As Virtudes e a Santidade

Você sabia que o teólogo Antônio Roy Marín O.P. compara as virtudes com o sistema solar? Aliás, fala-se muito em virtudes, mas você sabe o que é, e quais são elas? Sabe quais são as virtudes teologais, cardeais e derivadas?

Bom, antes de mais nada, virtude, vem do grego virtus – utis, força do corpo, sendo na tradição cristã, consideradas qualidades da alma que nos impulsionam a agir corretamente.

 

Santos são virtuosos

As virtudes podem ser humanas, aquelas que adquirimos por repetição, por treino, por nosso próprio esforço, ou infusas, vindas do alto, dons de Deus para cada um de nós. Elas são expressas ou não, em qualquer ato que realizamos, só depende de nós, esforço e abertura à graça de Deus.

Quando falamos de ser virtuoso estamos falando de santidade, uma vez que os seres mais virtuosos que existiram foram os santos. Lutar contra o pecado é ótimo e necessário, mas quem passa a vida só lutando contra o mal dentro de si, no máximo, vai ganhar o purgatório. No céu, no paraíso só entram os santos, portanto, que possuem virtudes!

 

A classificação

Três classificações são essenciais ao nosso saber, são elas:

Virtudes Teologais >>> Que tem por objeto final Deus. Em outras palavras que nos aproximam e nos assemelham ao Senhor. Vale a ênfase, de que estas virtudes ou nos são confiadas por Deus, ou jamais à possuiremos. Ninguém alcança a Fé, a Esperança e a Caridade, se isso não lhe for dado do alto.

Virtudes Cardeais >>> Vem do grego cardio, que significa dobradiça, ou seja, que abrem as portas para uma vida verdadeiramente moral que nos levará até Deus. Na Teologal o objeto direto é Deus, na cardeal é o caminho que levará até Deus. Estas são adquiridas por esforço, mas seu nível máximo de perfeição, somente é atingido quando se recebe reforço do céu, de maneira infusa. Temperança, Fortaleza, Justiça e Prudência.

Virtudes Derivadas ou Satélites >>> São virtudes menores, mais simples, mas não menos importantes que compõe e auxiliam a se chegar na excelência das virtudes cardeais. Como que os degraus que levam até um determinado patamar. Não citarei agora todas elas porque são muitas.

 

A fonte de todas as virtudes

Por fim, precisamos ter em mente que a fonte de todas as virtudes é Deus, que nos concede cada uma delas, e coopera para que se tornem excelentes em nós através de Seu Santo Espírito! Ter relação com o Espírito de Deus é fundamental, todos os santos, a Igreja é pentecostal, não, isso não é coisa de protestante, isso é necessidade de cristão.

Fique ligado aqui em nosso blog que teremos uma sequência bem catequética e kerigmática sobre as virtudes. Conheceremos todo o sistema solar das virtudes como nos ensina Marín.

 

Referência:

Marín, Antônio Royo O.P. Ser santo ou não ser eis a questão – Compêndio da Obra Teologia de la perfección Cristiana. Ed. Ecclesiae, São Paulo, 2ª Edição, 2018.

 

LEIA MAIS:

Bora desencurvar?

 

Quem te influencia?