Blog, Formação, Palavra de Fundador

Ainda existem profetas?

By

Tenho escutado muito nos últimos dias a afirmação de que hoje em dia não existem mais profetas, e isso tem me gerado uma inquietude profunda na alma, a ponto de serem levantados muitos questionamentos em meu coração.

 Será mesmo que não existem mais profetas? Se existem, onde estão? Por quê antigamente o profetismo era mais eficaz do que nos dias atuais? Não somos todos profetas? Perguntas e mais perguntas. Elegi algumas que me ajudaram a refletir e que parecem me apontar um caminho profético para uma vida profética, e um ministério profético.

Todos os batizados são profetas?

Sim, todo batizado é um profeta, afinal no batismo recebemos o Espírito Santo, e passamos a ser morada Dele. Ele é quem falou pelos profetas no Antigo Testamento, e também no Novo Testamento, e sem sombra de dúvida quer falar conosco, e através de nós. Na teologia Católica Sacramental aprendemos que no batismo recebemos o tríplice múnus ou tríplice chamado à santidade – régio, sacerdotal e profético – ou seja, recebemos o dever, a obrigação (múnus significa dever, obrigação de um determinado grupo) que compete aos filhos de Deus de nos assemelharmos à Jesus Cristo, que é rei, sacerdote e profeta. 

Juntamente com o dever de cumprirmos estes três papéis, o doador dos dons (O Espírito Santo) nos favorece generosamente e gratuitamente com muitos carismas (dons para santificação própria e de serviço para o bem da Igreja) e virtudes infusas, que no momento certo de nossas vidas poderão ser acessadas, e também nos acessar, segundo a vontade do Espírito e nossa corroboração, para que desempenhemos bem nossas obrigações, que agora constituem a nossa mais profunda identidade, sermos filhos adotivos de Deus, e irmãos de nosso Senhor Jesus Cristo, e precisamos ser santos como Ele é santo (1Pd 1,15-16)!

Como ser profeta segundo o meu batismo?

Sem enrolar, vamos direto ao que nos ensina a Igreja:

“Os fiéis leigos estão na linha mais avançada da vida da Igreja: por eles, a Igreja é o princípio vital da sociedade. Por isso, eles, sobretudo, devem ter uma consciência cada vez mais clara, não somente de que pertencem à Igreja, mas de que são Igreja (CIC, 899).

“O laicato age de modo profético quando dizem a verdade, e vivem o Evangelho, dando exemplo para suas famílias, vizinhos e colegas de trabalho. A missão deles é “realizada nas circunstâncias ordinárias do mundo” (CIC, 905).

Só mais um reforço, o profeta ungido por Deus com seu santo Espírito, precisa proclamar a verdade com sua vida. Nisto fica claro que o testemunho é a proclamação mais perfeita que podemos exercer, muito mais eficaz do que a palavra em si é a vida que fala. Padre Antônio Vieira em seu famoso sermão da Sexagésima ensina “O cristão deve pregar com as mãos” – e não pode ser qualquer testemunho, tem que ser o da verdade expressa no evangelho. Não somos relativistas. Somos cristãos e temos que viver a radicalidade (raiz) do Evangelho de Jesus Cristo nos dias de hoje, e ponto.

Por que no tempo de Jesus os profetas pareciam mais profetas, e em maior quantidade?

Aqui vai uma reflexão minha, com base em observações e percepções deste miserável que vos fala. Penso nas seguintes justificativas para esta impressão, que para mim é apenas uma impressão, e não uma verdade.

  1. Na época do Antigo e do Novo Testamento a população de Israel era muito menor do que a população do Brasil por exemplo, isso sem comparar com a Mundial, o que só acentuaria essa diferença. Portanto, proporcionalmente o número de profetas me parece ser semelhante, isso se pudéssemos os contar hoje.
  2. Os relatos bíblicos estão consolidados, e amplamente difundidos (pelo menos deveriam) o que favorece o acesso de todos, à vida de determinado profeta.
  3. Assim como Elias teve a impressão de estar sozinho em meio à uma nação idólatra (1Rs 19,10), nós também temos esta sensação, mas como o Senhor quebrou as pernas de Elias dizendo que havia em Israel, sete mil homens que não haviam se dobrado à Baal (1Rs 19,18), Ele também quebra a nossa, nos lembrando que não somos a última bolacha do pacote, e precisamos sair da depressão e viver, afinal, Ele é conosco e nos levantou para determinada missão.
  4. Antigamente existiam somente dois lados: Os idólatras X Os fiéis ao Senhor. Hoje existem vários lados, várias posições dentro da própria Igreja, e os assuntos parecem ter se tornado um pouquinho mais complexos, e são muito mais distorcidos. Isso dificulta muito enxergarmos quem de fato é o profeta. Afinal, muitas vezes não sabemos nem qual é a verdade de fato, tão velada e diabólica são algumas questões. A saída é a iluminação do Evangelho, não perca ele de vista nunca.

Eu teria mais alguns pensamentos para argumentar, mas penso serem estes quatros os mais relevantes: 1º Proporção; 2º Consolidação Histórica; 3º Soberba disfarçada de desânimo; 4º Múltiplas posições e Relativismo; 

Resumindo, existem profetas sim. Conhecemos muitos! E um tanto de outros não conhecemos, ainda! Não vou citar os que eu conheço, todavia, registro aqui que no meio do laicato católico (especialmente dentro das Novas Comunidades como a nossa), e também no meio do clero estão se levantando homens e mulheres fiéis à Jesus Cristo, ao Seu evangelho e à Sua Igreja. Estejamos atentos.

O caminho profético para uma vida, e um ministério proféticos!

Lembrei-me de que antigamente existiam as escolas de profetas por toda a antiga Israel (você acha material sobre este assunto nos livros de Samuel e Reis nas Sagradas Escrituras) e como estas instituições arcaicas trabalhavam para formar homens que cumprissem esta missão tão crucial de anunciar e denunciar, segundo a vontade de Deus.

Para mim está claro, em um mundo globalizado como o que vivemos hoje só há uma alternativa, se nossas famílias, escolas, e se nossa Igreja for um celeiro de profetas e profetisas. Não dá mais para contar com uma andorinha aqui e ali, é necessário que todos nós nos mobilizemos já, para fazer o verão. O Sol da Justiça nos elegeu, nos consagrou, meteu em nós seu poderoso Espírito, e está levantando neste tempo, nesta nova primavera da Igreja carismas e mais carismas, famílias inteiras consagradas, para testemunharmos que Ele, este Sol, que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador do universo, e que esta é a verdade!

Homens santos.

Mulheres santas.

Filhos e filhas santas.

Famílias santas.

Comunidades santas.

Uma só Igreja. Um só Espírito. Um só Deus. Um só coração. Uma só santidade.

Já. Eu sou profeta, e lutarei para formar outros. E você?

Referências bibliográficas

Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana – Batismo – Parágrafos 1210-1419;

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap1_1210-1419_po.html

Sacerdote, Profeta e Rei – Quem, eu?

https://www.blog.youcat.org.br/2019/02/07/sacerdote-profeta-e-rei-quem-eu/

Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana – Dons do Espírito Santo – Parágrafos 1210-1419;

 

Leia mais:

Um profeta se sustenta na palavra 

Como está o seu altar? 

Assinatura: Guilherme Maggio, filho de Deus, fundador. Casado com uma mulher linda, acredite! Pai de deus princesas lindas, acredite! Arquiteto e aprendiz de teólogo. Apaixonado por Jesus, Maria, Elias, DC e Marvel. #fogodeElias

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Click here to troubleshoot