Quem são os consagrados de hoje?

Quem são os eleitos de Deus? Quais aqueles que o próprio Senhor chama de seus? Você já se perguntou? Quem são os consagrados de hoje?

Essa pergunta me rodeia a um tempo.… Quando fui questionada sobre quem são estes consagrados da atualidade, meu coração estava ferido e decepcionado que até mesmo cheguei a duvidar daqueles que o próprio Senhor os chama de seus.

E se formos pensar, quem verdadeiramente são estes? Caímos muitas vezes no pensamento de que os consagrados são os “santos” aqueles que têm suas vidas totalmente ordenadas e entregues ao Senhor. E não estamos errados em pensar, porque esse é um dos deveres de um consagrado. A pergunta reformulada seria:

 

QUEM SÃO OS FUTUROS CONSAGRADOS QUE DEUS ESCOLHE HOJE?

Pare e pense um pouco… olhe para nossa realidade e tente imaginar quem são estes. Pois é, são estes mesmo!

Os futuros consagrados de hoje são Homens e Mulheres feridos, sacrificados, abandonados. Os futuros consagrados são os encarcerados, usuários de drogas, são as prostitutas, as ameaçadas e também as violentadas.

Estes são os consagrados elegidos por Deus. E o que é preciso? Uma vida redimida, exposta, livre e apaixonada!

Rezando em torno do altar com meus irmãos de comunidade, novamente fazia essa pergunta ao Senhor… E Ele me levava a olhar para cada um dos meus irmãos, ver as suas lágrimas, as suas dores, as suas exposições, as suas curas, as feridas, as necessidades. Me fazia ver a entrega, a liberdade, o apaixonamento, a contrição, a verdade.

E dizia a mim: Estes são os consagrados de hoje! Estes são meus escolhidos! São esses por vezes infiéis, teimosos, desobedientes, sofridos, chagados.

 

QUERO UMA IGREJA ACIDENTADA

O Papa diz: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (EG 49).

Gosto muito dessas palavras do Papa Francisco e como precisamos ser estes… Que sim, são acidentados, mas não por estarem seguros em si mesmo e sim por ousadia e liberdade de ir a fundo no chamado de Cristo. É preciso acidentar-se para a consagração de outros..

Estes presos, drogados, feridos, escravos, necessitam de um pastor que com coragem e liberdade deixa suas 99 para ir ao encontro de uma. E este pastor sou eu, é você!

Como mulher, consagrada, filha, ministra preciso deixar as minhas reservas técnicas para mergulhar nas promessas do Senhor. Pois todos os dias é possível relembrar de quando o Senhor me chamou e lembro-me do entusiasmo que disse sim e caminhei com Ele. E este entusiasmo precisa ser vivido todos os dias, na mesma intensidade como fui naquela primeira vez. Ainda bem que o primeiro ouvido a escutar são os meus, porque há muito desejei ir mais além, mais a fundo e sempre permanecia presa em mim mesma, nas minhas preferências, nas minhas próprias escolhas e isso só me fazia viver um ideal de consagração que não era para mim.

O Senhor não me chamou para viver um ideal, um modelo de consagração, Ele me convocou e me elegeu para viver uma verdade, e diante dessa verdade que é Ele, já não há mais espaço para as minhas mentiras que no fundo só enganam a mim mesma.

 

O SACRIFICAR-SE

“Talvez não tenhamos que morrer como mártires, mas sem dúvida nenhuma, teremos que viver como mártires se quisermos possuir um discipulado autêntico.” – Champlim

 

Domingo, 02/02/2020 foi um dia “palíndromo” fomos para a nossa missão na Fundação Casa e um irmão quando conduzia disse para as meninas que aquele era um dia único, especial e inesquecível e eu tomei posse daquelas palavras. Na pregação o Senhor me inspirava a falar sobre a passagem da Ovelha perdida e conduzia falando sobre a postura do pastor. De fato, não era prazeroso carregar uma ovelha nos ombros por dias e conduzir outras 99, é cansativo, doloroso, mas foi necessário por que aquele era sua filha, sua ovelha e qual o Pai que não daria a própria vida por seus filhos?

O Senhor me levava a essa reflexão e na medida que pregava o Senhor dizia pra mim: Eu não preciso da sua voz, se ela não servir para anunciar a minha palavra da maneira que Eu quero. Eu não preciso da sua vida, se você não se sacrificar, se cansar e emprestar seus ombros para carregar as minhas ovelhas e filhas. O próprio Senhor me posiciona e me convida a me sacrificar pelos futuros consagrados dele. Sejam esses alvos ou não. É preciso sacrificar-se pelos de dentro e também pelos de fora!

Se você é um consagrado, levante-se, deixa os teus curativos de lado e vai ao encontro daqueles que necessitam do seu sacrifício!

Leia mais:

A mesma comunidade que te fere, é a que te cura!