Blog, Palavra de Fundador

Um profeta se sustenta na palavra

By

Tive uma adolescência meio conturbada, com o alcoolismo assolando minha família, mas mesmo em meio às trevas interiores do vício, meu pai sempre foi um homem honrado, e em seus dias de sobriedade foi um grande pai e mestre.

Uma coisa sei que foi ensinamento direto dele:

“Homens devem sustentar sua palavra. A palavra de um homem é sua honra!”

E hoje entendo, este é o atributo principal de um profeta de Deus.

Homens de Palavra são profecias no mundo

Nossa sociedade está cada vez mais carente de profetas reais, porque existe uma carência de homens e mulheres reais.

Pessoas que sabem o valor das palavras, que pensam antes de proferi-las e quando as proferem, sustentam-nas mesmo frente às consequências dolorosas que estas podem gerar, mesmo frente ao risco que passam a correr, mesmo que estas as coloquem em estado de solidão e perseguição.

O verdadeiro significado do profeta

Profeta, como é empregado na Bíblia, significa aquele que fala como acreditado mensageiro do Altíssimo Deus.

Deve-se observar que no termo, de que se trata, não há coisa alguma que implique previsão de acontecimentos. Pode um profeta predizer, ou não, o futuro segundo a mensagem que Deus lhe der. Por isso, é provável que o nome termo, de que se trata, não há coisa alguma que implique previsão de acontecimentos. Deste modo, a palavra grega prophetes, significa aquele que ‘expõe, fala sobre certo assunto’. O substantivo abstrato propheteie (‘profecia’) têm uma significação correspondente. ii. o estado dos profetas ao receberem a sua mensagem.

Os profetas não voltam atrás

Ou seja, ser profeta é ser homem ou mulher íntimo de Deus. Alguém que escuta o que Deus diz, e é tão firme e decidido para com o sustento de suas próprias palavras, que o próprio Deus confia, então, as suas palavras para que sejam proferidas em um tempo, para um povo, em uma situação, geralmente de caos e idolatria.

Como não lembrar da firmeza com que o profeta Natan sustentou a exortação de Deus para o Rei Davi? Como não fazer memoria da ousadia de Elias ao esfregar na cara do Rei Acab a sentença de Deus? E, mais ainda, sofrer diretamente por esta punição e não voltar atrás.

Jeremias, Ezequiel, Oséias, Amós, Jesus Cristo, todos pagaram caro pelo sustento de suas profecias, mas não voltaram atrás.

Hoje não vemos tantos profetas, primeiro porque os homens íntimos de Deus estão escassos.

Segundo, porque a maioria de nós não silencia para escutar a Deus.

Terceiro, porque somos frouxos e não sustentamos nem a nossa palavra, quanto mais a de Deus, e se houver risco de vida então, aí lascou. Se houver perseguição por parte do cachorro da tua prima eu e você já afrouxamos.

Profetas não são frouxos, os santos muito menos. E todos os santos foram profetas. Assumiram o múnus profético batismal com veemência.

A palavra faz profetas

Jesus Cristo é o verbo de Deus. É o dito de Deus. A Palavra encarnada. Como nos ensina São João, por Ele e para Ele tudo foi feito. Precisamos sustentar esta Palavra em nossas vidas para que ela, enfim, nos sustente, assim são os profetas:

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,31-32).

Estes dois versículos são o coração do nosso carisma. Fonte de nosso caráter. Fonte de nossos valores. Fonte de todo nosso profetismo.

E a chave de compreensão para esta vivência está em: “…permanecer na palavra…”, só assim seremos profetas, só assim seremos discípulos verdadeiros, só assim conheceremos a Verdade e somente assim seremos livres.

Valorizemos a palavra, pois ela é a arma mais poderosa que Deus deu ao humano. Não estou dizendo que não possa voltar atrás, ou se arrepender, afinal o nome disso é orgulho e não virtude profética, e como já dito, orgulhosos e frouxos não passarão.

Muitas vezes erramos, e precisamos deixar o orgulho de lado e voltar atrás.

Mas a palavra aqui em questão, não é simplesmente a nossa, e sim a quem diretamente de Deus, essa nunca podemos afrouxar e voltar atrás.

Quem valoriza a palavra que profere, está no caminho certo para valorizar a Palavra que Deus profere. E sem dúvida nenhuma, será um profeta se desejar. Afinal, somos todos batizados. Deus quer que todos os seus filhos sejam seus profetas.

Oração:

Ó Senhor, Deus de todos os profetas, Tu que nos confiastes o seu Espirito, que animou Elias, Natan, Eliseu, Moisés e o próprio Jesus Cristo, envie também sobre nós o dom da profecia e nos conceda a graça de permanecermos em sua Palavra Viva, nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso filho, para que possamos configurados a Ele sermos sinais pulsantes do Teu amor neste mundo, e dissipemos todas as trevas interiores e exteriores que estão em nós e a nossa volta.

Ó Senhor Deus de Abraão, de Isac e de Israel, meu Deus. Saibam todos hoje, que sois o Deus de Isarel é desta comunidade, que sou Teu servo, e que por Vossa ordem fiz e continuarei fazendo todas estas coisas. Responde me Senhor, para que todo o povo reconheça, que só Vós sois Deus, e que sois Vós que converteis todos os corações. Amém.

Como está o altar da sua vida?

Profeta Elias, nosso primeiro amigo íntimo 

Os santos não são frouxos 

 

Assinatura: Guilherme Maggio, filho de Deus, fundador. Casado com uma mulher linda, acredite! Pai de deus princesas lindas, acredite! Arquiteto e aprendiz de teólogo. Apaixonado por Jesus, Maria, Elias, DC e Marvel. #fogodeElias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.