Formação, Palavra de Fundador

Elias, nosso primeiro amigo íntimo

By

Lá ele entrou na gruta, onde passou a noite. E foi lhe dirigida a palavra de Iahweh nestes termos: “Que fazes aqui Elias?” (1Rs 19,9).

O profeta Elias é especial para nós Cristo Libertador, por ele passa o eixo de nossa espiritualidade. Além de nosso primeiro baluarte, ele também é nosso amigo íntimo. Aquele a quem podemos e devemos recorrer sempre, e para tudo. Um sustentáculo vocacional, espiritual e apostólico.

O primeiro CACL da história

Os baluartes de uma nova comunidade, congregação, ou ordem religiosa carregam em si parte abundante do carisma destas instituições, e não é diferente com Tesbita de Galaad. Ele foi o primeiro Cristo Libertador da história! Antes de nós existirmos nesse carisma, ele já era Cristo Libertador.

Feita esta rápida introdução, quero voltar à atenção para o versículo que abre este texto.

Assim como para o profeta, é extremamente necessário para nós, nos retirarmos para um local de intimidade com o Senhor. E não pode ser qualquer local, precisa ser aquele onde o Senhor Deus se manifesta exclusivamente para nós. Para Elias uma gruta no monte Horeb, para nós a CELA interior, o nosso Horeb existencial.

Vivemos espiritualmente a cela em nosso carisma, para que assim como Elias encontrou com Deus no Horeb, possamos encontrar com Deus pelo carisma que se manifesta de forma abundante na nossa cela.

Deus e suas perguntas

Neste lugar a pergunta que Deus faz a cada um de nós é a mesma que fez a Elias: O que fazes aqui meu filho? Meu profeta, meu Elias! O que você faz no seu Horeb particular?

Ele respondeu: “Eu me consumo de ardente zelo por Iahweh dos Exércitos, porque os israelitas abandonaram tua Aliança, derrubaram teus altares, e mataram teus profetas a espada. Fiquei somente eu e procuram tirar-me a vida” (1RS 19,10).

Elias deixa claro para o Senhor, que sua motivação para estar ali era sua tristeza, quase que depressiva por conta da quebra da Aliança, que existia entre Deus e o povo. Havia idolatria, injustiça e morte. A voz do Senhor, expressa por seus profetas estava sendo silenciada segundo Elias. E isso o estava matando também.

Óbvio que a motivação para estar ali, não era apenas estas. Ele tinha medo também. Medo da morte. E por isso correu para o Senhor. Só mais um adendo, Elias era meio soberbo e achava que era o último dos profetas, a última bolacha do pacote.

Conosco não é diferente, esses mesmos sentimentos de Elias e motivação também passam pelo nosso coração, que somos Cristo Libertador. O zelo que ardia em Elias, também arde em nós, para primeiramente vencermos as idolatrias que estão em nossas vidas, e assim fazermos uma aliança fiel com o nosso Libertador.

De modo geral, como consagrados dessa comunidade precisamos sempre combater a idolatria e soberba em nosso meio, assim como esse nosso primeiro amigo nos diz. Por isso que a verdade para nós é um valor tão caro, sem assumir A verdade que é Cristo em nossas vidas, facilmente nos tornamos idólatras e nos coloca nos longe da aliança com o Cristo Libertador.

Vem pra fora

A resposta do Senhor é clara: “Vem pra fora Elias!”

Eita Deus. O Senhor é claro e objetivo.

Traduzindo:

Elias vem para fora, saia desta tristeza depressiva, eu sou o teu sustento. Abandone esta falsa ideia de que é o único. Existem muitos ainda, iguais à você, que não se dobraram aos falsos deuses. Vem para fora, e se encontre comigo de novo. Tu és meu profeta, deves comunicar a mim e não a si mesmo. Seja firme, humilde e calmo. Existe alguém como Eu, seu Deus?

Deus fala conosco, que mesmo com nossas mazelas, Ele é maior do que tudo isso, e se manifesta através desse carisma para nos levar adiante.

Se você é desse carisma, é através de um encontro com ele que sua vida ganhará sentido e terá forças para continuar, assim como Elias se renovou no encontro em Horeb.

O lugar certo

Se estivermos no lugar certo, atentos ao que Deus nos diz, o resultado será felicidade e santidade. Esta é a verdade. Não estou dizendo que não haverá problemas e dificuldades, mas haverá santidade e felicidade, e isso basta.

Para nós Cristo Libertador a cela é o lugar de encontro com Deus. Nosso Horeb. Aqui somos mais santos e felizes. Para nós não há como ser, se não vivermos o mesmo que Elias. Frequentarmos os mesmos lugares que ele, respondermos o mesmo que ele, sermos corrigidos como ele foi.

O primeiro Cristo Libertador da história nos ensina como sermos os novos cristos libertadores que irão mudar a história, como ele, Elias mudou, como Ele, o Cristo mudou.

Será que aqui também não é o seu lugar? Será que Elias não é o amigo íntimo que te ajudará a se relacionar com Deus? Será que esse não é seu Horeb?

Vocacional 2019

Teremos nosso retiro vocacional em julho para nos aprofundar em tudo isso e te levar a uma profunda reflexão sobre a vontade de Deus para a sua vida.

Talvez aqui seja o seu lugar também, e como saber? Apenas conhecendo, rezando. É esse o objetivo desse retiro.

Local: Monte das Oliveiras, MG (Alpinópolis), será lá por conta que esse lugar marca a história de nossa comunidade e foi onde tudo começou. Sairemos de Pirituba, São Paulo, de ônibus até lá.

Dias: 05 a 09 de julho (é feriado)

Se desejar, faça sua inscrição aqui: https://cristolibertador.com/horeb/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Click here to troubleshoot