A graça dos 3 primeiros meses

O que são três meses?

Parece muito ou pouco dependendo do ponto de vista. Se você já está cansado da rotina do trabalho e faltam 3 meses para as suas férias, parece uma eternidade esse tempo. Se você está planejando um casamento e ainda faltam bastante coisas para acertar parece que é um tempo muito curto e que não vai dar tempo de terminar tudo.

Três meses tem em torno de 12 semanas, isso é tempo suficiente para um bebê que está sendo gerado no ventre de sua mãe já estar com as funções vitais formadas: cérebro, coração, coluna, membros, órgãos, e os sentidos como tato, paladar, visão e audição.

 

Sua formação teve uma ordem e a sua vida também precisa ter.

No período embrionário após a 4ª semana de gestação a primeira coisa a se formar é o sistema neural, que ao decorrer dos dias dará origem a medula espinhal e ao cérebro.  O Cérebro é considerado o órgão que comanda o corpo, ele tem uma função de aprender, coordenar e executar as funções dos nosso organismo.

Para um casal, que agora deixa de ser dois e passa a ser três ou mais, é preciso primeiro de tudo buscar aprimorar a sua inteligência, aprender sobre maternidade, alimentação, educação e mais do que isso pedir constantemente para o Espírito Santo iluminar as decisões a serem tomadas, saber agir com prudência e temperança para que não pese apenas para o lado da mulher ou do homem, pois Cada um tem um papel mas ambos trabalham junto. Lembre-se, mesmo com apenas 3 meses de gestação, apesar dos sinais visíveis ainda serem poucos, o bebê já percebe a presença do papai e da mamãe…então atenção papais, vale a pena investir no carinho com a mamãe!

 

O Coração não fica em segundo lugar, mas vem logo em seguida.

Na 5ª semana de gestação o coração do bebê é um único tubo com alguns batimentos descoordenados, mas em 7 dias ele já estará formado e batendo acelerado, aproximadamente 150bpm para ser mais precisa.  Esse órgão que bombeia sangue para o resto do corpo e dos sistemas já está funcionando a todo vapor com tão pouco tempo de formação.

É impressionante, mas todas as vezes que releio sobre embriologia vejo o quanto Deus é sábio, pois pensou em cada detalhe da criação do homem desde sua formação no ventre materno. Na família que se forma também é preciso desenvolver o coração do casal. Saber que é preciso levar alimento para a família, e não falo de alimento sólido, pois assim como os bebês mesmo tendo coração se alimenta pelo cordão umbilical, a família deve procurar o alimento espiritual, crescerem na fé e na oração, para poderem cumprir suas funções com maestria.

Buscar um coração dócil, amoroso e paciente é a chave para esse inicio que muitas vezes é conturbado, mas delicioso de se viver!

 

Algumas coisas levam tempo, mas não podemos ficar parados.

A 12ª semana de gestação é um marco de transição onde em 7 dias a gestante entrará em seu segundo trimestre. Durante todo esse tempo o bebê se desenvolveu e já possui algumas características físicas como o olho, o cabelo. Ele (bebê) já escuta sons externos, já sente tudo o que a mãe sente, mas ele não para! Ele continua a se desenvolver e tem um longo tempo pela frente.

E assim nós também não devemos parar. É preciso que a cada dia o Homem que é chamado a ser pai e a Mulher que é chamada a ser mãe, busque aprimorar a sua inteligência na fé, fortalecer sua oração que é o meio de sustento para a vida de um cristão. Deixar-se guiar pelo Espírito Santo de Deus e assim serem formados por Ele, para que possam juntos caminhar por mais algumas semanas na gestação e estarem prontos para receber o presente que Deus concedeu a eles.

 

O corpo, alma e família na gestação

 Maria, a primeira Doula da história!

 

Para saber mais informações sobre a nossa comunidade, acesse nosso site.

Se você deseja contribuir com as obras de evangelização de nossa comunidade, seja amigo de nossa obra.