Responda no Chronos para viver o Kairós

Chronos é o senhor do tempo, enquanto Kairós representa o tempo que não pode ser controlado. Para os gregos antigos, o primeiro significava o tempo cronológico, enquanto o segundo se referia à qualidade do tempo vivido, algo que não pode ser medido através de números (fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-o-tempo-de-chronos-e-kairos/)

O chamado de Deus a cada um de nós se dá no Cronos, mas a resposta determina o início, ou não, do Kairós. Somente o sim ao verdadeiro Senhor do Tempo, fará nosso tempo valer a pena, ou melhor, valer a vida.

 

A origem grega

Estes dias refletindo sobre a origem grega mitológica destes dois termos, Cronos e Kairós, o Senhor Jesus, único e verdadeiro Deus, me lembrava da importância de respondermos prontamente ao seu chamado de amor por nós.

Esta vida cronológica finita é passageira, e pode ser um caminho de volta à vida kairotica eterna, ou uma penosa jornada à morte eterna. Jesus me dizia: “não demore meu filho, pois eu chamo enquanto passo. Se demorar irá me perder de vista! ”

Na mitologia grega, Chronos (Cronos) é o Deus do Tempo, uma grandeza que pode ser medida por horas, minutos, dias, semanas, meses e anos. Sua força é implacável e não pode ser detida, e tudo o que é conquistado nesse tempo é efêmero e findável.

Já Kairós é descrito como um jovem belo e com apenas um tufo de cabelo na testa, Kairós era um atleta tão ágil que era praticamente impossível persegui-lo. Entre os romanos, ele recebeu o nome de Tempus, que representa aquele breve momento em que as coisas são possíveis.

Kairós é o tempo que não pertence ao Chronos, e não pode ser cronometrado ou previsto.

Trata-se da oportunidade.

 

A oportunidade

Oportunidade de uma vida qualitativamente Santa. Está é a oportunidade que recebemos de Cristo ao sermos chamados. Ter vida em abundância. Porém, está só será possível se for agarrada radicalmente, ou seja, rapidamente e com força, sem esta radicalidade o Kairós passa, e Cronos volta a devorar tudo.

Talvez você não esteja entendendo aonde quero chegar, então vamos de exemplos.

Aqui em nossa comunidade entendemos que um dos elementos importantíssimos que separam o consagrado do restituinte (irmãs que acolhemos da Fundação Casa) é o tempo de resposta. Sendo mais claro a velocidade de conversão, ou, a agilidade em se submeter ao amor exigente de Deus. Demoro para obedecer, sou restituinte e não consagrado. Demoro a me confessar, estou restituinte e não consagrado. E por aí vai.

Esta premissa pode ser estendida a todos os cristãos, uma vez que muitos de nós esperam atingir condições humanas perfeitas para então agarrar a oportunidade sobrenatural do seguimento de Jesus Cristo. Primeiro vou me aposentar, criar filhos, casar-se, aproveitar o casamento, subir de cargo no serviço, como se tudo isso fosse prerrogativa para dizer sim a Deus. Esqueço que o humano perfeito só será alcançado se submetido totalmente ao sobrenatural, que o dignifica e realiza de fato.

Dizer não à oportunidade de Jesus, é ter o Cronos te devorando e te distraindo para que perca Jesus de vista, e já não escute mais sua voz doce e suave que chama.

 

Uma vida leve e santa

” Na filosofia, Chronos era descrito como o senhor do tempo e da pressão das horas comandadas pelo relógio. Era um carrasco responsável por controlar o tempo real, do nascimento até a morte.

O tempo de Chronos é o limitador para a quantidade de atividades realizadas durante o dia, e a humanidade acaba se tornando escrava dele.

Kairós, por sua vez, era um jovem destemido que não se importava com o tempo cronológico do relógio ou com o calendário. Ele era o tempo que não podia ser cronometrado, as coisas que acontecem sem hora marcada, as surpresas do dia a dia.

O tempo de Kairós nos convida a aproveitar a vida com mais leveza, de forma mais despojada, sem se importar o tempo todo com o implacável Chronos”.

 

A mensagem central

Se a mensagem ainda não ficou clara meu irmão, vou sintetizar aqui: Quem não responde ao seu chamado vocacional dentro do Cronos, jamais viverá o Kairós de Deus!

Chega de enrolação meu irmão e minha irmã, é hora de deixar de ser promessa e se tornar realidade.

Tome uma decisão!

Deus cumpre as suas promessas, seja uma delas, permita que Ele te realize. Ou do contrário só serás mais um número consumido pelo devorador, e aqui não falo do Cronos, mas sim de Satanás. Promessas não realizadas são esquecidas.

O tempo que estamos vivendo está repleto de oportunidade para quem quer ser Santo e fazer a diferença no mundo. Agarre a oportunidade, a verdadeira imortalidade, em Deus, o único e verdadeiro Deus, que nos oferece a vida no Cronos, mas a transcendência no Kairós.

Siga Jesus hoje. Seja Santo hoje. Transcenda já!

 

Leia mais:

 

A Cruz, símbolo de alegria!

Pecou, é escravo!

 

cristolibertador.com/ | blog.cristolibertador.com/