A lapidação do carisma

Estamos vivendo um tempo interessante em nossa comunidade, um Kairós de purificação.
Iniciou-se em 2019 e não tem data para acabar.
Na verdade, o Senhor já nos disse que o Kairós de Purificação intenso que estamos vivendo findará, quando o último de nós entender que a purificação é para toda a vida!
Isso mesmo, a vida toda. De Kairós intenso. Para Kairós extenso. Simples assim.
Intenso – que se manifesta ou se faz sentir com força, com vigor, com abundância.  Que ultrapassa as medidas ou o grau habitual; febril, excessivo, árduo.
Extenso – indicam algo abrangente e vasto, bem como algo amplo, espaçoso, longo e comprido. Podem se referir também a algo demorado, com uma grande duração.

O desgaste deste tempo

Pode perguntar para qualquer Cristo Libertador sobre este tempo, e apesar de colher testemunhos favoráveis de grandes frutos colhidos, você também receberá testemunhos de dificuldades vividas, sofrimentos, dúvidas, atritos, desgastes. Muitos desgastes.

O desgaste da purificação

A primeira coisa que vem minha cabeça quando surge a palavra desgaste é a imagem de uma peça de motor de um carro, que após muito uso está gasta e perde a sua eficácia.
Ou um joelho que de tanto dobrar, nos exercícios normais do dia a dia, acaba dando problema por conta do desgaste das cartilagens que o compõe.
Mas o Senhor no dia de hoje, me impactou com esta verdade – “desgaste é igual lapidação”.

Lapidar para purificar

Somos pedras brutas. Diamantes impuros, cheio de agregados inúteis. Emoções exageradas, sentimentos desviados, sonhos distorcidos, razão embotada, consciência nebulosa e cheia de dúvidas, medos, imperfeições de caráter, pecados e mais pecados. Infelizmente, tudo isso também somos nós.
É necessário então desgaste. Para que se chegue a pedra de diamante puro. Está é à função do Lapidário.
Lapidário: É o profissional que se utiliza de equipamentos para modelar, lapidar, pedras brutas.
Deus é este que através da extensão de uma vida, deseja nos devolver a forma e a beleza de um diamante.

O encontro da preciosidade

Vai haver atrito. Fogo. Calor. Cortes. Podas. Sofrimento. Dor.
Mas não podemos negar que o lapidário ama aquela pedra bruta, porque só ele sabe o valor que ela tem.
E, mesmo que pareça que ele está a machucando, ele só esta limpando-a. Purificando. Com bastante intensidade para o seu real valor e beleza sejam manifestados ao mundo.
As ferramentas certas de lapidação, são para nós das Novas Comunidades, e Novas Fundações, os nossos carismas. Instrumentos eficientíssimos no labor de nosso desgaste diário.
Precisamos permitir que Ele trabalhe em nós.
“Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus” (At 20,14).
Eis aí a definição precisa do que é o reluzir de um diamante eleito por Deus. O que é mostrar a nossa real beleza e valor ao mundo, senão cumprir letra por letra, palavra por palavra deste versículo que saiu da boca de São Paulo.
Pare de olhar para a intensidade, ou para extensão da purificação, este é o olhar da pedra bruta que mal sabe seu valor.
Comece a olhar para o diamante que tu és. Para o valor que tens. E permita que o melhor de você seja trazido ao mundo pelas mãos de seu carisma, ou seja, do próprio Senhor.
Entre na fornalha, entre na cova dos leões. Vá em direção ao mar vermelho. Rume em direção de Acabe. Vá para Jerusalém. O Lapidário dos lapidários está contigo. Ele te elegeu!

Oração

Senhor, neste dia me faz como São Paulo, alguém que tem por esterco tudo que está e que não vem de Ti. Me ajude a passar por suas provas, e por suas lapidações. Desejo ser lavado e purificado por Teu sangue. Me coloca no Centro de Tuas chagas Jesus.
Que na fornalha eu te encontre, como Misac, Sidrac e Abdênago encontraram. E na cova dos Leões eu Te encontre, como Daniel encontrou. Na solidão de meu Horeb interior eu te perceba na suave brisa. E que no calvário de minha existência, em meio a dor, à confusão e ao caos, meu coração possa se unir ao Seu. Para que no tempo certo, se possível ainda hoje, eu esteja contigo no Paraíso, onde só entram os teus santos. Os seus diamantes. Amém.
LEIA MAIS: