Blog, É Fogo

Sonhe o sonho do seu fundador

By

Se tem um sonho que você precisa acreditar e investir para que se torne realidade, é no sonho de seu fundador. Ele é o norte, muitas vezes, para onde a Comunidade precisa ir.

Estou no meu serviço, e duas pessoas estão conversando em inglês na minha frente, uma delas é meu colega de trabalho que está treinando um novo funcionário que passará um tempo aqui fazendo intercâmbio. Apesar de não saber falar em inglês, escutei mais de uma vez o meu colega falando o sonho do fundador da empresa que trabalho, e isso me chamou atenção.

Ele explicou sobre os processos da empresa, sobre o que fazemos, mas mais de uma vez falou o que fundador sonha para dar um direcionamento para o que ele deve executar aqui.

O que eu posso fazer pelo sonho do meu fundador?

Primeiro de tudo, é necessário sabermos o sonho de nosso fundador. Se você não sabe o sonho dele, dificilmente poderá fazer alguma coisa.

Ontem, estava conversando com meu namorado sobre a trajetória da minha empresa até hoje, em 2012 ela foi fundada, e podemos dizer que no princípio existia apenas algo: O Sonho do Fundador.

Após 2 anos, 20 funcionários estavam trabalhando duro para esse sonho sair do ideal e se tornar real. De 20 funcionários passamos para 800 (número atual), e muitos sonhos sendo realizados, e mais sonhos sendo sonhados.

Desde os 20 primeiros, até os 800 funcionários, todos eles somaram em algo para um sonho ser realizado.

O Sergio, CEO da minha empresa, é o fundador de um novo negócio, e posso dizer que aprendo muito sobre fundação com ele. Eu olho para ele e vejo ele doando a vida para fundar essa empresa para que tenha sucesso e se consolide.

Do outro lado, olho para o meu fundador e vejo ele doando a vida para fundar essa comunidade, não para que ela tenha sucesso por si só, mas para que ela realize um único sonho, o sonho de Deus e seja verdadeiramente consolidada na vida de seus membros, e por consequência, nesse mundo.

O fundador sonha o sonho de Deus

Para ser fundador, é preciso ser sonhador. Para sonhar, não há limites, e para Deus, tudo é possível.

Mas, calma, o fundador de uma nova comunidade, precisa sonhar os sonhos de Deus, para que não se embriague nos seus sonhos pessoais e use a comunidade para a realização deles e se perca na fundação.

Vamos percebendo isso, a medida que o fundador vai caminhando e os sonhos pessoais dele deixam de existir e vão sendo substituídos por sonhos que nunca tinham passado em sua cabeça, mas agora, é tudo que ele mais deseja.

Ressignificação dos sonhos

Tomando a liberdade de falar sobre o meu fundador, hoje um de seus sonhos é ser para sempre pobre. Como ele mesmo diz, sendo pobre tem menos dor de cabeça, não se engana por qualquer coisa, não se envaidece e nem se mergulha em paixões (afinal, nem tem dinheiro para pagar isso rsrs). Além de tudo, sendo pobre, Deus dá a providência que é a maior riqueza que nem mesmo se ele trabalhasse a vida toda, conseguiria comprar.

O sonho da pobreza substituiu o sonho de viajar todo ano com sua família, de ter uma casa do seu jeito (afinal ele é arquiteto e queria uma casa do seu jeito), de ter carros top de linha.

Tudo isso foi mudado, ressignificado.

Um fundador tem seus sonhos ressignificados, pois quem dá significado a todos eles são o próprio carisma.

A Casa de Restituição

Como comunidade, temos um sonho, que é a nossa Casa de Restituição para meninas que saem da Fundação CASA. Nessa casa será um lugar onde as meninas morarão e terão suas vidas restituídas a partir do Cristo Libertador, de lá precisam sair santas, assim como da Cruz, Dimas saiu com a entrada para o céu.

Mas de onde surgiu esse sonho?

Do coração do nosso fundador, ele sonhou primeiro do que todos os consagrados, pois esse sonho já estava no coração de Deus.

O carisma é o sonho de Deus no mundo, sendo o fundador o portador do carisma, nele há uma mística a partir do sonho, ele é o real do ideal. Ou seja, nele está a idealização para que a partir de sua vida, esse sonho se torne palpável, vivido, uma realidade para esse mundo.

O fundador com sua vida vai transbordando esse sonho, e na medida que vai externando, isso se torna o sonho próprio de toda a comunidade, que consiste em todos os seus membros, afinal, não é apenas o sonho do fundador, é o sonho de Deus.

Nós que somos Cristo Libertador, não sonhamos o sonho do Guilherme, até porque os próprios sonhos dele já não são mais dele, sonhamos o sonho de Deus.

Consagrados Cristo Libertador sonham com Casa de Restituição. Da mesma forma que acontece com nosso fundador, precisa acontecer conosco, de maneira que a casa de restituição também se torne um de nossos maiores sonhos. Maior até mesmo que seu casamento, que uma viagem que você queira, ter filhos, ter uma casa própria, qualquer coisa…

O maior sonho de um consagrado nessa comunidade é esse, o maior sonho de um consagrado precisa estar em sintonia com o maior sonho do seu fundador.

Se ainda não ressignificamos nossos sonhos, é tempo, ressignifique. Para ajudar, se você não sabe, pergunte ao seu fundador, quais são os sonhos dele. E vá assumindo os sonhos dele como o seu sonho.

Isso será o combustível para que a fundação aconteça e se consolide.

Leia mais:

Os fundadores são o modelo do carisma

Inscreva-se no nosso canal do Youtube e veja todos os vídeos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.