A mulher encurvada na nossa vida

Já teve a sensação de que nunca havia lido um trecho do evangelho? Pois é, ao ler o evangelho de hoje, sobre a cura da mulher encurvada (Lc 13,10-17), tive esta impressão. Deve ser por conta de que ainda não conheço o evangelho de cabo a rabo como deveria, sim pode ser. Mas, penso que seja porque hoje ele falou ao meu coração diferente das outras vezes que o li.

Os amarrados por Satanás

Me colocando no lugar da mulher encurvada, encontro em mim amarras de Satanás muito menos firmes do que há alguns anos, algumas imagino que ainda nem veja, são muito sutis e se Deus me permitir às verei em breve, e as apresentarei para Jesus para que as rompa.

Como é necessário mergulhamos em uma atitude de alto conhecimento para que saibamos quais amarras nos prendem. Porém, não é só isso. Afinal, será que um dia teremos a ciência de todas elas? Acho que não. Tenho certeza de que não, somos complexos e complicados demais para chegarmos a tal lucidez.

Daí entra em cena a graça. O Cristo Vivo, o Deus da Liberdade, que nos liberta mesmo daquilo que nem sabíamos que nos prendia. Ele quer nos dar a graça em sua totalidade, cabe a nós não ficarmos parcelando o recebimento com nossos pecados veniais, auto preservações e preferências. Daria para enumerar um monte de barreiras que impedem a graça, e que nós mesmo nos impomos. Tem gente que está amarrado mesmo por Satanás, mas tem gente que anda curvado porque quer, essa é a verdade.

Jesus o perturbador

O Senhor Jesus parece a cada evangelho assumir o papel de perturbador da ordem que vigorava na época. Alguns fariseus até o chamam de “perturbador de Nazaré” e querem matá-lo a todo instante, pois sua comodidade, conforto e poder eram ameaçados por este Jesus.

E nós? Não é assim que agimos quando o Senhor quer nos curar? Ou então, curar nossa esposa, esposo, filhos, filhas, amigos?  Quando percebemos que Jesus vai assumir o controle e pôr ordem no pardieiro que vivemos a anos, ou que nossos irmãos vivem a anos, e que isto vai nos fazer ter mais trabalho, sair do conforto, da comodidade, não estrebuchamos que nem os fariseus do evangelho?

Desencurvados, teremos que trabalhar. Estudar. Lutar pela vida. Pelo menos olhar para frente e não mais para o chão e isso vai trazer mudança. Ou seja, acabará à escravidão, mas também acabará a moleza. Não estou falando que os escravos tinham uma vida mole, estou falando que a escravidão seja qual for impeli uma realidade de conformidade e comodismo em uma falsa segurança, e faz crer o escravo que só existe a realidade encurvada. Quando, na verdade, existe um mundo de possibilidades na vida ereta.

Um carisma é perturbador

Aqui na comunidade aprendemos que todos os dias precisamos levantar e questionar o Espírito Santo: do que o Senhor quer me libertar hoje? Nosso carisma é ser sinal da Verdade e da Liberdade do Cristo, então precisamos encarar a verdade dos fatos, sobre nossas escravidões e clamar por libertação. Deixamos de ser essa mulher encurvada, para tomarmos a posturas de filhos livres de Deus!

Recebemos um baluarte que foi chamado de “Perturbador de Israel”, Elias, e somos impactados por ele, através de nosso carisma, Dom do Espírito Santo, que olha em nossa cara e diz: Você Guilherme é que perturba a ordem com seu pecado, com sua tibiez, com sua vida encurvada.

O Carisma que nos salva deseja agir em todas as áreas de nosso ser, para que haja liberdade e não escravidão. Só quem olha para frente sabe onde deve ir, quem olha para baixo não tem perspectiva de nada, e mais cedo ou mais tarde irá parar de andar.

Talvez hoje estejamos mais para encurvados e fariseus, porém, o Cristo morreu na cruz, ressuscitou, e nos enviou seu Espírito para que sejamos mais e mais como Cristo, filhos livres de um Deus livre.

O tempo chegou meu irmão e minha irmã, é tempo de ser curado e andar. Sábado, domingo, segunda, não importa, o Amor supera e liberta tudo. Seja Livre! Desencurve-se o Senhor te chama. Saia da prostração em que se encontra, da mornidão, do medo, do escondimento, enfrente! Erija-se, Satanás não te amarra mais!

Leia mais: 

O perfume para a vida espiritual

A palavra, sinal da verdade e liberdade

 

Se você deseja contribuir com as obras de evangelização de nossa comunidade, seja amigo de nossa obra.