Grudados na Cruz

 

Dias atrás em uma Homilia do Júlio Neto da Aliança de misericórdia, ele partilhava sobre o evangelho de João 15, sobre a videira.

Assim que começou a homilia, fiquei me perguntando, quais frutos eu tenho dado, e logo o Senhor me questionou:
Porque deseja saber os seus frutos?

De fato, é para glorificar o meu nome? É para louvar e agradecer pelas graças que eu derramei sobre você? É para testemunhar quem é o Senhor da sua vida? É para enxergar o que você pode melhorar?

Ou na verdade é para se vangloriar? Para dizer o quão forte você é ? para ver a quantidade de coisas que você consegue realizar? É para se comparar com outros que talvez não tenha conseguido permanecer?

Qual a verdadeira finalidade ? Como tem servido?

 

O orgulho nos tira da presença de Deus

Percebo que ainda que eu reconheça que tudo que eu faço é por graça de Deus, no fundo o orgulho está sempre presente!
Quantas vezes achamos que estamos grudados na videira e na verdade estamos a um passo da secura, quantas vezes achamos que o Senhor é o centro de nossas vidas, mas para levantar mais cedo para rezar e ir a missa, perdemos a hora, estamos cansados, e no dia de trabalho, fazemos o corpo reagir.
Quantas vezes achamos que estamos com o coração aberto para aquilo que o Senhor deseja realizar em nossas vidas, mas na verdade os nossos desejos que estão a frente.
Quantas vezes achamos que estamos servindo por amor e na verdade estamos servindo por interesse próprio.
Quantas e quantas vezes…quase que diariamente!

 

Grudados na Cruz, enxertados na videira

De fato, não é possível mensurar o preço de nossos pecados na cruz!
E é por isso que devemos permanecer grudados a ela, porque se permanecermos grudados , ainda que venha a tempestade, ainda que pareça que o Senhor se esqueceu de nós , ali Ele estará podando e cortando aquilo que brota do nosso coração e que não é dEle, para que possamos dar frutos verdadeiros, para que o nosso coração seja verdadeiramente transformado!

“Permanecer na videira, não é apenas aguentar ou esperar, como um ato de heroísmo, isso é soberbo, mas antes, ter a consciência das próprias limitações e o mal que podemos causar, a medida que soltamos a videira, e esse temor nos faz manter grudados nessa videira”. (Julio Neto)

Que o Senhor possa cada dia mais nos dar a graça de permanecer, de ficarmos grudados na cruz e não soltar por nada, confiantes de que ali florirá um novo jardim!

 

A música “Florirá” da Comunidade Shalom me ajudou a rezar sobre o tema, espero que o Senhor fale ao seu coração assim como falou ao meu.

 

 

LEIA TAMBÉM:

 

 A cruz é minha!

 

Agarrar a permanência, é agarrar a cruz