Filhos não dão trabalho, SÃO o trabalho

Nesses últimos meses algo tem me incomodado quanto a algumas objeções em relação ao trabalho que envolve a maternidade. Se ouve muito por ai a seguinte expressão: “Seu filho é bonzinho, ele não dá trabalho.”, ou mesmo, “Nossa, você vai ver quando crescer, aproveita que agora eles não dão trabalho.”. Eu mesma já disse e concordei com isso.

De forma alguma quero trazer conclusões fantasiosas envolvendo a criação dos filhos. A intenção é trazer a reflexão que tive acerca do que Deus tem me mostrado no dia a dia.

 

Os filhos são o trabalho

E a questão que veio ao meu coração foi a seguinte: Será que sei o real significado de dizer que filhos dão trabalho?

E infelizmente a resposta é não.

Envolvida nos afazeres da casa, nas tarefas diárias e compromissos, Deus foi me mostrando que vejo a criação do meu filho como uma obrigação a ser cumprida, e nada além.

Há alguns dias, vi em um perfil do Instagram uma mãe ela dizendo essa frase: “Filhos não dão trabalho, eles SÃO o trabalho.”

Essa frase me chamou a atenção, guardei no meu coração, e segui a vida.

Hoje o Senhor me inspirou a visitar esse trecho do livro “Três para Casar – Fulton Sheen”, trecho esse que fala sobre a maternidade, e os aspectos que ela envolve, dizendo que

“A maternidade humana tem dois lados: trazer uma nova vida ao mundo, que envolve cooperação do pai; e trazer uma pessoa, ou um “eu”, ao mundo, que necessita da cooperação de Deus.” (SHEEN, 2017, p. 224)

 

Os dois lados da maternidade

Em resumo, Fulton Sheen está apresentando os dois lados da maternidade. Um lado envolve o ato de trazer ao mundo um filho, assim sendo homem e mulher se unem, concebem um filho e o colocam no mundo. Por outro lado a maternidade traz a responsabilidade que vai além do ato de colocar um “filho no mundo”, ela traz consigo a responsabilidade de “colocar uma PESSOA no mundo” e por mais esforço que seja feito da nossa parte, aqui entra a Graça de Deus.

Com isso entendi que, estou colocando a prioridade dos meus esforços de trabalho no lugar errado. Filhos SÃO de fato o trabalho das mães, a maternidade não se finda em somente trazer o filho ao mundo, ela se finda no TRABALHO de educa-los, e o primordial, educa-los para o céu.

E de fato isso dá um certo trabalho. E é isso. Ponto final.

 

Educar uma alma

Deus quando pensou no meu ser mulher, Ele não estava pensando que eu deveria ser excelente em deixar o chão da minha casa sempre limpo, a pia sem nenhuma louça, as roupas todas lavadas, passadas e guardadas no seu devido lugar, o Senhor não me criou para este fim. Ele me criou (Camila, e sua vocação especifica) pensando no meu ser mulher, esposa, mãe, consagrada. Não em uma mulher que colocou um filho no mundo e dá conta de todas as tarefas diárias.

Essa semana, atordoada com os afazeres da casa, com o bebe que não dorme e que chora por tudo, com planos e projetos a serem tirados do papel, explodi por não conseguir conciliar todas as tarefas. Conversando com meu esposo, ele me disse algo que está me fazendo enxergar as coisas de uma forma diferente: “As coisas são mais simples do que pensamos.”, ele disse.

E agora pensando de forma simples, concluo que em relação ao trabalho que exerço diariamente, o primeiro e mais importante trabalho é a maternidade, é por ela que encontrarei a salvação.

“Entretanto, ela será salva pela sua maternidade, desde que, com modéstia, permaneça na fé, no amor e na santidade.” (1Tm 2,15).

 

Permanecemos na fé

Por fim, quero deixar esse trecho para refletirmos sobre nosso papel como mães, e se de fato estamos vivendo a maternidade como o trabalho em si, ou só mais uma tarefa do meu dia que me “dá trabalho”.

“As mães estão prolongando a Paixão de Cristo ao longo dos séculos e, a cada nascimento na carne, dizendo à humanidade que só através do trabalho e anulação de si alguém se torna um filho da graça sob a Paternidade de Deus em meio a fraternidade do homem.” (SHEEN, Fulton. 2017, p.227.)

Que a Graça de Deus nos ajude a enxergar que nossos filhos são o nosso trabalho mais importante, e que é através desse trabalho que nós, mães, poderemos sermos salvas.

 

Leia mais: 

A graça dos 3 primeiros meses

A Cruz, símbolo de alegria!

 

cristolibertador.com/ | blog.cristolibertador.com/