É preciso de rapidez para sair das trevas

Sabe qual um dos maiores perigos de estar nas trevas? É se acostumar com ela.

Já fez o teste de abrir os olhos na escuridão, no primeiro momento você não enxerga nada, mas, com o tempo, seus olhos vão se acostumando e você já consegue ver algumas coisas.

Isso acontece porque nossa pupila se dilata, possibilitando a entrada de maior luminosidade que faz com que vemos algumas coisas.

Isso é importante!

Precisamos disso para chegar até o interruptor e ligar a luz, deixando a escuridão.

 

Rapidez para ligar a luz

Onde quero chegar com isso? Pense rapidamente, quantos problemas, chateações, crises, estão ainda guardadas em seu coração?

Ou, se não tiver nenhuma, quanto tempo geralmente você demora para partilhar algo que está te incomodando?

Se a resposta for muito tempo, quero te dizer hoje, é necessário ser mais rápido.

Porque, enquanto isso está guardado em seu coração, aí está as trevas.

 

O perigo da escuridão

Desde criança, eu não gosto da escuridão, até alguns anos atrás dormia com a televisão ligada por medo da escuridão total. (Claro que hoje já venci esse medo, aleluia!).

Mas, mais do que isso, precisamos tomar cuidado de estar em uma escuridão espiritual.

Pensava, que quando há algum problema na minha vida, rapidamente já vou falar com as pessoas envolvidas, no mesmo dia, ou no dia seguinte.

 

Seja rápido para buscar luz

Recentemente, tive duas situações assim, a primeira foi que estava com muita raiva de um amigo por algo que achei que ele tinha feito.

Com essa raiva e desentendimento que estavam me incomodando, no dia seguinte marquei de falar com ele e disse tudo que estava sentindo.

A outra situação foi por um momento de tribulação que estou passando, e um dia ela intensificou, na mesma hora eu primeiro procurei Jesus na adoração e disse tudo para Ele, tudo mesmo.

Depois, falei com meu marido, chorei com ele, e partilhei a dor que estava sentindo.

E novamente, no dia seguinte, falei com meu formador, que também é meu amigo, e partilhei tudo que estava sentindo.

Nessas duas situações, depois das partilhas, eu pude sentir como se minhas pupilas dilatassem e entrasse maior luminosidade. Ou seja, eles ajudaram minha pupila espiritual dilatar para entrar a luz do Cristo dentro dos meus olhos, me fazendo enxergar melhor.

 

Não guarde nada

Em um momento entrou através do meu marido, que me fez ver melhor e me acalmou, outro com meu amigo, com meu formador, com meu diretor espiritual, com o próprio Cristo.

Tudo isso ajudou para que as minhocas de dentro da minha cabeça não piorasse. Não criasse coisas que não existe de verdade, não fosse mais enganada por Satanás, não deixasse minha vida entrar em uma crise gigantesca.

Cuidado! Lembra o que Santa Teresa disse: A imaginação é a louca da casa. Muitas vezes temos que colocar essa louca no lugar dela.

Sabe de uma coisa? Não guarde nada por muito tempo em seu coração, ficar muito tempo nas trevas nunca é bom, começamos achar que estamos vendo coisas que nem existem. Ficamos com medo, nos colocamos em perigo.

É mais fácil para o demônio se fantasiar de anjo bom na escuridão, de maus sentimentos se enraizarem em nosso coração, de assumirmos mentiras como se fossem verdades.

Não guarde suas tribulações, sentimentos, crises, raivas por mais de uma semana em seu coração. Se possível, não guarde por um ou dois dias. É perigoso demais! Quando vemos, já tomou conta de tudo. Já criou raízes.

E aquilo, que poderíamos cortar antes de gerar frutos ruins, é germinado em nosso coração. Quanto mais tempo na escuridão, mais tempo demorará para arrancar o mal germinado, e mais enraizado ficará.

 

Venha para a luz

Como está escrito no evangelho de hoje:

“Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei.”

Lc 12, 3 -5

Não tenha medo de falar e procurar ajuda daqueles que podem te ajudar. O demônio deseja nos manter na escuridão para matar a nossa alma, nossa vocação, nosso casamento, nossos dons.

Traga isso para a luz, é o próprio Deus que diz no dia de hoje para não temermos.

Esposas, se há algo guardado em seu coração em relação ao seu marido, seja desentendimento, chateação, dúvidas. Fale com seu marido hoje, traga para luz. Esposos, façam o mesmo com suas esposas!

Consagrados, façam com seu formador, fundador, diretor espiritual, irmãos de comunidade.

Amigos, tirem satisfação com seus amigos, conversem, falem!

Busque a luz, e ainda que não encontre imediatamente para algumas situações, busque aqueles que vão te ajudar a dilatar suas pupilas, para que mesmo na escuridão, você passe por ela o tempo necessário, para chegar até a luz, sem ser enganado por Satanás. Quem demora para partilhar, corre mais risco de o demônio te enganar!

 

Leia mais:

A confiança se encontrou com a misericórdia

Não sou devota de Santa Teresinha

Se você deseja contribuir com as obras de evangelização de nossa comunidade, seja amigo de nossa obra.