Nossa religião e nossa crença são apostólicas. Isso significa que os primeiros ouviram a Palavra da boca do próprio Cristo, por Ele foram guiados e também dEle receberam autoridade para transmitir e guiar outros segundo os ensinamentos do Senhor. Receberam autoridade, receberam o cajado e através do séculos passaram adiante até que ele chegasse nas mãos do nosso Papa e Bispos atuais.
Blog

A autoridade apostólica hoje!

By

Nossa religião e nossa crença são apostólicas. Isso significa que os primeiros ouviram a Palavra da boca do próprio Cristo, por Ele foram guiados e também dEle receberam autoridade para transmitir e guiar outros segundo os ensinamentos do Senhor. Em outras palavras, receberam autoridade, receberam o cajado e através do séculos passaram adiante até que ele chegasse nas mãos do nosso Papa e Bispos atuais.

O Cajado se Granulariza. autoridade

Mas esse cajado, uma vez ligado à cátedra que lhe possui por direito, se granulariza. Isto é, se o teu pároco, teu diretor espiritual, teu fundador, teu formador, teu líder etc. é fiel ao Senhor, à sua Palavra, à sua Igreja (tradição e magistério) e ao seu Papa e seus Bispos, ele pode pegar a parte do cajado que lhe cabe sobre a tua vida.

Mas a autoridade para nossas gerações (cringes ou não), costumam assustar e ser rejeitada. E é claro, criança mimada não quer ordem nenhuma, né? Mas criança também não constrói nada e não serve pra nada. Não serve, inclusive, para fazer um esforço intelectual de transcender a sim ordem para entender os motivos da ordem.

O Cajado Possibilita. autoridade

Eu não cortaria aquela grama não fosse meu formador e seu cajado me suportando. Ao contrário, cairia e possivelmente me machucaria feio com a roçadeira. Bem como eu não organizaria minha vida não fosse esse mesmo homem e essa mesma autoridade, entregue a ele pelo meu fundador, que por sua vez recebeu o do Bispo, que por sua vez o recebeu do Papa.

Pro cachorro que gosta de comer às migalhas da mesa, o cajado assusta e afasta. Pro filho, ele da segurança, orienta e sustenta.

O Cajado é Seguro e Assegura.

A autoridade, se bem elegida conforme os princípios do primeiro parágrafo, nos coloca num lugar seguro, num lugar de acerto. Uma vez que o Cajado é apostólico ele é seguro, pois no final das contas, obedecer ao pastor é obedecer ao próprio Cristo, e quem obedece, não erra.

Do mesmo modo, eu fui percebendo que o portador do Cajado sobre a minha vida vai se apresentando como um apoio para que eu segure o meu próprio Cajado. É como se eu ouvisse “I got your back!”, é como uma cobertura que o soldado precisa na guerra para avançar de forma segura.

Um dia eu sei que segurarei de alguma forma o cajado sobre alguém, minimamente sobre meus filhos. Me alegra saber que aprendo com ótimos sucessores desse cajado como devo segura-lo.

 

Leia também:

 

Assinatura: Danyel Cayetano, brother adotivo e discípulo de Jesus, crítico cultural renomado (por mim mesmo). Se for para bater uma bola, conversar, rezar, assistir algo, comer ou combinar alguns desses itens, pode me chamar que eu chego com os refri! #EuSouCultura

cristolibertador.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.