A Palavra de Deus é o Cristo Libertador

Muitos passam a vida toda lendo a bíblia, apenas lendo. E assim, deixam de viver o mistério da atualização através da Palavra de Deus, que para nós é uma pessoa, o Cristo Jesus.

O Verbo de Deus é vivo e é vida. Dele que é a fonte emanam dois rios: as Sagradas Escrituras, e a Sagrada Tradição. Todavia, quero me ater hoje, apenas, nas Sagradas Escrituras. Como Cristo vive, e é o Todo Novo de Deus, assim são os textos bíblicos, vivos, atuais e atualizantes.

Eles têm o poder de se atualizar, e o objetivo desta atualização constante somos nós. Se lemos a bíblia apenas por ler, lemos como quem lê uma história qualquer.

Na Santíssima Trindade

Na bíblia está contida grande parte da revelação de Deus, muitas palavras, que juntas compõe a Palavra de Deus inserida na Santíssima Trindade através do Cristo, o verbo de Deus.

O Cristo é a revelação completa da Palavra.

“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, ele estava com Deus. Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito. O que foi feito nele era a vida, e a vida era a luz dos homens; e a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam.”

Jo 1,1-5

Destaco essas palavras em negrito que me chamam atenção:

VERBO – para ser verbo é necessária uma ação.

Jesus é o Verbo de Deus, Nele está a ação da Salvação, do Amor do Pai, do poder do Espírito Santo. Através Dele, a ação de Deus viveu entre nós de maneira humana. Tudo foi feito por meio Dele, como nos diz São João em seu evangelho.

VIDA – O verbo de Deus é a vida. A partir da palavra de Deus tudo foi criado. Lá em Gênesis a sua palavra foi “Haja Luz” (Gn 1,3) e tudo foi criado.

Quando essa palavra é manifestada em carne e osso, através de Jesus Cristo, Ele nos comunica vida, nos dá a sua vida para que ganhemos a nossa. Em Cristo há TODA a vida.

As respostas para nossa vida e para o nosso carisma em si, estão ali, na Palavra, no dito de Deus, em Jesus!

Atualização da Palavra

 Na Bíblia está contida uma arte: a arte da atualização. Não que a Palavra mude, essa não é a arte, mas sim que a Palavra se atualiza em nossas vidas e podemos viver as experiências ali descritas! Hoje! Em nossa realidade, no nosso contexto.

Se a lemos, apenas como quem lê uma história, ou uma biografia, a tornamos em apenas um livro que conta o que Jesus fazia, o que os apóstolos faziam, o que o povo de Deus fazia. O problema disso é que assim não permitimos que ela gere vida em nós.

A questão é que hoje muitos militam contra a vivência do que está escrito nessas linhas Sagradas, dizendo serem hábitos retrógados. Defendem que vivemos tempos diferentes, que nossa sociedade foi atualizada.

De fato, nossa sociedade está cada dia mais atualizada com a cultura da morte, longe da cultura da vida que está revelada nas Sagradas Escrituras. Parece que o mundo quer viver tudo de forma contrária ao que está escrito lá. Ou melhor, usam da palavra, apenas quando convém, com versículos jogados ao léu. Isso está levando a nossa sociedade a morte.

Estamos morrendo por deixarmos de receber a vida que está revelada na Palavra.

“De seu seio jorrarão rios de água viva.” Jo 7,38c

A resposta para nossas dúvidas

Muitas vezes, temos diversas dúvidas em nossa caminhada. Dúvidas da nossa vocação, do nosso estado de vida, do nosso ministério, do nosso carisma, do que Deus quer de mim. E aonde vamos buscar essas respostas?

Pelo que vejo hoje, algumas vezes vamos a terapia, em qualquer conselho por aí, em livros quaisquer… Podemos encontrar a vontade de Deus nessas coisas?

Sim, podemos. Afinal, Deus fala quando quer e como quer. Porém, estamos procurando em tantos lugares e esquecendo de procurar na bíblia.

Muitas vezes Deus já te respondeu com o evangelho do dia, na missa que você foi, no salmo que foi cantado, na primeira leitura. Só que por lermos mecanicamente, e apenas ler, deixamos passar.

É aí que percebemos, que não é Deus que demora para responder, nós que demoramos para escutar e entender. Nós que procuramos muitas vezes na periferia, enquanto podíamos ir direto ao centro.

As respostas estão neste livro que Ele já preparou há anos. O mesmo livro que foi resposta para os Santos. Direção para a Igreja Primitiva, até a Igreja Atual.

Permanecer na Palavra

Em nosso carisma, podemos testemunhar que muitas vezes, muitas mesmas, a liturgia do dia é quem nos dá a resposta para a nossa vida, e para a vida da comunidade, exortações e confirmações, é incrível. Quando lemos parece que fora escrito para nós.

Isso é próprio de nosso carisma, já dito, também, na página do evangelho que Deus nos deu:

“Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Jo 8,31-32

Aqui está o que precisamos fazer para sermos consagrados ao carisma Cristo Libertador, precisamos ser sinais da verdade e da liberdade do Cristo, em todas as realidades de escravidão humana. E como fazemos isso? Permanecendo na Palavra. Não tem outro jeito Gi? Não é só ser amigo de Elias?

Não. Até porque Elias permanece na Palavra em toda sua vida.

Por isso que Deus fala tanto com a gente, através da liturgia do dia, por exemplo.

E se Ele fala de maneira específica com a gente dessa forma, não dá para fazermos outras coisas ao invés disso. Permanecer na palavra, meditar o evangelho, conhecer as escrituras, se torna prioridade.

Quero dizer com isso, que para nós, não adianta ler milhões de livros sem ler a liturgia diária.

Leia milhões de livros para cada vez mais fugir da ignorância, mas antes de tudo, leia a palavra de Deus e seja canal de atualização dela com a sua vida. Pois, quando a Palavra de Deus é atualizada em um Cristo Libertador, ela é libertadora, para a pessoa, e para quem está a sua volta. Toda vez que essa Palavra é atualizada, o mundo vê um sinal da Verdade e da Liberdade. O mundo vê o próprio Cristo Libertador.

TODA VEZ QUE UM CRISTO LIBERTADOR PERMANECE NA PALAVRA DE DEUS, NELE SE DÁ UMA AÇÃO LIBERTADORA.

Leia mais:

Um profeta se sustenta na palavra

Qual a necessidade para existir um carisma? 

A maior riqueza dos Santos