ORAÇÃO DE MARDOQUEU
“Orando então ao Senhor em lembrança de todas as suas grandes obras, ele se exprimiu nestes termos:
Senhor, Senhor, Rei todo-poderoso,
Tudo está sujeito ao teu poder
E não há quem se oponha
À tua vontade de salvar Israel.
Sim, tu fizeste o céu e a terra
E todas as maravilhas que estão sob o firmamento.
Tu és Senhor de tudo
E não há quem te possa resistir, Senhor.
Tu sabes de tudo!
Sabes, Senhor,
Quem nem arrogância, nem orgulho, nem vaidade
Me levaram a fazer o que faço:
Recusar-me a me prostrar
Diante do orgulhoso Amâ.
De boa vontade eu lhe beijaria a planta dos pés
Para a salvação de Israel.
Mas o que eu fiz, era
Para não colocar a glória de um homem,
Acima da glória de Deus;
E não me prostrarei diante de ninguém,
A não ser diante de ti, Senhor,
E não o faço por orgulho.
E agora, Senhor Deus,
Rei, Deus de Abraão,
Poupa o teu povo!
Pois tramam a nossa morte,
Projetam aniquilar tua antiga herança,
Não desampares esta porção, que é tua,
Que resgataste para ti da terra do Egito!
Ouve minha oração,
Sê propício à porção de tua herança
E muda nosso luto em alegria;
A fim de que vivamos para cantar teu nome, Senhor.
E não deixes emudecer
A boca dos que te louvam.
E todo o Israel clamou, com todas as suas forças, pois a morte estava diante de seus olhos.” (Ester 4, 17a-17i)
Mardoqueu permanece confiante no Senhor mesmo diante da morte. Amã preparou a força para Mardoqueu, mas a ação do Senhor já estava sobre aquele lugar.
Ester também não age com emoção, ela prepara um banquete, depois outro banquete, com paciência e sabedoria (Ester 5, 3-9).
Livrai-nos do Medo
Ester, mesmo com o coração gemendo de temor, tinha o rosto alegre como se ardesse de amor. E assim o Senhor nos chama a viver, alegres e ardendo de amor. Podemos ver que assim que ela se colocou diante do leão com coragem, o Senhor rapidamente começou a mover tudo em seu favor.
Por muito tempo eu me castiguei ficando presa no medo, e ainda tenho que tomar cuidado com isso, era como se eu não merecesse ser feliz, como se tudo fosse terminar em algo ruim, então já ficava esperando essa parte chegar e não vivia a fase boa.
E apesar de hoje ter mais dias alegres, há situações em minha vida em que a ansiedade e o desespero tomam conta, e então posso decidir, dormir no sono da morte ou enfrentar o medo e permitir que a página continue a virar.
Pode ser que assim como eu, você tenha muitos medos enraizados, e não consiga muitas vezes enxergar de que terá um fim, mas entenda que Deus é aquele que tudo pode e nos ajudará a vencer a morte quantas vezes forem necessárias.
É preciso que sejamos corajosos para fazer o que precisa ser feito, independentemente de quais são as nossas dificuldades e tribulações.
Lembre-se que ao vencer a morte, poderá entregar vida a uma geração.
A Mortificação do Jejum
Ester jejuou por três dias e suplicou ao rei que lhe concedesse vida a ti e a teu povo, e foi atendida, pois o Senhor é aquele que converte a ruína e o luto em alegria, mau em bem, treva em luz, guerra em Paz, desespero em esperança, morte em vida!
Na bíblia vai dizer que o jejum merece a libertação. Ajudará e te ajudará a vencer o medo. Engraçado que essa foi uma das coisas que mais fui tentada no meu último ano formativo dentro da comunidade.
Uma ação que o Senhor sempre me pediu, através da igreja, do carisma, do Espírito Santo e agora na vida de Ester, pois há inimigos e demônios que só serão vencidos através do jejum.
Ester foi uma mulher que creu em um Deus de providência e misericórdia, a sua coragem gerou vida naquele lugar!
Romper de Vida
“O Espírito da morte passou muitas vezes em nossa porta, mas nós não fomos abalados.”
Entretanto o Senhor hoje nos pergunta:
– Está disposta(o) a suportar o processo?
Oh Senhor! Tu sabes de tudo, sabe do nosso coração, dos nossos desejos, mas às vezes dói tanto que dá vontade de desistir.
Assim como uma mulher que está dando à luz, ela sabe que depois da dor virá a alegria, um romper de vida, e ela deseja isso ardentemente, mas quando a dor vai aumentando, da vontade de parar.
E aí é preciso fazer uma escolha: desistir e impedir que a página continue a virar, ou enfrentar os medos e ter um romper de vida.
“Ó Deus cuja força tudo pode vencer, ouve a vós dos desesperados, tira-nos dos malfeitores e a mim, livrai-me do medo!” (Ester 4, 17y)
“TODA MORTE VENCIDA GERA VIDA!
TODO MEDO DESTRUÍDO, GERA CORAGEM!
TODA PERDA QUE BATE A PORTA SE TRANSFORMA EM ENGANO!
Posso dormir o sono da morte, posso encontrar formas do meu ar não respirar, mas há um destino sim, se a morte quer tanto me parar é porque se eu não desistir e não me entregar, valerá a pena.”
E assim, finalizamos essa série sobre a Rainha Ester e a minha vida. É só o começo da libertação, pois Deus nos há de conceder muito mais. Deus abençoe!
LEIA MAIS: