A Linguagem de amor dos Cristeiros

Segundo o pastor batista Gary Chapman existem cinco linguagens distintas pelas quais o ser humano expressa o amor. E é essencial conhecermos a nossa própria, e a dos irmãos, para que nossos relacionamentos sejam mais saudáveis e prazerosos, mas bom mesmo é sabermos qual a linguagem de amor de Jesus para podermos imita-lo.

 

As 5 Linguagens do Amor são:

1. palavras de afirmação;
2. tempo de qualidade;
3. dar presentes;
4. atos de serviço;
5. toque físico.

“Elas influenciam no relacionamento da seguinte forma: sabendo como o(a) companheiro(a) demonstra o amor, fica mais fácil se sentir amada(o), desejada(o) e querida(o)!”, explica a especialista em relacionamento e sexóloga Giovanna Fornasari.

Além disso, saber como o outro recebe amor, também “facilita” na hora de demonstrar amor. Se os dois estiverem sempre atentos a isso, as chances de um relacionamento ser duradouro é maior.

 

A Linguagem de Cristo

Sendo homem, porém perfeito e sem pecado, Cristo transitava livremente nas cinco linguagens para demonstrar todo seu amor aos homens.

Contudo, sabemos através do tempo que gastava em oração, unido ao seu Pai do Céu, que Deus se sente amado com – tempo de qualidade. Sim, tudo que Cristo iria fazer, antes passava pelo crivo do Pai em longas horas de oração. Sozinhos.

A prova cabal é quando nosso Senhor chama atenção de Marta, que atribulada com muitas coisas, querendo servir ao Senhor, perde a melhor parte, aquela que sua irmã Maria escolheu. Estar aos pés de Jesus, falando e ouvindo-o (Lc 10,38-42).

Quanta diferença em minha miserável vida cristeira fez essa descoberta. Deus não precisa de presentes, não dá para ser tocado, não necessita dos meus serviços e se quer de minhas palavras de afirmação, Ele só quer estar comigo!

Estava comigo no exército, na ambulância, nos bares, em minha casa. Mesmo tendo sido inúmeras vezes ignorado, cancelado na linguagem contemporânea, Ele estava lá, me ofertando a melhor parte.

 

A Linguagem do Infante

Eu sempre amei através do serviço, e sempre me senti amado Igual a Jesus, com tempo de qualidade. Amo estar com quem me ama e amo servir a quem amo. Nisto me sinto mais Cristeiro.

Jesus deixou claro que a linguagem de amor que demonstra que de fato o amamos é a de atos de serviço. Amar o irmão, serví-lo é o resumo da lei e dos profetas, e quem não pratica isso, e diz que ama a Deus é um baita mentiroso e hipócrita (1 Jo 4,20).

Na minha história várias vezes dei a vida por meus amigos, a maioria delas de maneira equivocada, imprudente e egoísta. Mas a minha meta é como o Senhor, dar a vida por quem não tem vida. Hoje já não sirvo para servir, como um dia servia, mas sigo servindo.

Hoje posso como Maria estar mais aos pés de Jesus amando-no através da oração, escutando-no atentamente. Porém, o fogo do servir não se apagou em meu peito. Sigo servindo. Ja fui até chamado de imprudente por isso, mas não ligo, posso ser imprudente, mas mentiroso não.

E aos que me chamam de imprudente, pergunto! Qual a prudência da cruz?

 

Abaixo um vídeo explicativo das cinco linguagens do amor uma a uma:

 

LEIA TAMBÉM:

 

QUE VIVA CRISTO REI

Memórias de Infância