Toda uma construção leva tempo, precisa estar bem estruturada, firme, alicerçada. No começo só se vê escavações infindáveis, e muitas vezes isso gera um certo desespero. Ansiosos como somos já queremos ver a obra terminada, mas o nosso Deus é tão bom que nos permite viver fase por fase. Eis aí o nosso tempo de espera!
Nos últimos dias ao acordar essa reflexão logo veio em meu coração, não é uma idéia tirada de qualquer lugar, mas sim da minha própria vida.
VAMOS FALAR DO TEMPO DE ESPERA?
Para quem está solteiro e tem como seu estado de vida a vocação matrimonial, sabe bem do que é este tempo. Aquilo que muitos dizem, dando até aquela romantizada básica em que você quando menos esperar vira o tão sonhado “José” ou a “Maria” e blá, blá, blá.
Sim, isso é uma verdade! Mas esse não é um tempo de príncipe e princesa onde ambos estão sentados no trono do castelo real esperando o amado vir ao seu encontro para dar-lhe um beijo apaixonante e encantador, voltemos a vida real, esse é um tempo de construção!
MÃOS NA MASSA
A fase da espera é o tempo do trabalho (não que você não trabalhará mais pra frente, o serviço é constante!) É o tempo de autoconhecimento, onde você entenderá de fato quem você é, quem é Deus para você. Entenda, se você não reconhece quem você é e quem é Jesus Cristo na sua vida, você nunca estará pronto para um relacionamento, porque dificilmente reconhecerá quem é o outro para você.
Use desse tempo para ter uma amizade com Deus, seja amigo íntimo, adentre em seu sagrado coração. Um tesouro valioso é muito bem escondido e poucos tem a graça de encontrar. Quando entendemos que somos esse tesouro de Jesus, vamos ver o quão valiosa nossa vida e vocação é e isso aumenta o desejo de não entregá-la a qualquer garimpeiro, mas a quem essa pedra preciosa é digno por herança, e essa parte é só Deus quem fará.
HÁ MUITO A SE FAZER
No percurso você verá que tem muita pedra nesse terreno que precisa ser retirada.
Não faça tudo só pensando que é uma preparação para alguém, por isso vive aquele processo. Antes de tudo se não for para Jesus não é para ninguém, ele é a prioridade, se já começa sem Ele no centro, facilmente o outro se tornará o “deus” da sua relação e isso nada mais é do que idolatria! Viva para Deus, por Ele e só por Ele, o que vem com isso é a graça e a manifestação do imenso amor dele por nós!
Algo importante é que se você já entende que matrimônio é o teu estado de vida e já caminhou bem em seu processo de autoconhecimento. Reze por seu futuro namorado, esposo, até mesmo não sabendo quem é!
Deus conhece o nosso coração, mas as movimentações também precisam vir de nós, não estou dizendo que é o tempo da caça para você sair por ai, que fique claro isso. É o tempo de colocar no coração de Deus as vontades do seu coração, talvez não sejam atendidas porque Ele sabe o melhor para nós e certamente nos dará este melhor!
Mas se relacione em amizade com Deus, fale quais são as características da pessoa em que você gostaria de ter ao seu lado. Reze pelo anjo da guarda dele(a) talvez você assim como eu numa fase da vida poderá achar que é pedir demais, mas não é, acredite!
FILHO PEDE
O próprio Senhor em Mt 7, 7-12 nos diz: “Pedi e Recebereis!” Então peça! Se coloque na condição de filho, porque filhos pedem coisas a seus pais. Se essa for a vontade dele, certamente te dará, vamos ter esperança, meu povo!
Tudo isso não é um processo rápido, entenda que essa é a construção da sua vida e Deus como bom arquiteto e mestre de obras que é quer que essa obra seja perfeita!
Se permita viver as escavações do autoconhecimento.
Permita-se compreender e viver as fases de estruturação, onde a sua vocação e intimidade com Deus é firmada em solo bom.
Se deixe viver a concretagem, onde sua fé será firmada.
Tudo leva tempo, cada fase bem vivida é um passo a mais para a obra completa, não é qualquer arquiteto que comanda, é o próprio Cristo!
“Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu.” Ecl 3, 1
Para ajudar a refletir, ouça:
Leia mais textos relacionados: