao mover de Deus em nossas vidas e atentos aquilo que Ele nos pede no nosso dia a dia, pois somente assim teremos um coração aberto as exigências familiares e também comunitárias.

Tudo vale a pena e nos traz paz interior. Hoje posso dizer o quanto sou FELIZ por ter uma família numerosa, por ser consagrada e missionária, pois estou no lugar que Cristo sonhou.

 

LEIA MAIS:

 

Famílias Consagradas

O post Família Consagrada, Família Missionária apareceu primeiro em Blog.

]]>