Estamos em obras

Se você acompanha esse Blog e nossa comunidade, você já sabe: Estamos em Obras!

Nossa capela está sendo totalmente reformada e revitalizada: piso, pintura, altar, sacrário, cruz, tudo isso “novinho da silva”.

Antes da reflexão, aproveito para fazer um “merchan”. Você que possa nos ajudar entre em contato com sua doação e também para te comunicar que nossa inauguração será dia 16 de maio com a benção da estrutura pelo nosso Bispo regional Dom Carlos Silva.

 

O Barulho

Todas as quartas temos nosso dia de cela, dia de silenciar os barulhos externos e internos e de nos encontrarmos com o Senhor em Adoração. A nossa capela é esse lugar de encontro, silêncio, entrega e escuta. Porém, ela está em obra. Já tem alguns meses que além de discernir a voz de Deus entre nossos pensamentos temos também que estar focados para não se distrair com o barulho do bate estaca, da serra elétrica ou até dos pedreiros conversando entre eles. Nesse período, ou você aprende a focar no Senhor ou então será um tempo perdido.

Ao estar em Adoração nesta manhã, o Senhor me levou a fazer memória do momento que Ele carregava a cruz. Muitos se enganam achando que enquanto Jesus era injustiçado e pagava a sua pena ele tinha a atenção popular. Muitos filmes retratam desse jeito, mas a cidade toda não parou para ver Jesus. Enquanto Jesus passava existiam pessoas que estavam pouco ligando para Ele, o comércio funcionava normalmente. Não me estranharia saber que entre uma chicotada e outra, algum comerciante gritava sua oferta do dia para os passantes. Você já parou para pensar que nem mesmo naquele momento Jesus recebeu atenção exclusiva? Nem mesmo no seu maior ato de amor ele era o centro. Maria deve ter enfrentado a indiferença de muitos quanto via seu filho sofrer. Os que gostavam dele tinham que estar focados para não serem distraídos por outras coisas.

 

Jesus quer ser o centro

Nesse momento pandêmico, muitas pessoas devem se sentir como se estivessem em uma guerra, cheios de distrações, notícias de morte, necessidade de se proteger, barulhos e escombros para todo lado. Facilmente se esquecem de contemplar Jesus, rapidamente se esquecem de escutá-lo e se movem a tarefas práticas de sobrevivência. Pobre de nós que somos tão Martas e tão pouco Marias (Lc 10, 38-42). Jesus quer ser o centro de nossa vida, não porque Ele precisa, mas porque nós precisamos Dele. Ele se dispõe a nos escutar e a nos ensinar nos momentos de Adoração. Ele não é um Deus carente que precisa de atenção, nem enquanto vivo exigiu isso, porém é um Deus que se doa completamente em Eucaristia para seguir nos salvando.

 

A Obra Interna

Nossa capela está em obras e nós também. Estamos em fase de purificação constante, humana e espiritual. Ao andar pela cidade encontramos nos canteiros de obra a seguinte mensagem: “Desculpe pelo transtorno, estamos em obra.”. É verdade, obra causa transtornos e exige cuidados daqueles que passam por lá. Você já deve ter passado por nossa comunidade e se ferido, eu te digo: “Desculpa, a obra ainda não está pronta.”.

Nosso interior vive em uma constante construção, muitas vezes iniciada pela demolição de obras mal-feitas. Estamos sendo sondados pelo melhor Mestre de Obras que existe, ou seja, Deus. Porque Ele nos criou, Ele conhece o nosso manual de funcionamento, sabe o lugar de encontrar peças originais e sabe os lugares para fazer os ajustes corretos.

Numa obra não se pode fazer tudo ao mesmo tempo, é preciso respeitar etapas de um processo e se algo ficar ruim, as vezes é melhor recomeçar do que avançar. Muitas vezes precisamos alocar os insumos em locais temporários antes da instalação definitiva. Com os entulhos acontece o mesmo, não se pode descartar em qualquer lugar ou em qualquer horário, muitas vezes é preciso paciência. E a sujeira? Essa ai parece ser interminável, um cômodo suja o outro e qualquer pessoa que ali tentar adentrar. Para entrar em uma obra tem que estar disposto a se sujar.

 

A cura

O processo de cura interior, de ascese espiritual não seria muito diferente desses de uma obra, a grande diferença é que o Senhor precisa reformar em vez de construir do zero. Se você já mexeu com obras antes sabe que esse processo é muito mais difícil, tem mais custo e toma mais tempo. Quando antes você entregar a sua vida para o Senhor, mais fácil será esse processo.

 

Acolhimento

Faltam poucos dias para que tudo fique pronto, quanta ansiedade. Vivemos uma fase de projeto, outra de busca de recursos financeiros, passamos pelos sonhos e ansiedade, agora em breve poderemos experimentar o resultado de todo esse movimento corajoso. Afinal, é preciso ter muita coragem para querer mudar. Para algumas pessoas a capela antes já resolvia o que pretendia, ou seja, era um templo de oração. Sendo assim, para que fazer todo esse esforço de mudança!? Será que não faz diferença nenhuma? É claro que faz, estar em um lugar mais bonito, mais arejado, sem goteiras ou fedor, tudo isso nos permite se aproximar de Deus com maior facilidade.

Em nossa vida humana precisamos querer ser melhores a todo momento, para aqueles que se relacionam comigo terem mais qualidade e se sintam mais confortáveis. Eu preciso buscar ser melhor para oferecer aos outros o melhor de mim e não para mim mesmo, isso seria egoísmo.

Tanto o templo como a minha vida precisam ser locais de acolhimento, de descanso, de formação ou de apresentação de Deus. Vidas cheias de telhados furados e paredes caídas, dificilmente conseguirão servir de orientação para outras vidas.

Nossa comunidade está em festa, porque estamos reformando a capela e também o nosso interior, o nosso corpo comunitário. Após passar a pandemia o mundo precisará de pessoas e locais mais preparados para acolher o caos nele instalado.

Te agradecemos Senhor por nos dar essa visão antecipada das coisas e nos direcionar nesse caminho.

 

Oração

Aproveite as provocações desse texto e peça a Deus que nessa mesma moção reconstrua também seu interior.

“O Espírito de Deus que sonda todos os corações, adentre em meu interior e encontre os locais que precisam de reforma. Se for necessário e possível destrua tudo e comece novamente. Eu te permito ser meu Mestre. Te entrego tudo o que tenho como instrumento dessa obra. Faça-se em mim. Amém!”

 

Leia mais: 

Entre no teu quarto e reze.