Dificulte os cálculos

Vamos conversar sobre modéstia?

Há diversas opiniões sobre esse tema, algumas bem radicais outras nem tanto.

 

O QUE É?

Segundo o dicionário, modéstia é a ausência de vaidade em relação ao próprio valor.

Já segundo a doutrina da Igreja Católica, a modéstia é uma virtude caracterizada pela moderação de matérias de menor dificuldade, como as ações exteriores e o vestuário. O conceito de modéstia também pode incluir a humildade e estudiosidade.

São Tomás de Aquino definiu na Suma Teológica a modéstia como a virtude que modera as matérias de menor importância e dificuldade, sendo anexa à temperança, a virtude principal que modera as coisas de maior dificuldade (as concupiscências dos prazeres do tato). São Tomás dividiu essas matérias de menor importância em quatro tipos, sendo que as duas primeiras requeriam virtudes próprias:

  • O movimento da mente em direção a alguma excelência, sendo moderado pela humildade;
  • O desejo de coisas relativas ao conhecimento, sendo moderado pela estudiosidade;
  • Os movimentos do corpo e as ações;
  • A apresentação exterior, como o vestuário e semelhante.

 

VESTIR-SE COM MODÉSTIA

A modéstia no vestir deve se respeitar o pudor, não deve ser um vestir-se desalinhado ou luxuoso (a não ser que o “luxo” seja para adorar ao Senhor).

Nada com muitos adornos ou como diz meu fundador com muitos “penduricalhos”, é permitido certos tipos de adornos para aquelas que são casadas ou para as que tem a vocação matrimonial, tudo com temperança e prudência.

A modéstia na vida da mulher em alguns casos é um combate direto ao pecado da vaidade e da luxúria. Ajudando a moderar os prazeres e desejos desordenados que há dentro de si.

Muitas mulheres acredito, que assim como eu, não entendem o sentido real da modéstia, porque infelizmente algumas ideologias malditas criam raízes e efeitos dentro de nós como: “O que é bonito é para se mostrar.” Parafraseando hoje faz muito mais sentido dizer que “Aquilo que é bonito é para se guardar.”

Ela nos ajuda na virtude da pureza, e muito mais do que “esconder-se por debaixo de uma saia” é esconder-se no coração de Deus.

 

O PECADO DA LUXÚRIA

Quando estudamos a terapia das doenças espirituais vemos que a luxúria na vida da mulher é acessada no mostrar-se e por isso a modéstia nos ajuda no combate ao pecado.

Agora a luxúria na vida do Homem é acessada através do olhar e esse é o ponto que gostaria de chegar. Convenhamos que para o homem é muito mais difícil o combate a luxúria e isso não exclui o combate na vida das mulheres, porque também é embaçado.

Porém, quando entendemos que o pecado é ativado através do olhar, conseguimos enxergar o tamanho da dificuldade. Porque olhou e se deixou bobear, já era… Quando menos espera já imaginou de uma maneira diferente, já sentiu prazer e caiu, talvez na masturbação ou num desejo compulsivo.

 

DIFICULTAR OS CÁLCULOS

E para nós mulher, o que nos cabe para ajudarmos os homens neste combate?

Deus criou todos as coisas com perfeição e isso não se difere a nós, ele imaginou todos os detalhes, as curvas e isso nos forma como um ser humano perfeito aos olhos e criação de Deus.

O que precisamos para ajudar nossos queridos irmãos a vencerem este maldito pecado da luxúria é dificultar os cálculos para ele. Como assim, Vanessa?

Assiste uma partilha de uma irmã uma vez que me ajudou a entender melhor sobre isso…

Num simples olhar de um Homem, os cálculos na mente dele são feitos rapidamente para que de cara já analisem os traços, formas da mulher, e isso já é um instinto masculino e todos os homens se tudo corre bem rs, tem inclinação para isso.

A modéstia nos ajuda diretamente a dificultar esses cálculos para o homem, seja no usar uma blusa mais larga, uma saia longa ou na altura dos joelhos, calças mais largas, camisetas menos decotadas.

Com isso, ao homem reparar ele não verá a beleza que é exaltada pelo corpo que está marcado por roupas apertadas ou decotadas, mas irá reparar no pudor e na virtude de uma mulher que preserva a pureza em si para um bem maior que é Deus.

Isso ajuda tanto no combate dos homens que é ativado pelo olhar e tanto no das mulheres que é o mostrar-se.

 

DICAS DE MENINAS

Para você que não vive a modéstia e quer viver ou para você que vive e quer melhorar, partilho com vocês algumas regras que temos de modéstia aqui na Comunidade de vida que podem te ajudar.

É bom também entender que talvez, além dessas regrinhas básicas você encontre a necessidade de fazer algo a mais, esteja livre e assim o faça o que for melhor para a sua santificação.

  • Sempre utilizar bermuda por debaixo de vestidos, saias, macacões e calças largas
  • Sempre utilizar regata fininha por debaixo de camisetas soltas, regatas largas ou um pouco decotadas, blusas transparentes
  • Bermudas, vestidos e saias do joelho para baixo
  • No uso de calça legging ou jeans justa, usar a camiseta que cubra o bumbum
  • Não é permitido chinelo e meia na rua
  • Não utilizar somente regatas de alças finas em nenhuma ocasião

É isso, as regras são básicas e vão de acordo com a necessidade de cada um, talvez em minha particularidade e em combate ao meu pecado eu entenda uma necessidade maior de viver a modéstia diferente das minhas irmãs e tudo bem.

 

Que sejamos mulheres mais santas, modestas, puras e castas ao olhos de Deus e não se esqueça, vamos dificultar os cálculos!

ASSISTA NO YOUTUBE TAMBÉM: