São João Paulo II e Santa Faustina

Hoje celebramos esse grande homem e santo, São João Paulo II. É fácil lembrar no dia de hoje, meu pai contando o dia que esse santo pisou no Brasil, todos queriam ver ele, estádios lotaram e lá estava meu pai, que hoje narra para nós suas memórias, de um país inteiro clamando pelo papa.

Porém, o que quero partilhar com vocês hoje é a relação de nossa amiga e baluarte Santa Faustina com São João Paulo II

Viveram e rezaram na mesma capela

Apesar deles não terem se conhecido pessoalmente em vida, isso seria possível.
Karol Wojtyla, antes mesmo de se tornar padre, durante a segunda guerra mundial precisou se mudar para Polônia, em Cracóvia, onde trabalhava em uma pedreira.

Todos os dias ele passava em frente a uma capela, e lá rezava e fazia seus momentos de oração vestindo seus sapatos de madeira que faziam barulho quando adentrava no local.
É aqui que se inicia a união desses dois Santos.
Essa capela que São João Paulo II rezava todos os dias em sua juventude, é a capela do convento de Santa Faustina, a mesma capela que ela teve tantos encontros íntimos com Jesus.

Era nesse local, inclusive, que estava o quadro de Jesus Misericordioso que Cristo pediu para Faustina pintar.

Apesar de rezarem no mesmo local, eles nunca chegaram a se conhecer pessoalmente, Karol Wojtyla, apenas um jovem. Enquanto Faustina já estava bem debilitado por conta da doença e próxima da sua morte.

A aflição de Santa Faustina

Como não lembrar da aflição no coração de Santa Faustina ao ver que estava morrendo e o pedido de Deus não tinha sido realizado plenamente?

Cristo pede a ela a divulgação da misericórdia em todo o mundo, e de maneira concreta com a devoção a imagem de Jesus Misericordioso, a oração do terço da misericórdia e a festa da misericórdia que seria celebrada no mundo todo.

“Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa imagem, que pintarás com o pincel, seja abençoada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia.” Diário de Santa Faustina 49

Se coloque no lugar dessa Santa, como ela poderia fazer isso? Com certeza muitas vezes passou esse questionamento em sua cabeça. Porém, sua confiança em Deus sobrepunha a tudo, e ela simplesmente confiou em Sua Vontade. Ela sabia que se de fato fosse Vontade de Deus, mais cedo ou mais tarde, toda essa obra seria realizada, ainda que ela não pudesse ver isso em vida.

O encontro de São João Paulo II

Durante anos os escritos do Diário de Santa Faustina ficaram arquivados, até a chegada do Papa. Em seu pontificado, São João Paulo II resgata todos esses escritos e começam-se os aprofundamentos.
É nesse tempo, de maneira especial no ano 2000 que a Irmã Maria Faustina Kowalska recebe o título de Santa pela Igreja e a festa da misericórdia, que já acontecia de maneira local, é instituída em todo mundo, assim como Jesus ordenou.

Podemos ver a homília na íntegra que ele proclamou no dia 30 de abril de 2000, dia da canonização da Irmã Faustina. Leia aqui!

O encontro da misericórdia

Karol Wojtyla, agora como Papa, volta para Cracóvia, naquela mesma capela que ele rezava quando era jovem. E em uma homilia belíssima, abençoa aquele lugar agora como o Santuário da Misericórdia.
Como ele mesmo disse na ocasião, “quem diria que o homem dos sapatos de madeira voltaria aqui para declarar o santuário?”

Quem diria meus irmãos?

Eu não sei vocês, mas todas as vezes que me lembro dessa história, me emociono, que belíssima! Que cuidado de Deus, que providência! Que misericórdia!

A vontade de Deus

Essa história da tão amada Santa Faustina com São João Paulo II me faz lembrar sempre que a vontade de Deus prevalece. Nem mesmo a morte, ou qualquer coisa, pode impedi-la.
Com a morte de Faustina isso podia ter sido apagado, mas Deus já estava preparando desde sempre. Enquanto ela morria, um jovem, que nem sabia que ia ser padre, estava praticamente na capela ao lado e é esse jovem que continua seu legado da misericórdia e declara a festa em todo mundo.

Deus une histórias para continuar legados!

Não tenhamos medo de mergulharmos na vontade de Deus, ainda que não saibamos como faremos!
Que São João Paulo II e Santa Faustina intercedam por nós no dia de hoje! Esses Santos que com certeza estão juntos no céu, celebrando a eterna misericórdia de Deus!

No Youtube tem o filme de São João Paulo II que vale a pena assistir: https://www.youtube.com/watch?v=E4vAkCOC9Ek

Referência:

Se você deseja contribuir com as obras de evangelização de nossa comunidade, seja amigo de nossa obra.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube e veja todos os vídeos!