O que a Ressurreição tem a ver com a Misericórdia?

Estamos celebrando a oitava de Páscoa e juntamente com a alegria do Ressuscitado, estamos fazendo a novena da misericórdia. Mas o que será que uma coisa tem a ver com a outra?

 

No domingo da Festa da Misericórdia lemos o evangelho em que Jesus aparece para Tomé, e diz para o apóstolo tocar em seu lado aberto:

“Jesus veio, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco!”. Disse depois a Tomé: Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” (Jo 20, 26)

 

Jesus faz essa aparição oito dias depois da primeira, que tinha sido perto do sepulcro para Madalena . Faz isso para renascer a fé em um dos seus. Não tinha como deixá-lo para trás, mesmo depois da Cruz, Jesus “extrapolou” mais uma vez os limites deixando Tomé tocá-Lo.

 

A miséria se encontra com a Misericórdia

Aqui podemos fazer diversas meditações a respeito da falta de fé, do seu pecado e de seu coração fraco, mas o que mais me chama atenção é o local em que Cristo pede para ele tocar. Poderia ter sido nos pés ou nas mãos, poderia nem ter tido toque, mas Ele assim desejou.

A todo momento a miséria e a misericórdia se encontram. Na criação. Na encarnação. Na vida pública. Nos milagres e nas curas. Na transfiguração. Na agonia do horto. No calvário. Na ressurreição. Nas aparições. Em pentecostes.

Em toda nossa vida, antes mesmo de nascermos, é um constante encontro. Como se a todo momento precisássemos fazer que nem São Tomé e tocar no Cristo Vivo. E assim poder dizer: Eu vivo de misericórdia! como diria Teresa.

 

Pelas mãos de Santa Faustina

Uma vez, quando o confessor mandou que eu perguntasse a Jesus o que significavam aqueles dois raios na Imagem — respondi-lhe: “Muito bem, perguntarei ao Senhor”. Durante a oração ouvi estas palavras interiormente: Os dois raios representam o Sangue e a Água — o raio pálido significa a Água que justifica as almas, o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas… Ambos os raios jorraram das entranhas da Minha misericórdia, quando na cruz, o Meu Coração agonizante foi aberto pela lança. Estes raios defendem as almas da ira do Meu Pai. (DSF 299)

 

Da mesma forma que Tomé tocou, Jesus apareceu para Faustina com os raios vermelho e branco pulsando de Seu lado. Ele insiste em testificar Seu amor por nós!

O amor com o qual Deus nos ama venceu naquela Cruz, por isso devemos celebrar com toda confiança a festa do Amor por nós, que é Misericórdia. A alegria de tocar nas entranhas do Cristo Ressuscitado e assim fazer a mesma experiência de São Longuinho, de sermos inundados pelo sangue e água.

O contato com a Misericórdia exige de nós uma confiança inabalável, Tomé já não podia mais duvidar de Jesus.

Ai daqueles que brincarem com Deus e sua misericórdia, ela não foi feita para aqueles maldosos que caem no pecado de malícia e assim permanecem no erro, mas para aqueles que estão desejosos de se configurarem a este Dulcíssimo Coração!

As portas do céu estão abertas, é a hora de pedir graças! Mas também de glorificar a Deus por Seu amor Misericordioso. Estamos em festa! Fomos salvos da nossa incredulidade!

 

Vamos para Polônia?

Estamos em peregrinação online lá na Polônia no Santuário de Santa Faustina e desde já, fica aqui o convite para que você nos acompanhe no instagram https://www.instagram.com/caclcristolibertador/ e conheça esse lugar maravilhoso.

Tenho certeza que o Senhor tem muitas graças reservadas para você por esses dias!

 

Cristo Ressuscitou, aleluia, aleluia!

Foto tirada na frente da imagem de Jesus Misericordioso, com nossos missionários no Santuário da Divina Misericórdia, na Polônia.

 

LEIA TAMBÉM: 

 

A confiança se encontrou com a misericórdia

 

A misericórdia na traição