Festa do Sagrado Coração de Jesus, o lugar onde nascem os carismas

Celebrar a festa do Sagrado Coração de Jesus, em si já é uma grande graça, afinal de contas, a Igreja celebra a dedicada ao coração de nosso Senhor na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (cf. João 19,34).

Diz a Liturgia que “aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia”. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando o conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus. Tudo começa e termina no coração de nosso Deus, esta é a mais pura e deliciosa verdade!

Porém, para nós das Capelanias Inglesas de Manchester, Liverpool e Leeds, e da Comunidade Cristo Libertador, celebrar hoje a festa do Sagrado Coração de Jesus, juntamente no dia de nossa última live é fantástico (18/06/2020). É mais uma grande prova do amor de Deus, e de seu zelo por nós.

Afinal, que outro lugar poderíamos nos encontrar, e viver esta experiência magnífica de unidade que estamos vivendo, se não no coração sacratíssimo e perfeitíssimo de nosso Senhor Jesus. Um encontro com o Amor, na fonte do Amor.

É de se apaixonar!

O coração humano!

Para entendermos melhor a amplitude deste amor e a profundeza do significado deste grande sinal, pensemos sobre o coração humano, isso mesmo, o biológico, este que temos dentro de nossos peitos.

O coração humano é um dos órgãos centrais e importantíssimos para a manutenção da vida. A grosso modo é ele quem recebe o sangue venoso (impuro e cheio de gás carbônico) purificando-o, e oxigenando, e em seguida o bombeia para todo o corpo (sangue arterial). O coração funciona de maneira involuntária, com comandos específicos de nosso cérebro, funcionando sem depender de nossa vontade consciente, ou seja, quase que com vida própria.

Assim acontece com nosso Senhor Jesus Cristo, que nos purifica de nossos pecados quando somos ainda, única e exclusivamente sangue venoso. Ele nos recebe com pecados, traumas, dúvidas, ideologias, e tudo que há de mais podre na existência humana, e nos insere em seu sacratíssimo coração. Ali somos purificados, limpos, lavados, oxigenados, e dali somos enviados para todo o corpo místico da Igreja, podendo santifica-lo ainda mais.

Não há lugar melhor, e mais propício para nós que queremos ser santos, e nos reconhecemos pecadores do que o Coração de Jesus. Lugar de amor e de amar.

 

O Coração de Jesus!

A primeira coisa que precisamos saber a respeito do coração de Jesus, é que Ele ama tanto, mais tanto, que não cabe no peito de nosso Senhor, por isso está representado para fora. Ele extrapola todo e qualquer amor da face da terra. É o verdadeiro e profundo amor Ágape.

 

A imagem acima dispensa grandes explicações, ela está muito bem sintetizada.

Este é coração de nosso mestre. Um coração que expressou todo seu amor na cruz do calvário. Um amor ardente que ama sempre, não apenas nos amou, ou nos amará um dia como que numa promessa futura, Ele ama. Hoje. Já. Como fogo ardente. Um coração que ainda é ferido por nós. Por nossos pecados. Por nossas misérias. Quanto mais pecador, mais firo o sagrado coração. E um coração aberto, pronto para derramar em quem desejar suas infinitas bênçãos e graças, e aberto para que eu e você possamos entrar nele, e então deixarmos de ser venosos e sermos arteriais, puros.

O lugar onde nascem os carismas

O Coração de Jesus é o lugar comum para sermos Igreja. Para sermos UM. A unidade da Igreja se dá no coração de Seu divino fundador. E obviamente no coração de Maria, que é um com o de Seu filho.

Assim como lemos na liturgia, que do coração de nosso Senhor brotam infinitas graças e bênçãos, podemos concluir que é de lá, através do influxo do Espírito Santo que nascem s carismas.

O Espírito Santo, o grande doador dos dons, derrama sobre a terra, através do coração aberto de Jesus o dom de sermos Igreja. A esposa Igreja nasce daí, já nos disse os santos doutores de tantas épocas. Desta quinta chaga flui os carismas de congregações, institutos religiosos, organizações e das novas comunidades e novas fundações deste tempo.

Sim. O Carisma Cristo Libertador nasce no coração de Jesus. Shalom, Canção Nova, Aliança de Misericórdia, Do Caos À Glória, e tantos outros nascem neste coração e são transmitidos aos corações de fundadores e depois de outros membros.

Essa é a fonte! Se nasce dali comprovadamente, a Igreja aprovará. A Igreja dirá: é autêntico, é Igreja Católica.

Não sei vocês, mas eu estou impactado por esse amor divino e imenso. Quanto zelo. Quanta disposição para nos salvar. O Senhor quer que todos se salvem, e não polpa esforços para isso. E você quer o mesmo? Se quiser, é só entrar, no coração de Jesus cabe todo mundo, e não precisa bater para entrar, só precisa estar preparado para o processo de purificação que lá dentro sempre rolará.

LEIA MAIS:

Comunidade de Fé

A lapidação do carisma