Carisma: nota de roda pé, exegese para a santidade

O Carisma é como uma nota de roda pé! Infelizmente a maioria de nós por ignorância e desatenção possui muita dificuldade de compreender os ensinamentos que as Sagradas Escrituras nos oferecem. Muitos de nós leem o Novo Testamento e de fato parece estarem contemplando um texto em grego, não entendemos nada. O Antigo Testamento então, piorou, hebraico para a maioria de nós.

Não fomos educados para a correta interpretação dos textos sagrados, crescemos sem a menor intimidade com eles, e muito menos intimidade com quem os inspira, o próprio Espírito Santo. Aliás, como esperar entender escritos que falam de santidade, se nem se quer este era o objetivo de nossos pais e educadores para cada um de nós?

Todavia, não podemos desanimar. Nós católicos apostólicos romanos temos um chamado universal à santidade e somos co-herdeiros da Aliança, selada com o sangue de nosso Fundador, o próprio Senhor Jesus Cristo.

Sendo assim contamos com duas grandes ajudas para que possamos ter um coração purificado, circuncidado e santo como nos ensina o bispo Afraates:

“Jesus, nosso Salvador, circuncidou pela segunda vez, com a circuncisão do coração, os povos que nele creram purificados pelo batismo e circuncidados com a espada que é a palavra de Deus, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes” (Hb 4,12).

 

As duas ajudas

A primeira ajuda essencial para a correta interpretação dos caminhos da santidade apresentados pela bíblia é o magistério de nossa Igreja.

Homens e mulheres santos, que historicamente interpretaram e ensinaram como se ler e como entender cada pericope sagrada. Como aplicá-la em nossas vidas e como ensiná-las.

O que seria de nós sem Santo Atanásio, Santo Agostinho, São Jerônimo, Santo Tomás de Aquino, Santa Teresa D’Ávila? Sem os apóstolos? E Sem Paulo? Sem os santos papas? Seriamos pagãos ou protestantes. Aqui não é a casa da Mãe Joana onde cada um fala e ensina o que vem na cabeça. A Igreja precisa confirmar, e estes acima já estão mais que confirmados, estão canonizados.

A segunda e grandiosa ajuda é a ofertada pelo próprio doador dos Dons. O Espírito Santo que falou pelos profetas, e que pelo batismo fala e habita em nós. Ele nos coloca em comunhão com os textos e Sua Santa Igreja e esclarece aos mansos e humildes de coração os mistérios sagrados revelados por Cristo. O Espírito que inspirou os santos acima, mora em nós é quer nos inspirar também.

Como bem nos lembra o Papa Francisco peçamos a Deus o dom do Entendimento (inteligência) o qual não é uma capacidade intelectual, mas é a graça que ajuda a compreender os ensinamentos de Cristo e “perscrutar as profundezas do pensamento de Deus e do seu plano de salvação”.

 

Carisma: nota de roda pé

Porém, gostaria de ter um particular com os consagrados de vida e aliança das Novas Comunidades, Congregações e Institutos Religiosos. Os nossos carismas específicos são como notas de rodapé que abrem nosso entendimento para a compreensão e vivência do evangelho de Jesus.

Não fomos eleitos por Deus para portarmos um carisma por conta de nossa inteligência, capacidade, méritos e virtudes. Se quer o temos, essa é a verdade.

Somos agraciados porque o Senhor olhou para nós e em sua infinita misericórdia viu que sem um carisma que clareasse as nossas ideias, que iluminasse os textos sagrados, que diminuísse a nossa ignorância jamais entenderíamos a mensagem evangélica e por consequência jamais seriamos santos.

O Carisma em nós não é porque somos muito bons, mas porque somos muito ruins. Piores, improváveis. Ignorantes, para não dizer burrinhos. Sem a atuação do carisma, dom de Deus, a Igreja não seria ouvida por nós e muito menos o Espírito Santo teria o espaço de atuação que tem, ou pelo menos deveria ter em nosso interior.

 

A verdadeira exegese dos consagrados

Quando lemos a bíblia e nos deparamos com termos difíceis de entender vamos ao roda pé. Este nos traz informações exegéticas de entendimento que vão nos ajudar a viver o que está sendo ensinado.

Este é nosso carisma, a nota de roda pé. Ele me impele a compreensão correta do evangelho, e me mostra como viver de modo particular os mistérios do reino. Não é um outro evangelho. Não. É o mesmo, só que formatado de modo propicio a mim. Mais um carinho de Deus que deseja salvar a mim, a você, a todos.

Viver segundo a ordenação de um carisma específico é abrir as portas de todas as áreas de sua vida para que Ele diga isso é assim que se entende e que se vive, e isso não é assim que se entende e não se deve viver. Todas. Sem exceção.

Selecionar o que quero viver ou não de meu carisma, é ser como alguém que abre a bíblia na sorte e não gostando do que lê a fecha até que “tire” uma palavra que lhe agrade, que afague seu ego, ou que seja bonita e promissora.

Um carisma exige contexto, radicalidade, honestidade, e muita entrega para que possa de fato moldar a vida de quem o porta e por fim ao fazer outro Cristo. Um carisma é expressão criativa do amor de Deus para nós. Só por Ele, os que o portam serão salvos e contribuirão com a salvação alheia.

Se você não porta um carisma específico se agarre nas duas primeiras armas e busque a santidade com força. Agora se és portador de um carisma, um dom que não erra, como muitas notas de roda pé de nossas bíblias erram, se agarre de maneira igualmente forte a ele, para que suas incapacidades se transformem em possibilidade de céu para ti mesmo e para os seus, para que a Igreja é o Espírito encontrem espaço dentro de você. Do contrário a santidade será só um projeto e nunca uma obra em curso.

 

LEIA MAIS:

O trabalho dignifica o homem

O segredo da prosperidade

 

cristolibertador.com/ | blog.cristolibertador.com/