Elias, nosso primeiro amigo íntimo

Lá ele entrou na gruta, onde passou a noite. E foi lhe dirigida a palavra de Iahweh nestes termos: “Que fazes aqui Elias?” (1Rs 19,9).

O profeta Elias é especial para nós Cristo Libertador, por ele passa o eixo de nossa espiritualidade. Além de nosso primeiro baluarte, ele também é nosso amigo íntimo. Aquele a quem podemos e devemos recorrer sempre, e para tudo. Um sustentáculo vocacional, espiritual e apostólico.

O primeiro CACL da história

Os baluartes de uma nova comunidade, congregação, ou ordem religiosa carregam em si parte abundante do carisma destas instituições, e não é diferente com Tesbita de Galaad. Ele foi o primeiro Cristo Libertador da história! Antes de nós existirmos nesse carisma, ele já era Cristo Libertador.

Feita esta rápida introdução, quero voltar à atenção para o versículo que abre este texto.

Assim como para o profeta, é extremamente necessário para nós, nos retirarmos para um local de intimidade com o Senhor. E não pode ser qualquer local, precisa ser aquele onde o Senhor Deus se manifesta exclusivamente para nós. Para Elias uma gruta no monte Horeb, para nós a CELA interior, o nosso Horeb existencial.

Vivemos espiritualmente a cela em nosso carisma, para que assim como Elias encontrou com Deus no Horeb, possamos encontrar com Deus pelo carisma que se manifesta de forma abundante na nossa cela.

Deus e suas perguntas

Neste lugar a pergunta que Deus faz a cada um de nós é a mesma que fez a Elias: O que fazes aqui meu filho? Meu profeta, meu Elias! O que você faz no seu Horeb particular?

Ele respondeu: “Eu me consumo de ardente zelo por Iahweh dos Exércitos, porque os israelitas abandonaram tua Aliança, derrubaram teus altares, e mataram teus profetas a espada. Fiquei somente eu e procuram tirar-me a vida” (1RS 19,10).

Elias deixa claro para o Senhor, que sua motivação para estar ali era sua tristeza, quase que depressiva por conta da quebra da Aliança, que existia entre Deus e o povo. Havia idolatria, injustiça e morte. A voz do Senhor, expressa por seus profetas estava sendo silenciada segundo Elias. E isso o estava matando também.

Óbvio que a motivação para estar ali, não era apenas estas. Ele tinha medo também. Medo da morte. E por isso correu para o Senhor. Só mais um adendo, Elias era meio soberbo e achava que era o último dos profetas, a última bolacha do pacote.

Conosco não é diferente, esses mesmos sentimentos de Elias e motivação também passam pelo nosso coração, que somos Cristo Libertador. O zelo que ardia em Elias, também arde em nós, para primeiramente vencermos as idolatrias que estão em nossas vidas, e assim fazermos uma aliança fiel com o nosso Libertador.

De modo geral, como consagrados dessa comunidade precisamos sempre combater a idolatria e soberba em nosso meio, assim como esse nosso primeiro amigo nos diz. Por isso que a verdade para nós é um valor tão caro, sem assumir A verdade que é Cristo em nossas vidas, facilmente nos tornamos idólatras e nos coloca nos longe da aliança com o Cristo Libertador.

Vem pra fora

A resposta do Senhor é clara: “Vem pra fora Elias!”

Eita Deus. O Senhor é claro e objetivo.

Traduzindo:

Elias vem para fora, saia desta tristeza depressiva, eu sou o teu sustento. Abandone esta falsa ideia de que é o único. Existem muitos ainda, iguais à você, que não se dobraram aos falsos deuses. Vem para fora, e se encontre comigo de novo. Tu és meu profeta, deves comunicar a mim e não a si mesmo. Seja firme, humilde e calmo. Existe alguém como Eu, seu Deus?

Deus fala conosco, que mesmo com nossas mazelas, Ele é maior do que tudo isso, e se manifesta através desse carisma para nos levar adiante.

Se você é desse carisma, é através de um encontro com ele que sua vida ganhará sentido e terá forças para continuar, assim como Elias se renovou no encontro em Horeb.

O lugar certo

Se estivermos no lugar certo, atentos ao que Deus nos diz, o resultado será felicidade e santidade. Esta é a verdade. Não estou dizendo que não haverá problemas e dificuldades, mas haverá santidade e felicidade, e isso basta.

Para nós Cristo Libertador a cela é o lugar de encontro com Deus. Nosso Horeb. Aqui somos mais santos e felizes. Para nós não há como ser, se não vivermos o mesmo que Elias. Frequentarmos os mesmos lugares que ele, respondermos o mesmo que ele, sermos corrigidos como ele foi.

O primeiro Cristo Libertador da história nos ensina como sermos os novos cristos libertadores que irão mudar a história, como ele, Elias mudou, como Ele, o Cristo mudou.

Será que aqui também não é o seu lugar? Será que Elias não é o amigo íntimo que te ajudará a se relacionar com Deus? Será que esse não é seu Horeb?

Vocacional 2019

Teremos nosso retiro vocacional em julho para nos aprofundar em tudo isso e te levar a uma profunda reflexão sobre a vontade de Deus para a sua vida.

Talvez aqui seja o seu lugar também, e como saber? Apenas conhecendo, rezando. É esse o objetivo desse retiro.

Local: Monte das Oliveiras, MG (Alpinópolis), será lá por conta que esse lugar marca a história de nossa comunidade e foi onde tudo começou. Sairemos de Pirituba, São Paulo, de ônibus até lá.

Dias: 05 a 09 de julho (é feriado)

Se desejar, faça sua inscrição aqui: https://cristolibertador.com/horeb/