Arte e Cultura, Discípula Livre

Tenho que rezar para namorar?

By

O que é preciso fazer para começar a namorar? Tenho que rezar para namorar? Tem que discernir, por quê? Qual é a importância de um discernimento de namoro? Aliás, o que é um discernimento de namoro?

São tantas questões, porquês, dúvidas, que muitas vezes temos e não encontramos respostas exatas para isso.

Hoje, a maioria dos jovens têm esse desejo de namorarem, construírem uma família, talvez alguns com os moldes santos e ideais e outros nem tanto. Com isso, vale falarmos um pouco sobre esta fase do discernimento para o namoro, como é algo que estou vivendo atualmente, posso falar e partilhar as experiências que tenho vivido para juntos trilharmos este caminho rumo ao namoro santo!

 

O QUE É O DISCERNIMENTO?

A palavra discernimento de uma forma prática, significa ter a capacidade de avaliar as coisas com bom senso, clareza. Ou compreender as situações e decidir por exemplo o certo do errado.

Trazendo para nossa realidade o discernimento para o namoro serve para que possamos compreender se é ou não a vontade de Deus que esse casal, de fato, se torne um casal.

É importante dizer que esse tempo não é um pré-namoro, porque antes de compreender a vontade de Deus para os dois preciso saber qual é a Sua vontade para mim. Esse é um tempo de escuta, e posso testemunhar a grande graça que é viver bem este tempo.

O discernimento te leva ao conhecimento do outro e na sua vivência é importantíssimo toda a parte espiritual, mas a parte humana também precisa ser trabalhada. É preciso conversar sempre e sobre tudo, os gostos, valores, os prazeres, as opiniões, porque tudo isso me ajudar a discernir e escolher se é com essa pessoa que eu quero passar o resto da minha vida.

 

O PRÍNCIPE ENCANTADO

E vamos desmitificar uma coisa? NÃO EXISTE PESSOA CERTA, O JOSÉ CERTO, A MARIA CERTA! O que existe é UMA ESCOLHA CERTA! Porque Deus nos fez livres e em nada fere a nossa liberdade. Nós como bons filhos precisamos escolher bem e apresentar a Jesus as nossas escolhas e Ele nos direcionará no caminho.

O tempo do discernimento não é uma certeza de namoro, que fique bem claro isso. Vocês podem fazer três, quatro, cinco meses de discernimento e entenderem que não é isso, que não devem ficar juntos… E tudo bem! Vamos seguir em frente, é muito melhor descobrir e encerrar o processo agora do que durante o namoro, porque a possibilidade de empurrar com a barriga e deixar com que o outro faça cócegas na minha carência é grandíssima!

 

POR QUE O DISCERNIMENTO É IMPORTANTE?

O discernimento é a fundação de um namoro e sabemos que para construir uma boa casa, a fundação precisa estar bem preparada. Assim também é no namoro, se não fiz um bom discernimento certamente verei as consequências no meu namoro, e se não vivi um bom namoro, certamente verei as consequências no meu noivado e casamento.

E eu te digo, até quando você vai colher frutos amargos e até mesmo podres em sua vida por conta das suas más escolhas?

Nós temos exemplos claríssimos de casais que se hoje pudessem voltar no tempo fariam um discernimento bem feito. Posso dizer isso com propriedade, porque dentro do meio comunitário nós temos a convivência e podemos ver muitos casais hoje tendo diversas dificuldades com submissão, sexualidade, assumir seu verdadeiro papel por conta de experiências mal vividas em sua fase de namoro.

É difícil ajustar algumas coisas que já foram perdidas e imersas pelo pecado, mas vejo a graça e ação de Deus na vida dos casais da nossa comunidade, onde ambos se violentam pela santidade de sua família!

Agora para nós, solteiros, namorados, isso não é um exemplo? Se ver o testemunho desses casais não te impulsiona a fazer tudo diferente, a viver a castidade, a santidade de fazer as coisas certas como de fato precisam ser feitas, tem algo de errado. Certamente, se você não é impulsionado por isso, e mesmo no tempo de discernimento dá vasão as vontades da sua carne, volta um pouco, porque tem coisa errada aí e certamente você só viverá esse tempo de discernimento como um simples “cumprir regra” e não viverá as graças que este tempo proporciona.

 

JESUS ESTÁ NO CONTROLE

Logo quando comecei a viver esse tempo de discernimento eu não sabia como seria, ou o que Deus prepararia para nós ali. Mas pude fazer um grande exame de consciência e ver de fato o que eu gostaria de cultivar neste tempo, para que ele fosse frutífero e pudéssemos colher os frutos mais para frente!

Deixar o controle nas mãos de Jesus que para nós enquanto comunidade é representado pelo carisma e por nossos formadores é essencial. Como diz a passagem de Lucas 11,11: “Qual pai, dentre vós, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra?” Assim é o carisma conosco, seria incapaz de nos oferecer algo que não seja bom aos olhos de Deus.

E também é aquilo que já escutamos bastante: O carisma nos dá todas as respostas que precisamos, seja ela qual for. Então que possamos de fato recorrer a ele, e se você não pertence a nenhuma comunidade, recorra a seu diretor espiritual certamente ele saberá te guiar!

Não confiemos em nós mesmos, porque facilmente podemos viver mal e porcamente este tempo, confiemos em Deus e com o coração Nele, certamente seremos guiados ao melhor caminho.

Enfim, rezem juntos, conversem, se conheçam, se divirtam, afinal se der namoro precisa ser um namoro jovem, vivo, alegre e santo! Lance as sementes, regue, cuide e verá os frutos que essa linda árvore irá gerar.

 

Se você, tem dúvidas ainda de como viver este tempo, nos chama, nossa comunidade está a disposição pra te ajudar a viver um discernimento verdadeiro para no futuro vocês viverem uma relação que os eleva ao céu!

 

Leia também:

Vanessa Calheiros, discípula Livre do Senhor da liberdade! Estagiária da Frozen. Amo escreve, amo poesia, amo falar do e com meu amado! #letitgo

https://cristolibertador.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.