Estamos no mês dedicado a Bíblia, e quero partilhar contigo sobre esta Palavra que nos torna sinal da verdade e da liberdade.
A palavra de Deus existe não somente para contar uma história, mas principalmente é um alimento para nossas vidas.
Cada palavra de Deus, cada passagem da escritura confronta o homem com uma nova maneira de pensar e viver; levando-o a adquirir um novo olhar, a enxergar em outras direções diferentes daquelas que havia percebido até então.
Permanecerdes na minha palavra
“Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo 8, 31-32)
A permanência na Palavra nos leva a conhecer a verdade sempre e nos compromete pessoalmente, e a resposta de comprometimento é o nosso verdadeiro discipulado.
Ninguém conhecerá a verdade somente pela leitura ou só de forma racional é necessário um trajeto no qual o coração precisa estar integralmente imerso, pois é nele que a Palavra vai ser acolhida, recebida e guardada. “Como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam, sem terem regado a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, dando semente ao semeador é pão ao que come, tal ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela nao volta a mim sem efeito; sem ter cumprido o que eu quis, realizado o objetivo de sua missão” (Is 55, 10-11). É assim com a Palavra de Deus.
É preciso amar a palavra para ela permanecer em nós!
A palavra é reveladora
“Em verdade, em verdade, vos digo: quem comete o pecado, é escravo. Ora o escravo não permanece sempre na casa, mas o filho aí permanece para sempre”. (Jo 8, 34-35)
A Palavra revela-nos as grandes leis de bases para a vida. São diante dessas leis e testemunhos daqueles que viveram, que conhecemos e compreendemos o sentido profundo da importância dessas revelações, que nos esclarece os falsos caminhos que tomamos.
O nosso escutar a Palavra, o olhar e o entendimento passam por modificações nos fazendo abandonarmos cada vez mais as nossas sabedorias para acolher a sabedoria de Deus.
A Palavra revelada é um chamado, um convite para nos colocarmos de pé e abandonarmos a vida de morte, a fim de trilharmos um caminho de vida.
A Palavra que restitui
…”para restituir a liberdade aos oprimidos…” (Lc 4, 18)
Quando a palavra anunciada, revelada penetra em nossas vidas, gera restituição em todo nosso ser estragado pelo pecado, maus costumes e valores distorcidos. Introduzindo em nós uma dinâmica de vida que nos faz sair de uma mentalidade impura e se tornando um alimento novo, revigorante e libertador. Restitui exatamente onde estamos destruídos/doentes.
Como bem sabemos a restituição é um processo é a Palavra de Deus é esta que ao nos atingir gera em nós um processo de substituir o velho pelo novo. Alimentando a nossa vontade, modificando a nossa fragilidade por maturidade, nos dando forças para não obedecer mais os nosso movimentos psíquicos, mas à Palavra de Deus.
A verdade que liberta
…conhecerei a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo 8, 32)
Como lutar contra as trevas e as mentiras, senão introduzimos nelas a luz e a verdade?
Com a mancha do pecado original em nós somos inclinados ao que nao presta, muitas vezes para as trevas e mentiras, sendo assim, temos uma vida de muita luta, pois quando estamos na luz e na verdade somos tentados a nos inclinarmos pelas trevas e mentiras, e quando estamos nas trevas e na metinra nos sentimos vazios, e enquanto nao buscamos a luz, assim ficaremos… todavia quanto mais santos, menos inclinados as trevas seremos.
A única maneira de lutarmos contra as trevas e sair da palavra de mentira é substituí-la pela Palavra da Verdade que é Luz e também é Cristo. Pois se sabemos acolher A verdade ela lança sobre nós raízes sólidas como uma árvore e por mais que sejamos tentados ou atraídos permanecermos ali, enraizados, pois nenhuma palavra de Deus pode nos levar a autodestruição, mas à libertação.
A verdade como caminho
Ele é a verdade, o caminho e a vida. A verdade nos aproxima mais de Cristo, porque ela nos aproxima ainda mais de nós mesmos, sendo assim podemos usar o que Santo Agostinho diz: “Quanto mais humanos, tanto mais divinos”.
O caminho é unir-se a Cristo, que é a Verdade, e caminhar sem medo sobre a Sua verdade a Sua história e ser curado e liberto.
Que a Palavra de Deus não seja um mero livro de seu altar, ou da sua mesinha de centro, ou da sua estante da sala, mas seja O livro da vida que permanece no centro da sua história, revelando A verdade que te liberta e te torna discípulo pra ser sinal neste mundo escravizado pelas palavras de mentiras.
LEIA MAIS: