Caminho para nascer de novo

Se deixar viver um caminho de consagração, de libertação, de verdade, um caminho para nascer de novo!

 

“Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos. A noite foi encontrar Jesus e lhe disse: Rabi, Sabemos que vens da parte de Deus, pois ninguém pode fazer sinais que fazes, se Deus não estiver com ele. Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade vos digo, quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo já velho? poderá entrar segunda vez no seio de sua mãe e nascer?  Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne é da carne, o que nasce do Espírito é do Espírito”

JO 3- 1,7

 

Antes de tudo devo me apresentar. Sou a Luisa, tenho 19 anos, sigo na Comunidade de Aliança Cristo Libertador como vocacionada, e sendo uma jovem como sou, quero viver uma juventude livre em Cristo, e venho vivendo à dois meses e alguns dias no processo de restituição.

Logo no começo quando iniciei este processo, o Senhor já me deixou claro o quanto eu precisava ser “rachada” ao meio, e que seria um processo doloroso.  No entanto estava acontecendo partilhas semanais dos irmãos da comunidade de vida, sobre um livro de um Monge Beneditino, e em uma dessas partilhas, surgiu o assunto de como um monge é “gestado”, educado e moldado ao seu devido carisma e vocação naquele lugar, e dentro disso me admirei com a comparação dos irmãos, dizendo como todos que chegam e passam por aqui (na comunidade de vida) são gestados, no seio da Virgem Maria e da comunidade, para receber os “nutrientes” necessários e configurar sua vida para uma vida nova.

 

Desmascarada pela gestação espiritual

Passei alguns dias refletindo sobre isso, pois diante de algumas descobertas de pecados mascarados e escondidos, como da preguiça (que somente reconheci quando cheguei aqui), diante de coisas simples do dia a dia, vi que eu mesma me impedia de fecundar, comecei a entender o porque devia ser gestada de novo, pois esses pecados, não eram recentes e isolados, mas sim, persistentes desde a minha infância, e aí que me dei conta- tenho que nascer de novo, nascer do Espírito e ser reeducada por Ele.

Contudo, se encaixando e fazendo sentido do que tinha escutado da minha orientadora na última conversa, de que estou aqui para me configurar aos moldes de Cristo, em melhores palavras, nascer de novo.

 

Incomodada como Nicodemos

Imagino o sentimento de incômodo de Nicodemos ao tentar entender como ele poderia nascer de novo, e como Jesus desejava abrir os olhos espirituais dele, implantar no seu interior a Verdade.  Ao me deparar com essa passagem, me coloquei na mesma posição de “incômodo”, não entendia o que Jesus queria mudar em mim. As questões só surgiam mais e mais em minha cabeça, era uma verdadeira agonia, mas com sua mansidão para comigo, me dizia para confiar, mesmo que fosse uma gestação arriscada, a única opção era confiar e permanecer até o fim desta gestação!

 

Olhos espirituais

Não estou aqui apenas para enxergar as coisas ruins que me impedem de prosseguir, mas transformá-las em impulso para o Cristo, onde recebo os nutrientes necessários, para me formar desde o cérebro ao coração, da cabeça ao pés.

Durante esses dias de reflexão, foi me passado uma imagem de Maria Santíssima para ficar no meu altar. No mesmo instante me lembrei que sempre tive vontade de ter uma imagem de Maria Grávida, e tendo ela ao meu lado, posso admirar e dar sentido a ela, um sentido muito grande e importante. Quando eu achava que já estava completa, e só precisava de acréscimo, encontrei uma passagem em meu caderno, onde estava escrito esta passagem de João que mencionei acima, onde devo enxergar com outros olhos, que tenho que me importar com esse nascimento, este feto que tem vida, vida em abundância, sendo este eu mesma.

Hoje com mais de dois meses que estou aqui, enxergo propósito e dou sentido em cada coisa, mínima que seja. Tenho o auxílio das minhas irmãs, sei que não estou só, tenho a quem olhar, me espelhar e me ajudar, me nutrir e formar, mas sobretudo tenho Maria Santíssima como espelho, Ela que gerou e nasceu o Cristo Libertador.

 

Tenho cada dia mais confirmações e a certeza que foi a melhor escolha que poderia ter feito em minha vida até o momento.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Impulso Vertical

Na escada da Consagração, o que tem te tirado o fôlego?