NÃO EXISTE CIDADÃO DE BEM

Essa história de “cidadão de bem” está errada. Não existe cidadão de bem, e eu vou te explicar o porquê.

No início dessa semana, acordamos com a notícia de que um ônibus estava sequestrado no Rio de Janeiro. Um jovem mantinha refém cerca de 37 pessoas. Ao passar das horas alguns foram libertos e um pouco mais próximo do meio dia, um atirador de elite matou o sequestrador e livrou os reféns.

 

Leia também: 

 

Nas redes sociais a família Bolsonaro comemora a ação bem-sucedida da polícia (o que não significa necessariamente comemorar a morte do sequestrador) e um dia após o ocorrido, o texto do Rafael Coelhão, um usuário do Facebook que apareceu para mim através de um compartilhamento, diz tudo o que eu estava sentido:

Foto do Willian Augusto da Silva, o sequestrador Uma arma de brinquedo, outra de choque e uma garrafa de gasolina... pior, uma alma cheia de depressão com transtornos emocionais e psicológicos... Esse era Willian Augusto Nascimento de 20 anos. Não era um traficante, não era um assaltante, não tinha passagem criminal... era um jovem de 20 anos de idade que queria chamar a atenção e da pior forma possível ! NÃO CARA, EU NÃO TO DEFENDENDO BANDIDO, eu estou lamentando pela vida desse jovem que foi destruída não pela bala do Sniper que apenas cumpriu seu dever, mas foi destruída por essa doença chamada depressão! Destruiu a vida dele, e quase destruiu outras 37 preciosas vidas nessa manhã. O Estado cumpriu seu dever, seu abatimento foi necessário e gratificante, porém lamentável. Era só um jovem desesperado com depressão... Obs. A família lamenta o acontecido e pede desculpas a sociedade, a mãe de Willian está arrasada, a mesma também pede desculpas a sociedade e aos reféns... Oremos por essa família. Eu celebro pelas 37 vidas que foram salvas, mas lamento pela vida desse moço que fez a escolha errada, e se vc vê algum cristão celebrando a morte dele, tenha certeza, essa pessoa não aprendeu nada de evangelho, ela é tudo na vida, menos seguidor de Cristo.

 

Existem Muitos “Willians”

Sabe o que me chama a atenção? É que “Willian” é apenas um nome, mas toda semana encontramos “Willians” na nossa Missão Alabastro, visitando fundações casas e presídios. É dentro daqueles lugares que conhecemos a fundo histórias tão doloridas que poucos de nós aguentaríamos.

Essas histórias nunca encontraram com o Cristo. E sem o Cristo, até o luxo prende e conduz à morte, imagina a miséria e o abuso o que não fazem com o ser humano.

“Cidadão de Bem”

Hoje vejo fomentada uma rivalidade entre “cidadão de bem” e “bandidos”, o bem e o mal. Julgamos toda a pessoa pelas escolhas erradas que ela toma. Julgamos, condenamos e esperamos que ela morra na cadeia, assim seguiremos a nossa vida seguros.

Será?

Essa certeza se confunde quando paramos para pensar que a maioria dos psicopatas não são serial killers. São CEOs, diretores, executivos. Pessoas bem-sucedidas profissionalmente. Uma pessoa que nunca cometeu algum crime, mas manipula as coisas tão bem que todos fazem o que ele quer.

A definição de cidadão de bem se confunde quando olhamos e vemos tantos comentários maldosos dessas pessoas, seja na rede social ou na vida real.

Os Navios

A grande verdade é que estamos todos no mesmo barco. Um barco sujo, cheio de rachaduras, com ratos correndo por todos os lados, cheirando à merda da tripulação. O barco do pecado!

Mas navegando próximo a nós está o barco da salvação. Jesus Cristo é o capitão te chama e me chama a pular no mar e nadar até Ele. E ele não chama apenas “pessoas de bem”, ele chama a todos.

Dentro das fundações casa nós presenciamos meninas que infringiram a lei se levantando como profetizas, ao mesmo tempo que aqui fora acompanhamos pessoas que já fizeram muito bem com o coração cheio de rancor e mágoa.

Com isso não consigo concluir outra coisa se não que: não existe cidadão de bem.

Existe aquele que é TODO O BEM que é capaz de purificar o mal em nós. Basta se jogar nesse mar, vencer os tubarões para chegar ao barco da pureza, no qual o Senhor está.

 

Tamo junto.