Teologia se faz de joelhos

Num mundo cada vez mais secularizado, onde a Igreja de Cristo vem sendo atacada ferozmente por ideologias humanas inúteis e nocivas à salvação das almas, ainda encontramos luz na vida de alguns teólogos cristãos, que entenderam que teologia se faz de joelhos.

 

Expressão da Verdade

Esta máxima muito famosa já foi dita por grandes santos de nossa Igreja, desde Santo Agostinho e sua sentença “entendo para crer e creio para entender”, até o finado Papa Bento XVI. Ela expressa a Verdade Absoluta grafada no evangelho de Jesus, segundo São João:

” Se permaneceres em minhas palavras, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará ” (Jo 8,31-32).

Não há como chegar até Deus sem a resposta própria da Fé, que para nós católicos, é dom gratuito concedido do alto. Alguém sem fé chegará superficialmente ao conhecimento de Deus, conseguindo até explicar alguns fenômenos, mas jamais conseguirá mergulhar no mistério inefável.

 

Adesão a fé

A teo-logia, o estudo de Deus, pressupõe a priori a adesão da fé e a experiência com o “objeto de estudo”, uma vez que no caso desta ciência, aliás, somente nesta ciência é assim, o “objeto” é infinitamente maior do que o cientista que o estuda.

O contato com a Palavra criadora e salvadora, precisa gerar comprometimento, especialmente na vida do teólogo. Sendo ele um “especialista” nos assuntos divinos, e ciente de que Deus sonda os corações e deseja a total e perfeita conversão do mesmo, como ter a pretensão de dizer de Deus, sem ser de Deus.

Os grandes doutores da nossa Igreja, antes de serem assim proclamados, alcançaram a santidade. Primeiro homens, depois santos e por último doutores.

 

Inteligência LTDA

Terça passada tivemos a graça de poder assistir a participação de um grande irmão, Doutor em teologia e filosofia, no podcast Inteligência Ltda. Quanto conhecimento meus irmãos, foi fantástico. Não foi uma aula apenas, foi um curso todo dado em quase quatro horas de bate papo.

Mas o mais impressionante não foi o tema (angeologia e demonologia), foi a Vida da vida do Rafael (teólogo entrevistado). Jesus foi o centro e o ápice da conversa. O que vimos foi um homem que experimenta Deus cotidianamente. Que se relaciona com Ele, e sendo Seu Amigo íntimo, pode explicar grandiosos mistérios a luz das Sagradas Escrituras, da Sagrada Tradição, e principalmente da sua própria história de conversão. Ele não perdeu a chance de pregar a Palavra diretamente para o entrevistador. Que ousadia e clareza.

 

O Senhor quer comunicar

Por mais que o mundo esteja caótico, não devemos desesperar meus irmãos, Deus ainda é o Senhor da História. Deus ainda envia seus profetas. E Sua Salvação ainda opera grandes coisas em nosso meio. Basta dobrarmos nossos joelhos.

O Espírito Santo deseja fazer de cada um de nós, sem exceção homens livres, santos verdadeiros, e doutores sábios. A potência já está em nós, basta dobrarmos os joelhos e nos convertermos. Sejamos como o Rafael, o Evangelho que anunciamos. Amor, paz, sabedoria e perdão!

 

 

LEIA TAMBÉM:

 

O Cristo Libertador é um frustrador de expectativas